Química fácil na graduação: Aprendendo química ao ensinar química

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Sousa, B.A. (UNEMAT) ; Tomaz, G.C. (UNEMAT) ; Brito, L.C. (UNEMAT) ; Aroucha, V.S. (UNEMAT) ; Loss, R.A. (UNEMAT) ; Oliveira, K.C.L. (UNEMAT) ; Guedes, S.F. (UNEMAT)

Resumo

A experimentação é uma atividade fundamental no ensino de Ciências, porém mesmo que o professor tente alterar a realidade que está inserido, é difícil realizar a experimentação nas escolas sem a presença de laboratórios. Dessa forma, o objetivo desse projeto foi a realização de experimentos relacionado aos conceitos da Química Geral e Analítica com alunos do 9º ano ministrados pelos acadêmicos de um curso de Agronomia. Os tópicos escolhidos pelos alunos foram estudados durante a disciplina. Foram atendidos aproximadamente 20 alunos com a realização de experimentos. Houve uma grande interação dos participantes e dos acadêmicos e este contato, além de auxiliar na limitação das escolas devido a ausência de laboratórios, favorece o processo de aprendizagem dos acadêmicos.

Palavras chaves

Aprendizagem; Ensino; Experimentação

Introdução

A experimentação é uma atividade fundamental no ensino de Ciências, no entanto, essas atividades experimentais são pouco frequentes, embora a maioria dos professores acreditam que, por meio delas, pode se favorecer o aprendizado. Dessa forma, entende-se que a experimentação pode ser considerada como um meio de construção do conhecimento, ou seja, partindo da teoria para a inovação (GALLIAZZI et al., 2001). Apesar desta importância e, mesmo que o professor tente alterar a realidade que está inserido, é difícil realizar a experimentação nas escolas sem o suporte necessário, como a presença de laboratórios. Para completar essa situação, ao chegar no ensino médio, pouco se é abordado sobre práticas químicas, envolvendo apenas aulas teóricas em sala. Dessa forma, o principal objetivo desse projeto foi a realização de experimentos relacionado aos conceitos da Química Geral e Analítica com alunos do 9º ano do ensino fundamental ministrados pelos acadêmicos do primeiro semestre de Agronomia.

Material e métodos

Os acadêmicos do primeiro semestre do curso de Agronomia que estavam cursando a disciplina de Química Geral e Analítica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foram convidados a ministrarem uma oficina de curta duração aos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Nova Mutum-MT como parte da avaliação da disciplina. Os temas selecionados foram escolhidos pelos alunos a partir da afinidade com os conteúdos abordados durante a disciplina de Química. Os acadêmicos realizaram desde o planejamento com a pesquisa dos protocolos das práticas laboratoriais até a realização efetiva do evento. A execução do evento foi realizado na instituição e utilizou materiais e reagentes do laboratório de Química.

Resultado e discussão

Na chegada dos alunos do 9º ano do ensino fundamental a instituição, os próprios acadêmicos encaminharam os participantes para uma sala onde foi feita uma breve palestra sobre as normas de segurança do laboratório. Neste momento, os participantes tiveram contato com os equipamentos de proteção individual, além do uso correto dos equipamentos de laboratório. Os alunos foram encaminhados para o laboratório onde foi apresentada a oficina com título “Química fácil: desmistificando a química”. Nesta oficina, os acadêmicos abordaram sobre reações químicas, entre elas reações de neutralização, dupla troca e simples troca (Figura 1). A escolha da temática ficou a critério dos acadêmicos, que conseguiram mesclar o aprendizado em sala referente a disciplina de Química e explicar aos alunos participantes. Glasser (2002) descreve que a motivação para estudar não deveria nascer de fora para dentro no aluno, mas sim deve nascer de dentro para fora através de um movimento de liberdade pessoal. Desta forma, oportunizar os acadêmicos dos cursos superiores a escolherem um tema de interesse, estudarem a temática e aplicar o aprendizado através do ensino para outras pessoas, favorece significativamente o aprendizado deles mesmos nas disciplinas. Sabe-se que o aprendizado atinge o topo quando ensinamos uns aos outros o que foi aprendido, aumentando o processo de assimilação de até 95%. Portanto, oportunizar aos acadêmicos da graduação este contato com o ensino através de oficinas, além de auxiliar na limitação das escolas devido a ausência de laboratórios, favorece o processo de aprendizagem dos acadêmicos.

Figura 1

Realização dos experimentos práticos.

Conclusões

Foram atendidos aproximadamente 20 alunos do 9º ano do ensino fundamental na oficina sobre química, com a realização de experimentos. Houve uma grande interação dos participantes e dos acadêmicos ministrantes e este contato além de auxiliar na limitação das escolas devido a ausência de laboratórios, favorece o processo de aprendizagem dos acadêmicos.

Agradecimentos

A Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso.

Referências

GALIAZZI, M. C., ROCHA, J. M. B., SCHMITZ, L. C., SOUZA, M. L., GIESTA, S., KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. SÃO PAULO EM PERSPECTIVA, 14, 2000.
GLASSER, W. Teoria da Escolha. Editora Mercúrio. 2002.

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