A exploração do petróleo em águas profundas: discutindo os impactos ambientais por meio do júri simulado

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ambiental

Autores

Lima, J.O. (UFCG) ; Silva, A.S. (EEEFMJRO) ; Lima, J.P. (UFCG) ; Santos, G.L. (UFCG) ; Queiroz, L.W.P. (UFCG) ; Pereira, P.K.L. (UFCG) ; Berto, F.R. (UFCG) ; Andrade, V.M. (UFCG) ; Silva, I.S.O. (UFCG) ; Neto, M.H.L. (UFCG)

Resumo

Destaca-se, neste trabalho, o uso de diferentes estratégias de ensino,que desafiam o aluno a inúmeras ações: a defesa de ideias, o poder de argumentação, o julgamento, a tomada de decisão, dentre outras. Diante dessas considerações, foi aplicada uma prática pedagógica desenvolvida em uma turma de 3ª série do ensino médio, em que utilizou-se a estratégia do júri simulado com o objetivo de abordar a extração do petróleo em águas profundas e seus impactos ambientais. Essa prática proporcionou um maior envolvimento e participação dos alunos, gerando uma mobilização por parte deles em relação ao conteúdo em questão. Percebeu-se que o júri simulado contribuiu para a imaginação,o senso crítico, a expressão oral, a argumentação, e também passaram a colocar suas ideias com maior fundamento.

Palavras chaves

Química ambiental; Ensino-aprendizagem; Ensino médio

Introdução

Os tempos mudaram e, com isso, as exigências educacionais também. A escola de hoje não é e nem deve ser a mesma de alguns anos atrás, mas, para tal, é preciso enfrentar alguns desafios. As velhas práticas, as ferramentas ultrapassadas e as metodologias retrógradas já não são suficientes para suprir as necessidades do atual cenário educacional brasileiro. É preciso considerar que as informações se tornaram mais rápidas e acessíveis, que os estudantes estão cada vez mais autônomos e conectados e que as novas tecnologias e mídias sociais estão revolucionando a forma de ensinar e aprender. Dentre as várias estratégias de ensino, destaca-se, neste trabalho, o júri simulado como uma das possibilidades de ensino e aprendizagem nas aulas de química, pois desafia o aluno a inúmeras ações: a defesa de ideias, o poder de argumentação, o julgamento, a tomada de decisão, dentre outras (ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P., 2004). Além disso, essa prática proporciona um maior envolvimento e a participação dos alunos na sala de aula, gerando uma mobilização por parte deles em relação ao conteúdo em questão. Como proposta para um juri simulado o petróleo trás diversos enfoques, pois o mesmo é um dos produtos mais valorizados e utilizados do mundo. Por isso é de primordial importância o conhecimento sobre suas formas de utilização, consequências de uso, produtos derivados, origem e impactos ambientais. Assim, este trabalho teve como intuito fomentar o protagonismo juvenil por meio da discussão de um tema pertinente à sociedade, desenvolvendo o senso crítico dos alunos, ampliando suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias e respeito à opinião do outro, por meio de discussão do tema "extração do petróleo".

Material e métodos

Este trabalho foi realizado por alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com alunos da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual José Rolderick de Oliveira, situada na cidade de Nova Floresta/PB. Inicialmente foi ministrada uma aula de introdução ao tema hidrocarbonetos, uma aula teórica baseada no livro Martha Reis 2016 e Tissoni Antunes 2014. Na segunda etapa, foram ministrados slides contendo informações sobre: a origem do petróleo, sua composição, o seu processo de refinamento e suas utilidades. Após, houve a utilização de dois documentários, contendo informações sobre a importância do petróleo na sociedade, tendo como ponto principal as utilidades do petróleo no cotidiano. Na terceira etapa, ocorreu a aplicação de mais um documentário, porém este tratava dos pontos negativos da utilização do petróleo como, por exemplo, os impactos ambientais. Os alunos foram instruídos a se posicionar mediante sua opinião a respeito da extração do petróleo em águas profundas. Deste modo, formaram-se dois grupos sendo um com integrantes favoráveis e outro com opinião contrária à extração. Com os grupos formados e cientes de seu posicionamento, organizou- se um Júri Simulado composto de uma equipe de promotores e advogados de defesa além dos componentes básicos para sua execução como: juiz, testemunhas e jurados. Foram escolhidos alunos de cada equipe que mais se destacaram na etapa das discussões para serem os promotores e os advogados de defesa. Estes alunos ficaram responsáveis por montar suas equipes de testemunhas e preparar suas pautas e argumentos para o júri. Os alunos indecisos optaram por compor a equipe de jurados. A professora da turma foi escolhida como juíza. Após o julgamento, foi lida a decisão do júri.

Resultado e discussão

Inicialmente, ambos os grupos de advogados, de acusação e de defesa, tiveram seu momento para expor os argumentos e ao final de cada explanação cada parte fez uma réplica e uma tréplica (Figura 1). Após o momento inicial, as testemunhas começaram a ser convocadas, sendo interrogadas primeiramente pela parte que as nomeou e, depois, pela outra parte. O júri desenvolvido foi rico em informações apoiadas em observações do cotidiano e baseadas através de várias fontes, como Internet, jornais e revistas. Os alunos abordaram enfoques ambientais, sociais e econômicos que foram debatidos a partir de dois pontos de vistas antagônicos, o que lhes proporcionou a oportunidade de expor as ideias prévias e opiniões a respeito do assunto estudado (Figura 2). No primeiro ponto de vista, os alunos discorreram, genericamente, sobre problemas ambientais em âmbito global. E na outra visão, eles debateram sobre a importância da aplicabilidade do petróleo na vida cotidiana dos indivíduos, não se limitando apenas à poluição ambiental no debate, mas também abardando a qualidade de vida, em especial, a preocupação com substâncias que podem ocasionar danos à saúde das pessoas devido a sua toxicidade. Os alunos destacaram a dependência da humanidade sobre o petróleo. Ao fim da audiência, o grupo acusador teve uma desenvoltura melhor, tendo em vista provas mais convincentes e concretas assim convencendo o copo de jurados, deste modo os mesmos chegaram ao veredito final.

Figura 1:

Fonte: Arquivo dos autores, 2019.

Figura 2:

Fonte: Arquivo dos autores, 2019.

Conclusões

Através do júri simulado foi possível proporcionar aos discentes uma reflexão crítica e dialogada necessária diante do tema proposto tendo em vista a importância de se tratar da educação ambiental nas escolas. Com isso, a discussão e o posicionamento dos grupos favoreceu o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e argumentação dos participantes. Pôde-se perceber, ainda, que esta dinâmica foi uma importante estratégia de ensino para a formação profissional em química, por favorecer o debate de ideias, a tomada de decisões e o trabalho colaborativo.

Agradecimentos

PIBID/UFCG/CAPES

Referências

ANASTASIOU, L. G. C; ALVES, L. P. (Orgs.). Estratégias de ensinagem. In: Processos de ensinagem na Universidade. Pressupostos para estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.

BARROSO, T. O desenvolvimento do discurso argumentativo por crianças do ensino fundamental: articulação e coordenação de sequências argumentativas no texto de opinião. Revista de Estudos Linguísticos Veredas, Juiz de Fora, v. 11, n. 2, 2/2007, p. 101-117.

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