A SALA DE AULA INVERTIDA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA ELEMENTAR NA GRADUAÇÃO: : estudo de um caso sobre o uso do Google Sala de Aula nas turmas do Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA-Campus Ananindeua)

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Amaral, J.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Costa, M.B.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Pinto, B.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Barbosa, Y.G.D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Silva, N.H.D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Costa, I.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

Neste trabalho é aplicado o método Sala de Aula Invertida (flipped classroom) ao Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) para Química Elementar para os cursos de graduação no Campus de Ananindeua da Universidade Federal do Pará. Em especial destaca-se a etapa não-presencial com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem via Google Sala de Aula (Class-Room). Podemos afirmar que mesmo em estágio inicial os resultados de tal metodologia são promissores. A parte não presencial foi de grande relevância quanto ao processo de ensino aprendizagem, visto que o número de alunos participantes desta ferramenta é significativo para o atendimento virtual dos mesmos. Melhorando assim a qualidade do ensino e buscando também a diminuição da evasão no ensino superior.

Palavras chaves

Ensino de Química; Google Sala de Aula; Programa de Nivelamento

Introdução

Atualmente, no Brasil, muitos estudantes ingressos no Ensino Superior têm dificuldades de acompanhar o curso devido à falta de conhecimento básico sólido em ciências, reflexo claro e imediato de inadequados processos de seleção e do deficiente sistema de ensino fundamental e médio nacionais. O PCNA surgiu da necessidade de melhorias na preparação dos novos ingressantes nos cursos, uma vez que o público alvo são os calouros. Essa necessidade motivou a criação do projeto que tem ao mesmo tempo caráter de ensino e de extensão (PCNA,2011). Um aspecto que contribui significativamente para as grandes dificuldades dos estudantes é o embasamento construído no ensino médio, o qual não auxilia de maneira eficaz nas disciplinas do ensino superior segundo Reis 2005, nos revela que Barreto 1995,constatou que: ”As causas são muitas e já bem conhecidas, principalmente a má formação adquirida durante o 1º e 2º graus, de onde recebemos um grande contingente de alunos passivos, dependentes, sem domínio de conceitos básicos, com pouca capacidade crítica, sem hábitos de estudar e conseqüentemente, bastante inseguros. (BARRETO, 1995, REIS,2005, p. 4).” Como a problemática de deficiências de ciências básicas nas séries pré- universitário afeta tanto a rede pública de ensino como a rede privada, a inserção dessas tecnologias nos cursos de ensino superior tem um papel fundamental para o bom desempenho dos alunos, sendo um agente de combate para os números significativos nos índices de reprovações. A utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como apoio às aulas presenciais crescem em grande escala ao combinar os os métodos de ensino-aprendizagem presencial e não-presencial (à distância) pela utilização de ferramentas alternativas (JOHNSON et al, 2014).

Material e métodos

Com a intenção de conhecer o perfil dos discentes e planejar de maneira mais eficaz as atividade do PCNA, foi aplicado um questionário online via Google formulários compartilhado e salvo através do google drive para os alunos de todos os cursos de graduação. O questionário foi disponibilizado por um período de 2 meses, sendo estes de dezembro de 2018 a janeiro de 2019. Obtiveram-se 91 respostas ao formulário que ficou disponível para os discentes da UFPA campus Ananindeua. Os discentes puderam responder as perguntas que tiveram o intuito de investigar sua opinião quanto ao desempenho do programa de nivelamento (PCNA) no campus e a inserção da monitoria online como alternativa para alcançar um quantitativo maior de discentes participantes/frequentes ao programa. Onde 91 alunos responderam ao questionário e 74,7% destes consideraram a monitoria online Bom e 15,4% consideraram Excelente. A metodologia foi aplicada a turma do curso de Química-Licenciatura 2019, sendo apresentada aos discentes durante a primeira aula da monitoria de química na semana do calouro do PCNA no período de 02 a 05 de Julho de 2019. Os discentes foram instruídos a acessar o link www.classroom.google.com e em seguida digitar o código da turma para terem acesso a turma: QUÍMICA PCNA 2019. O cadastro dos alunos foi realizado com sucesso e 19 dos 25 alunos foram adicionados a turma. A utilização do Google Sala de Aula na turma se deu através do envio do conteúdo da aula (power point), e, anexados links selecionados do youtube com cálculos de soluções e práticas em laboratório feitas a partir desses cálculos. Além do material da próxima aula relacionada a química experimental com o intuito de ambientar os calouros aos nomes das vidrarias e práticas de laboratório.

