A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NO ESTUDO DA RADIAÇÃO

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, F.G. (UECE/FECLESC) ; Menezes, J.L.R. (UECE/FECLESC) ; Menezes, F.A.M. (UECE) ; Moreira, E.S. (UECE/FECLESC) ; Santos, G.L. (UECE/FECLESC) ; Moura, G.M.A. (UECE/FECLESC)

Resumo

A radiação é algo muito comum no nosso dia a dia e nem percebemos, ao se expor ao sol, usar o celular ou micro-ondas estamos em contato com ela. Desde sua descoberta o ser humano busca utilizá-la em tratamento de doenças, na indústria para que os alimentos se conservem por mais tempo e etc. Porém, também foi, e é utilizada na fabricação de armas com um imenso poder destrutivo. Sendo assim, este trabalho busca pesquisar a percepção de alunos do 3º ano do Ensino médio sobre como a radiação vem sendo utilizada na atualidade, através da discussão do tema na disciplina de química. Verificou-se que a discussão do tema foi de grande relevância e que a contextualização com a disciplina de Química trouxe motivação aos alunos que puderam constatar a relação entre a disciplina e este assunto.

Palavras chaves

Radiação; Química; Contextualização

Introdução

A química é um componente curricular significativo para o desenvolvimento intelectual do aluno. No entanto, algumas vezes os conteúdos são apontados como complicados, termo que está associado a má compreensão dos conhecimentos químicos. Consequentemente é necessário transformar o atual ensino através de uma educação que integre os indivíduos e os aproxime-os do seu cotidiano, uma mediação de conhecimentos que formem cidadãos críticos, reflexivos e participativos nesse mundo contínuo de mudanças (ANDRADE; SIMÕES, 2018). Segundo Mateus (2010) a importância da disciplina de Química na formação intelectual dos estudantes do Ensino Médio é inquestionável, porém observa-se que muitos estudantes demonstram uma acentuada desmotivação para o seu estudo. Sendo assim, a busca pela contextualização de temas da Disciplina de Química vem sendo procurada, na intenção de que os alunos se interessem mais pela disciplina e obtenham maior aprendizado. Para Alarcão (2010), estimular o estudo e fazer os alunos gostarem de uma disciplina consiste em estabelecer uma afinidade entre o estudante e o conteúdo estudado. Utilizar temas importantes na atualidade e relacioná-las aos conteúdos de química é uma estratégia importante, para aproximar o aluno da disciplina, considerada muitas vezes de difícil compreensão. Em diversos ramos da atividade humana a radiação ionizante é empregada em proveito da sociedade, apesar do risco associado à sua utilização. Desta forma, este trabalho teve como objetivo pesquisar a percepção de alunos do 3º ano do Ensino médio sobre como a radiação vem sendo utilizada na atualidade, através da discussão do tema na disciplina de química.

Material e métodos

Este trabalho foi desenvolvido com 30 alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Almir Pinto, localizada no município de Ocara - CE. Inicialmente foi aplicado um seminário, com a finalidade de expor informações básicas sobre radiação e suas respectivas aplicações. Em seguida foi distribuído um questionário aos participantes afim de verificar a percepção dos alunos sobre os riscos e benefícios da radiação e a importância da química neste contexto.

Resultado e discussão

Na 1 questão perguntou-se: “Na sua opinião a radiação tem algum efeito positivo?”. Nesta questão 93% dos alunos responderam positivamente. Quando perguntou-se, na 2ª questão: “A exposição excessiva à radiação causa algum dano? Observou-se 89% dos entrevistados responderam “Sim”. Estes resultados demonstram que os discentes conseguiram assimilar através do seminário, os efeitos positivos e negativos decorrentes da radiação. Na 3ª pergunta, indagou-se os alunos: “Você conhece algum aparelho ou objeto que emita radiação?” Nesta pergunta, 81% dos alunos associavam a radiação com algum aparelho ou objeto que conheciam. Em discussão sobre a temática, em momento anterior a pesquisa, verificou-se 63% dos participantes, não sabiam que aparelhos e objetos utilizados na atualidade tinham como fonte de energia a radiação. Por fim, perguntou-se aos entrevistados: “ A disciplina de Química foi importante para você compreender como funciona a radiação?” Nesta questão, observou-se que 96% dos alunos conseguiram através do seminário perceber a importância da Química no desenvolvimento, controle e utilização da radiação.

Conclusões

Verificou-se através dos resultados da pesquisa que “Radiação” era uma temática que os alunos tinham pouco conhecimento, tendo sido recebida com bastante interesse pelo público presente e agregando conhecimentos. Desta forma, observou-se que a discussão do tema foi de grande relevância e que a contextualização com a disciplina de Química trouxe motivação aos alunos que puderam constatar a relação entre a disciplina e este assunto da atualidade.

Agradecimentos

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2010.

ANDRADE, R. A.; SIMÕES, A. S. M. Drogas: uma proposta de metodologia da problematização no Ensino de Química. Revista Thema, Pelotas v. 15, n. 1, p. 5-24, 2018.

MATEUS, A. L. Química na cabeça 2: mais experimentos espetaculares para você fazer em casa ou na escola. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

Patrocinadores

Capes Capes CFQ CRQ-PB FAPESQPB LF Editorial

Apoio

UFPB UFPB

Realização

ABQ