UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE ECOSSISTEMAS E SUAS INTERAÇÕES

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Monteiro, J.P.D. (IFMA) ; Jesus, A.M.S. (IFMA) ; Santos, A.C.S. (IFMA) ; Teles, R.M. (IFMA)

Resumo

Alguns conteúdos de ciências expõem certas dificuldades na percepção dos alunos durante as aulas teóricas, havendo a necessidade da criação de uma nova abordagem dinâmica e eficiente. Mediante a esta situação, este trabalho foi desenvolvido na escola municipal U.I. João Pereira Martins Neto, para uma turma de 33 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental com o objetivo de apresentar uma proposta metodológica interativa, de baixo custo e fácil acesso. A intervenção contou com os procedimentos: aula expositiva, uso de um painel interativo durante a aula e uso de uma estória fictícia para exemplificar alguns tópicos do tema. Como resultado, a intervenção fez o professor repensar sobre a sua didática com base em novos procedimentos de ensino, além de uma maior compreensão dos alunos sobre o tema.

Palavras chaves

Ensino-aprendizagem; Recurso pedagógico; Ciências

Introdução

A sociedade como um polo evolutivo, incluindo a educação, tem sofrido mudanças cada vez mais explicitas e impactantes. Essas transformações, hoje mais perceptíveis, já haviam sido previstas, alertadas e expostas, por volta dos anos 70, nos estudos do escritor norte americano Alvin Toffler (1970), o qual descreveu como “nova sociedade”, o início de uma época marcada pela inserção acentuada de tecnologias no cotidiano dos indivíduos, dentre outros eventos como a globalização e surgimentos de novas necessidades sociais. (LACERDA, 1997). Tais mudanças, observadas por Toffler (1970), são atualmente vivenciadas por grande parte não só da população brasileira, como também mundial. Todavia, no que se refere a educação observa-se que essas mudanças não foram tão significativas e desta forma, o aprendizado em Ciências se tornou enfadonho e monótono (QUEIROZ, 2006). Tal situação tem sido resultado de um sistema educacional marcado pela prática e utilização de metodologias que não atendem mais às necessidades da atual sociedade, contribuindo diretamente para uma formação fragmentada dos novos indivíduos. Assim, o ensino de Ciências voltado para a biodiversidade segundo Weelie e Wals (2002) é caracterizado em três vertentes, a saber, a educativa onde busca a compreensão da natureza e de si mesmo; a alfabetização ecológica que visa em discutir a relação entre espécies e ecossistemas e a política da natureza que busca abordar sobre o desenvolvimento sustentável. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica diferenciada para o ensino de ciências sob o tema de ecossistemas e suas interações fazendo com que o aluno seja sujeito ativo na construção do saber em Ciências.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido em uma escola municipal U.I. João Pereira Martins Neto, localizada na Cidade Operária, São Luís - MA, para uma turma de 33 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental, cuja proposta metodológica foi sobre a temática Ecossistemas. Assim, o trabalho foi realizado em dois momentos. O primeiro momento se deu com uma aula expositiva dialogada feita pelo professor, e em segundo momento, o uso do painel interativo para se trabalhar as interações dadas pelo conteúdo. A metodologia expositiva sobre Ecossistemas foi aplicada em sala de aula fixando a frente do quadro um painel interativo feito de TNT, que simulava dois semelhantes ecossistemas, no entanto, em regiões diferentes do país. O painel fora utilizado ainda para a representação do clima, fauna e flora dos ambientes. Imagens de componentes bióticos e abióticos feitos em EVA foram distribuídos entre os alunos para fixação no painel após a introdução do tema proposto pelo professor. Após a explicação, os alunos foram convidados a participarem da atividade onde deveriam preencher o painel conforme as características (componentes bióticos e abióticos) que haviam sido explicados na aula expositiva. Após o preenchimento do painel, realizou-se a análise das respostas dadas pelos discentes, na qual se apontou as devidas correções. Dessa forma, a aula sucedeu-se de discussões a par da revisão e dúvidas referentes à atividade. Por fim, deu-se prosseguimento a aula com a abordagem das consequências causadas pelo desequilíbrio ambiental e exemplificando, com o auxílio de uma estória fictícia contada pelo docente, sobre como as práticas humanas podem influenciar negativamente no meio ambiente.

