Ensino de Química na prática através de ações de extensão no município de Urupema, SC.

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Coutinho dos Santos, L. (IFSC) ; Demozzi, C. (IFSC) ; Rates Vieira, P. (IFSC) ; de Vasconcellos Dullius, M. (IFSC) ; Raulino, G. (IFSC) ; de Jesus, J. (IFSC) ; Silva Stefanski, L.A. (IFSC) ; Dines Ribeiro de Andrade, E. (IFSC) ; Ferreira Sanches, M. (IFSC)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo realizar ações de extensão no município de Urupema localizada na serra catarinense. As atividades realizadas foram palestras e oficinas educativas sobre como utilizar insumos e materiais químicos que se têm em casa e não são aproveitados de maneiras corretas e soluções para a reutilização de materiais reciclados e outros insumos que são diariamente descartados como lixo. Outra questão importante abordada na ação foi a fabricação caseira de alguns insumos de uso diário e que também poderiam ser comercializados no futuro como sabões, antimofo, tira manchas, velas aromáticas e decorativas, entre outros. A proposta estimula o desenvolvimento sustentável, a formação cidadã e o empreendedorismo através da aplicação prática e cotidiana do conhecimento químico.

Palavras chaves

Reutilização de materiais; Educação em Química ; Extensão

Introdução

A cidade de Urupema está localizada na serra catarinense, compreende uma área territorial de 353 Km² e uma população de aproximadamente 2.482 habitantes, dos quais 1.207 são mulheres (Disponível em: https://www.urupema.sc.gov.br. Acesso em: 14 de Junho de 2018). Estas que cuidam das casas, dos afazeres domésticos principais e que estão em contato com todo e diverso tipo de produto químico diariamente, seja para a limpeza em geral ou para outros serviços dentro de casa ou dos estabelecimentos comerciais. Na maioria das vezes, não possuem conhecimentos prévios para a devida utilização de determinados produtos químicos, seus usos com segurança ou até mesmo dicas simples e viáveis que podem ser feitas com materiais e insumos caseiros que se têm em casa e diminuir a utilização dos produtos químicos considerados nocivos. Outra demanda importante da população abordada na ação foi a fabricação caseira de alguns itens de uso diário e que também poderiam ser comercializados e se tornar uma possível fonte de renda, como sabões, antimofo, tira-manchas, velas aromáticas, defensivos agrícolas naturais, entre outros. Devido a importância do trabalho realizado com as mulheres da comunidade de Urupema e região, a proposta também foi utilizada em aulas de química no ensino de jovens e adultos do Instituto Federal de Santa Catarina e outras oficinas ofertadas para os demais participantes que tiveram interesse. A ação de extensão contou com a participação de um total de aproximadamente 100 pessoas.

Material e métodos

Realizou-se palestras educativas e oficinas com professores e técnicos de laboratório funcionários do Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Urupema, envolvidos na ação de extensão. As atividades realizadas nas oficinas foram: preparação de defensivos agrícolas a partir de plantas como macela (muito encontrada na região), arruda, samambaia, e defensivo agrícola preparado a partir de leite de vaca e todos estes para serem utilizados em hortas e afins. Após a parte dos defensivos, iniciou-se a etapa dos produtos de limpeza caseiros. O primeiro a ser feito foi o sabão de sal caseiro, com óleo e banha de fritura usados, soda cáustica, água e sal batidos no liquidificador por cerca de 3 minutos apenas. Após a preparação do sabão foram feitos anti-mofo caseiro com vinagre branco e bicarbonato de sódio, onde a mistura após se estabilizar é transferida para um borrifador e pode ser aplicado diretamente na parede com mofos ou para prevenir que apareça mofo no futuro. Em seguida foi preparado tira-manchas caseiro com água oxigenada cremosa de 40 volumes, detergente líquido para louças e água filtrada. E por último fizemos velas aromáticas decoradas, utilizando diversos tipos de materiais reciclados, como potes de vidros com tampas, recipientes plásticos e outros que seriam descartados como lixo.

Resultado e discussão

A ação de extensão contou com diversas atividades ao longo de sua realização. No primeiro momento foi abordado sobre os defensivos agrícolas naturais e uma rica explicação sobre diversas plantas e insumos que são encontrados na região de Urupema e que podem ser usados como defensivos em hortas e afins. Foram feitas demonstrações das plantas que podem ser utilizadas e a preparação (passo a passo) da receita caseira. Após a parte dos defensivos, iniciou-se a etapa dos produtos de limpeza caseiros. O primeiro a ser feito foi o sabão de sal caseiro. Esta receita fez muito sucesso entre os participantes pela facilidade com que foi feita e sua eficiência. Após ensinarmos o sabão e o anti-mofo foi a vez do tira-manchas caseiro. Este tira-manchas é realmente muito eficiente e precisa de pouca quantidade diluída em água para funcionar, muito parecido com outros tira- manchas famosos encontrados nos mercados mas de valor muito elevado. Por fim, fizemos a oficina de velas aromáticas que foi o maior sucesso. A comunidade, ao longo de vários meses, juntou muitas embalagens de diversos tipos e tamanhos e estas foram usadas em todas as oficinas (reaproveitamento de material), inclusive para as velas aromáticas. Além das embalagens, os participantes contavam com outros materiais para a decoração, essências aromáticas, tinta spray, parafina vegetal entre outros, e as velas realmente ficaram lindas e cheirosas, apresentando alto potencial para comercialização e uma possível fonte de renda.

Conclusões

Através dessa ação mostramos como podemos solucionar vários problemas com materiais que muitas vezes temos em casa, sem gastar nada ou quase nada e ainda ajudar na conscientização da sustentabilidade com a reutilização de materiais e poder diminuir a quantidade de lixo, além de desmistificar a química e trazê-la de forma mais didática e compreensível. Com a ação de extensão foi possível atingir um número grande e diversificado de participantes, como a comunidade local, comunidade do interior do município de Urupema e muitos alunos, inclusive de outros campus do IFSC.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Urupema, que contou com um financiamento interno (2018_PROEX 10 - Edital de Câmpus_URP).

Referências

https://www.urupema.sc.gov.br. Acesso em: 14 de Junho de 2018.

Patrocinadores

Capes Capes CFQ CRQ-PB FAPESQPB LF Editorial

Apoio

UFPB UFPB

Realização

ABQ