AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS DA INTERNET PARA AUXILIAR AULAS DE QUÍMICA.

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Oliveira, M.S.C. (UECE) ; Vasconcelos, F.Z.M. (UECE) ; Teixeira, D.G. (UECE) ; Tavares, C.D.A. (CISNE)

Resumo

Uso de tecnologias virtuais como sites, mídias e aplicativos usados como ferramentas para auxiliar o professor no ensino de Química estão sendo uma ótima alternativa para inovar suas aulas. A abordagem utilizada neste trabalho foi quantitativa através da análise dos dados obtidos de questionários respondidos por professores e alunos, e qualitativo mediante observações e discussões em sala sobre utilização de utilitário da Google play” Gabaritando o Enem”. As coletas de dados foram desenvolvidas em 6 turmas de uma escola pública de Fortaleza. Dos dados obtidos foi possível observar o interesse e identificação dos alunos na aplicação dessas mídias sociais em sala e que a relação professor-aluno utilizando as novas tecnologias favorecem a aprendizagem mais significativa.

Palavras chaves

Ensino de Química; aprendizagem; ENEM

Introdução

A utilização da internet em sala de aula é uma ferramenta essencial já que os alunos se identificam pelas novas tecnologias e interagem constantemente pelas mesmas (VIEIRA, 2016). Dentro dessa perspectiva, a exigência do mercado de trabalho é que o docente se atualize, e se adeque as novas tecnologias, tendo em vista que o professor que tem um grande número de turmas, carga horária de trabalho semanal excessiva, em geral, comprometida por um tempo de 50 minutos em sala de aula, planejamento, seleção e preparação de material, correção de trabalhos e provas, atendimento de pais, atividades de reforço e recuperação além de um cronograma estabelecido para cumprir durante o ano letivo se ver impossibilitado de programar algo diferenciado, pois não pode esperar que todos os alunos da turma compreendam a matéria por completo, frequentemente percorre-se com o conteúdo rapidamente, pois tem-se cumprir a carga horária letiva estabelecida por cronogramas de conteúdos anuais cada vez mais apertados e escolas querendo resultados de seu alunos em vestibulares e provas de avaliação externa. O uso do aplicativo “Gabaritando o Enem” que é um programa de parceria entre a TV Paulo Freire, da Secretaria da Educação do Paraná, e a TV Paraná, da Secretaria de Comunicação Social, que exibir aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nele contém videoaulas, simulados, simulados virtuais, dicas em áudio trazem uma revisão de conteúdos, divididos por disciplina, que são relevantes para os estudantes que participarão do Exame. Sites e plataformas desse modelo vêm contribuir e muito com o estudo proposto diariamente pelo professor.

Material e métodos

O presente trabalho relata uma análise de como a Mídia social “Gabaritando o Enem" auxilia no ensino-aprendizagem em aulas teóricas de Química em uma escola de Ensino Médio em Fortaleza, verificando através do planejamento e conteúdo abordado pelo professor aspectos que possam influenciar o processo de ensino aprendizagem com intuito de vincular as mídias sócias, para contribuir e minimizar as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Química no decorrer do ano letivo. Para isso foi aplicado questionário com professores contendo 15 questões discursivas que tem com base os seguintes aspectos: Análise do planejamento escolar através do questionamento: O planejamento escolar é suficiente para que se consiga atender ao cronograma anual, além de se adequar as exigências mínimas do parâmetro curricular, atendendo assim a compreensão do conhecimento adquirido pelo aluno na disciplina de Química. Para os alunos, foi aplicado um questionário de 26 questões baseadas dos seguintes aspectos: dificuldade de aprendizagem em aulas teóricas de Química; utilização de mídias social contribuindo como complemento de aulas; rendimento escolar; recurso didático utilizado pelo professor para facilitar a aprendizagem do conteúdo de Química.

Resultado e discussão

O presente trabalho relatou como as mídias sociais podem auxiliar o professor nas aulas teóricas de Química. Favorecendo uma aprendizagem satisfatória. Os resultados obtidos com os questionários aplicados aos alunos mostraram o interesse pelo uso de mídias sociais em sala de aula. Os alunos relataram que muitas vezes as aulas de Química são difíceis de ser compreendidas, por ter muitos conteúdos complexos, abstratos e que através do uso de aplicativo ”Gabaritando o ENEM”, poderia minimizar essa deficiência de aprendizagem através do uso de seus recursos didáticos, além de destacar que quando o professor (a) utiliza outros recursos como: vídeo aulas, documentários, artigos, filme, debate, apresentação em grupo à aula fica interessante e de fácil assimilação do assunto abordado de acordo com Tavares (2016). Dessa forma a utilização de diversos recursos que contextualize com os conteúdos do cotidiano da turma, facilita a aprendizagem. As maiores partes dos alunos entrevistados acreditam que seria interessante a utilização de mídias em sala de aula. Em contrapartida os que discordaram relataram que só seria viável com o controle do professor, pois sozinhos iriam utilizar a internet para outros fins e se dispersariam do estudo (Gráfico 1). Os alunos relatam que seria maravilhoso fazer a utilização do laboratório de Química, aprender como as pratica e experimento, porém muito dizem que nunca utilizaram. E adoram quando chega à semana cultural da escola, onde às vezes ocorre a utilização do laboratório e consegue aprender melhor o conteúdo nas feiras de ciências, Conforme o gráfico 2.

Quadro 1



Quadro 2



Conclusões

A utilização de mídias sociais nas escolas públicas como ferramenta para auxilia no planejamento escolar no processo de ensino aprendizagem demonstrou um grande potencial, porém só pode de fato acontecer se houver investimento governamental para inserção tecnológica dos estudantes nas escolas. Ressaltamos também a relevância da formação continuada do professor para utilizar tais recursos em sala de aula, como complementação da fundamentação teórica, para que possa atender as novas exigências das diretrizes curriculares, como também do novo modelo de sociedade.

Agradecimentos

A Escola por ter permitido a execução deste trabalho.

Referências

TAVARES, Ricarte; SOUSA, Rodolpho Ornitz Oliveira; CORREIA, Alayne de Oliveira. Um Estudo Sobre A “Tic” E O Ensino Da Química A Study On . Disponível.em:<http://www.revistageintec.net/portal/index.php/revista/article/download/296/346/>. Acesso em 11 dez. 2016.
VIEIRA, Eloisa ; MEIRELLES, Rosane M.S. e RODRIGUES, Denise C.G. A.O Uso De Tecnologias No Ensino De Química: A Experiência Do laboratório Virtual Química Fácil. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0468-1.pdf/> .Acesso em 10 de dez.2016.

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