Resultado e discussão

No decorrer da aula interativa, os alunos demonstraram entusiasmo durante cada etapa da proposta metodológica, criando perguntas e hipóteses acerca do tema proposto e trazendo discussões ao associarem o que estava sendo visto com o seu cotidiano (QUEIROZ, 2006). Fora observado a participação de todos os alunos ao interagirem com os outros colegas e com o professor o que enriquecia e aumentava a compreensão do conteúdo (DELIZOICOV, 2009). De acordo com Freire (2011), relacionar os assuntos da disciplina com a pratica dos alunos é uma forma de aceitação dos conhecimentos e experiências dos alunos, aumentando assim maior aceitação do conteúdo. Após a conclusão da montagem do painel, enquanto o professor estava fazendo as devidas correções junto aos alunos, realizaram-se muitos questionamentos sobre as diferenças dos componentes bióticos e abióticos, inclusive os próprios alunos relataram experiências vivenciadas no seu dia-a-dia sobre o que compreendiam o tema, comprovando que o objetivo proposto havia sido alcançado (PCNs, 1998; VEIGA, 2012). O conteúdo discutido gerou uma grande reflexão da turma sobre a importância da preservação ambiental, sendo apresentados diversos exemplos que demostravam as consequências do desequilíbrio ambiental de forma lúdica e divertida (WEELIE E WALS, 2002), e enquanto isso, os alunos iam relatando exemplos observados em noticiários ou que tinham vivenciado o que é entendido com o processo de catarse pela pedagogia histórico-critica formulada por Dermerval Saviani (1989) que é entendido como o ponto culminante durante o processo educativo, que guarda historicamente diversos sentidos e significados o que implica a necessidade de defini-lo com clareza e promovendo um novo conhecimento através da soma de informações.

Conclusões

Tendo em vista os aspectos levantados e observados, conclui-se que a utilização de metodologias alternativas, assim como a de ferramentas e materiais auxiliares, é um meio efetivo para que se possa realizar a prática de ensino de forma a se obter melhores resultados. O interesse dos alunos em participar da aula e das atividades propostas, validam as ideias apresentadas e cumprem com o objetivo de se comprovar a eficácia da utilização de tais métodos. Assim, expõe-se nesse escrito, a relevante importância da busca por inovação das metodologias durante as práticas docentes.

Agradecimentos

Ao instituto Federal do Maranhão, e a escola e seu corpo discente.

Referências

Brasil Secretaria de Educação fundamental: Parâmetros Curriculares Nacional para o Ensino Médio (PCNs +), secretaria de Educação Fundamental. Brasília; MEC/SEF, 1999, p. 31-37.
DELIZOICOV, D. et al Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. -3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia saberes necessários á pratica docente. São Paulo: Paz e terra, 2011. p. 30.
Queiroz, M. M. A. O ensino de ciências Naturais-Reprodução ou Produção de conhecimento “Piauí, 2006.
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica e a educação escolar. Pensando a educação. São Paulo: EDUNESP, 1989.
TOFFLER, Alvin. Choque do futuro. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 1970.
Van Weelie, D., and Wals, A. (2002). Making biodiversity meaningful through environmental education. International Journal of Science Education, 24(11) 1143- 1156.
VEIGAR, M.S. M. et al. O Ensino de Química: Algumas Reflexões. PR 2012.
LACERDA, Gilberto. Alfabetização científica e formação profissional. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 60, p. 91-108, Dec. 1997. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173301997000300006&lng=en&nrm=iso>. Acesso: 12/08/2019

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