ANÁLISE DA PRESENÇA DO TEMA ENERGIA DE BIOMASSA EM PROVAS DO ENEM

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Moraes, Y.M. (UFCG) ; Ferreira, J.F. (UFCG) ; Santos, J.C.O. (UFCG)

Resumo

Tendo em vista que a temática ambiental é importante e indispensável no ensino de química, este trabalho analisa de forma investigativa a presença da temática energia de biomassa nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) correspondentes aos anos de 2010-2017. Verifica-se que de acordo com a análise das provas, ocorre a abordagem da temática energia de biomassa apenas de forma discreta. Os temas ligados ao meio ambiente não devem ser descartados, pois são fundamentais para o futuro de cada ser vivo, visto que a educação ambiental são os processos por meio dos quais o ser humano e a coletividade criam valores sociais, competências, habilidades, atitudes e conhecimentos voltados para a preservação do meio ambiente.

Palavras chaves

Química do Cotidiano; Biomassa; Meio Ambiente

Introdução

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), através do censo da educação superior, em 2016, o Brasil chegou a ter um número de 2407 Instituições de Ensino Superior (IES)(BRASIL, 2017). Segundo Baroni (2010), para se ter acesso ao ensino superior, o sentido de democratização se vê pelo número expressivo de vagas que são ofertadas e que aumentou nos últimos quinze anos. Este avanço expressivo de vagas aconteceu pelo impulso da esfera privada, tornando ilimitada a vantagem dos cursos que são pagos sobre os que são gratuitos. Atualmente o Brasil possui um sistema de ingresso em Universidades que foi criado no ano de 1998 pelo Ministério da Educação, sendo usado inicialmente para avaliar a qualidade da educação nacional, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O ENEM teve sua segunda versão iniciada no ano de 2009, quando passou a aumentar o número de questões e utilizar a prova para substituir o antigo vestibular. A prova do ENEM é realizada anualmente e tem duração de dois dias, (contém 180 questões objetivas divididas em quatro grandes áreas) e uma questão de redação. Foi a primeira iniciativa de avaliação geral do sistema de ensino implantado no Brasil. Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a nota do ENEM é adotada como um único tipo de fase que é escolhida por universidades. Portanto, na atualidade o ENEM se torna o meio principal para o ingresso nas IES, sendo uma prova diferente dos vestibulares habituais aplicada pelas próprias instituições superiores, isso porque possui característica a transdisciplinaridade, que consiste em formular questões que dependem do uso de duas ou mais disciplinas aprendidas no ensino médio para obter sua resposta (SILVEIRA, 2015). Portanto, o êxito permanente de um sistema como o Sisu, que seleciona alunos para o ensino superior através da prova do ENEM só depende que essas provas sejam bem elaboradas, que apresentem questões consistentes com a avaliação das habilidades e competências indicadas para o Ensino Médio, além do mais, garante mais mobilidade entre os ingressantes. Considerando que a prova do ENEM seja um processo que seleciona futuros alunos para o ensino superior, e que ele possui questões que tem caráter e conhecimento científico, é essencial que a química do cotidiano esteja presente nesse exame, visto que a química, no geral, engloba todo o mundo material e também possui uma variedade de aplicações no processo ensino e aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, segundo Santos e Araújo (2018), é importante que o aluno, nos processos de ensino e aprendizagem, possa entender que a química não é uma disciplina terminada e acabada, e que o seu processo não ocorre de forma linear e acumulativa. A química é uma ciência em que está em pleno desenvolvimento e ao nosso redor são percebidos em acontecimentos comuns as suas diversas aplicações. Dessa forma ao abordar a química no cotidiano, é fundamental ensinar química de maneira contextualizada (CLEMENTINA, 2011). Quando se analisam as tecnologias de fontes energéticas alternativas renováveis, observa-se que somente a biomassa, utilizada em processos modernos com elevada eficiência tecnológica, possui a flexibilidade de suprir energéticos tanto para a produção de energia elétrica quanto para mover o setor de transportes. Quando produzida de forma eficiente e sustentável, a energia da biomassa traz inúmeros benefícios ambientais, econômicos e sociais quando comparados aos combustíveis fósseis. Esses benefícios incluem o melhor manejo da terra, a criação de empregos, o uso de áreas agrícolas excedentes nos países industrializados, o fornecimento de vetores energéticos modernos a comunidades rurais nos países em desenvolvimento, a redução nos níveis de emissões de CO2, o controle de resíduos, a reciclagem de nutrientes, entre outros (ARAÚJO; FORMENTON, 2012). Desta forma, tem se tornado imprescindível o estudo desta fonte de energia nas aulas de Química do ensino médio e, por conseguinte, a sua implementação nas avaliações do ENEM. Nesta direção, o presente trabalho visa contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, especialmente na disciplina de Química, evidenciando as mudanças ocorridas no processo seletivo no que diz respeito ao ingresso em universidades brasileiras, considerando a importância da inclusão da temática da energia de biomassa nas provas do ENEM, correspondentes aos anos de 2010 a 2017. Nesta oportunidade, realiza-se uma análise da presença do tema energia de biomassa, de forma a demonstrar sua potencialidade em articular conhecimentos químicos contextualizados integrados às questões das provas do ENEM. O presente trabalho tem como objetivo analisar de forma investigativa a presença da temática energia de biomassa nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio correspondentes aos anos de 2010-2017, considerando-se que é um tema de extrema importância na educação ambiental.

