IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DA PROMOÇÃO DE MINICURSO DE ANÁLISE DE QUALIDADE DA ÁGUA.

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

do Nascimento Costa, J. (UFRA - CAPANEMA) ; Costa Monteiro, G. (UFRA - CAPANEMA) ; de Medeiros Lima, N. (UFRA - CAPANEMA) ; Monteiro Cardoso, P. (UFRA - CAPANEMA) ; Williames dos Santos Silva, K. (UFRA - CAPANEMA) ; Santana Correa, J. (UFRA - CAPANEMA) ; Marques Teixeira, O. (EMBRAPA) ; Consolação da Silva Gonçalves, A. (EMBRAPA) ; Priscila da Costa Iglesias, J. (UFRA - CAPANEMA) ; Moreira de Sousa Junior, P. (UFRA - CAPANEMA)

Resumo

As problemáticas vivenciadas atualmente em especial as questões relacionadas aos recursos hídricos, tornam-se um importante veículo para a realização de atividades de iniciação científica. A realização de minicursos dentro do âmbito universitário têm se mostrado extremamente importante para o aprendizado daqueles que participam desse tipo de ação, tanto para os que estão na posição de educador, quanto de aprendizes. Partindo da necessidade da abordagem sobre esse assunto e suas aplicações práticas, foi desenvolvido e executado um minicurso, com propostas de práticas voltadas à análises físico-químicas e biológicas da água. O minicurso foi ministrado através de abordagem teórica e atividades práticas realizadas pelos próprios participantes,objetivando expandir os conhecimentos dos discentes

Palavras chaves

Iniciação Cientifica; Praticas em Laboratorio; Ensino e Aprendizagem

Introdução

As atividades de pesquisa no ensino superior constituem a melhor forma de introduzir os estudantes à futura prática científica, com isso, a iniciação científica coloca o aluno em contato com diferentes áreas do conhecimento com profissionais variados, fazendo com que amplie sua multidisciplinaridade, característica essa, fundamental no atual mercado de trabalho (TENÓRIO; BERALDI, 2010). Diante da pesquisa, uma atividade exercida constantemente no meio acadêmico que, por sua vez, está atrelada não só ao ensino, como também a extensão, se tornam fatores fundamentais a formação profissional. O ensino universitário tem como meta elevar o nível da cultura geral, estimular a investigação científica em qualquer competência dos conhecimentos humanos, bem como habilitar o exercício de atividades que necessitam do preparo técnico e científico superior, para a grandeza da Nação proporcionando o aperfeiçoamento da humanidade, com base no Art. 1° do Decreto 19.851 de 11 de e abril de 1931 (BRASIL, 1931). Tenório e Beraldi (2010), ainda comentam que as atividades de iniciação científica estimulam os alunos a serem pesquisadores, gerando novos conhecimentos, dando aos estudantes um maior senso crítico e ampliando sua visão. A produção de conhecimento é extremamente relevante na pós-modernidade, tornando a pesquisa um produto natural do amadurecimento do ensino, visando o aperfeiçoamento do conhecimento já existente, nascido da busca por soluções, tornando-a um exercício de maturidade científico-sociocultural (SLEUTJES, 1999). Nesse contexto, a extensão universitária trata-se de um conjunto de atividades, que podem ser realizadas através de programas e projetos que visam colocar em prática o que o aluno aprende em sala de aula, além de promover a multiplicação de conhecimentos e qualificação de cidadão e profissionais comprometidos com a realidade social (UFPEL, 2015). Fracalanza (2004), comenta em seu trabalho a importância da iniciação científica nas universidades, visto que, a mesma além da participação social, também contribui para a soluções de problemas, buscando mudanças de valores e comportamentos. Segundo Cunha (2013) é possível que a universidade venha a contemplar processos de desenvolvimento social, ambiental e político, podendo ser realizada através das atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo atividades não formais que permitam sair do ensino tradicional ainda vivenciado nos dias atuais. Santos (2016), cita que a abordagem tradicional ainda está muito enraizada no ensino e aprendizagem, a mesma consiste em situações onde o professor é o protagonista principal e o aluno torna-se apenas o receptor. Buscando maiores contribuições para a educação, ferramentas não tradicionais podem proporcionar um maior envolvimento do estudante, melhorando assim a captação dos conteúdos ministrados. As metodologias ativas com abordagem práticas estimulam o interesse do aluno, cabendo a ele o papel de observar, experimentar e levantar hipóteses, trazendo uma troca de conhecimentos entre professor e aluno, além de possibilitar o feedback dos alunos e auto avaliação (GRAÇA; SANTOS & VALADARES, 2017). A promoção de cursos, como atividade complementar, pode contribuir para a formação do discente, proporcionando-lhe a interação entre teoria e prática. Assim, como é citado por Pereira & Melo (2013), que o aprendizado se dá por meio de atividades que proporcionem a integração do conhecimento e habilidades do aluno. Diante do exposto e frente aos problemas encontrados no âmbito da sociedade em relação a qualidade dos recursos hídricos, esta pesquisa teve o objetivo de avaliar o nível de importância das atividades complementares de iniciação científica na educação superior, com enfoque nas análises de qualidade da água.

