Síntese e Caracterização do polímero de coordenação [Co2(bdc)2(dabco)] -Estudo catalítico frente as reações de Baylis-Hillman

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Química Inorgânica

Autores

Cândido Dutra de Andrade, J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Lima Júnior, C.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Fred da Silva, F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

Resumo

O trabalho em questão utiliza como ligantes o benzeno-1,4-dicarboxilato e o dabco; e o cobalto (II) como cátion metálico, com a finalidade de obtenção do [Co2(bdc)2 (dabco)] e sua investigação frente as reações de Baylis-Hillman. Os materiais sintetizados foram caracterizados por: DRX e Espectroscopia do Infravermelho (IV). Os procedimentos tiveram como reagente de partida o m- nitrobenzaldeído e acrilato de metila em DMF, usando diferentes proporções de DABCO e 50 mg do CoBD como catalisadores. O polímero apresentou atividade catalítica nas reações propostas, em tempos que variam de 22-24 h com rendimentos de 21,92%-57,78%. Também foram realizadas reações em micro-ondas,a fim de observar não apenas a influência do catalisador, como seu comportamento no meio reacional.

Palavras chaves

Polímeros de coordenação; catalisador; Baylis-Hillman

Introdução

Polímeros de coordenação (Metal-Organic Frameworks: MOFs) são sólidos cristalinos, que têm atraído interesse significativo por possuir um potencial promissor em várias aplicações, como por exemplo, a catálise heterogênea (PANAHI et al, p.7 2018). Estes materiais porosos são constituídos por centros metálicos interligados por ligantes orgânicos através de ligações coordenadas. A catálise heterogênea foi uma das primeiras aplicações demonstradas (LU et al, p.4, 2014), em que um sólido à base de cobalto (II) foi desenvolvido e empregado em um sistema para oxidação aeróbica de olefinas. Esse catalisador mostrou alta atividade catalítica, excelente recuperação e estabilidade de reciclagem. Recentemente a reação de Baylis-Hillman (BH), se tornou uma das mais úteis em formação de ligação carbono-carbono com enorme utilidade sintética, representando uma linha bastante relevante da pesquisa em química orgânica (BASAVAIAH et al, p.103, 2003). Conhecida desde 1972, é definida como uma reação que resulta na formação de uma ligação C-C entre carbonos eletrofílicos sp2 e a posição α de uma olefina, contendo um grupo retirador de elétrons, ativada por um catalisador (ANDRADE, p.33, 2018). O mais empregado é o DABCO, visto que seus átomos livres de nitrogênio podem ser usados para explorar essa reação. Entretanto, as reações sofrem de altos tempos reacionais e, portanto, o polímero além de interagir com o dabco, fornecendo uma oportunidade ideal de explorar a catálise heterogênea, pode ser usado para acelerar a reação (TAPAN et al, p.55, 2016). Desse modo, foi avaliado a atividade catalítica do nosso polímero na reação de Baylis-Hillman, a fim de garantirmos um aumento do rendimento e diminuição do tempo reacional.

Material e métodos

Síntese do polímero de coordenação Foi escolhido o sistema [M2(bdc)2(dabco)] (onde BDC = 1,4- benzenodicarboxilato, e M = Co) aqui nomeado de CoBD, devido a facilidade de síntese e alta área superficial do material. Foram realizadas três sínteses distintas a fim de obtermos a fase cristalina esperada: uma síntese a temperatura ambiente, com solvente sob agitação por 4h (ZHOU et al, p.239, 2017), uma segunda síntese a temperatura ambiente sem solvente, em um moinho de bolas (PANAHI et al, p.7 2018) e, uma última em um reator, aquecido a 120°C durante 2 dias (THONHAUSER et al, p.15, 2012). Atividade Catalítica Os procedimentos tiveram como reagente de partida o m-nitrobenzaldeído e acrilato de metila em DMF usando diferentes proporções de DABCO e 50 mg do CoBD como catalisadores. As reações foram conduzidas inicialmente em temperatura ambiente por 24h e acompanhadas por cromatografia de camada delgada. Após esse período, as reações com a MOF eram filtradas, para recuperação do catalisador. E então, isoladas a fim de obtermos o produto e o rendimento da reação. Uma reação com um substrato menos reativo quando comparado com o citado anteriormente, foi preparada por irradiação de micro-ondas a fim de observar não apenas a influência do catalisador, mas também seu comportamento.Caracterização Todos os sólidos (CoBD) obtidos nas sínteses, foram caracterizados por difratometria de raios-X de pó (DRX) em que a intensidade foi coletada em modo de varredura contínua com 2θ entre 5 e 50°; e as análises dos modos vibracionais na região do infravermelho de 4000 a 400 cm-1do BDC, DABCO e [Co2(bdc)2 (dabco)], foram realizadas por infravermelho com transformada de Fourrier.

