Química dos medicamentos: Uma metodologia de ensino contextualizado para o conteúdo de funções Orgânicas.

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Damasceno dos Santos, M.D. (UEPA) ; Antunes Terra, I. (UEPA) ; Morais da Silva, L.L. (UEPA)

Resumo

O objetivo deste trabalho é explorar o conhecimento prévio e de senso comum sobre medicamentos como abordagem metodológica e didática para o ensino de funções orgânicas no ensino de Química, visando aproximar o conhecimento científico com o cotidiano do alunado, pretendendo desenvolver um aprendizado completo onde a sua aplicação do cotidiano seja visível e compreendida, haja vista a dificuldade que os alunos possuem em associar os conteúdos teóricos estudados com sua aplicação prática da realidade. Desse modo, encontra-se proposto uma estratégia para facilitar e ampliar o conhecimento e o processo de ensino aprendizagem em Química.

Palavras chaves

ensino de química; medicamentos; funções orgânicas

Introdução

Ao longo da história estudiosos vem revolucionando a medicina com a descoberta de novos medicamentos e com o aperfeiçoamento destes, a fim de reduzir os efeitos colaterais e aumentar sua funcionalidade. Entender como funciona a química dos fármacos, suas funções orgânicas e características químicas e biológicas são de fundamental importância para administrá-los e permite entender como agem no organismo humano, como manipular o consumo, reduzir riscos de intoxicação e aliviar sintomas. Segundo Maurícius S. et al, (2012) o ensino de Química deve um aporte para que os alunos conheçam o mundo ao seu redor. O fato é que esse conhecimento ainda encontra-se em um mundo distante do senso comum, onde muitos não conseguem associar a química com a produção desses medicamentos nem a que se deve o fato de existirem uma infinidade deles e o que permite terem tantas aplicações diferentes. A contextualização constitui hoje um princípio curricular que possui diferentes funções, dentre as quais podemos destacar as de motivar o aluno, facilitar a aprendizagem e formá-lo para o exercício da cidadania. Temos defendido que para esse último objetivo é fundamental que sejam discutidos em sala de aula aspectos tecnológicos, econômicos, ambientais, políticos, éticos e sociais relacionados à temas científicos presentes na sociedade (Mortimer e Santos, 1999). Desse modo, demonstra-se a importância de apresentar um contexto social e cotidiano no ensino de Química e é uma boa estratégia metodológica para aproximar os alunos da utilização prática do conhecimento científico. O livro didático Química na Abordagem no Cotidiano, Peruzzo e Canto (2016), também reconhece a importância de uma abordagem contextualizada do ensino e propõe auxiliar os alunos a compreender conceitos e aprimorar o letramento científico. Por esse motivo, o presente trabalho objetiva utilizar os medicamentos como abordagem contextual para o conteúdo de funções Orgânicas, sobretudo os grupos funcionais, já que os medicamentos são constituídos por inúmeras substâncias químicas que apresentam essas funções.

Material e métodos

Este trabalho foi desenvolvido em duas aulas de 1h20min (uma hora e vinte minutos), dividida em 3 etapas denominadas de: I) Aula expositiva-dialogada sobre o conteúdo de funções orgânicas, II) Uma abordagem contextualizada relacionando as funções orgânicas e os medicamentos e Dinâmica em grupos e III) Aplicação do questionário final. A segunda etapa desenvolveu-se na divisão da turma em 3 grandes grupos, após uma breve explanação sobre os medicamentos e sua relação com a química, como são produzidos e a sua contextualização com a aula de funções orgânicas. Cada grupo recebeu uma ficha contendo informações técnicas de 1 medicamento, como seu nome científico, composição química, aplicação medicinal e a sua formula estrutural, onde o grupo responsável deveria apresentar como resposta suas funções orgânicas e o nome popular do remédio. O grupo que cumpre o desafio primeiro ganha um prêmio, escolhido pelo professor. O último momento foi composto pela resolução de um questionário, sem intenção de atribuir notas, apenas para confecção de resultados obtidos ao longo do trabalho.

Resultado e discussão

Com a análise do questionário e experiências presenciadas em sala de aula, observou-se que a maioria dos alunos não sabiam da presença das funções Orgânicas na composição dos medicamentos, e pouco conseguiam relacionar o conteúdo ao seu cotidiano, por exemplo. Com a abordagem contextualizada sobre a química dos medicamentos, os alunos consideraram importante desenvolver essa estratégia metodológica como facilitador da aprendizagem e apresentaram relatos satisfatórios em relação a compreensão do assunto e suas aplicações nos medicamentos e no seu dia-dia. O aluno X, relata “Quando o assunto é abordado como algo que faz parte do nosso cotidiano, é mais fácil de associar”. O aluno Y completa “pois ajuda a entender melhor como são produzidos os medicamentos e como eles agem no nosso organismo”. O aluno Z ainda faz um relato importante “o fato de termos que identificar as funções presentes em alguns medicamentos, nos mostra a importância desse conhecimento para produzir corretamente medicamentos que atendam às necessidades do organismo.” Enquanto o aluno W enfatiza “As funções Orgânicas são complexas e a abordagem contextualizada tornou a aula dinâmica e ajudou na fixação e na revisão do conteúdo, além de ser uma forma mais fácil de compreender.” Por fim, os alunos consideraram de suma importância o estudo de Química orgânica na produção de medicamentos e agora a maioria dos alunos se considera capaz de relacionar o conteúdo de Funções Orgânicas ao seu cotidiano, além de medicamentos.

Conclusões

O estudo possibilitou verificar a eficácia da utilização de metodologias que procuram contextualizar o ensino de química, e também permitiu investigar as percepções dos alunos sobre o método que eles consideram importantes para o seu aprendizado. Foi perceptível que a abordagem contextualizada de forma lúdica e interativa, desperta o interesse dos alunos e instiga-os a pensar, revisar e fixar os conteúdo de forma dinâmica e ainda proporciona um conhecimento de mundo e sua relação com a química, fazendo assim com que eles fiquem mais próximos da realidade científica.

Agradecimentos

Referências

MAURÍCIUS S. P. et.al. Uma Abordagem Diferenciada para o Ensino de Funções Orgânicas através da Temática Medicamentos. Espaço aberto, 2012.
PERUZZO, F.M.; CANTO, E.L. Química na abordagem do cotidiano 3. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1998
SANTOS, W.L.P. e MORTIMER, E.F. A Dimensão social do Ensino de Química- Um estudo exploratório da visão de professores. In: II Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC

Patrocinadores

Capes Capes CFQ CRQ-PB FAPESQPB LF Editorial

Apoio

UFPB UFPB

Realização

ABQ