Concepções de Estudantes de uma EEMTI do Município de Tauá-CE

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Sousa, A.C.G.A. (UECE) ; Peres, J.G. (UECE) ; Santiago, L.F. (UECE) ; Sena, F.S. (UECE) ; Bezerra, F.S. (UECE) ; Lins, P.V.D. (UECE) ; Marcelino, M.G. (UECE) ; Felix, G.V. (UECE) ; Lima, M.C.L. (UECE) ; Queiroz, A.J.M. (UECE) ; Rodrigues, J.T. (EEP MONSENHOR ODORICO DE ANDRADE) ; Ferreira, A.S. (EEMTI LILI FEITOSA)

Resumo

De modo geral a sociedade, espera receber jovens, que saibam ler e escrever e entendam de matemática o suficiente para executar bem as funções exigidas pelo emprego ou estágio. Neste aspecto o ensino médio constitui-se em uma etapa crítica na formação dos indivíduos e assume múltiplas funções, tais como a consolidação dos conhecimentos e habilidades básicas dos estudantes. Diante disso o Plano de Universalização da Escola em Tempo Integral do Ceará está baseado em ideias iniciais de conversão que tem como objetivo considerar todas as escolas de Ensino Médio Regular da rede. O objetivo principal do estudo é de verificar as concepções dos estudantes sobre o EEMTI, as metodologia de ensino e as disciplinas que eles mais se identificam.

Palavras chaves

EEMTI; Educação; Ensino Médio

Introdução

O Plano de Universalização da Escola em Tempo Integral do Ceará está alicerçado em premissas de conversão que tem como objetivo considerar todas as escolas de Ensino Médio Regular da rede e, a partir das mesmas, definir a lista de escolas elegíveis para conversão até 2024, visando atender à Lei Nº 16.287, de 20 de julho de 2017, à meta 6 do Plano Nacional de Educação(PNE) e a meta 6 do Plano Estadual de Educação(PEE). De modo geral a sociedade, espera receber jovens, que saibam ler e escrever e entendam de matemática o suficiente para executar bem as funções exigidas pelo emprego ou estágio sendo que algumas famílias visam para seus herdeiros o ingresso em universidades públicas. Isso pode ser constatado em afirmações como “quero que meu filho estude, pois só assim poderá conseguir um bom emprego” ou “meu sonho é ver meu filho na universidade federal” (CALLIARI, 2019). Existe entre educação e ensino uma diferença essencial. Enquanto o primeiro possui contornos mais complexos, que envolvem aprendizagens curriculares, mas também valores e atitudes, que visam formar melhor o indivíduo na sua totalidade que, o segundo se refere principalmente ao ensino de conteúdos e conhecimentos. No sentido mais amplo, educação vai além do ensinar, envolve a provisão de possibilidades de autoconhecimento e valores éticos. Ensino centra-se na transmissão de conhecimento enquanto educação visa a transmissão dos valores necessários ao convívio, manutenção e desenvolvimento da sociedade como um todo (MARQUES; OLIVEIRA, 2016). O Ensino Médio constitui-se em uma etapa crítica na formação dos indivíduos e assume múltiplas funções, tais como a consolidação dos conhecimentos e habilidades básicas dos estudantes, a preparação para o ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho e a formação de cidadãos capazes de se engajar na sociedade. (TARTUCE et al, 2018) Segundo o Art.36 da Medida Provisória dispõe que: o currículo do Ensino Médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos específicos, a serem definidos pelos sistemas de ensino, com ênfase nas seguintes áreas do conhecimento ou de atuação profissional: I – linguagens; II – matemática; III – ciências da natureza; IV- ciências humanas; e V – formação técnica e profissional (BRASIL, 2016). Então, na visão dos professores, para se alcançar à almejada qualidade é preciso contar com o envolvimento e apoio das famílias, melhoria das condições de trabalho, apontadas tanto para estrutura física como do apoio da estrutura pedagógica, direção e instituições parceiras (CALLIARI, 2019). De forma genérica o que se discute atualmente sobre a educação, pode-se deduzir que não há uma forma única nem um único modelo de educação. Nóvoa (1992) defende que a escola não é o único lugar onde ela acontece, nem o ensino escolar é a sua única prática, nem o professor o seu único praticante (MARQUES; OLIVEIRA, 2016). Segundo Forquin (1992) propõe o emprego do termo currículo para designar aquilo que é selecionado enquanto conteúdo escolar a ser aprendido. A escola não apenas faz seleções curriculares, também possui o papel de se tornar assimilável e transmissível a uma tradição cultural. A escola é a responsável pela transposição didática, ou seja, tornar claro o conhecimento socialmente adquirido e selecionado. Além da matrícula, é preciso também garantir a permanência e conclusão do ensino médio com a qualidade adequada, de maneira que os estudantes se beneficiem por completo da formação aí recebida (TARTUCE et al, 2018). No entanto, para os que têm necessidades educacionais diferenciadas é preciso garantir escolas em tempo integral, sendo um período com atendimento em escola especializada e outro na escola regular (CALLIARI, 2019)

