SHOW DA QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Rosa, H.S.A. (IFMT - BELA VISTA) ; Ormond, C.P.R. (IFMT - BELA VISTA) ; Cunha, J.N.F. (IFMT - BELA VISTA) ; Zanatta, A.C.A.R. (IFMT - BELA VISTA) ; Cerqueira, C.L.S. (IFMT - BELA VISTA)

Resumo

A Química é considerada uma ciência fundamental para os avanços científicos e tecnológicos da sociedade, porém a forma mecânica de como é ensinada não desperta o interesse dos alunos. A fim de diminuir o distanciamento e elevar o interesse dos alunos por está ciência, está em desenvolvimento no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Cuiabá Bela Vista, o projeto denominado Show da Química, no qual são realizadas apresentações de experimentos de forma lúdica para os discentes das escolas desta cidade. O objetivo deste trabalho é relatar a apresentação realizada no mês de junho de 2019 para uma turma de EJA. Os resultados obtidos foram satisfatórios, verificando um interesse maior pela disciplina e pelos experimentos envolvidos.

Palavras chaves

Atividade lúdica; Química; Experimentos

Introdução

De acordo com Vera Bacelar (2009), educar ainda é algo complicado, porém a ludicidade pode ajudar. Desde o princípio é de conhecimento geral que a matéria de Química é considerada, por grande parte dos alunos, difícil. Tal fato leva muitos deles a oferecerem resistência, assim como ocorre com a matéria de matemática e isso faz com que eles não se interessem pelo conteúdo, sintam-se desmotivados e consequentemente não aprendam. O aluno estar motivado é o fator primordial para eficiência do ensino, tanto de Química quanto de outras matérias, pois para Friedmann (1996, p.66), “a motivação é fator que influencia o desenvolvimento: se a motivação é grande, a criança irá se esforçar para fazer as coisas mais complexas.” Para Fialho (2007, p.1), “por meio de atividades lúdicas o professor pode colaborar com a elaboração de conceitos; reforçar conteúdos; promover a sociabilidade entre os alunos; trabalhar a criatividade, o espírito de competição e a cooperação.” Chavante e Machado (2012, p.1), afirmam que “na atividade lúdica, não importa somente o resultado, mas o processo, a ação e o movimento vivenciado. Quanto mais as crianças experimentam as atividades lúdicas, mais produtivas e criativas serão as suas atividades no presente e no futuro”. No ensino de Química a experimentação é considerada uma estratégia eficiente e motivadora, que pode ser utilizada de forma demonstrativa e lúdica com o intuito de despertar o interesse dos discentes para esta Ciência. É nesse intuito que o projeto Show da Química foi elaborado, visando promover a divulgação desta por meio de experimentos atrativos e interativos. Diante o exposto, o objetivo deste trabalho é relatar a apresentação do projeto Show da Química realizada no mês de junho de 2019 para uma turma de EJA da cidade de Cuiabá -MT.

Material e métodos

O projeto Show da Química: do lúdico ao científico é um projeto de extensão desenvolvido por professores de Química do IFMT-Campus Cuiabá, Bela Vista e por alunos voluntários do Ensino Médio Integrado em Química e Meio Ambiente, com o intuito de divulgar esta Ciência por meios de experimentos atrativos. A apresentação foi realizada no campus no mês de junho de 2019 para uma turma de Jovens e Adultos (EJA) da escola Ceja Almira de Amorim Silva. Para isso, foram selecionados e testados os seguintes experimentos: pasta de dente de elefante, sopro químico, explosão de hidrogênio, garrafa azul, sangue químico, camaleão químico e explosão de sódio. Na sequência realizou- se reunião com o grupo para definir o roteiro de apresentação e a coreografia, considerando que neste ano de 2019 a cidade de Cuiabá completou 300 anos no dia 08 de abril, optou-se por uma apresentação envolvendo diálogos com o linguajar popular da região, que é o cuiabano, e músicas regionais em homenagem a cidade. Em seguida os alunos participantes do projeto fizeram ensaios, escolheram as fantasias e os objetos para decoração. Após a apresentação, foi realizado um tour pelo campus e pelos principais ambientes que o compõem, como laboratório de Química, academia, biblioteca e a quadra poliesportiva. Neste, foram feitos breves relatos sobre o campus, as aulas que ocorrem ali, os cursos ofertados e também são sanadas as dúvidas que possam surgir ao longo do tour. Para finalizar aplicou-se um questionário para avaliar a apresentação.

