A APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR EM GRAJAÚ-MA

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Cardias Porto, S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Gomes de Sousa Silva, M.E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Aguiar Silva Ferreira, M.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Vieira Lima, B.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Furtado Silva, H.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Machado Ferreira, F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO)

Resumo

Esse artigo apresenta uma breve reflexão sobre o uso das tecnologias em sala de aula como forma de auxiliar o educador, pois esta é uma mudança na forma de ensinar\aprender que se faz necessária, visto que o uso de tais desperta os interesses dos alunos. Tem por objetivo discutir novas formas de repassar conhecimento e proporcionar uma revisão crítica a respeito do uso das tecnologias como recurso pedagógico, tendo em vista que no atual sistema de ensino que estamos inseridos esses recursos tecnológicos são de primordial importância para a educação dos alunos de ciências no ensino fundamental maior, tal percepção foi obtida através da convivência de graduandos com os mesmos na escola Prof. Hilton Nunes através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid).

Palavras chaves

Tecnologias; Recursos pedagógicos; Ensino

Introdução

Atualmente o ensino de ciências é primordial para a aprendizagem dos alunos, tendo em vista que estes saberes estão interligados com outras ciências,conhecimentos empíricos e assuntos globais que serão aprimorados, adaptados e transformados em informações de caráter científico para que se alcance um total desenvolvimento do educando. E assim assegurar-lhes a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, como também meios para progressão em estudos posteriores e no trabalho profissional. No mundo digital em que estamos inseridos, aparelhos tecnológicos (celular, tablete, smartphone, etc) são utilizados constantemente no meio escolar, visto que a maioria dos alunos tem fácil acesso a esses meios de comunicação utilizados na sociedade civil. Portanto o aluno deve ser confrontado a respeito do assunto abordado,visando que o mesmo precisa ter domínio do conteúdo para que assim possa opinar em decisões a respeito da ciência, tecnologia e sociedade.O uso das tecnologias em sala de aula não deve ser visto como um vilão, mas sim como um meio de articulação para facilitar o processo de ensino-aprendizado. Para tanto é necessário que se tenha uma compreensão de como utilizar isso a favor da educação, resgatando o interesse do aluno pelo estudo de ciências por meio dos recursos tecnológicos. Haja vista que ela é uma ciência considerada como uma “ponte” entre as demais ciências.A ideologia dominante dos professores é que as tecnologias são aplicações das ciências. Quando as tecnologias são assim apresentadas, é como se uma vez compreendidas as ciências, as tecnologias seguissem automaticamente. E isto, em que pese na maior parte do tempo, a construção de uma tecnologia implica em considerações sociais, econômicas e culturais que vão muito além de uma aplicação das ciências. (FOUREZ, 2003, p.10)O objetivo deste trabalho é analisar as metodologias utilizadas pelos professores em sala de aula relacionadas ás tecnologias, e fazer um levantamento sobre o uso desses recursos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido foram abordados os recursos de mídia do ambiente escolar em uma escola de ensino fundamental. A escola Municipal Prof. Hilton Nunes está localizada em Grajaú Maranhão, os recursos tecnológicos como Datashow, internet e aparelhos de multimídias utilizados na escola são de suma importância no processo de ensino, pois diversas atividades podem ser realizadas empregando esses recursos, tornando as aulas mais atrativas e interessantes. Quando se insere recursos novos e modernos em prol da melhoria da educaçãodentro da sala de aula, torna-se perceptível um maior interesse por parte dos alunos nos conteúdos abordados, a motivação em querer aprender renasce e a aula torna-se muito mais produtiva e eficaz, comparado aos métodos tradicionais. A tecnologia está presente em todas as áreas da sociedade, por tal fato podemos utilizá-la como recurso pedagógico e como uma ferramenta integrativa para auxilio do professor no processo de mediação do ensino de ciências dentro do ensino fundamental, possibilitando a transmissão dos conteúdos de maneira lúdica nas disciplinas de diversas áreas, com uso de poesias, filmes, músicas, entre outros. A criatividade se torna uma importante aliada nesse processo de integração de recursos tecnológicos/pedagógicos, desse modo as tecnologias dentro da escola facilitam a aproximação entre professor e aluno e ajudam a desenvolver suas capacidades cognitivas de relacionarem os saberes teóricos e práticos, evoluindo todos os envolvidos neste processo.Vale ressaltar que o ensino de ciências é dinâmico, isso implica dizer que com o passar dos anos ele vai sofrendo modificações que dependem de fatores políticos, sociais, culturais e também tecnológicos. Em todos os aspectos o processo de evolução só ocorre a partir das mudanças, por isso hoje a tecnologia é usada como recurso pedagógico para a educação. Através dela o ser humano já mudou diversas formas de realizarmos várias atividades como, por exemplo: o queconsumimos; o que produzimos; como interagimos e como exercemos a cidadania e todos esses fatores influenciam direta ou indiretamente na maneira de ensinar e aprender.O livro é um recurso tradicional importante para o conhecimento do aluno, porém às vezes se torna demorado e cansativo, e se não for preservado com os devidos cuidados pode ser perdido. Em contrapartida, o uso das tecnologias disponibiliza acesso a várias fontes de dados de maneira rápida e prática.Para facilitar a compreensão da integração da área de ciências da natureza, a BNCC traz uma estrutura de organização que é composta por competências de áreas específicas das ciências naturais, somando aos procedimentos de investigação o que se reflete nas unidades temáticas que são: matéria, energia, vida, evolução, terra e universo.

