EXPERIÊNCIAS DO PIBID-QUÍMICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Araujo, S.C.C. (IFMA) ; Pinheiro Filho, A.R. (IFMA) ; Calvacante, K.S.B. (IFMA) ; Frazão, M.H.C. (IFMA) ; Ribeiro, R.L.M. (IFMA)

Resumo

O presente trabalho trata das perspectivas e influências que o PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência tem na formação para o futuro docente, destacando suas principais prerrogativas mediante a vivência docência. O problema que norteou o trabalho foi “Como as experiências do PIBID-Química tem contribuído para o processo formativo de futuros professores de química? ”, tendo em vista a participação de acadêmicos de licenciatura em química do IFMA, no programa. Apresenta-se então os métodos utilizados que desencadeiam no crescimento do discente durante o PIBID, tais como competência linguística e oratória, resoluções de problemas e a aplicação de metodologias ativas em sala de aula no Instituto Federal De Educação Ciência e Tecnologia Maranhão – Campus São Luís – Monte

Palavras chaves

PIBID; Docência; Química

Introdução

A atuação do docente nas escolas atuais requer um aprimoramento contínuo de suas habilidades. Para isso é importante ressaltar a relevância da vivência docente dos acadêmicos de licenciatura no ambiente escolar, para que tais experiências possam ser refletidas durante o seu processo de formação curricular. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), proporciona a vivência do licenciando em sala de aula, visto que é o único programa que procura investir na docência, além de proporcionar uma troca mútua e contínua de conhecimentos entre professoras e os pibidianos, sejam eles bolsistas ou voluntários. Muitos recém-chegados às licenciaturas veem a notoriedade do tempo de formação. Atualmente para concluir um curso de licenciatura o prazo de duração é de quatro anos, segundo o Ministério da Educação, tendo em vista atribuir esse tempo a uma carga maior de programas de incentivo à docência, motivação, engajamento, para melhorar a aprendizagem dos licenciados. Os estímulos e avanços da formação docente do PIBID são recursos que permitem as universidades e as escolas, debaterem sobre as contraposições nas lacunas que ainda estão presentes no sistema de formação docente no Brasil e nas vulnerabilidades que a escola brasileira está vivendo, como os baixos índices nas avaliações nacionais. O balancete do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2005) revela o crescimento da violência escolar, especialmente contra o professor, fazendo com que os educadores busquem respostas para o melhoramento da educação e da formação docente. Desse modo, sabe-se que políticas de formação de professores, como o PIBID, são capazes de contribuir com inserção de novas práticas e metodologias de ensino em escolas públicas de educação básica.

Material e métodos

Este trabalho baseia-se numa abordagem qualitativa norteada pelo problema “Como as experiências do PIBID-Química tem contribuído para o processo formativo de futuros professores de química?”, tendo em vista a participação de acadêmicos de licenciatura em química no programa. Os pibidianos responderam um questionário, apontando aspectos qualitativos para formação do futuro docente quanto: (i) a contribuição do PIBID na formação docente, (ii) as metodologias mais interessantes desenvolvidas no PIBID; e (iii) a significância do tempo do programa. O programa de docência visa segundo o Art. 3º da Normativa PIBID-IFMA-Monte Castelo o desenvolvimento e organização de metodologias, melhoria do processo ensino-aprendizagem como: aulas observadas, lista de exercício, provas, questionários, práticas pedagógicas, aula ministrada, realização de experimento, aplicação de prova, questionário, entre outros. Ao analisar esses requisitos, questiona-se então quanto as resultantes do programa. Através da plataforma digital “Google Forms” foram organizadas 07 questões com o objetivo de avaliar os participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do Instituto Federal De Educação Ciência e Tecnologia Maranhão – Campus São Luís – Monte Castelo, quanto a suas experiências obtendo os seguintes resultados:

Resultado e discussão

A formação dos professores da educação básica no IFMA, Campus São Luís-Monte Castelo, tem contribuições significativas do subprojeto do PIBID-Química, a partir de aulas observadas, ministradas e intervenções pedagógicas. As intervenções pedagógicas surgem a partir das observações diárias. Para turmas desmotivadas, por exemplo, são desenvolvidas aulas lúdicas com a criação de jogos didáticos. Segundo M. A. Cunha (2012), a busca por meios práticos de ensino, como os jogos didáticos, por estarem presentes na sociedade desde a antiguidade seja como elemento de diversão, disputa ou como forma de educação, vem sendo explorados em sala de aula como proposta metodológica no processo de ensino aprendizagem. Através de estudos em diferentes épocas, pode-se perceber que jogar sempre foi uma atividade importante para o ser humano. Platão (427-348 a.C.), já dizia sobre a importância de “aprender brincando”. Aristóteles, acreditava que os jogos ajudariam na educação das crianças como simulação para atividades futuras. Buscar meios alternativos de ensino, mostra como um jogo influencia positivamente, pois desperta a curiosidade do aluno e desenvolve seu lado afetivo, cognitivo, intelectual e físico. Quando questionados sobre a contribuição do PIBID para a formação dos futuros docentes, 80% afirmam que foi satisfatória, contribuindo para sua formação. Quando questionado sobre as metodologias que desenvolveu durante as atividades de iniciação a docência, 93% afirmou serem as metodologias ativas. Eles também consideram que essas metodologias são as responsáveis por motivar os pibidianos no processo de formação para futuros docentes. E quanto ao tempo do programa, 68,8% dos entrevistados considerou suficiente na participação do programa e 25% insuficiente.

Figura 1. Contribuição do PIBID na formação docente

Contribuição do PIBID na formação docente

Figura 2. Metodologias mais interessantes desenvolvida no PIBID

Metodologias mais interessantes desenvolvida no PIBID

Figura 3. Significância do tempo do programa

Significância do tempo do programa

Conclusões

A participação de acadêmicos de Licenciatura em Química no PIBID-Química demonstram mudanças positivas na contribuição da formação do pibidiano, uma vez que os participantes desenvolveram habilidades docentes, como domínio de sala, oratória e aprofundamento dos conteúdos de química. Compreendeu-se que a vivência docente, vai além do que prever o programa, um aprendizado para a vida. Nota-se então, a importância do programa para o curso de licenciatura em química, um programa eficiente como meio para formar docentes, contribuindo para o melhor aperfeiçoamento do ensino aprendizagem.

Agradecimentos

Agradeçemos aos pibididanos, professores, supervisora e a coordenadora do PIBID do Instituto Federal do Maranhão - IFMA - Campus São Luís - Monte Castelo, pela contribuição na construção deste trabalho.

Referências

CAPES, Fundação CAPES. Disponível em: <Fonte: capes: https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/documentos-pibid/>. Acesso em: 09 de julho de 2019.

CUNHA, M. A. Cunha, Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf>. Acesso em: 08 de julho de 2019

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em:<http://inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/agressao-contra-professor-e-maior-no-centro-oeste/21206>. 08 de julho de 2019.

MEC, Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/escola-degestores-da-educacao-basica/documentos/>. Acesso em: 08 de julho de 2019.

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