Utilização da Realidade Aumentada (RA) como ferramenta facilitadora para o Ensino de substâncias orgânicas

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Silva, A.C.A.D. (SEDUC AM/CRQ XIV) ; Yamaguchi, K.K.L. (UFAM) ; Lima, S.S. (SEDUC AM) ; Gomes, F.P. (SEDUC AM) ; Santos, D.S. (SEDUC AM)

Resumo

Vivemos em constantes mudanças, envolvidos cada vez com o uso de novas tecnologias. Sendo desafiados a utilizar ao nosso favor, no ensino e aprendizagem do aluno. Um grande desafio que temos hoje é o uso de smartphones, tablet, internet durante as aulas pelos alunos. Muitas das vezes tirando atenção das aulas. Para chamar atenção dos alunos, inserimos a utilização da Realidade Aumentada em nossas aulas. O trabalho tem como objetivo apresentar e explicar as funções orgânicas, moléculas e nomenclatura de forma lúdica e interativa.Os conteúdos ministrados em sala de aula foram introdução a química orgânica, classificação do carbono, classificação das cadeias, grupos funcionais; nomenclaturas. Após a utilização da ferramenta, houve um melhor entendimento dos alunos referente ao conteúdo.

Palavras chaves

Tecnologia educacional; Química; Funções Orgânicas

Introdução

A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), incluindo o poder de processamento dos computadores, o barateamento dos dispositivos, a velocidade da comunicação e a disponibilidade de aplicativos gratuitos - tudo isto ocorrendo tanto nos computadores quanto nos dispositivos móveis - vem promovendo a consolidação de várias tecnologias(TORRES, 2012). A Realidade Aumentada (RA) é uma metodologia tecnológica que vêm contribuindo com o ensino e a aprendizagem dos estudantes (TORI,2018).A utilização dessa tecnologia estimula e facilita a aquisição do conhecimento por parte do praticante, ajuda o docente em suas práticas educacionais além de possibilitar diversas maneiras de ensinar. Apesar de a tecnologia da Realidade Aumentada não ser nova, o seu potencial para a educação está apenas começando a ser explorada. Dessa forma, a interação do mundo real com o mundo virtual trazida pela RA pode trazer experiências mais reais dentro de sala de aula, aumentar a atenção e a motivação dos alunos (SUMADIO, 2010).Paralelamente, verifica-se que os discentes apresentam dificuldade na disciplina de Química devido considerarem abstratos os conceitos sobre a estrutura e organização das substâncias orgânicas. A visualização de modelos químicos das estruturas através recursos tecnológicos interativos possibilitam aos estudantes presenciarem fenômenos naturais. O objetivo deste trabalho foi apresentar a utilização da AR como ferramenta didática facilitadora do processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 3º ano, buscando aproxima-los dos acontecimentos reais referentes as moléculas orgânicas.

Material e métodos

O trabalho foi realizado na Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, em Manaus- Amazonas, com os alunos do 3º ano do ensino médio, turno noturno.A atividade foi realizada em quatro etapas: I etapa: Exposição teórica do conteúdo sobre substâncias orgânicas e aplicação de exercícios; II etapa: Atividade prática utilizando o aplicativo de Realidade Aumentada (BIOSIM) e proposta de um desafio para a elaboração de um aplicativo pelos discentes; III etapa: Seleção das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do aplicativo (Blender e Unity) e desenvolvimento do aplicativo;A ferramenta Blender foi utilizada para a modelagem 3D das moléculas. Os alunos desenharam as moléculas de forma tridimensional e acrescentaram em um aplicativo adaptado ao sistema android utilizando os arquivos para o Unity e Vuforia. O aplicativo foi criado para sistema android devido o mesmo ser mais acessível aos alunos. Nesse aplicativo, os usuários selecionavam a formula molecular e uma estrutura tridimensional aparecia na tela, assim como as características e propriedades químicas. As classes utilizadas para os testes foram os hidrocarbonetos. IV) Culminância: Aplicação do aplicativo elaborados pelos discentes; V) Exercício para análise do aprendizado e avaliação da atividade;

Resultado e discussão

O projeto foi realizado com alunos do ensino médio, auxiliados por dois acadêmicos universitários, um de Ciências da Computação e um de Engenharia Elétrica, que colaboraram com o aporte teóricos sobre a utilização do Blender e do Unity, em parceria com o professor de Química. Verificou-se que os alunos pontuaram as dificuldades para realização da atividade, no entanto, se sentiram desafiados. Como parâmetro de análise quantitativa, no teste inicial, sobre as características e estrutura das substâncias orgânicas, o percentual de acertos foi de 37%. Observa-se que esse percentual ocorreu após a aula teórica e a elaboração de exercícios, demonstrando que a maioria dos acadêmicos não havia conseguido aprender o conteúdo. Após a atividade realizada, utilizando a RA, o índice de acerto foi de 74%, demonstrando a importância dessa metodologia alternativa para a aprendizagem dos acadêmicos. O projeto realizado apresenta o potencial da aplicação de tecnologias digitais como ferramenta para promover uma interação realista com os modelos 3D aplicados ao ensino de Química, sendo um mecanismo de baixo custo, utilizando apenas um computador, internet, celular, impressora e papel. Foi possível construir um ambiente favorável para que os discentes, aproximando-os das tecnologias de informação e comunicação de forma eficiente.

Conclusões

A percepção dos alunos foi positiva, trazendo uma perspectiva nova para os participantes, no qual nunca tinham ouvido falar em R A e muito menos se viam desenvolvendo um aplicativo.Com o avanço da tecnologia foi possível criar ambientes virtuais para auxiliar no ensino da Química. Os alunos compreenderam as ligações, e através dessa ferramenta conseguiram fazer a nomenclatura mais facilmente e correlacionar com a estrutura química. A ferramenta da RA permitiu a manipulação de objetos virtuais, promovendo o estímulo para que os alunos buscassem a ampliação dos conhecimento.

Agradecimentos

Agradecemos a participação dos alunos, pelo empenho e dedicação e o apoio da gestão da Escola Estadual Ernesto Pinho Filho.

Referências

BLENDER. O que é Blender Foundation. Disponível em: http://www.blender.org/blenderorg/blender-foundation/about/, acesso em 26 julhos 2019.

KIRNER, C.; TORI, R. (2006) “Fundamentos de Realidade Aumentada”. In: Claudio Kirner; RomeroTori; Robson Siscoutto. (Ed.). Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada.
TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2018.

SUMADIO, D. D.; RAMBLI, D. R. A. Preliminary Evaluation on User Acceptance of the Augmented Reality Use for Education. Second International Conference on Computer Engineering and Applications. Bali Island: [s.n.]. 2010.

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