TRILHA DO CONHECIMENTO E TDAH: ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, E.L.M. (IFMA–CAMPUS CAXIAS) ; Castro, J.F. (IFMA–CAMPUS CAXIAS) ; Souza, R.O. (IFMA–CAMPUS CAXIAS) ; Galdino Soares, C.R. (IFMA–CAMPUS CAXIAS) ; Silva, S.R.L. (IFMA–CAMPUS CAXIAS) ; Santos, M.R.P. (IFMA–CAMPUS CAXIAS) ; Quinzeiro, S.F.L. (IFMA–CAMPUS CAXIAS) ; Alves, E.B. (IFMA–CAMPUS CAXIAS) ; Costa, J.A.A. (IFMA–CAMPUS CAXIAS)

Resumo

A inclusão é o processo interativo, baseado no respeito às diferenças existentes dentro de uma sociedade. Este trabalho objetivou a elaboração de recurso didático com material reciclado para trabalhar conteúdos da tabela periódica e seus elementos com alunos com Déficit de Atenção e Hiperatividade–TDAH, visando trabalhar a atenção, concentração, memória e socialização para auxiliar no processo de aprendizagem destes alunos, bem como possibilitar a diversificação nos métodos de ensino. A pesquisa possibilitou um novo olhar sobre o aluno com TDAH, observando a importância de desenvolver materiais lúdicos que favoreçam o ensino de Química para este público.

Palavras chaves

Educação Inclusiva; Tabela Periódica; Ensino de Química

Introdução

A inclusão é um processo interativo, baseado no respeito ao outro, seu desafio é promover uma educação direcionada para as necessidades reais escolares do educando, através de um olhar direcionado às suas diferenças (WERNECK, 2002; CABRAL, MARIM, 2017). O ensino para alunos com necessidades especiais em diversas áreas, em especial na disciplina de Química, mostra-se um entrave, mediante os desafios no processo pedagógico enfrentados pelos professores durante a prática profissional frente a diversidade de alunos inclusos (CARREIRO, 2010). No cenário educacional, há diversos transtornos referentes ao desenvolvimento de aprendizagem, que interferem no progresso do sujeito, tal como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que atinge o sistema nervoso central, prejudicando o desenvolvimento cognitivo, comportamental e social, nos quais restringem sua interação efetiva na escola e sociedade (FERREIRA et al, 2015). Estudos evidenciam que cerca de 30% dos alunos com TDAH tendem a apresentar dificuldades de aprendizagem em interpretação textual e cálculos (BARKLEY, 2002). Sendo um desafio para os professores de Ciências/Química tornar significativo o processo de ensino e aprendizagem destes alunos, visto que, conteúdos como tabela periódica requer tais habilidades. Mediante isso, evidencia-se a necessidade de estratégias pedagógicas que permitam aos alunos com TDAH progressão de maneira individual e contínua, por meio de estímulos na atenção, concentração e memória (COSTA, MOREIRA, 2015). Nesse sentido confeccionou-se um material didático utilizando produtos recicláveis e de baixo custo, direcionado aos professores de Ciências/Química, a fim de proporcionar um ensino e aprendizagem do conteúdo de tabela periódica aos alunos com TDAH incluídos em escolas regulares.

Material e métodos

O jogo “Trilha do conhecimento” foi desenvolvido no período de 01/05 a 16/07 de 2019, como parte das investigações na disciplina de Educação Inclusiva I. A partir da observação de um aluno com TDAH incluso no ensino regular, notou-se uma carência de materiais didáticos que auxiliassem o professor no progresso escolar do aluno. Partindo dessa premissa, elaborou-se o jogo para o ensino do conteúdo de tabela periódica, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo como: papelão, banners de trabalhos já utilizados, isopor, E.V.A, papel camurça e cola de silicone. A trilha confeccionada segue o modelo de jogos de encaixe, possuindo uma linguagem simples e direta, apresenta em sua constituição 20 quadrados que correspondem às casas da trilha. Desta forma, foram moldados 20 peças de papelão, de 30 x 30cm e os banners no tamanho de 30 x 40cm para revestir a parte inferior das casas de papelão. Para a parte superior utilizou-se papel camurça nas dimensões de 30 x 30 cm, coladas sobre as peças de papelão. As numerações das casas da trilha foram confeccionadas em E.V.A de 1 a 20, sendo coladas na parte superior das peças. Para construção do dado, utilizou-se isopor com dimensões 20 x 20cm, montados em quatro camadas obtendo o formato cúbico. O dado foi revestido com folhas de E.V.A nas proporções iniciais. O mesmo material foi utilizado no recorte das circunferências para simbolizar o numeral (1 a 6). A trilha contém 16 cartas- perguntas sobre o conteúdo de tabela periódica. Durante o seu percurso existem alguns obstáculos nas casas marcadas como: fique uma rodada sem jogar; avance duas casas (+2); retorne duas casas (-2) e volte para o início do jogo, as regras do jogo devem ser apresentadas aos alunos antes do início da atividade (Quadro 1).