Resultado e discussão

Para que fosse aplicada a ferramenta de ensino, foi realizado uma pesquisa prévia com os alunos com o intuito de saber o quantitativo de alunos que teriam acesso ao Google Sala de Aula, seja este via Smartphone ou Computador/PC. Conforme descritos nos gráficos presentes na figura 1 assim como pesquisa prévia também feita por Assunção et al., 2012. Figura 1 – questionário 1: (a)Você tem acesso a internet diariamente? (b)Dos que possuem acesso diariamente, seu acesso é através do Smartphone ou notebook/PC? (c)Você conhece o Google Sala de Aula? Com resultados mostrando que 75% dos alunos tem acesso a internet diariamente e destes 89% usam o Smartphone como recurso de estudo. A escolha da ferramenta educacional foi viável devido sua funcionalidade, ao estar disponível tanto através do site quanto do aplicativo disponível para dispositivo móvel. Ao final da semana de aulas, foi realizada nova pesquisa com intuito de saber a satisfação quanto à ferramenta de ensino utilizada em conjunto com as aulas de monitoria presenciais. (figura 2) Figura 2 – questionário 2: (a) Na sua opinião, a ferramenta educacional utilizada antes das aulas contribuiu para o melhor ensino-aprendizagem da química? (b) Você gostaria de possuir essa ferramenta como acesso a monitoria durante o período de aulas? (c) Você considerou relevante para o ensino aprendizagem o material disponibilizado no Google Sala de Aula? O uso da sala de aula invertida (flipped classroom) utilizada como metodologia neste trabalho pode transformar a sala de aula presencial em um ambiente mais atrativo, dedicando às atividades praticadas em conjunto ao aluno ativo (FAVA, 2014).

Figura 1 - Questionário 1

Questionário inicial para opinião dos alunos quanto a monitoria online no programa (PCNA/Campus Ananindeua)

figura 2 - questionário 2

Pesquisa feita com intuito de saber a satisfação quanto à ferramenta de ensino utilizada em conjunto com as aulas de monitoria presenciais.

Conclusões

A ferramenta utilizada foi considerada pelos alunos de grande relevância no ensino-aprendizagem da química elementar, requerendo ainda que tal esteja disponível não só para o período de monitoria na semana do calouro como também no período letivo para plantões de dúvida online. O que nos indica uma excelente aceitação por parte dos mesmos Podemos considerar que a tecnologia é um recursos cada vez mais presente na vida acadêmica dos alunos, tornando cada vez mais evidente a necessidade de práticas pedagógicas capazes de potencializar uma aprendizagem mais participativa e significativa.

Agradecimentos

Agradecemos a Deus por nos ter dado força e fé para chegar até aqui. A nossa família pelo apoio e incentivo. A SAEST-UFPA pela oportunidade de fazer parte deste programa. A turma de calouros de Química 2019 por toda colaboração.

Referências

BARRETO, A. O Ensino de Cálculo I nas universidades. Informativo da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, ( 6 ), 4-5, 1995.

FAVA, Rui. Educação 3.0: aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 256 p.2014.

JOHNSON, L.; ADAMS Becker, S.; CUMMINS, M.; ESTRADA, V. NMC Technology Outlook for Brazilian Universities: A Horizon Project Regional Report. Austin, Texas: New Media Consortium, 2014.

PDF. UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA COMPARATIVA DO DESEMPENHO ACADÊMICO NAS DISCIPLINAS BÁSICAS EM UM CURSO DE ENGENHARIA. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/7/artigos/104087.pdf. Acesso em: 1 jul. 2019.

REIS, F. da S. A Tensão entre o Rigor e Intuição no Ensino de Cálculo e Análise: A Visão de Professores-Pesquisadores e Autores de Livros Didáticos. Tese de Doutorado em Educação. Campinas: UNICAMP, 2001.

RUBERTI, I.; PONTES, A. N. Mídia, Educação e Cidadania: considerações sobre a importância da alfabetização tecnológica audiovisual na sociedade da informação. Educação Temática Digital, Campinas, v. 3, n. 1, p. 21-27, dez. 2001.

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