A Importância da Elaboração de Sequência Didática para a Formação Inicial de Licenciandos em Química da UNEB

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Nascimento, A.L.U. (UNEB) ; Jesus, A.S. (UNEB) ; Luz, G.L. (UNEB) ; Moreira, B.C.T. (UNEB)

Resumo

O objetivo do trabalho é demonstrar a importância da construção de sequências didáticas (SD) no processo de formação inicial, pautadas na vivência de 03 estudantes de iniciação à docência (ID). Buscou-se captar as percepções comuns e individuais das ID, a partir dos registros nos diários de bordo. Elas refletiram sobre o processo, desde as discussões iniciais, relativas à concepção de SD, e sobre o Materialismo Histórico- Dialético (MHD) e a Pedagogia Histórico-Critica (PHC), até a aplicação da SD. Inferimos que as ID se apropriaram dos fundamentos da PHC, buscando superar as dificuldades encontradas no decorrer da elaboração; e que a vivência foi relevante tanto para fortalecer suas ações futuras como docentes quanto para as atuais em outros componentes do curso de licenciatura.

Palavras chaves

Sequência Didática; PHC; Soluções

Introdução

No Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) os estudantes “[...] se dedicam ao estágio nas escolas públicas [...] tendo como um dos objetivos antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública.”(MEC, 2018). O subprojeto Pibid Química, realizado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), apresenta como objetivo desenvolver ações de ensino, articulando-o à pesquisa, a fim de produzir, aplicar e avaliar sequências didáticas (SD) para o ensino de Química, em turmas do Ensino Médio. A concepção de SD adotada é a de “Um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais [...] têm a virtude de [...] reunir toda a complexidade da prática, [...] permitem incluir as três fases de toda intervenção reflexiva: planejamento, aplicação e avaliação.” (ZABALA, 1998, p.18). À luz do Materialismo Histórico Dialético (MHD) e da Pedagogia Histórico Crítica (PHC) e mediante observações participantes na escola, identificou-se uma prática social comum aos estudantes, a “Automedicação”, definindo-se o tema “Saúde e medicamentos” para discutir o conteúdo “Soluções”. Com foco nos estudantes da escola, o objetivo foi auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, minimizando as dificuldades relativas a operações matemáticas e transformações de unidades, à interpretação de textos, bem como à compreensão do conteúdo, de forma a ascender ao nível sintético. Em relação aos estudantes de iniciação à docência (ID), entendemos que a participação no processo pode contribuir para a formação docente, e é nesta perspectiva que pretende-se demonstrar a importância da construção da SD para a formação inicial pautadas na análise das percepções comuns e individuais de três ID.

Material e métodos

Com enfoque qualitativo e embasadas nas características descritivas e interpretativas da análise textual discursiva, explicitadas por Moraes e Galiazzi (2011), buscou-se reconstruir os significados dos discursos dos sujeitos da pesquisa, três estudantes de iniciação à docência, coautoras deste trabalho, (ID1, ID2 e ID3). Foram consultados os diários de bordo das estudantes, os relatos complementares às reflexões extraídas destes diários e as respostas a perguntas específicas acerca das categorias que emergiram no decorrer das análises das narrativas. Registros realizados no decorrer das discussões em grande grupo também foram analisados.Tais registros eram referentes tanto ao processo de construção da SD elaborada pelas ID, quanto aos de outras SD propostas pelos demais ID participantes do projeto. Procurou-se identificar nos registros os significados explícitos e implícitos acerca de suas vivências e os pontos mais relevantes que remetessem ao objetivo traçado e evidenciassem o crescimento das estudantes. Ao longo das atividades desenvolvidas no Pibid, as ID foram incentivadas a registrarem suas percepções relativas ao ambiente escolar, com destaque para a sala de aula e a relação professor-estudante, à forma de aprendizagem dos estudantes, bem como à instrumentalização necessária para o desenvolvimento do projeto. Especificamente no que concerne às bases filosóficas que norteiam a construção das SD, buscou-se identificar de que forma as ID se apropriaram e aplicaram seus fundamentos e as principais dificuldades encontradas neste percurso. E em relação à formação docente, de forma geral, se revelavam as identidades docentes assumidas no processo de formação e se exerciam a autonomia e a proatividade necessárias ao professor.

Resultado e discussão

Em relação à etapa de observação as três ID enfatizam a necessidade de o professor ter a habilidade de identificar os fatores limitantes da aprendizagem, a fim de desenvolver propostas que minimizem as dificuldades dos estudantes. Explícita ou subjetivamente, apontam ser imperativo o olhar diferenciado, turma a turma. Segundo a ID1, “Essa primeira etapa teve suma importância, pois permitiu às ID levantarem os perfis das turmas, saberem quais as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem[...] foi possível notar que os retornos frente às aulas ministradas eram diferentes em cada turma. [...] a diferença quanto a comportamento, participação nas aulas, nível cognitivo”. Na perspectiva da ID2,“[...] as discussões sobre as bases teóricas que nortearam a SD, destacando a PHC com os seus cinco passos [...] foram essenciais para que a aplicação não só beneficiasse aos estudantes, mas que acrescentasse igualmente à formação docente [...]”. A ID3 destaca a importância das discussões, desde o primeiro momento da construção, como “esclarecedoras para a correção de conceitos incompreendidos, [...] na prática social inicial, eu tinha uma visão totalmente diferente do que ela é e através das discussões eu pude entender o que ela seria, e esse entender não foi fácil, rápido [...] gerou dúvidas [...] vi que muitos não tinham entendido [..]realmente só vim compreender mediante as reuniões e apresentações das propostas de SD [...]”. Nas reflexões percebemos semelhanças referentes às contribuições da construção da SD relativas à importância da observação participante, do planejamento e da seleção dos recursos didáticos; e ao reconhecimento sobre a relevância do aprofundamento das discussões para superar as dificuldades de compreensão e aplicação adequadas da PHC.

Conclusões

No percurso da elaboração da SD as ID superaram dificuldades relativas à apreensão dos fundamentos do MHD e da PHC e demonstraram a importância disto na formação inicial. Pode-se inferir, dos discursos, a relevância do processo tanto para fortalecer suas ações futuras, como docentes, quanto para as atuais, relativas ao desempenho em outros componentes do curso de licenciatura. Destaca-se, também, nas reflexões,a oportunidade de atuarem como professoras, antes do estágio de regência, e a importância da postura reflexiva, de um professor pesquisador, identidades docentes reveladas no discurso.

Agradecimentos

À Capes, à professora supervisora Karla C.S.Conceição, e aos estudantes das turmas nas quais as SD foram aplicadas (no Colégio Estadual Governador Roberto Santos, uma das escolas parceiras do subprojeto de Pibid Química UNEB 2018.

Referências

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – PIBID – Apresentação. 2018. Disponível em: "<http://portal.mec.gov.br/pibid>". Acesso em: 21 ago. 2019.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. "Análise Textual Discursiva". Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

ZABALA, A. "A prática educativa: como ensinar" - tradução de Ernani F. da F. Rosa - Porto Alegre: Artmed, 1998

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