Panorama das Análises de Livros Didáticos: Retrato sobre as Discussões Nacionais no Campo da Química.

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Machado da Silva, M.C. (UFMA) ; Vieira Carvalho Oliveira Marques, C.V. (UFMA)

Resumo

O trabalho traz o panorama dos estudos que envolvem o Livro Didático (LD) de Química no cenário nacional a partir das pesquisas sobre o tema nos últimos 10 anos. O levantamento se deu por meio da plataforma de periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando os termos “livro didático”; “química” resultando em 118 trabalhos sendo que 27 são direcionados ao LD de Química. Com as categorias definidas a análise nos revelou que 92,5% das pesquisas são de investigações e a questão de pesquisa de maior percentual (16%) destaca: o uso de analogias em LD; etapa de ensino de maior percentual foi verificado nível de Ensino Médio (81%); abordagem de metodologia de pesquisa mais utilizada é de viés de cunho qualitativo, numa perspectiva documental.

Palavras chaves

Livro Didático; Pesquisas; Ensino de Química

Introdução

O livro didático (LD) é um dos recursos didáticos mais importantes utilizados dentro da sala de aula. Nessa ótica, é necessário considerar a sua influência sobre o ensino e aprendizagem dos alunos. Conforme Carneiro, Santos e Mól (2005) o livro didático é o recurso mais presente no ensino de Ciências de todos os tempos, apesar da existência de uma variada de materiais didático- pedagógicos. Nessa ótica, não se deve desconsiderar os elementos presentes nos exemplares distribuídos nas escolas nacionais, já que influenciam fortemente os estudantes na concepção e construção de conhecimentos sobre Ciência, além de serem, muitas das vezes o orientador do trabalho docente. (VIDAL; PORTO, 2012). O cenário educacional brasileiro vem nas últimas décadas inferindo várias discussões sobre o formato do livro didático, sob distintos aspectos de verificações, dado que essas investigações são alvos de interesses da parte da academia devido ao papel que cabe ao livro didático dentro da sala de aula, na formação de saberes e na atuação docente, bem como é também objeto de foco comercial de interesse da inciativa privada (ROGADO, 2000; ARAÚJO NETO; SANTOS, 2001; LOGUERCIO; SAMRSIA; DEL PINO,2001; MEGID NETO; FRACALANZA, 2003; CARNEIRO, SANTOS; MÓL; 2005; TAVARES, 2009). Nesse contexto, o presente trabalho versa para a análise de publicações que tratam se debruçam em estudos sobre os livros didáticos de Química (LDQ) realizados e divulgados nos últimos 10 anos, afim de demonstrar o panorama de discussões acerca desse instrumento, no tocante a sua verificação de qualidade e contribuição para o ensino de química.

Material e métodos

O presente estudo seguiu a abordagem de pesquisa qualitativa adotando-se a análise documental como procedimento analítico (LUDKE; ANDRÉ, 2012). Dessa forma, o corpus de análise concentra-se em um conjunto de publicações selecionadas por meio de levantamento realizado na plataforma de periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no interstício fechado nos últimos 10 anos usando como orientação os descritores “Livro Didático” e “Química”, com intuito de selecionar produções acadêmicas que fossem relevantes para responder a nossa questão da pesquisa: “Quais as discussões acerca do universo da análise dos livros de didáticos de química?” Ressalta-se que as publicações selecionadas foram somente as que se apresentaram na língua portuguesa. Ressalta-se que os dados aqui apresentados referem-se a um recorte de pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e matemática – PPECEM acerca de livros didáticos de química. O tratamento dos dados, seguiu o critério de categorização das publicações selecionadas para se construir um panorama geral das linhas de discussões a respeito do tema proposto (BOGDAN; BIKLEN, 2014). Para tanto, iniciou-se o processo com uma verificação exploratória e identificadora desses materiais, organizando os objetos em: (i) título; (ii) periódico e (iii) o ano de publicação. Em seguida, passou-se a verificar e delimitar as vertentes de discussões, e para tanto, as categorias suscitadas foram: Principais assuntos tratados nos artigos; Nível para qual o livro se destina e por último, Metodologias de pesquisa adotados nos artigos.

Resultado e discussão

O levantamento realizado revelou um montante de 118 estudos que trataram nos últimos 10 anos (2009 - 2019), sobre LD em geral, publicados por produções acadêmicas advindas de graduação e pós-graduação. No entanto, somente 27 desses artigos fazem referência da análise do LD de Química. O primeiro ponto sinalizado se ateve ao critério publicação por ano dentro da década estipulada, nos revelando a seguinte ordem quantitativa de divulgação (Figura 01). Em seguida, observou que os artigos se enquadram em periódicos de Qualis A1 a B4, considerando-se a avaliação divulgada pela “Classificação de Periódico Quadriênio 2013 a 2016”, sendo a revista Ciência & Educação (Qualis A1) que mais admitiu essas publicações.Na categoria sobre quais assuntos estão direcionadas as pesquisas notamos que dos artigos analisados, 92,5% das pesquisas são de investigações e suas questões de pesquisa se enveredam para os seguintes assuntos: o uso de analogias em LD’s (16%); os critérios de escolha do LD’s (16%); abordagem de assuntos temáticos (12%); história da Ciência no LD’s (12%); avaliação das práticas experimentais utilizadas pelos LD’s (8%); o posicionamento epistemológico do LD (8%). Em relação à etapa de ensino para o qual se destina a pesquisa sobre LDQ que são mencionados nos estudos, o maior percentual verificado foi 81% para o nível Ensino Médio. Na categoria abordagem de metodologia de pesquisa mais presente nos artigos verificados diz respeito ao viés de cunho qualitativo, na perspectiva documental, seguindo de categorizações de acordo com o referencial teórico inspirados nos seguintes teóricos: Franco (2005); Martins (2007); Choppin (2004); Vasconcelos e Souto (2003); Binttercourt (1997); Bardin (2009); Cassiano (2004); Bakhitin(2003) e Francalaza e Neto (2003).

Figura 01.

Tabela com a distribuição com ordem quantitativa de divulgação.

Conclusões

Os dados tratados aqui revelam que análise dos LD de Química é uma vertente significativa para área de ensino, porém no cenário nacional somente 22,8% das pesquisas é que envolvem o LDQ’s em 10 anos. Os artigos variam de Qualis entre A1 a B4; o número de maior produção entre os anos de 2016 e 2017. Nas categorias analisadas, os 2 maiores percentuais discutem: “o uso de analogia em LD” (16%) e “os critérios de escolha do LD” (16%) que abrangem a veracidade do conhecimento científico nos conteúdos. Outro ponto 81% das pesquisas são voltados aos LD de Química do nível de Ensino Médio.

Agradecimentos

Agradecimento ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Agradecimento a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) pelo formento.

Referências

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