Material e métodos

Essa pesquisa apresenta-se em forma de estudo de caso, onde se percebeu a necessidade de aprofundamento na relação entre o uso das tecnologias e a forma de aprendizagem dos alunos por meio dela, através de convivência diário na escola Prof. Hilton Nunes com os alunos do 6 ano do ensino fundamental por alguns graduandos do curso de licenciatura em ciências naturais que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid). Durante aproximadamente seis meses foram realizados alguns questionários orais informais, tanto aos professores quanto aos alunos com relação a opnião deles sobre o uso das tecnologias em sala de aula, as devidas anotações foram realizadas durante todas as aulas que o acadêmicos estiveram observando.

Resultado e discussão

Um ponto importante que a BNCC explicita, são os procedimentos investigativos, a intencionalidade do uso de toda área de conhecimento das ciências da natureza, e de conhecimento sobre o processo de investigação no ensino de ciências, que traz a construção de desafios e o questionamento do seu cotidiano, bem como o levantamento de dados, à análise do tratamento desses dados, a comunicação dos resultados obtidos durante o processo de investigação, as intervenções necessárias para solucionar questões e modificar o meio em que vive, e contribuir com o desenvolvimento da sociedade, pois é importante considerar os procedimentos investigativos. Os estudantes desenvolvem progressivamente atividades que envolvem cooperação e um trabalho coletivo para que eles apresentem as habilidades de modo a compartilhar as intervenções e resolução de problemas. Também é importante destacar que o ensino de ciências quando estabelece o procedimento investigativo, não está atrelado a atividades que sejam realizadas somente em sala de aula na ação docente. Como deve ser os procedimentos e atividades envolvidos nas experiências de aprendizado? É importante estimular continuamente o interesse e a curiosidade científica dos alunos, oportunizando as definições-problema, levantamento de dados e compartilhamento de ideias sobre os resultados alcançados, e atividades que promovam comunicação e interação entre todos os estudantes. Desse modo cabe ao professor o papel de ensinar a utilizar de maneira construtiva e educativa o uso das tecnologias, e também a grande responsabilidade de repassar o conhecimento apresentando soluções de problemas sociais, pessoais, étnicos, culturais e políticos através do ensino de ciências, pois somente desta maneira é possível despertar a criticidade dos alunos, inserindo-os dentro da realidade do seu cotidiano e do ambiente escolar, tornando-se assim as ciências técnicas aliadas tanto do professor no processo de ensino, quanto do aluno no processo de cidadania. O uso das tecnologias é de suma importância como aliado do professor na forma de repassar conhecimentos clássicos e científicos de maneira lúdica e atraente, melhorando a interpretação de informação dos alunos, reduzindo a evasão escolar; incentivá-los a utilizar tablets, smartphones e outros recursos como fonte de pesquisas para auxiliar na resolução de trabalhos escolares, etc; propiciar um ambiente de inclusão e interatividade entre os alunos através desses recursos que podem trazer uma educação mais inclusiva com tecnologias adaptadas; auxiliar o educador na organização de planos de aulas, planejamentos e guardar informações.

Conclusões

A tecnologia tem o poder de trazer uma nova maneira de ver o mundo, dela podemos usufruir com apenas um clique e abrir um novo universo, é o impacto de uma realidade da qual não podemos fugir, que nos torna meros espectadores de um espetáculo que nos mostra a beleza de algo tão grandioso, mas que “cabe em nossas mãos”. É um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visa a resolução de problemas facilita os meados do caminho da educação. A tecnologia deve ser um instrumento para facilitar e desenvolver o ensino dentro e fora da sala de aula, oprofessor com o papel demediador da educação deve ter consciência da importância de seu uso, todavia deve acima de tudo saber como utilizá-la. É imensurável como a ela pode ser importante no processo de ensino-aprendizagem seutilizada corretamente, e seu uso não se limita apenas em ampliar as possibilidades de ensino, mas também em promover constantemente a evolução cultural da sociedade civil. No entanto, os recursos tecnológicos não devem ser utilizados pelo professor como a única, ou mais essencial e melhor opção de ensino, pois existem inúmeras ferramentas que proporcionam o ensino e o crescimento do educando, fazendo assim uma ponte entre as múltiplas formas de ensinar. Devendo ser utilizados apenas como uma ferramenta complementar e integrativa quando as outras ferramentas não forem capazes de ensinar ou forem insuficientes no aprendizado. Conclui-se que o programa institucional de bolsas de iniciação a docência da Universidade Federal do Maranhão campus Grajaú proporciona uma convivência dentro do âmbito escolar que possibilita uma real percepção dos desafios e soluções através do uso das tecnologias da informação(TIC’S).

Agradecimentos

Referências

AGUIAR*, Eliane Vigneron Barreto. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem. 2008. Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/outros/Aguiar_Rosane.pdf>.Acesso em: 11 fev. 2019.
BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
CIÊNCIA & ENSINO: Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Brasília: Ifsp-instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Brasil, v. 1, 2017. Disponível em: <http://200.133.218.118: 3535/ojs/index.php/cienciaeensino/article/viewFile/149/120>. Acesso em: 18 de mai. De 2019.
CRISE NO ENSINO DE CIÊNCIAS? Namur, Belgium: Facultés Universitaires de Namur, v. 8, n. 2, 2003.
FOUREZ, Gérard. Crise no ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre – Instituto de Física da UFRGS, v.8, n.2, ago., 2003.

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