Material e métodos

O presente estudo se caracteriza dentro de uma abordagem de natureza qualitativa com interface na quantitativa. De acordo com Neves (1996), a pesquisa qualitativa não busca enumerar ou medir eventos, servindo para obter dados descritivos que expressam os sentidos dos fenômenos. A pesquisa quantitativa, segundo Fonseca (2002), se centra na objetividade, podendo ser auxiliada pela linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc. A utilização em conjunto da pesquisa qualitativa e quantitativa permite obter mais informações do que se poderia conseguir isoladamente. De acordo com esse pensamento é possível classificar esse pesquisa como uma pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2008). Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar as questões da prova de ciências da natureza e suas tecnologias do exame nacional do ensino médio - ENEM, onde cada caderno possui 45 questões e, no entanto, totalizando 450 questões analisadas, visto que foram 10 provas para análise, com a finalidade de selecionar as que abordavam a temática energia de biomassa. Portanto um dos principais focos do trabalho foram a análise qualitativa e quantitativa da presença da temática energia de biomassa nas referidas questões. A pesquisa foi realizada em provas do ENEM do ano 2010-2017. Essas provas estão disponíveis para consulta e downloads, tanto no site do INEP – MEC quanto nos mais diversos sites da internet. O site usado para consulta e download das provas do ENEM foi o portal do INEP, endereçado por: >http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos<. Esta pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa, foi feito um levantamento da quantidade de vezes que as questões formuladas voltadas para a temática energia de biomassa apareceu nas provas do ENEM do ano de 2010 a 2017. Na segunda etapa foi analisado se o ENEM atende as perspectivas propostas nos documentos legais (Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares para o Ensino Médio) que regem o ensino de química no que diz respeito ao uso de temas do cotidiano. Para tal pesquisa realizou-se essa investigação tanto no PCN como nas OCEM.Na terceira e última etapa da pesquisa foram verificadas e questionadas de forma qualitativa as questões elaboradas voltadas para o tema energia de biomassa nessas provas nos anos mencionados na primeira etapa. Nesta direção, esta pesquisa que tem por base analisar a presença do tema energia de biomassa no ENEM nos anos já mencionados, empregou uma metodologia pautada em um caráter investigativo e analítico, onde foram verificadas as questões de química e biologia elaboradas nas provas nesse período.

