A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA DE CASCAVEL/CEARÁ: CONSCIENTIZAÇÃO E CIDADANIA

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Silva Filho, J.H. (UECE)

Resumo

Esse estudo tem como objetivo analisar se a Educação Ambiental se faz presente nas práticas docentes e no cotidiano dos alunos em uma escola pública do município de Cascavel/CE, nos dias atuais. O trabalho foi desenvolvido na E.E.F. Choró Vaquejador, para elaborar, analisar e comparar os conceitos dos PNE (Plano Nacional de Educação). A pesquisa de campo tenta estabelecer um estudo para medir o grau de conhecimento dos alunos e dos professores, no entanto sabe-se que o cuidado com a natureza deve começar em casa, sendo refletida em sala de aula com política de cidadania e sustentabilidade, diagnosticando os erros para que seja implantada uma política de preservação ambiental.

Palavras chaves

Educação Ambiental; Conscientização; Sustentabilidade

Introdução

A história nos relata que a homem não tem cuidado do nosso planeta nos últimos anos e nem tão pouco dos seres vivos que os cercam, com a modernização e a urbanização a percepção do ambiente mudou drasticamente e a natureza passou a ser entendida como inferior, separado da sociedade humana, ocupando uma posição de subserviência. No século passado, para se atender as necessidades humanas foi desenhando uma equação desbalanceada: retirar, consumir e descartar, no entanto o homem passou administrar o meio ambiente como um comércio sem valor, com a perda da biodiversidade, o esgotamento de recursos naturais, a destruição de ecossistemas, afetando assim os mecanismos que sustentam a vida na terra e evidenciando o modelo de desenvolvimento "insustentável" por trás desta realidade. Foi realizada uma entrevista estruturada com questionamentos destinados aos alunos das turmas de 7º e 8º ano da Escola Municipal Choró Vaquejador, na qual buscou-se informações sobre educação ambiental. Através de um programa de educação transformador onde envolva não só uma visão ampla de mundo, como também a clareza da finalidade do ato educativo, uma posição social, política, competência técnica para programar projetos (PHILIPPI JR e PELICIONI, 2005). A educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetiva capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente (SOUSA, 2014). O desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes (figura 1): A sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade econômica e a sustentabilidade sócio-política (DESENVOLVIMENTO, 2018).

Material e métodos

A pesquisa envolveu alunos de 7ª e 8ª ano da Escola de Ensino Fundamental Choró Vaquejador em Cascavel-CE, com idades entre 13 e 15 anos. Para avaliação da percepção dos alunos em relação às questões ambientais, foi utilizado um questionário com perguntas abertas e de cunho ambiental, tratando da preservação e do relacionamento do homem com o meio ambiente. Desenvolveu-se a experiência considerando interdisciplinaridade e a contextualização como elementos fundamentais ao processo de construção do conhecimento. As etapas desenvolvidas foram: a) promoção da mostra da importância com que educação ambiental seja compartilhada através de recursos institucionais da escola para fazer com os alunos possam exercer cidadania dentro e fora dela; b) politica de conscientização do meio ambiente para que os assuntos abordados, tais como ciências, biologia e química, sejam aplicadas nas escolas públicas de ensino fundamental de Cascavel-CE; c) planejamento por parte das autoridades educacionais para promover cursos de Educação Ambiental para os docentes; d) meios que devem ser empregados para a realização da promoção da educação ambiental no ensino médio; e) aplicação de métodos adotados tais como a promoção, conscientização, planejamento, os meios para pesquisa, as dificuldades e desafios, fez-se analise crítico na escola de atuação do ensino médio, verificando os principais desafios que a educação terá que enfrentar.

Resultado e discussão

Foi aplicado um questionário com a finalidade de medir o “Nível de Conscientização dos Alunos de Ensino fundamental Sobre a Educação Ambiental”. Aplicou-se para 25 alunos, onde 60 % são mulheres e 40% homens com a faixa etária entre 13 e 15 anos do 7° ano e 8° ano. Sobre a importância da escola na formação de jovens para que no futuro esteja comprometido ao meio ambiente sustentável (gráfico 1), 64% dos alunos responderam que há muita relevância, 20%, relevante, 8% pouco relevante e os outro 8% nenhuma relevância. Questionado aos alunos sobre a aplicação da Educação Ambiental na escola, observou-se 76% dos alunos responderam que a educação ambiental é um assunto comumente abordado e 24% disseram que não, sendo assim, percebeu-se que a escola pesquisada se preocupa com o tema abordado (gráfico 2). Com relação a prática da educação ambiental em casa, na escola, no bairro e na cidade, 55% praticam politicas de cidadania e sustentabilidade com o lixo de casa e do convívio social e 27% praticam as vezes e 18% não praticam nenhum tipo de politica de cidadania (gráfico 3).













Conclusões

A Educação Ambiental foi elaborada com intuito e propósito de tornar os cidadãos cientes dos problemas que nós mesmos causamos durante todo tempo, uma tentativa de juntos criarem possíveis soluções para tais problemas. Os trabalhos de Educação Ambiental formal e não formal aqui apresentados comprovam isso. Mas deve haver com grande urgência uma revisão das grades curriculares. E a capacitação de profissionais para atuarem em sala de aula para que possa-se ter uma natureza sustentável para nós e as futuras gerações.

Agradecimentos

1) Coordenação do Curso de Licenciatura em Química em EaD da UECE. 2) E.E.F. Choró Vaquejador (Cascavel-CE), 3) Polo de Beberibe-CE.

Referências

DESENVOLVIMENTO Sustentável. Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_sustent%C3%A1vel. Acesso em: 03 maio 2018.

PHILIPPI JR, Arlindo e PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Editora Manole, 2005.

SOUSA, Romário. Educação Ambiental: Evolução e Conceitos. 2014. Disponível em: http://eugestor.com/editoriais/2014/05/educacao-ambiental-evolucao-e-conceitos/. Acesso em: 29 abr. 2018.

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