CORRIDA PERIÓDICA - UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O CONTEÚDO TABELA PERIÓDICA NO ENSINO MÉDIO

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Lobato, C.C.F.M. ((IFPA - CAMPUS BELÉM)) ; Souza, R.B.P. ((IFPA - CAMPUS BELÉM)) ; Oliveira, J.S. ((IFPA - CAMPUS BELÉM)) ; Corrêa, S.M.V. ((IFPA - CAMPUS BELÉM))

Resumo

Este trabalho consistiu em utilizar um jogo lúdico, buscando facilitar e auxiliar no ensino de maneira diferenciada e agindo como reforçador, permitindo a interação dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem sobre o ensino de distribuição eletrônica e das propriedades periódicas. Ocorreu no âmbito do PIBID para duas turmas do 1° ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFPA Campus Belém, à qual foi aplicada uma atividade lúdica baseada em um jogo de trilha, com o conteúdo Tabela Periódica. A partir da análise de questionários aplicados ao final das atividades, apontamos resultados satisfatórios que mostraram eficácia do jogo para a utilização em sala de aula, no sentido de estimular os alunos a solucionarem situações-problemas no ensino de Tabela Periódica.

Palavras chaves

Jogo Lúdico; Classificação Periódica; Ensino de Química

Introdução

A Tabela Periódica é, sem dúvida, uma das maiores e mais valiosas invenções científicas voltadas para a humanidade. O conhecimento atual das propriedades dos elementos químicos nos permite reuni-los em cinco grupos diferentes: metais, ametais, semimetais, gases nobres e hidrogênio (Fonseca, 2016). No entanto, considerando as principais propriedades químicas e as características físicas das substancias simples que eles formam, se tornam um valioso instrumento didático no ensino da Química. Entretanto, o ensino de Química tem se reduzido à transmissão de informações, definições e leis isoladas, sem qualquer relação com o cotidiano do aluno, exigindo deste quase sempre a pura memorização, restrita a baixos níveis cognitivos. Além disso, reduz-se o conhecimento químico a fórmulas matemáticas e à aplicação de “regrinhas”, que devem ser exaustivamente treinadas, supondo a mecanização e não o entendimento de uma situação-problema. Em outros momentos, o ensino atual privilegia aspectos teóricos, em níveis de abstração inadequados aos dos estudantes (BRASIL, 2002). Segundo Ferreira et al (2016) no geral, os professores encontram dificuldades em ensinar a Tabela Periódica a seus alunos e estratégias de ensino são desenvolvidas para a construção do aprendizado. Nestes casos, as estratégias têm por objetivo alcançar melhores resultados do que aqueles obtidos com a abordagem tradicional no ensino da Tabela Periódica, que frequentemente apela para técnicas de memorização sobre as propriedades periódicas. Porém, o fracasso desta forma de abordagem nem sempre é reconhecido por professores que, atuando como detentores do conhecimento, relatam a falta de interesse dos alunos sobre um importante feito histórico e que representa uma grande realização da humanidade. Com o objetivo de mudar a metodologia tradicional, possibilitando uma visão mais atrativa da Tabela Periódica, foram elaborados roteiros de aulas diversificadas, a fim de tornar o conteúdo mais acessível aos alunos no processo de ensino e aprendizagem, em assuntos considerados de difícil compreensão dos discentes, para que possam ser ministrados de forma dinâmica e divertida, propiciando aos alunos maior estímulo, despertando maior curiosidade em aprender os assuntos trabalhados. Nessa direção, os jogos didáticos surgem como uma alternativa, pois incentivam o trabalho em equipe e a interação aluno-professor; auxiliam no desenvolvimento de raciocínio e habilidades; e facilitam o aprendizado de conceitos (VYGOTSKY, 1989). Corroborando Fialho (2011) quando aponta que a exploração da função lúdica do jogo pode vir a ser uma técnica facilitadora na elaboração de conceitos, no reforço de conteúdo, tronando-se a energia propulsora para a construção e sedimentação do conteúdo. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um jogo lúdico como uma atividade alternativa, realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em turmas do 1° ano do ensino técnico integrado ao ensino médio, para o conteúdo Tabela Periódica. A presente proposta apontou que atividades simples, de fácil replicação e realização são capazes de contribuir positivamente para o processo de ensino- aprendizagem dos alunos, agindo como reforçador de um conhecimento previamente adquirido durante as aulas ministradas pelo professor.

