PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTARÉM-PA

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, K.C. (UFOPA) ; Silva, T.R. (UFOPA) ; Santos, I.N.V. (UFOPA) ; Souza, I.C. (UFOPA) ; Santos, F.R.R. (UFOPA)

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar os resultados obtidos por intervenções dos discentes do curso de Licenciatura em Química da UFOPA, participantes do PIBID, através da produção de material didático, focado na tabela periódica, para fortalecer o conteúdo teórico e introduzi-lo no cotidiano do aluno. Os materiais didáticos foram empregados nas turmas de 1º ano do ensino médio em uma Escola Pública de Santarém-PA. Verificamos através de observações e relatos dados pelos alunos, a motivação no processo de aprendizagem, facilitou assim a absorção do conteúdo dado em sala de aula. Os alunos demonstraram aceitação da proposta, evidenciada pelo aspecto entusiasmado e da participação da turma no manuseio dos materiais confeccionados.

Palavras chaves

Tabela Periódica; Ensino de quimica; PIBID

Introdução

A maneira que o docente conduz o conteúdo em sala de aula vem modernizando- se com o passar dos séculos. Atualmente o profissional da educação possui outros métodos de abordagem sobre conteúdos que estão sendo conduzidos em sala de aula por meio de filmes, jogos, materiais didáticos, projetor, visitas, cultivo de hortas e etc. (BERNARDELLI, p.1, 2004). “A inquietação como professora de química, nos leva a refletir no dia-a-dia a prática pedagógica e nos oferece segurança para afirmar que o “encantar para ensinar” pode modificar a atitude didático-pedagógica e promover a efetivação de um fazer pedagógico mais significativo e prazeroso ". Para Piaget (1977, apud CARDOSO e COLINVAUX, 1999, p. 401) o conhecimento “realiza-se construções contínuas e renovadas a partir da interação com o real.” A prática realista reforça o conteúdo administrado em sala de aula, sendo importante os materiais físicos diversificados no âmbito acadêmico. O lúdico atrai o interesse dos estudantes, pois as formas, cores, desenhos fazem com que os mesmos queiram participar da atividade proposta, despertando a competição natural entre os estudantes. O trabalho proposto tem como finalidade apresentar o desenvolvimento dos discentes participantes do programa institucional de iniciação à docência (PIBID) em uma escola de E.E.E.F.M. Rio Tapajós, utilizando a temática sobre a tabela periódica. O material confeccionado para abordar o assunto em questão, tabela periódica, tem como função a assimilação de conteúdo sobre tabela periódica, conceder suporte ao conteúdo teórico e observar os aspectos da tabela periódica no cotidiano. A elaboração de materiais é de suma importância, pois o mesmo proporciona uma visão alternativa do assunto em questão.

Material e métodos

A proposta de desenvolver materiais voltados ao conteúdo da tabela periódica surgiu diante as reuniões regulares do programa institucional de iniciação a docência – PIBID dos estudantes de licenciatura em química. O programa tem como objetivo estreitar as relações entre o ensino superior e o ensino básico, e incentivar formação de professores voltado ao ensino básico. A produção e aplicação do material didático é realizada em quatro etapas: 1. Discussão entre os discentes do PIBID sobre qual maneira poderia ser empregado o conteúdo sobre tabela periódica; 2. Confecção do material proposto; 3. Aplicação com discentes da Universidade Federal do Oeste para possíveis ajustes e sugestões; 4. Intervenção. A última etapa, intervenção, é realizada em acordo com a professora da escola, os materiais são utilizados mediante o término do conteúdo administrado pela professora da E.E.E.F.M. Rio tapajós. As didáticas são jogos aplicados em conjunto. O jogo da memória consiste em 9 cartas com elementos da tabela periódica e outras 9 com alimentos que possuem os mesmos e uma tabela com as informações nutricionais dos alimentos com base na tabela brasileira de composição alimentos do CFN, TACO (2011). O próximo é um jogo de cartas, com intuito que os estudantes completem o naipe de um terminado elemento, sendo o símbolo do elemento, localização na tabela periódica e uma característica que são baseadas em uma tabela do tabelaperiodica.org, porém havendo outras formas de naipe que são explicados pelos aplicadores do jogo, além do jogo dispor uma tabela alternativa com lacunas para que os alunos possam preencher. Por fim, o jogo de tabuleiro é baseado em um jogo da vida tradicional em forma de “S”, no decorrer do mesmo os discentes respondem perguntas sobre tabela periódica.

Resultado e discussão

Após aplicação do ciclo de jogos os estudantes puderam avaliar a intervenção, onde verificamos suas opiniões sobre as atividades propostas em sala de aula. Ao decorrer dos módulos de ensino, os discentes do PIBID estiveram à disposição para sanar as dúvidas dos estudantes da escola, deixando evidente suas dificuldades em relacionar os elementos químicos com o cotidiano e foi notável a evolução no decorrer das atividades. Além da relação interpessoal dos alunos que foi trabalhado, pois os mesmos em algumas das atividades realizavam em dupla ou trio demonstrando trabalho coletivo. A interação entre as pessoas, importuna que os indivíduos acabem desenvolvendo uma espécie de reflexo, e o reflexo assim chamado precisa ser alguém que detenha o conhecimento que possa ser ou fazer-se imitado, e é nesse sentido que o conceito de interação social é entendido (GASPAR & MONTEIRO, 2005).

Conclusões

As opiniões acerca da prática desenvolvida em sala de aula, mediante a avaliação dos discentes da referida escola foram tanto positivas quanto negativas, na sua maioria positiva. Acredita-se que os estudantes conseguiram reforçar e assimilar conteúdos novos, pois os mesmos, depois de um certo momento, conseguiram conduzir as atividades por conta própria sem intervenção dos discentes do PIBID. Os mesmo após a intervenção puderam dar exemplos de elementos que estavam presente nas suas casas, e até mesmo na comunidade que vivem.

Agradecimentos

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência pela realização do trabalho, e a Universidade Federal do Oeste do Pará.

Referências

BERNARDELLI, M. S.; Encantar para ensinar: um procedimento alternativo para o ensino de química; Convenção Brasil Latino América, Congresso Brasileiro e encontro paranaense de psicoterapias corporais. 1., 4., 9., foz do Iguaçu. Anais.Centro Reichiano, 2004. CD-ROM [ISBN – 85-87691-12-0]
CARDOSO, S. P.; COLINVAUX, D.; Explorando a motivação para estudar química. Química Nova, 2000.
GASPAR, A.; MONTEIRO, I. C. C.; atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da teoria de Vygotsky. Investigações em Ensino de Ciências – V10(2), pp. 227-254, 2005
PIAGET, J.; Piaget on Piaget: the epistemology of Jean Piaget; Filme de Claude Goretta para a Yale University, 1977.
Tabela brasileira de composição de alimentos (TACO), NEPA, UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl. Campinas: NEPA- UNICAMP, 2011. 161 p.

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