LAVOiSiER: desenvolvendo um aplicativo para o ensino da Química Inorgânica

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Paiva, F.M. (INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA) ; Barbalho, D.S.T. (INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA)

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever as etapas percorridas para o desenvolvimento de um app voltado ao ensino da Química Inorgânica construído a partir da plataforma App Inventor. Inicialmente, para melhor entendimento do tema “Aplicativos no ensino da Química”, apresentou- se reflexões acerca do uso destes softwares em sala de aula. Na sequência, a revisão literária dirigiu seu foco para a apresentação da plataforma livre App Inventor. Por fim, descreveu-se as etapas percorridas para a construção do LAVOiSiER - Química Inorgânica. Em função dos resultados obtidos, depreende-se que o app terá grande aplicabilidade na educação em Química, podendo ser baixado gratuitamente por qualquer estudante que deseje conhecer melhor este maravilhoso ramo da Ciência de maneira gratuita e universal.

Palavras chaves

Aplicativo; Ensino ; Química Inorgânica

Introdução

A Química é a ciência que estuda a matéria, suas transformações e as energias envolvidas nesses processos. Seus conhecimentos estão baseados em observações e experimentos a partir dos quais se constroem seus princípios, leis e teorias (BUONFIGLIO, 2011). Sem a atividade dos químicos de todas as épocas, algumas conquistas espetaculares jamais teriam acontecido, como os avanços no tratamento de doenças, a exploração espacial e a revolução técnico-científico-informacional (ZUCCO, 2011). Graças à Química, o nosso mundo tornou-se um lugar mais confortável para se viver. Nossos carros, casas e roupas transbordam criatividade química. Um mundo sem a ciência Química seria um mundo sem materiais sintéticos, sem aspirina ou detergentes, shampoo ou pasta de dente, sem cosméticos, contraceptivos ou papel. Enfim, sem o desenvolvimento proporcionado pela Química, podemos dizer que a vida, hoje, seria extremamente difícil, penosa e angustiante (ZUCCO, 2011). A Química representa uma das ciências que mais contribuem para o avanço tecnológico da humanidade. Desse modo, é imprescindível que a formação escolar passe pelo estudo de seus conteúdos, que estão inseridos nas mais diversas áreas da nossa vida cotidiana (COLINVAUX, 2000). Ademais, é extremamente importante buscar metodologias alternativas que auxiliem no processo de aprendizado dos alunos, principalmente porque a geração que está atualmente nas escolas é a chamada Geração Z (de zapear/zap), que se caracteriza por ser dinâmica e inovadora. Segundo Siqueira (2012), a Geração Z é representada por jovens que estão sempre conectados à internet e fazem tudo de maneira muito rápida, convivem com a tecnologia diariamente e realizam diversas tarefas ao mesmo tempo. Esses adolescentes da Geração Z necessitam de novos métodos de ensino, atualizados e voltados aos seus interesses. Não há como seguir as mesmas metodologias. A necessidade de inovação é urgente. A incorporação das TIC no ambiente escolar proporciona o enriquecimento na educação em Ciências, tornando o ensino mais interessante, autêntico e relevante. Além de permitir momentos de interação, colaboração e comunicação, a Tecnologia de Informação e Comunicação melhora o empenho dos alunos, auxiliando no aprendizado e nos resultados das avaliações (MARTINHO e POMBO, 2009). Locatelli, Zoch e Trentin (2015) defendem que a Química é uma ciência experimental com alguns conteúdos abstratos, de difícil entendimento e visualização. Assim, a utilização das TIC pode auxiliar na compreensão e aprendizagem dos estudantes. Dentro das ferramentas de TIC disponíveis, o uso de aplicativos permite uma possibilidade a mais, um meio de aprendizagem com interação entre os estudantes, que podem incrementar o ensino dentro e fora da sala de aula, por meio de jogos, exercícios, vídeos e e-books (NICHELE e SCHLEMMER, 2014). Nesse contesto, este artigo tem por objetivo apresentar as etapas percorridas para o desenvolvimento do LAVOiSiER, um aplicativo voltado ao ensino da Química Inorgânica construído a partir da plataforma App Inventor.

