ESTUDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS: APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UM CURSINHO POPULAR DE BELÉM DO PARÁ.

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

de Oliveira Pantoja, D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Barroso Garcia, R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Carvalho Nogueira, F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Ribeiro dos Santos, K. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Donza Siqueira Modesto, V. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; de Brito Virgolino, M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Pantoja Carvalho, M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

Atualmente diversos estudos relacionados ao ensino de Química comprovam as dificuldades enfrentadas na formação de professores e na aplicação dos conteúdos. Diante disso, este trabalho objetivou identificar as dificuldades no ensino de Ligações Químicas e promover a facilitação na transmissão do conteúdo aos alunos com a aplicação de um jogo didático. Este trabalho foi realizado com alunos de um Cursinho Popular, sendo este um Projeto de Extensão vinculado à UEPA, atuante na capital Belém- PA. Sendo assim, a coleta de dados ocorreu após a aplicação do jogo “Verdadeiro ou Falso das Ligações Químicas”, através de um questionário final. Com isso, verificou-se como a utilização de jogos lúdicos facilita o processo de ensino-aprendizagem, visto a relação crítico-social.

Palavras chaves

Ensino de Química; Jogo didático; Ludicidade

Introdução

Com o advento da globalização, novas tecnologias, mudança de paradigmas, ideias e teorias, geraram transformações e impactos também na educação (FÁVERO,1994). Portanto, métodos de trabalho para suprir necessidades no ensino e compreensão de linguagens e representações, tornaram-se importantes dentro da ação social de interação entre professores, alunos e conhecimentos (SACRISTÁN, 2003). Desta forma, o professor deve se atualizar e compreender a importância de sua evolução em sala de aula. Deste modo, a aplicação de jogos didáticos é uma prática que contribui para a formação e auxílio aos estudantes que sentem dificuldades em determinados assuntos que envolvem o estudo da Química. Segundo Veiga, Quenenhenn e Cargnin (2012), a utilização de instrumentos de baixo custo pode tornar a Química mais interessante e proporcionar os discentes e docentes, desde pesquisas a simulações do cotidiano. Além disso, em disciplinas como a Química, a contextualização é fundamental nesta organização, pois de acordo com Urbesco e Salvador (2007), ela permite a relação com o cotidiano do aluno de forma a incentivar a percepção da disciplina em uma relação direta com a vida, e os jogos didáticos participam deste contexto como contribuição de um ensino construtivista atual importante para o desenvolvimento gradativo tanto do professor quanto do aluno. Partindo deste contexto, este trabalho teve como objetivo identificar as dificuldades encontradas no ensino do conteúdo de Ligações Químicas e promover a facilitação no intermédio do assunto aos alunos, bem como incentivar a prática e influência na didática de ensino, formação dos estudantes e o desempenho dos mesmos com a aplicação de um jogo didático.

Material e métodos

A pesquisa foi desenvolvida com 70 alunos participantes de um Cursinho Popular vinculado como projeto de extensão à Universidade do Estado do Pará, situado em Belém do Pará. O Projeto é direcionado à alunos da rede pública de ensino e conta com uma equipe voluntária de discentes da Universidade que coordena e ministra aulas aos finais de semana. A metodologia adotada para a realização do trabalho dividiu-se em três momentos: No primeiro momento foi ministrado o conteúdo de Ligações Químicas aos alunos para que os mesmos obtivessem o conhecimento prévio do que seria abordado na aplicação do jogo. No segundo momento, aplicou-se o jogo “Verdadeiro ou Falso das Ligações Químicas”, com o intuito de reforçar o conteúdo já trabalhado em sala de aula. Para a realização do jogo, a turma foi dividida em 4 subgrupos, os quais receberam um kit do jogo que continha: um tabuleiro, os pinos, um dado e 40 questões de verdadeiro ou falso relacionado ao assunto de Ligações Químicas. No terceiro e último momento, houve a aplicação de um questionário semi-estruturado com 4 perguntas abertas para avaliar o processo de ensino e aprendizagem do aluno sobre o conteúdo trabalhado antes e após a aplicação do jogo.

Resultado e discussão

Em relação a presença do conteúdo no cotidiano dos alunos, 97% fizeram alguma conexão com o que foi abordado em sala e 3% julgaram o conteúdo como não contextualizado. Diante disso, observa-se a necessidade de falar em educação química priorizando o ensino de forma contextualizada, interligando os conteúdos de química às questões do cotidiano (TREVISAN; MARTINS, 2006). Questionou-se sobre os conhecimentos de ligações químicas abordado em sala de aula e verificou-se que 4,5% entendem somente a importância do conteúdo, 8% julgam não ter nenhuma noção do conteúdo ou não responderam, 46% dos alunos conseguem distinguir os conceitos das mesmas, diferenciando os tipos de ligações químicas, 30% dos alunos demonstraram conhecimento sobre átomos e elétrons e 11,5% dos educandos afirmaram não lembrar o assunto. Outrossim, interrogou-se aos discentes se já tiveram aulas com o auxílio de jogos lúdicos em relação a disciplina Química, 26% afirmaram já ter participado de aulas desse tipo, no entanto 74% alegaram nunca ter participado de experiências em sala com fins lúdicos e contextualizados. De acordo com Moyles (2002), a situação lúdica proporciona a estimulação, o interesse e a concentração. Sobre a utilização de jogos lúdicos com o intuito de facilitar o ensino-aprendizagem dos conceitos sobre o tema explorado, ou seja, Ligações Químicas. Com relação ao questionamento, 71% consideraram que o jogo “Verdadeiro ou Falso das Ligações Químicas” auxiliou na compreensão do assunto. 18% declararam que esse tipo de atividade facilita o aprendizado por ser interativo e didático, assim como 11% apresentaram interesse no assunto. Tal resultado corrobora com Fernandes (1995), ao afirmar que os jogos podem ser utilizados com uma variedade de propósitos dentro do contexto de aprendizado.

Conclusões

A partir da análise dos dados, verificou-se a importância de se utilizar jogos lúdicos sobre Ligações Químicas para o aprimoramento do conhecimento dos alunos. Esses recursos alternativos são fundamentais para o melhor entendimento dos conteúdos já ministrados, tornando a aula mais interativa, sendo proveitosa para alunos e professores. Destarte que a situação lúdica proporciona o bem-estar dos educandos e é uma boa forma de estimular e testar o conhecimento dos mesmos. Além de destacar o trabalho em equipe que pode ser desenvolvido com a realização dessas atividades em sala de aula.

Agradecimentos

Referências

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Vinte e cinco anos de ReformaUniversitária: um balanço. In: MOROSINI, Marília Costa (org). Universidade no Mercosul: condicionamentos e desafios. São Paulo: Cortez, 1994.

FERNANDES, L. D. et alii. Jogos no computador e a Formação de Recursos Humanos na Indústria. VI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais. Florianópolis: SBC-UFSC, 1995.

MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Tradução: Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org) Profissão professor. 2ª edição. Porto: Porto, 2003.

TREVISAN, T. S.; MARTINS, P. L. O. A prática pedagógica do professor de química: possibilidades e limites. UNIrevista. Vol. 01, nº 02: abril, 2006.

USBERCO, J; SALVADOR, E. Química Essencial, volume único, Saraiva, São Paulo- SP, 2007.

VEIGA, M. S. M.; QUENENHENN, A.; CARGNIN C. O ENSINO DE QUÍMICA: algumas reflexões, I JORNADA DE DIDÁTICA - O ENSINO COMO FOCO – I FÓRUM DE PROFESSORES DE DIDÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ, UTFPR, 2012.

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