Material e métodos

Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa e quantitativa realizada através de um questionário aplicado na Escola Ensino Médio Tempo Integral Lili Feitosa, localizada na cidade de Tauá – CE, a escola dispões de dois anexo situados nos distritos de Vera Cruz a vila de Marruás, este dois com ensino regular, apenas a sede dispõe do ensino médio em tempo integral (EEMTI). Atualmente a escola dispões de 653 alunos matriculados, destes 370 estudantes estão cursando em tempo integral, sendo 160 no primeiro ano, 102 no segundo ano e 108 na terceira série do ensino médio. O objetivo principal do estudo é de verificar as concepções dos estudantes sobre o ensino em tempo integral, as metodologia de ensino e as disciplinas que eles mais se identificam, visto que além das disciplinas da Base Curricular Comum do ensino médio, eles dispões de disciplinas eletivas e clubes na parte diversificada do currículo. No ano de 2017 a escola passou para método de ensino em tempo integral, apenas para o primeiro ano do ensino médio, no ano seguinte primeiro e segundos anos e em 2019 os três series se tornaram integral. Por esse motivo, o questionário foi aplicado apenas para os alunos do terceiro ano, pois em sua maioria os estes cursaram os três anos do ensino médio em tempo integral, foram informados da finalidade e concordaram em participar desta pesquisa, de forma anônima e voluntaria. Posteriormente os dados foram catalogados, e alguns expostos por meio de uma análise discursiva, e outros através da construção gráficos de pizzas, utilizando o programa computacional Microsoft Excel 2012, onde os dados foram expostos por meio de cálculos percentuais, para uma melhor compreensão.