Resultado e discussão

No ensino de Química, embora haja um número expressivo de materiais didáticos destinados a alunos com deficiência no Brasil, ainda são escassos os direcionados ao ensino da tabela periódica para alunos com TDAH. Desta forma, o material confeccionado teve como critérios a durabilidade e resistência e capacidade multidisciplinar, tendo em vista, sua utilização com diversos alunos dentro da sala de aula. A “Trilha do Conhecimento” trabalha atenção/concentração e uso do raciocínio lógico para solucionar as questões, assim como permite trabalhar atitudes comportamentais ao centralizar a inquietude do aluno hiperativo na ação de locomover-se de uma casa para outra. Por ser um jogo de competição individual e coletiva também influência na socialização, além de oportunizar um contato direto professor-aluno durante a resolução das perguntas. Almeida (2012) afirma que a utilização de atividades ativas facilitam a aprendizagem, assim como estabelece um vínculo de confiança no indivíduo com TDAH. As perguntas do conteúdo de Tabela Periódica são relacionando à classificação dos elementos e distribuição eletrônica, apresentando contextualização e curiosidades. Pois, conforme Luca, Melo e Zerger (2016), o ensino da Tabela Periódica é realizado através de informações decorativas, não apresentando aplicabilidade para os alunos. Em seu trabalho Silva, Cordeiro e Kiill (2015) relatam aumento significativo no entendimento da importância da Tabela Periódica, ao utilizar um jogo didático em suas aulas. Nota-se, assim, que esta estratégia de ensino é efetiva, tanto para os alunos ditos "normais" quanto para os que apresentam necessidade específica de aprendizagem, proporcionando a ambos a assimilação de conteúdos fundamentais de Química, de forma atrativa e lúdica.

Quadro 1: Regras do Jogo

Descrição das regras do jogo Trilha do Conhecimento, para apresentação antes do inicio da atividade.

Conclusões

Este trabalho buscou desenvolver recurso didático utilizando materiais recicláveis e de baixo custo para auxiliar no processo de escolarização de crianças com TDAH, baseado na carência de recursos que permitam integrá-los em sala de aula, sobretudo na disciplina de Química. O material desenvolvido é uma ferramenta que pode ser utilizada pelos educadores para facilitar a aquisição dos conceitos de química, objetivando enriquecer o processo de ensino e aprendizagem do aluno com déficit de atenção e hiperatividade, diversificando as aulas e tornando-as mais atraentes para os demais alunos.

Agradecimentos

Ao IFMA-Campus Caxias-MA por proporcionar o incentivo à pesquisa, ao aluno Jean e a todos que contribuíram de forma direta e indireta na confecção do material.

Referências

ALMEIDA, F. A. A importância das aulas práticas de ciências para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Federal do Rio Grande – FURG, RG, 2012.
BARKLEY, R. A. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): guia completo e autorizado para os pais, professores e profissionais. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
CABRAL, C. S.; MARIN, A. H. Inclusão Escolar de Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Uma revisão sistemática da literatura. Educação em Revista Belo Horizonte, n.33-142079, 2017.
CARREIRO, L. R. R.; CERDEIRA, M. E. C.; PALARIA, A. C. Z.; ARAÚJO, M. V. Sinais de desatenção e hiperatividade na escola: análise dos relatos dos professores sobre suas expectativas e modos de lidar. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v.10, n.1, p.49-58. São Paulo, 2010.
COSTA, C. R.; MOREIRA, J. C. C. Estratégias de Ensino e Recursos Pedagógicos para o Ensino de Alunos com TDAH em Aulas de Educação Física. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 21, n. 1, p. 111-126, 2015.
FERREIRA, M. E. DENTE, E. FERREIRA, B. LOUREIRO, M. Literacia Científica e Inclusão através da Educação em Ciências: Caso de uma criança portadora de TDAH. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 13, 153-168. Enero, 2015.
LUCA, A. G.; MELO, M. M. R.; ZERGER, K. F. Tabela periódica: elemento mediador para ensinar química. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Florianópolis, SC, 2016.
SILVA, B.; CORDEIRO, M. R.; KIILL, K. B. Jogo didático investigativo: Uma ferramenta para o ensino de Química Inorgânica. Química Nova Escola, v. 37, n. 1. p. 2734, 2015.
WERNECK, C. Sociedade inclusiva. Quem cabe no seu TODOS? 2ª. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2002.

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