Ensino lúdico de ligações químicas no ensino fundamental: uma experiência docente na formação inicial de professores de ciências

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Dias, A.L. (IFMA) ; Santos, B.B. (IFMA) ; Junior, C.A.A.A. (IFMA) ; Costa, C.S. (IFMA) ; Ramos, L.G. (IFMA) ; Goncalves, M.V.M. (IFMA) ; Cavalcante, K.S.B. (IFMA)

Resumo

No curso de licenciatura em Química do IFMA, Campus São Luís Monte Castelo, as disciplinas de Elementos de Ciências I e II permitem que acadêmicos nos períodos iniciais do curso articulem teoria e prática, diagnosticando as principais dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Ciências no ensino fundamental, desenvolvendo metodologias alternativas, e aplicando as propostas metodológicas em sala de aula visando a aprendizagem significativa. O presente trabalho, de carácter intervencionista, baseia-se na integração de metodologias alternativas e lúdicas, como o caminho facilitador de ensino-aprendizagem para o conteúdo de Ligação Químicas, aplicada aos alunos do 9° ano do ensino fundamental. Que permitam uma melhor interação aluno-professor e aluno-aluno.

Palavras chaves

Formação de Professores; Ligações Químicas; Intervenção Didática

Introdução

No âmbito da formação inicial de professores de Ciências, a aprendizagem profissional efetiva é consolidada quando se articula teoria e prática, ou seja, quando os futuros educadores são levados a vivenciar o ambiente escolar. Pois é através da reflexão crítica, que os professores em formação realizam conexões entre a experiência na sala de aula e o cognitivo da teoria educacional. A trilogia freiriana ação-reflexão-ação (ARAÚJO FREIRE, 2001) é uma característica bem estabelecida no desenvolvimento de professores (LOPES; TAVARES, 2014). Contudo, a reflexão leva tempo para ser desenvolvida, e por isso, é importante que ela seja instigada o quanto antes. Uma das maiores dificuldades relatada por acadêmicos de licenciatura, é a falta de experiência em sala de aula. Uma vez que, a vivência geralmente acontece apenas no final do curso durante a disciplina de estágio supervisionado. E ainda assim, ao sair do campo teórico, partindo para a prática e para o contato com uma turma real, sentem-se “deslocados”. Nesta perspectiva, no curso de Licenciatura em Química do IFMA, Campus São Luís Monte Castelo, as disciplinas de Elementos de Ciências I e Elementos de Ciências II permitem que acadêmicos nos períodos iniciais do curso articulem teoria e prática, diagnosticando as principais dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Ciências no ensino fundamental, desenvolvendo metodologias alternativas, e aplicando as propostas metodológicas em sala de aula visando à aprendizagem significativa. A aprendizagem significativa, no contexto da formação de professores, é entendida como uma experiência de importante aprendizagem pessoal. E oportunizar experiências docentes são cruciais para uma aprendizagem significativa, sobretudo aquelas relacionadas às metodologias alternativas, como estratégias pedagógicas que tornam o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e significativo para os discentes, sobretudo para turma do ensino fundamental (REF). Na educação infantil, é importante que o professor possua o perfil para a prática de uma pedagogia alternativa, servindo como mediador do conhecimento, fazendo a interação do aluno com o meio, servindo de base para a aprendizagem. O lúdico é uma maneira eficaz de aumentar o interesse dos alunos por alguma disciplina, porque apresenta o conhecimento de forma divertida e cooperativa, saindo do dia a dia escolar. A utilização de metodologias alternativas é um tema muito recorrente na educação moderna. Não é de hoje, que se discutem formas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem dentro de sala de aula. Mesmo essas metodologias, surgindo como uma proposta de melhorar o ensino ou até mesmo a relação entre professor e aluno, muitos profissionais acabam se prendendo aos métodos tradicionais de ensino, onde o aluno assume o papel de mero reprodutor de conhecimento. Dificilmente o aluno incluirá a investigação em seu processo de aprendizagem se o professor também não o fizer em sua atividade docente, isto é, se o professor não aprender também a atualizar seus conhecimentos por meio de pesquisas, de leituras, de reflexões pessoais, de participação em congressos (MASETTO, 2001, p.87). O profissional da educação recém-formado encontra-se constantemente cercado de incertezas sobre a sua profissão, alguns chegam na sala de aula e acabam se vendo perdidos naquele espaço. Tudo isso se dá a uma má preparação durante a sua formação. Nesse sentido, Nóvoa (2006) diz que é importante ter cuidado com os novos professores, pois é nesse momento que enfrentam seus maiores desafios. Se não formos capazes de construir formas de integração, mais harmoniosas, mais coerentes, desses professores, nós vamos justamente acentuar, nesses primeiros anos de profissão, dinâmicas de sobrevivência individual que conduzem necessariamente a um fechamento individualista dos professores (NÓVOA, 2006, p.14). Portanto, nesse contexto, é perceptível que este profissional não cede para uma maior integralização com a sua profissão, o tornando fechado a novas experiências de modo que se torna gradativamente um mero reprodutor de métodos de ensino tradicionais. Para professores em formação, a utilização de novas metodologias como jogos lúdicos de ensino em suas primeiras aulas tem se mostrado como uma forma de abrir um leque de possiblidades quando se trata das formas de transmitir conteúdo para os alunos. Esses métodos acabam facilitando o ensino e fazendo com que o aluno interaja mais com a aula e se torne uma das partes centrais no processo de ensino-aprendizagem, tornando essa experiência prazerosa para ambos os lados. O trabalho de caráter intervencionista tem como presente objetivo descrever a aplicação de metodologia interativa e lúdica no ensino de ciências aplicada em uma escola de ensino regular, localizada na cidade de São Luís do Maranhão. A aula sobre Ligações Químicas foi realizada em uma turma do 9° ano do ensino fundamental.

