A produção textual como ferramenta no ensino de química orgânica e formação social no ensino médio.

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Morais, M.L. (IFMA CAXIAS) ; Quinzeiro, S.F.L. (IFMA CAXIAS) ; Santos, M.R.P. (IFMA CAXIAS) ; Lima, I.M. (IFMA CAXIAS) ; César Filho, G.A. (IFMA CAXIAS) ; Rodrigues, W.V. (IFMA CAXIAS)

Resumo

A experimentação aliada a produção textual pode promover o aprendizado, pois escrevendo, o aluno torna-se consciente. Buscou-se promover uma reflexão sobre o tema álcool por meio da produção textual, sendo realizada no ensino médio de uma escola pública de Caxias/MA, foi ministrada aula teórica e experimental, sendo solicitado uma redação sobre as consequências ao dirigir embriagado. Foram analisados 15 textos, sendo seguidos critérios considerados relevantes. Conclui-se que os textos apresentam argumentos satisfatórios, porém, precisam ser melhor trabalhados, pois se trata de um tema de grande importância social. O objetivo de refletir sobre o tema foi atingido, podendo ser utilizadas como instrumento avaliativo, já que a partir dos textos pode-se inferir os conhecimentos adquiridos.

Palavras chaves

Álcool; Ensino de química; Produção textual

Introdução

Nos últimos anos, pesquisadores dedicados à investigação do Ensino de Química no Brasil têm destacado que as práticas de ensino adotadas não estão propiciando aos alunos a compreensão dos processos químicos em si, muito menos a percepção da Ciência na sociedade (FERREIRA; QUEIROZ, 2011). O ensino não pode se basear na repetição de linguagem específica, o que produz a memorização mecânica, sem formar conceitos. Na química é frequente a utilização de termos técnicos, opondo-se a linguagem do cotidiano dos estudantes. Desse modo, a produção textual pode promover o aprendizado de química, uma vez que, por meio do esforço da escrita, o aluno expõe seu pensamento de forma consciente (WENZEL; MALDANER, 2016). O aprendiz frequentemente é tratado como mero ouvinte. Nesse sentido, a experimentação deve ser utilizada como estratégia para auxiliar no melhor entendimento dos conteúdos, pois permite a contextualização do aprendizado com sua vivência (CARNEIRO, 2009). Promover uma aprendizagem tem sido um desafio para os professores na atualidade, no ensino de química não tem sido diferente, já que os alunos possuem dificuldade na interpretação dos conceitos e relacioná-los com o cotidiano. Porém, a leitura é um processo ativo de construção de significados a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o leitor e a língua: características do gênero (BRASIL,1998). Este trabalho teve o objetivo de inserir o conteúdo da função orgânica álcool de forma a facilitar a compreensão dos alunos nos conteúdos, oxidação dos álcoois, funcionamento do bafômetro caseiro e por meio da produção textual, promover uma reflexão na tentativa de sensibilizá-los com a temática: consequências da embriaguez na direção.

Material e métodos

No decorrer do estágio realizado pelo Programa Residência Pedagógica em duas turmas do ensino médio de uma escola pública da cidade de Caxias - MA, foram ministradas aulas para alunos do 3° ano do ensino médio, sobre as temáticas da química orgânica. O conteúdo de álcoois foi ministrado ressaltando-se sua aplicação como combustível, alimento e produto de limpeza, discutindo-se também sua produção, após as aulas teóricas, realizou-se um experimento demonstrativo sobre oxidação de álcool com solução ácida de dicromato de potássio, fazendo-se uma analogia a reação que ocorre em um bafômetro caseiro proposto por um artigo da revista química nova na escola. O experimento foi realizado no laboratório da própria escola, já as soluções foram preparadas no laboratório de ensino do IFMA Caxias, utilizou-se uma bebida alcoólica destilada sem coloração com teor 38%, obtida no comércio local, para efeito de comparação realizou-se também a reação com álcool etílico comercial 46%, foi separado uma alíquota em um béquer e gotejado com a solução indicadora, após a mistura, observou-se a mudança de coloração e em seguida foi solicitado para os alunos produção de uma redação sobre as consequências ao dirigir embriagado. Foram analisadas 15 redações, obedecendo os critérios: compreensão do texto, erros na escrita, citação de efeitos do álcool e suas consequências, citação da legislação, dados estatísticos e informação científica. Para avaliação dos textos, foi analisado quais critérios contribuem positivamente para a discussão e que são frequentemente usados. Foi feita a ilustração dos resultados por meio de gráfico utilizando o excel.

Resultado e discussão

Os textos analisados apresentam características em comum, todos apresentam escrita razoável, de fácil compreensão, muitos possuem erros na escrita ou como os argumentos são apresentados; no geral, os textos são bem informativos quanto aos efeitos do álcool no comportamento e suas consequências, poucos possuem informações científicas sobre o efeito do álcool no corpo, poucos citam a legislação, foram citados dados estatísticos, poucas foram as produções que propuseram intervenção, no mais, as que os fizeram, estão relacionadas a mais fiscalizações, apenas um propõe a participação da família em projetos de conscientização na escola. A proposta das redações precisa ser conquistada em sala de aula, tendo em vista que a proposta de produção textual se tratava de um tema recorrente e de grande importância social, para isso, é importante a inserção de metodologias que favoreçam o uso qualificado da linguagem em sala de aula. A meta foi desafiar os estudantes e estimulá-los a seguirem outro caminho na produção do pensamento, bem como possibilitar a tomada de consciência das limitações nos significados conceituais em química, de modo a ampliá-los. A seguir, na Figura 01 apresentam-se alguns pontos relevantes das 15 redações analisadas. Por a produção textual, se aproximar do conhecimento do autor sobre o tema, é importante que o professor saiba mediar esse processo, e assim, possibilitar que o estudante por meio das orientações consiga de forma mais elaborada atender os anseios do texto, pois como ilustrado na Figura 01, nem todos os critérios foram atendidos nas redações. Destacar os pontos abordados nos textos é fundamental para que o professor saiba qual enfoque deve dar ênfase nas orientações.

Figura 01

Gráfico sobre os critérios analisados nas redações

Conclusões

Ao analisar as produções textuais, conclui-se que as redações atingiram o objetivo principal, o de fazer que os alunos(as) refletissem sobre as consequências da embriaguez ao volante, uma vez que os alunos demonstraram conhecimento sobre as consequências negativa do consumo do álcool, já que em grande parte dos textos há citações sobre os efeitos do álcool no corpo, como desinibição, falta de reflexos, sono e agressividade. As produções também servem como um instrumento avaliativo, uma vez que, pode-se inferir a partir dos textos, os conhecimentos adquiridos.

Agradecimentos

Agradecemos aos nossos professores pelo apoio, ao IFMA - Caxias, à escola na qual foi realizada as aulas, experimentos e atividades.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Parâmetro Curricular Nacional (PCN) - Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1998.

CARNEIRO. C. G. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 245-249, 2009.

FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação. Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 541-558, 2011.

WENZEL, J. S.; MALDANER, O. A. A prática da escrita e da reescrita orientada no processo de significação conceitual em aulas de química. Revista Ensaio, v. 18, n. 2, p. 129-146, 2016.

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