O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ATOMÍSTICA

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, T.B. (IFMA) ; Monteiro, J.P.D. (IFMA) ; Moraes, A.S. (IFMA) ; Jesus, A.M.S. (IFMA) ; Teles, R.M. (IFMA)

Resumo

Entende-se que uma metodologia de ensino deva ser constituída de aspectos que integrem os conhecimentos ao indivíduo, conforme sua realidade. Dessa forma idealiza-se uma metodologia que seja flexível, adaptativa, diferentemente do método tradicional caracterizado por seu engessamento e foco no conteúdo. A partir desta perspectiva, foi desenvolvida uma metodologia para o ensino de atomística na escola estadual C.E. Professora Dayse Galvão de Sousa, localizada na vila Embratel, São Luís - MA, para uma turma de 29 alunos do 1° ano do Ensino médio fazendo uso de recurso didático elaborado pelos autores. Como resultado observou-se uma grande compreensão do conteúdo pela turma, confirmando a importância do uso de novas ferramentas pedagógicas durante o processo de ensino aprendizagem.

Palavras chaves

Ensino de Química; Ensino-aprendizagem; Recurso Didático

Introdução

O déficit de conhecimento científico na área de ensino-aprendizagem, por mais que crescente, ainda pode ser apontada como um desafio para a sociedade, tendo em vista todo o avanço e inovação científica e tecnológica nos últimos anos. Como dito por Santos (2011) tal situação é, provavelmente, uma das consequências de um longo período de domínio das metodologias tradicionais vem aos poucos apresentando alterações. Pesquisas realizadas nas últimas décadas, revelam que os estudantes possuem diferentes entendimentos quanto aos variados conceitos apresentados nas aulas de ciências, e este fato está relacionado à aplicação de métodos tradicionais, em que, temos indivíduos passivos e com suas especificidades desconsideradas, enfatizando a necessidade de se buscar a construção de uma nova identidade/perfil para a prática durante a educação. (MORTIMER, 1992) O uso de materiais lúdicos e alternativos tem sido uma dessas formas de mudança e melhoria no cenário educacional. A aplicação de metodologias que buscam estimular o interesse e dar espaço para a participação ativa dos alunos são percebidas como efetivas à medida que resultados positivos vêm sendo obtidos. Segundo Yamazaki (2006), tais metodologias tendem a facilitar a introdução de novos conhecimentos científicos, o que certamente ajuda a despertar o desejo por aprender e fazer ciências. A escola deve ser um ambiente que possibilita e favorece a educação, sempre dando a liberdade que o docente necessita para que possa buscar e encontrar meios alternativos para desconstrução de uma imagem do professor como um auditório e os alunos como meros espectadores passivos e dependentes. Dessa forma é possível a construção de uma relação aluno-professor, verdadeiramente efetiva e que seja igualmente benéfica a todos.

Material e métodos

O trabalho foi realizado na escola pública estadual C.E. Professora Dayse Galvão de Sousa, localizada na vila Embratel, são Luís - MA para uma turma de 29 alunos no 1º ano do ensino médio, que teve como proposta metodológica o ensino dos modelos atômicos. O tema proposto foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa foi iniciada com uma conversa junto a turma sobre o entendimento dos conceitos da alquimia e matéria, em seguida fazendo introdução ao tema de atomística através de aula expositiva dialogada sobre o tema de atomismo filosófico, onde aplicou-se uma breve dinâmica com a turma fazendo uso de alguns questionamentos e associações do tema com o desenho animado “Avatar: A Lenda de Aang”. Na segunda etapa foi feito o uso do material didático desenvolvido pelos autores que teve como objetivo representar a evolução dos 4 principais modelos atômicos idealizados (Dalton, J.J.Thomson, Rhuterford e Bohr). O recurso foi construído fazendo uso de materiais de baixo custo e fácil aquisição. Durante a explicação, alunos foram convidados para interagirem com o recurso, onde fizeram as devidas modificações no recurso didático conforme indicadas pelos autores no decorrer da aula. Após o termino da aula, foi feita uma revisão do conteúdo visto, com a participação de todos os alunos, sendo proposto pelos autores alguns questionamentos sobre a importância do conhecimento da atomística. Em seguida pedimos para que os alunos avaliassem o uso da ferramenta pedagógica, e relatassem se foi ou não um facilitador durante o seu processo de ensino aprendizagem passando uma lista com uma pergunta com 5 opções de resposta dando abertura a sugestões sobre a aula.