Material e métodos

Inicialmente foi realizada uma investigação diagnóstica na escola U.E Sagarana II, referente ao conhecimento prévio dos alunos e as dificuldades dos alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Ciências no 9º ano do ensino fundamental. Este trabalho foi classificado como um estudo descritivo, de natureza qualitativa, na modalidade de relado de experiência. Ele foi estruturado no modelo da trilogia freiriana ação-reflexão-ação (ARAÚJO FREIRE, 2001) junto à prática pedagógica especificamente conexa à formação de professores de Ciências, na qual os licenciandos foram capazes de refletir sobre a sua própria prática a partir de uma aula simulada para posteriormente ser aplicada em uma aula de campo. Os próximos passos, sob orientação da professora de Elementos de Ciências II, sintetizaram e executaram a proposta em cinco momentos pedagógicos. No primeiro foi feita a escolha do tema, averiguando o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema proposto, planejado e preparado através de um questionário investigativo aplicado antes da intervenção didática. No segundo momento foi feito um planejamento e elaboração do material didático visual que seriam utilizados na intervenção: representação didática das primeiras tabelas periódicas; uma tabela periódica didática vazada; um dado químico pedagógico com elementos químicos representados nos lados; um Quiz com perguntas sobre Ligações Químicas. Em um terceiro momento, foi realizada uma aula simulada para a professora da disciplina de Elementos de Ciências II e discentes da turma de licenciatura em química na instituição formadora. Na qual foi buscado através dos comentários e críticas da professora e dos colegas licenciandos, uma melhora no material didático visual e da equipe, para que somente depois dessas observações e dos devidos ajustes fosse possível ministrar uma aula bem executada e rica em informações. O quarto momento tratou exatamente da intervenção pedagógica aplicada em sala de aula regular onde, a aula e o material visual didático, previamente planejados e preparados, tendo a necessidade de oferecer uma revisão lúdica e estimulante para os alunos, onde que houvesse um bom entendimento do assunto proposto. O quinto momento ficou com a finalidade de avaliação dos resultados e considerações coletivas e individuais de todo o processo desenvolvido, desde pontos positivos a pontos negativos, sendo necessário levar essa experiência para os discentes da turma de licenciatura em química na instituição formadora, os quais também desenvolveram o mesmo trabalho em outras instituições de ensino e também compartilharam suas experiências no campo educacional.