Resultado e discussão

A presente pesquisa destinou-se em identificar a presença de temas transversais nas provas do ENEM correspondentes aos anos de 2010-2017, com ênfase na temática energia de biomassa, permitindo fazer uma avaliação no que diz respeito a como estão sendo abordados os conhecimentos químicos nessas provas e também a sua conexão com a química do cotidiano para os futuros estudantes que irão ingressar em uma universidade.Nas diretrizes curriculares da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias está incluído alguns dos conteúdos/conceitos principais da Química, da Física e da Biologia, onde cada componente curricular tem suas variedades de conhecimentos e suas metodologias desejáveis para que um estudante ponha em atividade a sua cidadania e, com a atitude amadurecida de um futuro cidadão que busca com seriedade a verdade, tendo um pensamento mais crítico, que possa também entender, interpretar e participar ativamente das mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas de todo o universo em que está inserido. Analisando as questões ligadas a área de ciências da natureza e suas tecnologias nas provas do ENEM (2010-2017), nota-se uma presença favorável e discreta da química do cotidiano nessas questões envolvendo o tema energia de biomassa, conforme Tabela 1. De acordo com a análise das provas, teve-se a percepção de que as questões que estão inseridas no caderno da área de ciências da natureza e suas tecnologias abordam a temática energia de biomassa apenas de forma favorável e discreta, porém nota-se que mesmo assim a prova do ENEM mostrou relevância em colocar o tema em algumas questões, pois diante de vários conceitos que a química possui, esse tema foi distribuído nesses exames. Durante a análise constatou-se também que todas as questões que foram selecionadas de todos os anos (exceto 2012 que não foi selecionada nenhuma referente a temática energia de biomassa, mas que possui uma variedade de questões da química do cotidiano), percebeu-se a presença da química do cotidiano, bem como a temática energia de biomassa, visto que essa temática estava inserida, nas questões, tanto de forma direta como de forma indireta. Na prova do ENEM de 2012, foi possível observar que, apesar de não conter em nenhuma das questões a temática energia de biomassa, apresentou-se uma grande quantidade de conceitos que envolvem a química do dia a dia. Porém sabe-se que o tema energia de biomassa é um tema bastante relevante na atualidade e que precisa de mais destaque, isso porque falamos de energias que são limpas, energias que são renováveis e que possui muitas vantagens e poucas desvantagens, visto que também enriquece e contextualiza ainda mais os conceitos químicos abordados nas provas do ENEM, isso sem esquecer que no ensino de química (ensino médio) ou de ciências (ensino fundamental), é de suma importância que seja articulado em sala de aula.Na prova do ano de 2010, foram selecionadas duas questões que abordavam o tema a respeito da biomassa. Logo as questões contextualizavam sobre as vantagens que essa energia proveniente de combustíveis alternativos pode trazer para o meio ambiente e para o meio econômico. Na prova do ano de 2011, foram selecionadas seis questões com abordagens à temática energia de biomassa, logo se torna um número bem significativo de questões. As questões selecionadas possuíam uma variedade de assuntos importantes da Química, Biologia e Física. Nesses assuntos estavam envolvidos conhecimentos ligados a preservação do meio ambiente com uso de biocombustíveis de primeira geração ou biocombustíveis de material celulósico, efeito estufa fontes de energia alternativas etc. Portanto, a prova deste ano mostrou um número expressivo e qualificado de questões com o tema energia de biomassa e também com outros conhecimentos. Na prova do ano de 2013, foi selecionada apenas uma questão com este tema. A questão em si contextualizava sobre a química verde que é o projeto de produtos e processos químicos que reduzem ou eliminam o uso e geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao meio ambiente. Na prova do ano de 2014, duas questões foram selecionadas e marcadas como questões que abordavam o tema. Essa prova também continha uma questão que mencionava os biocombustíveis, exemplo do biodiesel, que é o combustível biodegradável, não tóxico e pouco poluente, produzido a partir de óleos vegetais extraídos de diversas matérias-primas, que pode ser usados em motores diesel. Na outra questão falava-se sobre a geração de energia através de resíduos ou lixos de aterros sanitários. Nas provas do ano de 2015, fazendo a junção das duas provas, primeira e segunda aplicação, foram selecionadas três questões no total. As questões nesta prova e também nas outras que foram analisadas mencionavam a temática de forma indireta, por exemplo, o tema energia de biomassa não era destacado de cara, mas que alguns conceitos que estão ligados a esse tema e se encaixam a ele estavam contextualizando as questões de forma que viéssemos a entendê-lo. Nas provas do ano de 2016, assim como nas provas de 2015, primeira e segunda aplicação, foi feito o mesmo, pois também houve a primeira e segunda aplicação. Portanto, nessas provas foram selecionadas, no total, cinco questões, visto que também seja um bom número de questões e mostra que o exame deu relevância mais uma vez a temática energia de biomassa, logo as questões que estavam inseridas nessas duas provas mencionavam vários conhecimentos da química. Na prova do ano de 2017, foi constatado que temas como energias renováveis (eólica, solar, biomassa, biocombustível, biogás, etc.) e eletricidade, estão presentes, assim, verifica-se que nesta questão se aborda tanto o cotidiano químico no geral, quanto a presença da energia de biomassa e outros temas importantes, mas que envolvem o meio ambiental. Nesta mesma prova, também foram constatados vários conhecimentos relevantes a temas inerentes a energias renováveis, funções químicas entre outros. Ou seja, a prova do ano de 2017 abordou apenas duas questões que inseriram a temática da energia de biomassa, mas no que se refere a conhecimentos variados da química do cotidiano em si, a prova de ciências da natureza, referentes a Química, abordou muitas questões relacionadas ao mesmo. De acordo com a análise de todas as provas do período de 2010-2017, referente às questões de química observou-se que as mesmas contêm conteúdos que estão ligados as principais áreas da química: química geral, orgânica, analítica, inorgânica, físico-química e ambiental. Assim sendo, foi possível observar que há um equilíbrio em relação ao número de questões que envolvem o tema energia de biomassa em todas as provas. Através dessa análise, é possível verificar que há, de fato, a possibilidade de inserir a temática energia de biomassa nas questões desse exame sem deixar de relatar na pergunta o conhecimento químico específico o qual se pretendeu abordar, visto que as questões são interdisciplinares e bem contextualizadas. No entanto, as questões de Biologia e Química eram as que continham relatos mais aprofundados da temática energia de biomassa, onde os principais temas abordados foram: Combustíveis provenientes da biomassa, Breves históricos de problemas ambientais, Biocélulas Combustíveis, Eletroquímica, Chuva ácida, Biodiesel, Fontes de energias renováveis, Hidrocarbonetos, Calor de combustão, Desmatamento e Química verde. Contudo, é importante entendermos que os documentos oficiais recomendam o uso de temas e conceitos que envolvem o meio ambiente, no ensino, onde os mesmos são apresentados como relevantes na aprendizagem do estudante. Estes temas favorecem o desenvolvimento de competências tais como: compreender a produção e o uso de energia em diferentes fenômenos e processos químicos e interpretá-los de acordo com modelos explicativos, avaliar e julgar os benefícios e riscos da produção e do uso de diferentes formas de energia nos sistemas naturais e construídos pelo homem e articular a química.