Resultado e discussão

Durante a aula os alunos se mostraram bem receptivos a abordagem proposta inicialmente, pois através de um pequeno diálogo logo no início (FREIRE, 2011), expomos alguns questionamentos feitos por filósofos e alquimistas quanto ao conceito da matéria, fazendo referência ao desenho animado “Avatar: A Lenda de Aang”, que trabalha a relação dos 4 elementos para a formação e origem de determinado tipo de matéria como proposto por Empédocles no século V a.C. (CABRAL, 2019). Em seguida, iniciamos a apresentação do tema fazendo uso do material didático onde o mesmo serviu como apoio durante todo o decorrer da aula mantendo a atenção de todos os alunos, buscando a compreensão, relação e o processo evolutivo dos modelos atômicos até chegar no modelo atômico atual, que foi idealizado a partir de processos experimentais apresentados a eles pelos professores durante o decorrer da aula. A maior interação dos alunos com os professores ocorreu quando foram chamados alguns alunos para interagirem com recurso didático, onde foi notável uma maior participação de toda a classe, pois auxiliaram os colegas durante a construção do modelo atômico através das características ditas pelos professores (DELIZOICOV, 2009). Durante esse processo houve muitos questionamentos pelos alunos, que buscavam associar o modelo proposto naquele momento com algo conhecido por eles (QUEIROZ, 2006). Após a conclusão do conteúdo, realizamos uma breve revisão onde conseguimos perceber grande compreensão do conteúdo desenvolvido durante a aula, pois os próprios alunos estavam indicando as características de cada modelo atômico chegando ao momento de catarse descrita por Saviani (1989). Ao final foi pedido aos alunos para que avaliassem a metodologia (fig. 1), e tivemos um ótimo retorno havendo aceitação da maioria.

figura 01

gráfico referente ao questionário aplicado após o termino da aula

figura 02

Recurso didático elaborado pelos autores, utilizado durante a aula.

Conclusões

Tendo em vista as dificuldades que tornam o processo de ensino-aprendizagem um grande desafio tanto aos docentes quanto para os discentes, é notória a importância do uso de metodologias alternativas e inovadoras no âmbito escolar. Isto, objetivando viabilizar a efetividade da interação entre alunos e conhecimento, o que provavelmente é inexequível com o uso de metodologias tidas como maçante e desestimulante como são as tradicionais, o que reafirma a relevância deste trabalho. E é neste sentido que a busca pela transformação da concepção de educação científica e prática docente se sustenta.

Agradecimentos

A escola Dayse Galvão e sua diretoria, e ao IFMA.

Referências

DELIZOICOV, D. et al Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. -3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia saberes necessários á pratica docente. São Paulo: Paz e terra, 2011. p. 30.
MORTIMER, Eduardo Fleury. Pressupostos epistemológicos para uma metodologia de ensino de química: mudança conceitual e perfil epistemológico. Química Nova, v. 15, n. 3, p. 242-249, 1992.
QUEIROZ, M. M. A. O ensino de ciências Naturais-Reprodução ou Produção de conhecimento “Piauí, 2006.
SANTOS, W. S. Organização Curricular Baseada em Competência na Educação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro, 2011.
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica e a educação escolar. Pensando a educação. São Paulo: EDUNESP, 1989.
YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, RM de O. Sobre o uso de metodologias alternativas para ensino-aprendizagem de ciências. Educação e diversidade na sociedade contemporânea. Ed. Coelho MS, 2006.
CABRAL, João Francisco Pereira. "Empédocles"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/empedocles.htm. Acesso em 26 de agosto de 2019.

Patrocinadores

Capes Capes CFQ CRQ-PB FAPESQPB LF Editorial

Apoio

UFPB UFPB

Realização

ABQ