Material e métodos

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de avaliação desenvolvida no contexto do minicurso intitulado “Análise físico-química e biológica da água”, vinculado ao projeto AnalitCH em atuação na Universidade Federal Rural da Amazônia Campus Capanema. O minicurso foi realizado nos dias 03 e 04 de julho de 2019, no período de semana de integração do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, no laboratório de química pertencente à IES. O mesmo foi ministrado por discentes integrantes do projeto de pesquisa. O mesmo foi dividido em 4 etapas, onde a primeira baseou-se na parte teórica, confeccionando-se um roteiro textual, apresentando os conteúdos propostos, seguido de um cronograma de atividades, posteriormente foi elaborada uma apresentação com auxílio de datashow, com intuito de permitir um acompanhamento das atividades, os instrutores elaboraram um folder, onde o mesmo continha o cronograma dos trabalhos a serem realizados, houve a preparação do laboratório, bem como dos equipamentos de proteção individual e coletivo. Vale ressaltar que o equipamento utilizado para medir os parâmetros foi a sonda multiparâmetro da marca BANTE Instruments, modelo Bant900P. No segundo momento, foi proposta uma atividade prática que trouxesse interação entre a teoria vista em sala de aula com as problemáticas da realidade local. Os alunos foram divididos em 4 grupos, cada um designado a fazer coleta de água em pontos distintos, sendo esses pontos: rio, bebedouro da própria universidade, os dois últimos foram em residências próximas do local de realização do minicurso O terceiro momento os alunos foram encaminhados ao laboratório para realização das análises e no quarto momento foi onde os alunos tiveram a oportunidade de retornar as residências onde foram coletadas as amostras de água e, assim apresentar os resultados obtidos com as análises físico-químicas e biológicas. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado um questionário com 10 perguntas sendo 8 fechadas e 2 abertas, elaboradas pelos instrutores, com objetivo de captar as percepções dos alunos sobre a qualidade do mini curso e a metodologia utilizada na efetivação do mesmo. O modelo de resposta foi baseado na escala de Likert, no qual consiste em tomar um construto e desenvolver um conjunto de afirmações relacionadas à sua definição, para as quais os respondentes emitirão seu grau de concordância ou satisfação, tendo como opções de respostas: muito satisfeito, satisfeito, pouco satisfeito e não satisfeito (SILVA JÚNIOR; COSTA, 2014). Segundo Marconi e Lakatos (2016), o questionário é uma ferramenta de pesquisa eficaz constituído de varias perguntas, que coincide em coletar dados. A pesquisa foi aplicada ao final das atividades, onde cada aluno recebeu um questionário, a pesquisa é de cunho quali-quantitativo, que segundo Prodanov e Freitas (2013), na pesquisa quantitativa as informações são colocadas em tabelas ou organizadas, porém sempre serão traduzidas em números.