Tabela 1



Conclusões

Partindo do objetivo de analisar de forma investigativa a presença da temática energia de biomassa nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio correspondentes aos anos de 2010-2017, foi possível verificar que os assuntos que mais ganham ênfase nas provas do ENEM são referentes a temas atuais. Deste modo, notou-se uma presença favorável e discreta da química do cotidiano nessas questões envolvendo o tema energia de biomassa. Por isso, conclui-se que o ENEM nesta ocasião mostrou a relevância em colocar o tema em algumas questões, pois diante de vários conceitos que a química possui esse tema foi distribuído nesse exame de forma desejável. De acordo com a pesquisa realizada pode-se perceber que os assuntos abordados no ENEM, estão equilibrados no que diz respeito a temas do meio ambiente, pelo fato de algumas questões enfatizarem múltiplos conhecimentos que se tornam favoráveis para o aluno, visto que de acordo com vários autores que foram estudados e de acordo com documentos que regem o ensino, os mesmos enfatizam a “energia de biomassa”, como importante, pois a mesma possibilita ao aluno a compreensão do processo de elaboração de conhecimento. Portanto, é válido ressaltar que sendo o ENEM a maior forma de ingresso em universidades, é de fundamental importância que o mesmo continue a apresentar uma abordagem com temas transversais ligados ao meio ambiental dos conteúdos inseridos nas provas, sendo essa uma forma de reforçar os conteúdos abordados, mas também de distribuir mais conhecimento ao estudante. Os temas ligados ao meio ambiente não devem ser descartados, pois são fundamentais para o futuro de cada ser vivo, visto que a educação ambiental são os processos por meio dos quais o ser humano e a coletividade criam valores sociais, competências, habilidades, atitudes e conhecimentos voltados para a preservação do meio ambiente.

Agradecimentos

Referências

ARAÚJO, M. S. T.; FORMENTON, R. Fontes alternativas de energia automotiva no ensino médio profissionalizante - análise de uma proposta contextualizada de ensino de física em um curso técnico. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, V. 5, n. 1, p.33-61, 2012.
BARONI, J. M. B. Acesso ao Ensino Superior Público: realidade e alternativas. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. São Paulo-SP, 2010.
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2016. Brasília: Inep, 2017. Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 16 maio 2018.
CLEMENTINA, C. M. A Importância do Ensino da Química no Cotidiano dos alunos do Colégio Estadual São Carlos Do Ivaí de São Carlos do Ivaí-PR. Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF. São Carlos do Ivaí-PR 2011.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa.4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, uso e possibilidades. Cadernos de pesquisa em administração, v. 1, n. 3, 1996.
SANTOS, J. C. O.; ARAÚJO, V. K. S.The influence of teacher (Des) qualification in teaching chemistry in Brazil. Academia Journal of Educational Research, v. 6, n. 2, p. 030-035, 2018.
SILVEIRA, F. L. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Uma análise crítica. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Porto Alegre, 2015.

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