Resultado e discussão

Esta edição do projeto Show da Química resultou em uma apresentação cultural envolvendo o linguajar popular cuiabano e as músicas regionais. Com isso, pode-se observar uma maior atenção por parte dos participantes, que aprendiam e ao mesmo tempo se divertiam. Mediante o questionário verificou- se a avaliação da performance e o aprendizado dos discentes participantes. No questionário haviam perguntas objetivas e dissertativas, as respostas para as perguntas objetivas estão expressos na tabela 1. As respostas e as perguntas dissertativas, estão expostas a seguir: 1.Onde podemos verificar a presença da Química no nosso dia a dia ? Grande parte dos alunos presentes, responderam que a Química está presente em tudo. O exemplo da cozinha ao preparar um alimento, foi o mais citado. 2.O que mais chamou sua atenção na apresentação do Show da Química? Os alunos em sua maioria, responderam que foram as reações, explosões, mudanças de cores e os experimentos em geral. 3.O que você aprendeu com a apresentação ? Alguns alunos responderam que aprenderam mais sobre as reações envolvidas na apresentação, que a Química está presente em tudo no nosso dia a dia, que é necessário tomar cuidado ao manusear substâncias químicas e alguns acrescentaram também o quanto a disciplina pode ser divertida. Os resultados obtidos foram satisfatórios, 100% dos discentes avaliaram a apresentação como ótima e boa, as outras resposta do questionário foram adequadas, constatando a eficácia deste tipo de atividade no ensino de Química. Os alunos mostraram-se interessados e motivados, participaram de alguns experimentos e prestaram mais atenção nas reações envolvidas e na explicação. Por fim, pode-se observar também que projetos como esse auxilia na desmistificação da Química, ou seja, facilita a compreensão dos conceitos científicos a partir do cotidiano, e desperta o interesse dos discentes por essa ciência.

Tabela 1:

Pergunta objetivas e respostas dadas no questionário da apresentação.

Conclusões

Conclui-se que a apresentação lúdica do Show da Química foi satisfatória, os estudantes participantes e também os professores da escola avaliaram positivamente. Notou-se um interesse maior pela disciplina e pelas experimentos envolvidos, e alguns discentes demonstraram interesse em fazer o curso técnico subsequente em Química ofertado pelo campus. Logo os objetivos foram alcançados. Cabe enfatizar que o projeto propicia aos alunos integrantes do projeto um ensino e aprendizagem de Química mais eficiente com participação ativa no processo.

Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer às professoras Josane Cunha, Anna Zanatta e Claudia Cerqueira por nos proporcionarem a oportunidade de integrar ao projeto e agradecer também, aos demais colegas do Show da Química pelo empenho.

Referências

BACELAR, Vera Lúcia da Encarnação. Ludicidade e educação infantil/ Vera Lúcia da Encarnação Bacelar. - Salvador: EDUFBA, 2009.
CHAVANTE, Priscila M; MACHADO, Rosélia C. C. Vivências de jogos matemáticos com crianças de 3 e 4 anos. Campina Grande: Realize; 2012.
FIALHO, N. N. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.
FRIEDMANN, Adriana. Brincar: Crescer e aprender. São Paulo: Moderna, 1996.
Ludicidade na educação infantil: a brincadeira como fonte de interesse e aprendizagem. <Disponível em:>https://www.positivoteceduc.com.br/blog-lego-education/ludicidade-na-educacao-infantil/ Acesso em: 01/08/2019.

Patrocinadores

Capes Capes CFQ CRQ-PB FAPESQPB LF Editorial

Apoio

UFPB UFPB

Realização

ABQ