Resultado e discussão

Estudo da síntese do polímero [Co2(bdc)2(dabco)] e análises de difratometria de raios X e infravermelho O difratograma de raios X de pó do polímero a partir das três sínteses realizadas, está mostrado na figura 1-a. As fases cristalinas foram comparadas com a fase desejada (ZnBD) (CHUN et al, p.9, 2005), em que verificamos que a fase obtida não correspondia com a esperada. Um outro trabalho foi encontrado, este, com a síntese de um polímero bidimensional (figura 1-b), sendo descrito como [Zn(bdc)(dabco) (H2O)], em que foi comprovado que os principais planos de difração do composto coincidiram com o previsto (marcados em *) (ZHANG et al, p.3, 2006). No espectro de infravermelho do MOF, o modo vibracional do estiramento υ(O–H) aparece, em 3107 cm-1, devido à presença de água na estrutura. Há também uma forte banda de absorção decorrente do υ(C=O) no qual, sob coordenação, desloca para 1581 cm-1; assim como o sinal do estiramento NC3 e a deformação C-O que são deslocados para 1055 e 1311 cm-1 respectivamente. Um comportamento esperado, devido a coordenação do centro metálico com os ligantes orgânicos. Ensaios catalíticos Como mostrado na Tabela 1, o DABCO na ausência de CoBD (entradas 2,3 e 6) catalisa a reação vagarosamente, com rendimentos que variam de 43 a 75 % e tempos reacionais de 23h a quase 5 dias. Já o uso do DABCO (50% em mol) (entrada 11) apresentou um rendimento de aproximadamente 95% em 25h. No entanto, quando os dois são empregados juntos (entradas 1, 4, 5 e 7), ocorre uma reação fácil em tempos que variam de 22h-28h e rendimentos de 22 a 42%. Com DABCO 50%, a reação ocorre em 24h com rendimento de 57%.

Figura 1

a-) Difratograma do [Co2(bdc)2(dabco)] comparado com os difratogramas da base de dados; b-)Estrutura do complexo [Zn (BDC) (DABCO) (H2O)]

Tabela 1

Rendimentos e tempos reacionais dos ensaios catalíticos

Conclusões

Foram realizados diversos métodos reprodutíveis de sínteses, em que foi confirmado a formação de mesmas fases cristalinas. Estas apresentaram formação de uma fase cristalina majoritária (ZHANG et al, p.3, 2006), e uma fase secundária não reportada na literatura. Os testes catalíticos confirmaram atividade do polímero nas reações de BH, com melhor rendimento e tempo reacional em 57% e 24h, quando em conjunto com 50% em mol de DABCO. Os rendimentos instáveis e relativamente baixos são justificados por um possível encapsulamento do reagente nas cavidades do material (LEE et al, p.38, 2009).

Agradecimentos

Agradeço ao meu orientador Prof.Dr.Fausthon Fred e ao meu co-orientador Prof.Dr.Cláudio Gabriel que me incentivaram e ajudaram para que fosse possível a concretização deste trabalho e ao LACOM pelas análises feitas por DRX E FTIR.

Referências

ANDRADE, S. Síntese e caracterização de novos adutos de Morita-Baylis-Hillman (AMBH) homodiméricos com potencial atividade anticâncer. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Química) - UFPB, João Pessoa, 2018.
BASAVAIAH, D., RAO, A. J., SATYANARAYANA, T. Recent Advances in the Baylis-Hillman Reaction and Applications. Chemical Reviews, 103, 2003, 811.

CHUN H., DANIL N., HYUNUK K., KIMOON K. Synthesis, X-ray Crystal Structures, and Gas Sorption Properties of Pillared Square Grid Nets Based on Paddle-Wheel Motifs. Chemistry A European Journal, 9, 2005

LEE, JY., FRAHA, O. K., ROBERTS, J., SCHEIDT, K. A., NGUYEN, SB. T., HUPP, J. T. Metal–organic framework materials as catalysts. Chemical Society Reviews, 38, 2009, 1450.

LUAN, Y., ZHENG, N., QI, Y., TANG, J., WANG, G. Co (II) complexes loaded into metal organic framework as an efficient heterogeneous catalyst for aerobic epoxidation of olefins. Catalysis Science and Technology, 4, 2014, 925

PANAHI, L., Sakineh M., REZA N-J. Activity of M2(BDC)2(DABCO) (M= Co, Ni, Cu and Zn) Metal-Organic Frameworks Prepared via Ball-Milling Solvent-Free Method in Acylation of Alcohols, Amines and Aldehydes. Chem Pub Society Europe. 7, 2018.

TAPAN, P. K., DE, D., BHARADWAJ, P. K. A Porous Cu (II)-MOF with Proline Embellished Cavity: Cooperative Catalysis for the Baylis-Hillman Reaction. Inorganic Chemistry, 55, 2016

THONHAUSER, T., KUI T., NOUR N., PIEREMANUELE C., QIHAN G., JING L., YVES J C., TAN, K. Stability and Hydrolyzation of Metal Organic Frameworks with Paddle-Wheel SBUs upon Hydration. Chemistry of Materials, 15, 2012

ZHANG, L-Y., SUN, X-Z. A two-dimensional network: poly [aqua-μ2-1,4-diazabicyclo [2.2.2] octane- μ2-terephthalato-zinc (II)]. Metal organic papers, 3, 2006

ZHOU, K., CHAEMCHUEN S., WU Z., VERPOORT F. Rapid room temperature synthesis forming pillared metal-organic frameworks with Kagome net topology. Microporous and Mesoporous Materials, 239, 2017.

Patrocinadores

Capes Capes CFQ CRQ-PB FAPESQPB LF Editorial

Apoio

UFPB UFPB

Realização

ABQ