Material e métodos

A tarefa foi aplicada em duas turmas, num total de 52 alunos do 1° ano do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, no qual foi designado dois alunos pertencentes ao PIBID, que desempenharam papel relevante para a realização da atividade. Apresentou-se o jogo lúdico aos alunos após o término do assunto abordado pelo professor. Dessa maneira, o jogo foi utilizado para aprendizagem e fixação do conhecimento. O jogo lúdico desenvolvido foi baseado no jogo de trilha, sendo composto por um tabuleiro, 16 cartas perguntas, 50 cartas com o símbolo da eletrosfera, 4 pinos de cores distintas e um dado (figura 1). Todos os designs do jogo foram confeccionados em um programa de design gráfico chamado Corel Draw®. O tabuleiro possui o formato de 297 mm x420 mm, como também possui 46 casas no total das quais 13 casas brancas, 16 casas numeradas e 16 casas com eletrosferas. As cartas perguntas possuem as dimensões de 8cm x 5,5cm, com uma pergunta contendo três alternativas, sendo uma correta. As cartas com o símbolo da eletrosfera têm o formato de 3cm x 3cm. O dado possui 6 faces das quais quatro são numeradas de 1 a 4. Quanto as outras duas, uma tem indicado “pegue uma eletrosfera” e a outra face “perdeu sua vez”. Os pinos são de cores distintas e representam cada equipe. Para iniciar o jogo, cada participante, com o pino posicionado no início, lança o dado para identificar quem iniciará a atividade, em conformidade com a pontuação adquirida do maior para o menor. Os pinos devem ser movimentados com base no número de pontos e deverá ser movido entre as casas, podendo passar por cima ou ocupar a mesma casa que outro pino esteja ocupando. O objetivo é o participante ir acertando as perguntas contidas nas cartas e obter a maior quantidade de cartas eletrosfera para ganhar o jogo. Sempre que o participante errar uma pergunta, voltará uma casa. Para aplicação do jogo, os alunos foram divididos em grupos entre 4 e 5 componentes, sendo que um componente do grupo deveria jogar o dado e o restante responder à pergunta. Após a realização da atividade, os estudantes responderam a um questionário com 6 perguntas. Os alunos responderam as cinco primeiras perguntas apenas assinalando um número em uma escala de 0 a 10 e na sequência responderam a sexta pergunta referente a uma sugestão para o jogo lúdico no qual procurou-se avaliar a função motivacional e educacional do jogo lúdico. Com as seguintes perguntas 1ª- Seus professores de química utilizam metodologias alternativas durante suas aulas?; 2ª- A utilização desta metodologia alternativa lhe agradou?; 3ª- Estudar o assunto Tabela Periódica a partir deste jogo despertou seu interesse e/ou curiosidade pelo conteúdo?; 4ª- Exercitar o conteúdo com jogos dinâmicos, que estimulam a interação entre a turma, lhe agrada?; 5ª- O jogo é intuitivo e de fácil utilização? e a 6 ª- Que sugestão você daria para melhorar este jogo?