Resultado e discussão

A avaliação diagnóstica realizada na escola revelou que os alunos tinham um conhecimento básico sobre o assunto Ligações Químicas e que a professora de ciências empregava metodologias tradicionais, como quadro branco, livro didático, Datashow e ilustrações em cartolina. O que revelou a necessidade de implantar metodologias alternativas, justificando o desenvolvimento da proposta pedagógica pelos acadêmicos de licenciatura baseadas em metodologia mais atrativa e dinâmica para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. A utilização de elementos lúdicos, no processo de ensino e aprendizagem da criança é um recurso muito importante, pois facilita de modo eficaz seu aprendizado cognitivo, ajudando na memorização do assunto, sua reflexão e raciocínio e, por conseguinte sua reprodução. Vygotsky (1983, p. 64) afirma que brincar leva a criança a tornar-se mais flexível e buscar alternativas de ação. Enquanto brinca, a criança sua atenção na atividade em si e não em resultados e efeitos. Para aumentar o interesse dos alunos e chamar a atenção dos mesmos, a tabela periódica vazada foi empregada para explorar elementos químicos, que eram fixados conforme a sua localização periódica e conferir sua relação as ligações químicas A distribuição eletrônica e seus subníveis eletrônicos s, p, d, f foi associada a frase ‘’sapo pula dentro fora dentro’’ para facilitar a memorização, o resgate dos modelos anteriores da tabela periódica e a comparação com a tabela atual para explicação do contexto histórico do seu surgimento e evolução. Que contribuiu para um melhor entendimento dos alunos, visto que com a visualização do material puderam ter uma melhor associação do que na proposta de aula tradicional. A primeira questão indagava sobre o conhecimento no conteúdo, as respostas observadas mostraram que os alunos já haviam tido um contato inicial com o conteúdo e que o mesmo foi suficiente para interação professor- aluno e aluno-aluno. Também foi percebido o interesse dos alunos em participar da aula ministrada pelos licenciados, já que os mesmos tinham desenvoltura no conteúdo. O uso do Quiz com um dado de elementos químicos, os alunos foram desafiados a fazer a distribuição eletrônica e localizar o elemento sorteado na tabela periódica atual e questões que o participante deveria apontar qual o tipo de ligação química apresentava.. As reflexões e observações da aula simulada, contribuiu para a sobre a efetividade da aula e da metodologia alternativa proposta, que foram realizadas pelos demais licenciandos e professora formadora, levaram os idealizadores da proposta a refletir e realizar adaptações necessárias do processo de ensino, da metodologia e da avaliação da aprendizagem. A aula na escola superou as expectativas dos acadêmicos, apresentando um bom desenvolvimento do planejamento, interação com os alunos e participação dos mesmos na aula e na dinâmica aplicada. Contudo, é importante destacar, que a presença do professor responsável durante todo o processo de intervenção foi essencial para a melhor atuação dos acadêmicos. Na aula aplicada o uso dos materiais didáticos - tabela periódica e dado químico - facilitaram a aplicação e explicação do conteúdo. O uso desses materiais teve como objetivo caminhar com os discentes até o conteúdo principal, ligações químicas, começando com a história da tabela periódica, passando para distribuição eletrônica e aplicando estes ao conteúdo final. A avaliação da proposta pedagógica sobre Ligações Químicas realizada pelos questionários revelou que a metodologia expositiva deixou o conteúdo mais agradável para os alunos. Também foi feita uma comparação de experiências da aula simulada com a aula final, chegando a conclusão sobre a efetividade da aula e da metodologia alternativa proposta. A reflexão da ação auxiliou na adaptação do processo de ensino, da metodologia e da avaliação da aprendizagem. A proposta inovadora, na perspectiva de formação inicial dos professores de ciências, possibilitou a dinâmica em sala de aula com os materiais elaborados. O Quiz possibilitou a interação de quase todos alunos, partindo da própria iniciativa, confirmando assim a eficácia da abordagem com a qual os alunos não estavam habituados a vivenciar em sala de aula. A eficácia foi comprovada através dos questionários executados em sala de aula, como pode ser observado no Gráfico 1. Onde quase 50% classificou a aula como muito boa, onde outros 40% como boa e 10% como regular, levando em contas alguns pontos que os professores em formação ainda precisam trabalhar, como a postura e tom de voz dentro de sala. Gráfico 1. Opinião dos alunos sobre a proposta metodológica sobre Ligações Químicas A opinião dos alunos sobre a aula também puderam ser expressas verbalmente, conforme relatos abaixo. Porém, por conta de erros de português, foi necessário transcrever com algumas correções ortográficas. “Gostei muito, pois a aula passada por eles foi bem resumida e compreensível” (Aluno 1) “Ótima, a explicação foi bem clara” (Aluno 2) “[..] foi uma aula muito informativa a onde eu aprendi de forma diferente, a localizar os elementos na tabela periódica (e sobre o sapo pula dentro e fora)” (Aluno 3) “Boa, divertida, legal e muito importante.” (Aluno 4, transcrito com alteração) Em relação ao conteúdo aplicado, foram selecionadas algumas respostas dos alunos que demonstram a compreensão do conhecimento trabalhado sobre: O que é teoria do octeto? Por que ela é importante? “Todos os elementos para adquirir estabilidade eletrônica precisam adquirir 8 elétrons na camada de valência, por isso é importante.” (Aluno 1, transcrito com alteração) Quando questionado sobre O que você entende sobre ligações químicas? Quais os tipos? Responderam: “São a união de dois ou mais átomos, formando compostos. Tipos: Covalente, metálica e iônica.” (Aluno 2, transcrito com alteração) E sobre Quais as principais características dos metais? Afirmaram: “Brilho, dureza e conduz energia” (Aluno 3, transcrito com alteração) Ao longo de todo o processo, mesmo obtendo bons resultados na aula ministrada, foi analisada a dificuldade dos docentes em relação a postura dos mesmos em sala de aula, sendo de extrema importância ressaltar a necessidade da presença do professor responsável pela disciplina acompanhando todo o processo de intervenção. Entretanto, mesmo com as dificuldades presenciadas, a aula proporcionou uma experiência de conhecimento mútuo para ambos, melhorando a sensibilidade em relação as necessidades dos alunos e trabalhando com a perspectiva de melhoramento de desempenho em sala de aula.

