DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA EM GOVERNADOR ARCHER - MA

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Ensino de Química

Autores

Rocha, R. (IFMA) ; Brito, J.V. (IFMA) ; Oliveira, M. (IFMA)

Resumo

Vários autores destacam que o lúdico é uma dessas ferramentas que proporciona situações prazerosas e ajuda a desenvolver o intelecto. Este trabalho apresenta algumas maneiras de utilizar materiais alternativos de baixo custo em aulas práticas para construção de jogos didáticos a fim de contribuir numa aprendizagem significativa e inclusiva. Os jogos foram aplicados em uma escola pública do município de Governador Archer-MA. Foi analisada a participação dos alunos durante o desenvolvimento das aulas, que se mostraram motivados e atenciosos; as declarações dos docentes a respeito dos recursos empregados, assim como as respostas de questionários aplicados com os alunos para compreender suas considerações acerca da disciplina e avaliar a aceitação e eficácia da metodologia proposta.

Palavras chaves

Ensino de ciências; Jogos didáticos; Material de baixo custo

Introdução

Com o uso de materiais alternativos de baixo custo em aulas práticas os docentes vão enriquecer cada vez mais suas aulas de Ciências e assim os discentes vão ter um interesse em assisti-las, ao invés das aulas tradicionais. Resende et. al (2011) destaca que “antes o cenário era denominado pelo ensino tradicional, mesmo já existindo esforços de renovação, com a influência do movimento escola nova foi surgindo novas propostas para o ensino de ciências”. Dentre os materiais alternativos de baixo custo, encontram-se os jogos didáticos. Domingos e Racena (2010) desenvolveram uma pesquisa, tendo como objetivo avaliar a influência do planejamento e elaboração de jogos didáticos, por alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Dourados-MS, na construção de conhecimentos científicos de tópicos de química orgânica, especificamente funções oxigenadas e nitrogenadas. Segundo as autoras, “Os alunos demonstraram interesse em buscar novas informações e de resgatar conceitos prévios promovendo relacionamentos com conhecimentos já incorporados”. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar um modelo de ensino de ciências naturais voltado para os alunos do 4° ciclos de escolas públicas do município.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada na Escola Unidade Integrada Presidente Costa e Silva localizada no município de Governador Archer – MA e se deu em duas fases. Inicialmente foi realizado um estudo bibliográfico sobre a produção dos recursos com materiais alternativos, e posteriormente foi realizada uma pesquisa de campo e aplicação dos recursos preparados na escola. Os recursos desenvolvidos foram aplicados após as aulas expositivas dialogadas com a participação dos alunos. Com os docentes utilizou-se um questionário na tentativa de analisar o perfil do professor da disciplina de ciências, assim como os recursos utilizados por eles em sala de aula. Com os alunos foram aplicados questionários iniciais para se analisar o grau de satisfação que eles possuíam em relação aos procedimentos de ensino adotados pelos docentes, assim como suas opiniões a respeito das atividades lúdicas. Também foram aplicados questionários avaliativos, antes e depois do desenvolvimento dos recursos, com o intuito de se fazer um estudo comparativo, a fim de se compreender a influência destes recursos na aprendizagem dos alunos. Para os tópicos relacionados aos assuntos do 9º ano, em especial dos elementos químicos da tabela periódica, criaram-se 2 jogos GLOBINGO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS e QUIFORCA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS cujo objetivo era contribuir para que os alunos se familiarizassem com os símbolos dos elementos químicos da tabela periódica. Logo após aplicou-se um questionário no qual foi respondido individualmente, a fim de verificar os conhecimentos adquiridos após a aplicação dos jogos. Para confecção dos jogos utilizou-se materiais do cotidiano como protetores de alimentos, arames, isopor papel A4, caneta hidrocor, entre outros.

Resultado e discussão

Os gráficos obtidos por meio das respostas dos questionários aplicados com um total de 32 alunos são mostrados na Figura 01. A partir das respostas obtidas no gráfico (a), observa-se que os alunos, em sua maioria, possuem a visão de que quando o professor utiliza uma atividade diferenciada na sala de aula. O gráfico (b) demonstra que a maioria respondeu que a aprendizagem é influenciada positivamente com a utilização de atividades lúdicas. As aulas relatadas pelos alunos, gráfico (c), foram destacadas por Trevisan e Martins (2006) que afirmam que pesquisas na área apontam que os professores ainda utilizam os mesmos métodos de ensino e as mesmas técnicas em sala de aula como aulas expositivas, nas quais há apenas transmissão de conhecimento, e o aluno apenas escuta, executa tarefas de apostilas, livros e dos cadernos copiadas do quadro. A partir dos dados do gráfico (d) verificou-se que os alunos consideram o jogo uma alternativa facilitadora do ensino-aprendizagem. Quando a professora foi indagada sobre o nível de interesse em Ciências de seus alunos, a professora respondeu assinalando a opção razoável e justificou sua resposta na falta de base da disciplina e falta de motivação de aprender a disciplina. Ao responder sobre a importância das novas alternativas didáticas no Ensino de ciências, assinalou a opção que estas atividades são importantes por trazer novas metodologias de ensino, capazes de atrair a atenção do aluno. Quando foi indagada se conseguiria relacionar os assuntos de Ciências com assuntos de outras disciplinas, ela afirmou que sim e que as disciplinas que relacionaria seria Biologia, Matemática e Português (interpretação de textos).

Figura 01

Questionário aplicado: (a) Atividades diferenciadas, (b) Influência das atividades lúdicas, (c) Aulas em Ciências, (d) Jogos e aprendizagem em Química

Conclusões

Os estudantes demonstraram construir conhecimento sobre o estudo através dos materiais utilizados ao tentar associar as representações dos elementos químicos presentes nos jogos de aprendizagem ao dia a dia de cada um. Todos os alunos mostraram-se interessados a participarem de todas as etapas realizadas. Percebeu-se que as atividades desenvolvidas em ambiente de respeito e acolhimento favoreceram uma aproximação e cumplicidade entre eles.

Agradecimentos

IFMA e CNPq

Referências

DOMINGOS, D. C. A.; RECENA, M. C. P. Elaboração de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química: a construção do conhecimento. Ciências & Cognição, v.15, n. 1, p. 272-281, 2010.
GAVALDON, L. L. Desnudando a escola. São Paulo: Pioneira Thonson Learning, 2003.
REZENDE, S. L. et al. Aulas diferenciada: Manual pedagógico alternativo para o ensino de Ciência no 8º ano do ensino fundamental. Revista eletrônica do curso de pedagogia.v.2, n.11, p.14, ISSN:1807-9342, UFG-Campus Jatai, 2011.
TREVISAN, T. S.; MARTINS, P. L. O. A Prática Pedagógica do Professor de Química: Possibilidades e Limites. 2006.
ZUANON, Á. C. A. O processo ensino – aprendizagem na perspectiva das relações entre: professor-aluno, aluno-conteúdo e aluno-aluno. Revista Ponto de Vista, Viçosa, v. 3, p. 13, 2006.

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