Resultado e discussão

Na primeira pergunta dos questionário, procurou-se saber o ponto de vista dos estudantes sobre a importância das eletivas no currículo escolar, conforme o gráfico 1. De acordo com o gráfico 67% dos alunos afirmaram que as eletivas são de fato importante, e 38% afirmaram que não. O que nos leva a segunda pergunta, se ocorre algum aprendizado nas eletiva, segundo o gráfico 2. As afirmações desse questionamento foram, 79% dos alunos afirmaram que sim, conseguem aprender com as eletivas e 21% afirmaram que não. Outro aspecto importante é conhecer quais das eletivas os discentes mais se identificam, estão representadas no gráfico 3. As eletivas que mais se destacam foram, Geopolítica com 15,8%, Mercado de trabalho com 15,8%, Esportes 11,8%, Química para o ENEM 7,9%, Atualidades 6,6%, Matemática básica 6,6%, Navegando nos sabores da leitura 6,6%, Café filosófico 6,6% e 10,5% não responderam, as demais somaram 11,8%. Também procurou-se saber quais as principais sugestões dos alunos para tornar as eletivas mais atrativas. As principais propostas foram: “aula de campo”, “conteúdos relacionados ao ENEM”, “colocar cursos”, “fugir das disciplinas”, “não mistura 1, 2 e 3 anos”, “tornas mais dinâmicas”, “visitar os monumentos históricos da cidade”. Também procurou-se saber as concepções dos estudantes quanto aos clubes, uma disciplina diversificada do currículo escolar que não conta com a presença física de um professor em sala, que visa o protagonismo do estudante, as resultados foram representados no gráfico 4. De acordo com o gráfico, 22% dos estudantes classificaram os clubes como bom, 58% como regular, 18% ruim e 3% não souberam responder. Diante dos resultados se observa uma grande aceitação por parte dos alunos a disciplina mesmo sem a presença de um docente, sendo um ponto positivo para melhorar a aprendizagem desses discentes tanto na parte teórica como no conviveu social dos alunos. Protagonismo Juvenil expressa a participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida afetiva, privada e familiar, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade de modo geral. Outro aspecto importante é a concepção do dele como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade (FURTADO, 2016). Um aspecto importante que a pesquisa procurou conhecer foi a avaliação dos alunos quanto a escola em tempo integral e suas adaptações quanto a metodologia de ensino empregada, visto que são as primeiras experiencias nessa modalidade tanto para os alunos quanto para os professores. No sexto questionamento procurou-se saber de modo geral a avaliação dos estudantes quanto a escola de tempo integral (EEMTI), o dados foram relacionados no gráfico 5. Conforme o gráfico, 37% dos estudantes classificaram a escola como boa, 56% regular, ruim e outros soma 4% e 3% respectivamente, o que demonstra uma grande aceitação por parte dos alunos. No questionamento posterior levantou-se a possibilidade desses discente recomendarem aos amigos essa metodologia de ensino, gráfico 6. Segundo o gráfico, 72 % dos entrevistados responderam que sim, indicaria aos amigos a escola de tempo integral, e 21% responderam que não, não souberam ou não responderam somaram 7 %. Os dados mencionados demonstram que a maior parte os estudante veem com bons olhos a escola, e isso e importante para adaptação dos mesmo, principalmente nos primeiros anos de ensino. Na pergunta de numero sete, buscou-se avaliar o tempo de permanências dos estudantes na escola conforme gráfico 7. De acordo com o gráfico, 73% dos alunos estão no tempo integral a três anos, 16% com dois anos e com um ano ou menos somam 6% e 5% respectivamente. Diante desses dados também procurou-se saber quais as disciplinas que dos discentes mais gostam, conforme gráfico 8. De acordo com o gráfico a disciplina de História ficou com 53,9% das preferencias dos alunos, Matemática com 11,8%, Educação Física 10,5%, NTPPS (Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais), Química e Português somaram 2,6% cada, não souberam ou não responderam 13,2%, Filosofia e Física totalizaram 1,3% cada, as demais disciplinas não foram citadas. Na ultima pergunta do questionário investiga se os alunos notaram a presença dos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) na escola, seja nas aulas práticas de Química ou nas aula eletivas de Laboratório de Química, dados estão representados no gráfico 9. De acordo com o gráfico 66% dos estudantes notaram a presença do PIBID na escola e não notaram e não responderam somaram 30% e 4% respectivamente. Apesar dos bolsistas do programas estarem diariamente na eletiva de Laboratório de Química, grande parte dos alunos do 3 ano já cursaram a disciplina em anos anteriores e decidem focar nas eletivas voltadas para o ENEM ou atualidades. Pode-se concluir que não há uma forma única nem um único modelo de educação. Nóvoa (1992 apud MARQUES, 2016) ratifica que a escola não é o único lugar onde a didática acontece, nem o ensino escolar é a sua única atividade, nem o docente o seu único praticante.

Gráficos 1, 2 e 3



Gráficos 4, 5, 6, 7, 8 e 9



Conclusões

Diante dos resultados as disciplinas de eletivas e clubes se mostraram promissoras no entanto ainda há necessidade de melhoramento quanto a dinâmica das eletivas e dos clubes, e aos conteúdos abordados para se tornarem mais atrativos para os estudantes, o que minimizaria a exaustão dos alunos da carga horária da escola em tempo integral, tornando-as mais dinâmicas e reforçando a aprendizagem. De modo geral, a avaliação da escola em tempo integral se mostrou construtiva, é notável que ainda precisa passar por mudanças, que ocorrerão de modo gradativo para uma melhor adaptação do estudante, professores e coordenadores, pois a educação é um processo feito a várias mãos e necessita de tempo para se moldar ao perfil dos alunos e da região onde estão inseridos.

Agradecimentos

UECE, CAPES e EEMTI Lili Feitosa

Referências

BRASIL. Medida provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 22 de set. 2016.

CALLIARI, D. U. Qualidade: Retratos da Educação Brasileira da Atualidade. Disponível em:< http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/510-4.pdf>.Acessado em: 10 de Jul de 2019.

FORQUIN, J. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 5, p.28-49, maio/ago 1992.

FURTADO, L. F.: Os desafios da escola pública paraense na perspectiva do professor PDF. Produções Didático-pedagógicas 2016. Caderno PDE, UNESPAR/UVA, v. II União da Vitória-PR, .2016

MARQUES, S.; OLIVEIRA, T. ; Educação, Ensino e Docência: Reflexões e Perspectivas Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 3, p.189-211, Set./Dez. 2016.

TARTUCE, G. L. B. P.; MORICONI, G. M.; DAVIS, C. L. F.; NUNES, M. M. R. Desafios do ensino médio no brasil: iniciativas das secretarias de educação. 478 CADERNOS DE PESQUISA v.48 n.168 p.478-504 abr./jun. 2018

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