Resultado e discussão

Considerando o real objetivo do trabalho, os resultados do questionário de avaliação (figura 2) revelou considerações para o ensino de química. Diante disso, na primeira pergunta, “Seus professores utilizam metodologias durante suas aulas?”, se constatou que o percentual de 57,9% dos alunos teve professores que utilizaram jogos lúdicos no ensino de química. Este valor constata que realmente poucos docentes utilizam metodologia lúdicas no ensino. A aplicação de jogos lúdicos tem por finalidade a busca de melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem, além de propiciar maior dinamismo as aulas e a incentivar interesse e motivação dos alunos, que são aspectos necessários para permitir um aprendizado mais eficiente diante do conteúdo abordado em sala de aula. Analisando o quesito que busca saber a quantidade de alunos gostaram da metodologia de aprendizado através da utilização do jogo lúdico, a segunda pergunta, “A utilização desta metodologia alternativa lhe agradou? Observou-se 84,6% dos alunos gostaram da atividade, confirmando que os mesmos gostaram de praticar seus conhecimentos através do jogo lúdico; Com relação à terceira pergunta: “Estudar a Tabela Periódica a partir deste jogo despertou seu interesse e/ou curiosidade pelo conteúdo?”, notou-se que 73,8% dos alunos responderam que o jogo despertou o interesse pelo conteúdo de Tabela Periódica e distribuição eletrônica, demostrando que os jogos lúdicos podem despertar o interesse e/ou curiosidade pelo conteúdo abordado, conforme observado durante a aplicação, no qual os alunos mostraram uma disposição diferente com demonstração de dúvidas para o conteúdo e um maior entusiasmo para soluciona-las. Analisando a interação entre os alunos no emprego do jogo lúdico nas turmas, a quarta pergunta, quis saber se “Exercitar o conteúdo com jogos dinâmicos, que estimulam a interação entre a turma, lhe agrada?” observou-se que 89,0% dos alunos são favoráveis em exercitar os conteúdos da disciplina com jogos dinâmicos que ajudam na interação da turma, além de explorar o conteúdo abordado, o trabalho em grupo possibilita maior interação entre os alunos e a troca de experiências, permitindo a capacidade afetiva e as relações interpessoais. Importante destacar que a aplicação do jogo buscou não apenas facilitar na compreensão de conceitos, distribuição eletrônica e das propriedades periódicas como: raio atômico, energia de ionização, eletronegatividade e eletroafinidade, como também atrair o aluno para um aprendizado autônomo, na intenção que isso ocorra, a tarefa de jogar necessita ser intuitiva para que a aplicação ocorra de maneira dinâmica. Com a finalidade de verificar se este seguimento está presente no jogo, a quinta pergunta buscou saber se “O jogo é intuitivo e de fácil utilização?”, notou-se que 85,8% dos alunos acharam o jogo intuitivo e de fácil utilização a qual permitiu a interpretação de que o jogo se mostra de fácil compreensão através de sua interface e funcionalidade. De maneira objetiva, que permita ao aluno manifestar sua opinião em relação ao jogo lúdico, a sexta pergunta buscou saber “Que sugestão você daria para melhorar este jogo? Mais de 36% relataram como sugestão de que o jogo deveria “possuir uma quantidade maior de perguntas”, demostrando o interesse desses alunos na obtenção de maiores conhecimentos sobre o conteúdo abordado através da realização desta atividade.

Figura 1

Jogo Lúdico Corrida Periódica.

Figura 2

Porcentagem das 5 perguntas objetivas marcadas pelos alunos.

Conclusões

A aplicação do jogo lúdico mostrou-se bastante relevante para reforçar o conteúdo abordado, de modo a identificar pontos nos quais os alunos demonstraram maiores dificuldades, como por exemplo, a configuração eletrônica do cátion ferro II (Z=26) é? Esses questionamentos puderam ser sanados ao longo do jogo e da explicação das respostas. Além disso, estimular os discentes a buscar novas estratégias cognitivas para solucionar os problemas relacionados a distribuição eletrônica e das propriedades periódicas, também despertou nos alunos a socialização e a solução dos problemas em grupo, no qual discutiam as respostas entre si, afim de chegar numa conclusão concisa e aceita por todos. Com base nos resultados alcançados no decorrer da aplicação da atividade, foi possível constatar as ideias iniciais acerca da importância de uma metodologia alternativa durante o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo Tabela Periódica. A contribuição pedagógica do jogo foi observada através de questionários de avaliações dos alunos e seus resultados apontaram a eficiência deste método como ferramenta didática no ensino de química.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetro curricular de ensino médio - conhecimentos de química. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acessado em: 14 de abril de 2019.

FERREIRA, L. H; CORREA, K. C. S; DUTRA, J. D. L. Análise das estratégias de ensino utilizadas para o ensino da Tabela Periódica. Revista Química Nova Escola. São Paulo, SP. vol. 38, N° 4, p. 349-359, nov. 2016

FIALHO, N. N.; Jogos no Ensino de Química e Biologia, 2ª ed., Curitiba: Ibpex, 2011. (Coleção Metodologia do Ensino de Química e Biologia, v. 8).

FONSECA, Martha Reis Marques da. Química. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2016, p.182

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

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