Material e métodos

Para a consecução do presente trabalho, realizou-se, inicialmente, uma revisão da literatura acerca do tema “Uso de dispositivos móveis e aplicativos no ensino da Química”. Em um segundo momento, foram selecionadas e avaliadas aplicações móveis voltadas ao estudo da Química (compatíveis com o sistema Android), ocasião em que foram escolhidos os dez melhores apps disponíveis na Play Store, tomando-se por base a metodologia desenvolvida pela pesquisadora. Na sequência, foi conduzido um estudo de campo com o objetivo de analisar a percepção de professores e alunos do ensino médio quanto à adequabilidade dos dez aplicativos selecionados. Por fim, com base no feedback fornecido pelo público-alvo da pesquisa, foram identificadas as características mais desejáveis nos apps selecionados, o que forneceu os elementos necessários para a construção do aplicativo LAVOiSiER – Química Inorgânica a partir da plataforma App Inventor. O App Inventor é uma linguagem visual de programação voltada à construção de aplicativos baseados no sistema operacional Android desenvolvida conjuntamente pelo Google e Massachusetts Institute of Technology (MIT). A plataforma possui um ambiente de criação alicerçado em blocos, que possibilita aos usuários criar apps que incorporem serviços baseados na web, comunicação com redes sociais, leitura de códigos de barra, interação com sensores de orientação e geolocalização e funcionalidades como text-to- speech e reconhecimento de fala (Wolber at al, 2011). Inspirado nas linguagens Logo e Scratch, o App Inventor propicia um ambiente de aprendizagem apoiado no construcionismo, o que permite ao usuário desenvolver aplicações à medida que descobre novas possibilidades, tornando o aprendizado mais lúdico. Segundo Wolber at al (2011), esta linguagem foi projetada com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de apps por leigos, bem como tornar o estudo dos fundamentos da computação mais atraente. A criação de aplicativos com o App Inventor é bastante intuitiva e não exige conhecimento prévio em programação. Além disso, os aplicativos criados podem ser utilizados em quaisquer dispositivos equipados com o sistema operacional Android. O site oficial do App Inventor (MIT, 2012) dispõe de uma ampla variedade de materiais de estudo e referência, que abrangem desde a instalação e criação do primeiro aplicativo até tutoriais e respectivos 'códigos' criados por professores e estudantes de várias instituições, além de diversos relatos de experiência de uso da plataforma nos mais variados contextos. Atualmente, o App Inventor também dispõe do MIT App Inventor Community Galery, um repositório de aplicativos desenvolvidos por usuários de todo o mundo, onde é possível interagir com outros desenvolvedores, realizar downloads dos blocos de código e dos aplicativos criados. Há ainda uma competição anual que premia os autores dos melhores aplicativos desenvolvidos a partir da plataforma.

Resultado e discussão

Como citado anteriormente, a metodologia aplicada neste projeto permitiu identificar os pontos fortes e fracos, bem como as principais vantagens e desvantagens dos principais apps disponíveis na internet. A partir dessas informações, elaborou-se o projeto básico do LAVOiSiER – Química Inorgânica. Para a construção do app, optou-se por adotar um layout que contemplasse cores e caracteres similares aos utilizadas no logo do FABIN – Fábrica de Ideias Inovadoras, programa educacional que patrocinou o Projeto LAVOiSiER. O logo do LAVOiSiER foi construído utilizando-se o programa gratuito de edição de imagens GIMP. Na interface principal do aplicativo foram inseridos os ícones Teoria, Prática, Jogos e Informações associados a símbolos que remetem facilmente ao conteúdo abordado. Os símbolos dos ícones Teoria, Prática, Jogos e Informações também foram construídos utilizando-se o programa gratuito de edição de imagens GIMP. Na Tela 2, foram inseridos os ícones relacionados às diferentes metodologias em que os conteúdos (Teoria) são apresentados ao usuário: E-book, Videoaula e Mapa Mental. Na construção das Telas 3 e 4, os ícones relacionados à Teoria (Ácidos, Bases, Óxidos e Sais) foram integrados a e-books armazenados em nuvem (Google Drive). Essa metodologia torna o app mais leve e possibilita que o conteúdo seja baixado (armazenado) diretamente no dispositivo móvel do usuário, permitindo seu acesso off-line, ou seja, mesmo que não haja internet disponível. Na Tela 5, as videoaulas sobre Ácidos, Bases, Óxidos e Sais foram integradas ao YouTube também com o objetivo de tornar a aplicação mais leve. Para a elaboração das videoaulas foi utilizada a plataforma Powerpoint 2013 (modo apresentação de slides - formato ppsx). A intro (vinheta) que inicia todas as videoaulas foi baixada gratuitamente do site Top Free Intro e adaptada pela pesquisadora. A Tela 6, um desdobramento do ícone “Prática” da interface principal, apresenta ícones que remetem a exercícios resolvidos e de fixação que têm por objetivo proporcionar ao usuário a aplicação e a fixação dos conteúdos estudados, direcionando e auxiliando o aluno em seus estudos. Ao clicar nesses ícones, o usuário é direcionado para as telas 7 e 8, respectivamente, nas quais poderá selecionar em quais temáticas da Química Inorgânica deseja exercitar seus conhecimentos (Ácidos, Bases, Óxidos e Sais). O ícone ‘Jogos’ da interface principal direciona o usuário para a Tela 9, que apresenta duas opções de desafios lúdicos voltados ao estudo da Química Inorgânica: o Racha Cuca e o Quiz ENEM. Ao selecionar o jogo, o usuário é conduzido para a página da Play Store onde está armazenado o app, que deverá ser baixado e instalado no dispositivo móvel. O jogo Racha Cuca é um quiz de perguntas simples no qual o estudante tem 30 segundos para escolher a resposta correta dentre quatro alternativas disponíveis. O principal objetivo deste jogo é fixar conhecimentos acerca de noções básicas e fundamentos da Química Inorgânica. O jogo Quiz ENEM não é cronometrado e traz questões de Química Inorgânica mais elaboradas que as apresentadas no Racha Cuca, retiradas de provas do Exame Nacional do Ensino Médio de anos anteriores. O objetivo deste jogo é proporcionar ao usuário um parâmetro confiável do nível de aprendizagem obtido na preparação para a realização do ENEM. Por fim, o ícone ‘Informações’ da interface principal do LAVOiSiER encaminha o usuário para a Tela 10, que apresenta os dados gerais sobre o aplicativo.

