PRODUÇÃO DE UM LIVRO PARA O ESTUDO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Monteiro, J.P.D. (IFMA) ; Jesus, A.M.S. (IFMA) ; Santos, A.C.S. (IFMA) ; Teles, R.M. (IFMA)

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido na escola municipal UEB São José de Itapera em São Luís – MA para 24 alunos do 5º ano do ensino fundamental, onde foi feita a aplicação do livro Doce Confusão elaborado pelos autores, abordando o tema sobre alimentação balanceada e saúde. A atividade foi realizada em 3 momentos: leitura do livro, contextualização do tema abordado pelo livro, analise e avaliação do cardápio alimentar escolar. O resultado da aplicação do livro didático como ferramenta pedagógica promoveu uma maior conscientização dos alunos sobre a questão alimentar.

Palavras chaves

Ensino de Ciências; Livro Narrativo; Ensino-aprendizagem

Introdução

Atualmente é necessário reconhecer as melhores ferramentas e métodos de ensino a serem utilizadas dentro da sala de aula, pois as necessidades da nossa sociedade atual, exigem que se faça o uso de novas estratégias pedagógicas que favoreçam um melhor ensino aprendizado (QUEIROZ, 2006). Hoje em dia as táticas de ensino adotadas pelos docentes, derivam de suas predileções pedagógicas que são, e foram compreendidas durante sua formação acadêmica (FREIRE, 2005). Portanto essas concepções estão diretamente ligadas ao modo de ensino do professor, interferindo de forma positiva ou negativa na forma de aprender pelos educandos (FREIRE, 2005). Para Mazzioni (2013), o êxito durante o ato de educar está vinculado com as preferencias nas escolhas das ferramentas pedagógicas utilizadas pelo professor e pelo modo em que aborda as concepções sobre o tema trabalhado, pois na educação contemporânea, o professor possui o papel principal e o dever de relacionar o tema abordado ferramenta utilizada para que se adeque a realidade do educando. Delizoicov e Angotti (2011) propõem que o professor deva questionar e promover indagações sobre o tema abordado para em seguida soluciona-las, conferindo elucidação do desafio proposto. E após esta etapa, se deve explorar situações de teor cientifico, já que nesse processo se procura incorporar o conceito do conteúdo, junto ao conhecimento empírico do aluno. (GEHLEN, 2009). Deste modo o ensino de ciências junto aos discentes constitui-se em associar o mundo em sua volta com o que é visto na escola, fazendo uso de metodologias e ferramentas didáticas, já que é responsabilidade do discente exercer sua criatividade (PILETTI, 2000) para promover o momento da catarse pelo aluno (SAVIANI, 1989).

Material e métodos

Este trabalho foi realizado em uma escola municipal de São Luís – MA, UEB São Jose de Itapera para 24 alunos do 5o ano do Ensino Fundamental. Assim, o trabalho foi desenvolvido em 03 etapas: 01 etapa: Leitura e discussão do livro, nesta etapa a sala de aula foi dívida em 04 grupos para análise e discussão dos capítulos do livro. No capítulo 01 os alunos discutiram sobre a problemática gerada na história; no capitulo 02 foi apresentado hipóteses para solucionar os problemas apontados; no capitulo 03 foi discutido sobre a aplicação de uma alimentação saudável, buscando os principais macronutrientes e micronutrientes para cada objetivo destacado pelos personagens da história; no capitulo 04 foi abordado sobre a importância dos nutrientes no organismo e quando eles podem ser transformados em vilões se digeridos em excesso; 02 etapa: contextualização da temática Alimentação Saudável abordando sobre a importância de uma alimentação balanceada, os principais nutrientes e suas funções na defesa e atuação no corpo; 03 etapa: Analise do cardápio alimentar da escola, discutindo sobre os alimentos e seus nutrientes.

Resultado e discussão

O ensino contextualizado em Ciências na visão de Delizoicov (2002) traz um novo olhar para dentro da sala de aula, o professor precisa dispor de metodologias que instiga no aluno a capacidade de investigação e principalmente na resolução de conflitos. Assim, o livro “Doce Confusão de nossa autoria, como ferramenta metodológica para o ensino de Ciências teve um papel complementar na discussão sobre educação alimentar levando os alunos a questionar sobre sua alimentação e a procedência dos alimentos e suas reações no corpo. Partindo da análise do livro pode-se perceber que a aprendizagem se torna mais significativa quando é contextualizada de acordo com a realidade dos alunos. Para Moreira (2008) a escola deve permitir ao aluno ir além dos referentes de seu mundo cotidiano, assumindo-o e ampliando-o, de modo a tornar-se um sujeito ativo na mudança de seu contexto. Assim, após a apresentação do livro e o diálogo sobre alimentação saudável foi sugerido que os alunos discutissem e analisassem o cardápio alimentar oferecido na escola durante o intervalo do recreio. Os alunos analisaram e observaram os ingredientes e suas composições nutricionais. Alguns sugeriram a mudança do arroz comum para o integral alegando que este possui maior propriedades nutricionais, outro destacou a importância de se ter a importância de uma alimentação saudável principalmente na escola dos alimentos.

figura 01

leitura e compreensão do livro Doce Confusão

figura 02

Discussão dos capítulos do livro

Conclusões

A contextualização da educação alimentar através do livro Doce confusão trouxe um novo olhar para o ensino de Ciências e sua importância quanto a conscientização do consumo de alimentos promovendo uma aprendizagem significativa que tem como sujeito ativo do processo ensino – aprendizagem o aluno. Assim, a aplicação de histórias narrativas contextualizada para o ensino possibilita uma interação entre o sujeito e o objeto, levando-os a analisar situações cotidianas que o livro em si direciona tornando o conteúdo dinamizado que mobiliza a atenção dos alunos para a construção do saber em Ciências.

Agradecimentos

Ao IFMA e a escola UEB São José de Itapera

Referências

DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J.A; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2011;
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
GEHLEN, S. T. A função do problema no processo ensino-aprendizagem de Ciências: contribuições de Freire e Vygotsky. Tese de Doutorado. PPGECT/UFSC. Florianópolis, 2009;
MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, 2013;
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, 2008;
MOREIRA, A. F. e CANDAU, V. M. Currículo, conhecimento e cultura. In: BRASIL,
PILETTI, Claudiano. Didática Especial. 15 ed. São Paulo: Ática, 2000;
QUEIROZ, M. M. A. O ensino de ciências Naturais-Reprodução ou Produção de conhecimento “Piauí, 2006;
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica e a educação escolar. Pensando a educação. São Paulo: EDUNESP, 1989.

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