Resultado e discussão

Os resultados referentes aos parâmetros analisados foram socializados entre os participantes a fim de integrar a teoria e a pratica. Os parâmetros foram escolhidos pela sua importância em caracterizar a qualidade da água. Neste momento, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar o que entenderam a respeito dos assuntos abordados, dando ênfase nos resultados e associando os parâmetros obtidos com a realidade do local de coleta, esse momento proporcionou diálogo e o desenvolvimento crítico e cientifico do grupo. Com base nos resultados das análises os participantes tiveram a oportunidade de levar o retorno para os moradores das residências onde as coletas foram feitas. Puderam explicar um pouco do que resultou as coletas, bem como dar assistência sobre os cuidados ao ingerir a água no estado em que a mesma se encontrava e conscientizá-los da importância de filtrar e/ou utilizar hipoclorito de sódio para amenizar o risco de contaminação por doenças causadas pela ingestão de água. Ao final das atividade prática os participantes responderam um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas no intuito de avaliar o curso. A tabela 1 está descrita todas as perguntas de caráter fechado. Avaliando os questionamentos, foi possível observar na pergunta 1 que 60% dos alunos afirmaram está muito satisfeitos com o curso, sendo complementada pelas perguntas 2 e 3 que também obtiveram esse mesmo percentual, mostrando um grande nível de satisfação, demonstrando que a atividade foi bem recebida pelos alunos. Também houve resultado satisfatório quanto a experiência e o aprendizado obtido pelos participantes, tanto no contexto teórico quanto prático. No que diz respeito a pergunta de número 4, 70% dos participantes informaram está muito satisfeitos e nas perguntas 5 e 6 eles afirmaram está muito satisfeitos co uma porcentagem de 60%. Isso demonstra a importância da participação dos alunos em grupos de pesquisa, permitindo aos mesmos aprofundamento dos temas trabalhados em sala de aula e assim o maior domínio no momento de repassar o conhecimento em atividades como a que foi proposta. Com relação as perguntas 7 e 8, 60% dos participantes demonstram-se muito satisfeitos. Tal afirmação explicitou a importância do desenvolvimento de atividades práticas que possam contribuir para a capacitação do discente. Como se trata de um evento que ocorre em um curto período, não é possível abranger todo o conteúdo referente ao tema. Sendo assim, surge a importância de procedimentos avaliativos deste tipo, no qual buscou-se indagar o aluno sobre as perspectivas que foram alcançadas na realização do mini curso visto que, demonstra o grau de eficiência do evento executado. As perguntas abertas tiveram como objetivo primordial avaliar a subjetividade dos discentes participantes no que diz respeito aos seus anseios como aluno de graduação, assim como a importância da iniciação científica na sua formação acadêmica. Como o questionário era anônimo, foi possível constatar que a experiência acadêmica trazida pelo minicurso e a resposta positiva da atividade, como pode ser observado pelas transcrições dos relatos dos discentes. 9º Pergunta: O mini curso em geral conseguiu atingir seus objetivos e o que você mais gostou no evento? Resposta 1: “ Sim. Pesquisas em campo!” Resposta 2: “Sim, achei interessante conhecer , na prática, como funciona a temática ensino-pesquisa-extenção.” Resposta 3: “Sim, atingiu meus objetivos e adquiri muito conhecimento que eu ainda não tinha” Resposta 4: “Sim, gostei das práticas e dos resultados obtidos” Resposta 5: “Sim, o mais interessante foi conhecer a realidade dos moradores e do próprio campus” Resposta 6: “Sim conseguir conhecimentos adquirido do colif. Totais e-coli” Resposta 7: “Sim, gostei mais da prática que todos do grupo fez e participou , todos teve bastante conhecimento” Resposta 8: “Sim, pois possibilitou a coleta em tempo real e mais diversificador, além dos métodos de análise” Resposta 9: “Sim, a parte da identificação das análises físico químicas e biológicas” Resposta 10: Sim, gostei de tudo, pois aprendi muito” De acordo com Paiva (2003), esse feedback compreende a interação não só em ambientes virtuais como reação à presença ou ausência de alguma ação com o objetivo de avaliar ou pedir avaliação sobre o desempenho no processo de ensino-aprendizagem e de refletir sobre a interação de forma a estimulá-la, controlá-la, ou avaliá-la. Perante essa questão é fundamental que a investigação realizada vise, de modo geral, a melhoria do curso proposto. E nesse sentido é que a pergunta nº 10 se baseava, a busca pela melhoria do minicurso. 10º Pergunta: Na sua opinião existe algo a ser melhorado no mini curso, se sua resposta for sim comente o que poderia ser melhorado? As respostas mais relevantes: Resposta 1 : “Sim, As coletas deveriam ser em mais pontos. (rio e residências)” Resposta 2: “Atendeu as necessidades dos discentes; afim de possibilitar o conhecimento.” De modo geral, os relatos demonstraram a importância de ações de cunho científico dentro das IES, pois possibilita ao aluno um aprendizado de melhor qualidade e consequentemente a formação de profissionais mais preparados para a sociedade.

Tabela 1:

Relação das perguntas de caráter fechado do questionário.

Conclusões

A partir dos resultados obtidos desta ação prática do mini curso, pôde-se avaliar a relevância dos temas abordados no mesmo, como também, a troca e retorno dos alunos participantes com relação ao que eles esperavam do mini curso, possibilitando fazer modificações necessárias para que este possa atingir com mais eficácia os objetivos propostos. Mediante a explanação teórica, atividades práticas e aplicação do questionário avaliativo, observou-se um avanço no que diz respeito à fundamentação dos conhecimentos voltados a iniciação científica, principalmente por proporcionar aos alunos participação efetiva no desenvolvimento das atividades, tornando-os os verdadeiros protagonistas deste trabalho. Isso pode ser observado quando os participantes demonstraram maior interesse com as questões que foram abordadas no decorrer do curso. É de suma importância oferecer mais atividades práticas voltadas à iniciação científica, para obter maior envolvimento dos alunos, para isso, se faz necessário promover um ambiente de aprendizagem que trabalhe a teoria juntamente com atividades práticas.

Agradecimentos

Referências

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