Interface principal do aplicativo LAVOiSiER – Química Inorgânica

Interface principal do aplicativo LAVOiSiER – Química Inorgânica.

Interfaces dos jogos Racha Cuca e Quiz ENEM

Interfaces dos jogos Racha Cuca e Quiz ENEM.

Conclusões

O presente estudo teve por objetivo apresentar as etapas percorridas para a construção do LAVOiSiER - Química Inorgânica, uma aplicação móvel desenvolvida a partir da plataforma App Inventor gratuitamente. Em função dos resultados obtidos nos primeiros testes realizados, depreende- se que o aplicativo LAVOiSiER terá grande aplicabilidade na educação em Química. Seus potenciais usuários serão alunos e professores do ensino médio e fundamental de escolas públicas de todo o Brasil, podendo ser baixado e utilizado gratuitamente por qualquer estudante que deseje aprender e conhecer melhor este maravilhoso ramo da Ciência de maneira simples, gratuita e universal. Ademais, a pesquisadora acredita que a metodologia aplicada neste projeto pode ser utilizada não somente para a construção de apps voltados ao ensino da Química, mas também em outros ramos da Ciência. Com a disponibilização do LAVOiSiER, espera-se contribuir efetivamente para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da Química Inorgânica, estimulando a incorporação de recursos tecnológicos nas atividades de sala de aula e compartilhando meios de diversificação das estratégias docentes para promoção da aprendizagem em Química. O LAVOiSiER estimulará a curiosidade, a iniciativa e a participação dos alunos; motivará a abordagem de novos conceitos, permitirá o desenvolvimento de competências no âmbito da comunicação, das relações interpessoais, da liderança, da cooperação e do trabalho em equipe, e ainda poderá avaliar o nível de aprendizagem dos alunos. Enfim, supõe-se que o aplicativo LAVOiSiER – Química Inorgânica oferecerá o estímulo e o ambiente propício para o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos da Geração Z e permitirá ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas ativas de ensino, mostrando aos estudantes uma nova maneira - lúdica, prazerosa e participativa - de se relacionar com a Química, o que ocasionará invariavelmente maior apropriação dos conhecimentos envolvidos.

Agradecimentos

Referências

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MARTINHO, T.; POMBO, L.; Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais – um estudo de caso, Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 2, p. 527–538, 2009. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen8/ART8_Vol8_N2.pdf>. Acesso em: 21 maio 2019.
NICHELE, A. G.; SCHLEMMER, E. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de
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SIQUEIRA, R. N. Métodos de ensino adequados para o ensino da geração Z, uma visão dos discentes. Artigo do curso de especialização em administração da Universidade Federal de Mato Grosso. Disponível em: <http://livrozilla.com/doc/ 1192527/uma-vis%C3%A3o-dos-discentes--um-estudo>. Acesso em: 21 maio 2019.
TAVARES, R.; SOUZA, R. O.; CORREIA, A. O. Um estudo sobre a ‘TIC’ e o ensino da Química. Revista Geintec, São Cristóvão/SE, vol. 3, n. 5, pp. 155-167, 2013.
WOLBER, D.; ABELSON, H.; SPERTUS, E.; LONNEY, L. App Inventor: create your own apps. Sebastopol: O’Reilly, 2011.
ZUCCO. C. Química para um Mundo Melhor. Química Nova. Vol. 34, n. 5, p. 733, 2011.

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