gráfico

O gráfico representa em forma de porcentagem, a opinião dos alunos em relação a proposta metodológica sobre ligações químicas.

Conclusões

O estudo possibilitou verificar a eficácia da utilização de metodologias inovadoras e jogos lúdicos, em como são eficazes no processo de ensino aprendizagem. Além de ajustar-se como um auxiliador no processo de formação de professores em períodos inicias do curso de licenciatura em Química. A utilização de questionários investigativos com alunos da escola U.E Sagarana II, possibilitou a percepção da diversidade de opiniões dos mesmos, para assim observar os métodos, técnicas e recursos que consideram mais eficazes para seu aprendizado e também, o que consideram que os professores precisam melhorar no seu método de ensino. Foi perceptivo que mesmo usando os métodos de ensinos tradicionais, a professora de ciências responsável pela turma conseguia um bom índice de aprendizagem em sala de aula, onde foi visível durante a aplicação do questionário e da própria aplicação da metodologia em sala. A proposta pedagógica sobre Ligações Químicas, com a utilização de atividades lúdicas em sala de aula, auxiliou no desenvolvimento e aprendizagem de conteúdo, pensamento, concentração e da atenção. Sabe-se que atividades que envolvem jogos e brincadeiras ajudam a desenvolver integralmente o processo de ensino-aprendizagem, mas é preciso que todo o trabalho seja planejado com muita atenção, tendo como base objetivos claros e coerentes em consonância com realidade na qual a escola está inserida. Esta proposta inovadora trouxe aos professores em formação uma experiência concreta em sua futura área de atuação, instigando os mesmos a pensar de forma crítica e avaliar suas posturas em sala de aula. Dessa forma facilitou a avaliação de metodologias, na prática e recursos adequados para alunos de diferentes personalidades, bem como singulares situações em sala de aula. Foi possível observar também que as metodologias e práticas escolhidas pelos discentes apresentadas neste trabalho, auxiliaram no desenvolvimento e fixação do conteúdo de forma clara e objetiva.

Agradecimentos

Ao mеυ orientador, pelo empenho dedicado à elaboração deste trabalho, e а todos pоr mе proporcionar о conhecimento necessário para conclusão do mesmo.

Referências

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(https://www.sciencedirect.ez364.periodicos.capes.gov.br/science/article/pii/S0742051X17307576

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