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60º COngresso Brasileiro de Química

A VISÃO DE ALUNOS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA UNIVERSIDADE SOBRALENSE: RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA


ÁREA

Ensino de Química

Autores

Monteiro, S.H.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA)

RESUMO

O estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas. Compreender como o estágio supervisionado se constrói ou manifesta a relação entre teoria e prática na formação inicial de alunos do curso de Licenciatura em Química. Observou-se a relação gestão da escola – professor; conteúdo estudado – conhecimento útil a atuação do professor; o professor de química na escola de EM; conteúdos didático-pedagógicos de química x aplicação no EM. Esses elementos são parte de relatórios que os alunos produzem ao longo do estágio. A abordagem é quali-quantitativa e a pesquisa descritiva. Foi evidenciado a necessidade de associar conteúdos específicos a uma ação contextualizada no EM e de se reformular as componentes curriculares.

Palavras Chaves

Formação inicial; Estágio supervisionado; Ação docente

Introdução

O estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas (PIMENTA & LIMA, p. 6, 2006). Nesse sentido, o estágio se constitui em atividade de pesquisa, pois é nele também onde se reflete essa interação. Compreendemos ainda que a ação pedagógica são atividades que os professores realizam no coletivo institucional, onde certas atividades materiais são orientadas e estruturadas (SACRISTÁN, 1999). O estágio para muitos, ainda representa uma das ações de destaque pois é visto como o momento da prática, dos métodos de ensino, da didática, da aplicação da teoria; e, no entanto, a ação docente proposta por PIMENTA & LIMA traz a imbricação desses elementos como consequência da ação desenvolvida na instituição. Portanto, esse trabalho buscou compreender quais elementos foram construídos pelos licenciandos do curso de Química de uma universidade do interior do estado do Ceará e que percepções foram identificadas nos estágios I e II. Destacamos, pois: os alunos não aprendem a ensinar química; os conteúdos de química são dissociados da ação pedagógica; existe distanciamento entre ensino e didática e, principalmente a observação de que o curso não os prepara para ensinar química no EM. Tais pontos guiaram o andamento do trabalho e se configuraram nos seus objetivos específicos: conhecer o posicionamento dos alunos da disciplina de estágio supervisionado a respeito das características administrativas do ensino de química em escolas de EM; avaliar os componentes da prática associados à teoria; selecionar e apreender o conhecimento disponível na literatura; qualificar o futuro professor de química; compreender a autonomia e a ação pedagógica institucional. Tais foram os elementos extraídos dos relatórios e questionário.

Material e métodos

As informações necessárias à realização do trabalho foram obtidas através de levantamento documental e aplicação de questionário. Foi aplicado o levantamento documental em todas as turmas (2012.2, 2013.1 e 2013.2.) e somente na de 2013.2, foi aplicado um questionário semiestruturado. Essas turmas são do período noturno e cursadas por alunos já na fase final do curso, apresentando assim validade para as intenções do trabalho. Para as turmas do semestre 2012.2 e 2013.1, foi realizado o método do levantamento documental, tendo em vista que as informações foram coletadas e analisadas a partir dos relatórios do estágio I e II e confeccionados pelos próprios alunos sob minha orientação. Esses relatórios, traziam em sua estrutura um questionário elaborado com a finalidade de, basicamente, conhecer o posicionamento dos alunos quanto às atividades que desenvolveriam no ambiente escolar(observação, ação dialógica com o professor da disciplina de química/ciências) bem como descrever esse ambiente em diversos âmbitos, sejam político, administrativos, socioculturais. Para a turma 2013.2, as informações puderam ser obtidas de forma mais direta, através de questionários elaborados para o teste das expectativas (hipóteses) quanto a ser professor. Antes de aplicados, estes foram testados com dois alunos da turma, para uma eventual correção ou uma melhor adequação dos mesmos à turma em questão, à medida que fossem detectadas falhas e verificar sua eficiência. Outro método empregado foi o da observação não participante, centrada em manifestações dos alunos quanto à realidade do ensino de química percebida durante o curso da disciplina. Assim suas reações poderiam ser associadas com as expectativas e características dos conhecimentos teóricos que adquiriram no decorrer do processo.

Resultado e discussão

A partir da análise dos dados foram observados os seguintes aspectos no que diz respeito à relação gestão da escola x professor. Foi bastante divergente entre os relatórios mas se mostrou positivo no sentido de que pode ser adotado um bom projeto político pedagógico para a maioria das escolas em que foram realizadas atividades do estágio. O ensino é gerido, em um contexto burocrático pois tem muito interferência política a partir das secretarias de educação, sejam municipais e/ou estadual. Sobre a organização da escola de um ponto de vista administrativo e quanto a gestãoda escola, demonstra-se que existe uma forma diferente de se gerir o ensino. Quanto à satisfação do professor em sua profissão mostraram-se seguros e autônomos quanto aos conteúdos específicos, mas dissociados enquanto componente associado à prática. Quanto a autonomia do professor de química na escola de EM: nos planejamentos, havia sempre um controle com relação a atuação do professor, no sentido de guiá-los em suas atividades na escola através das orientações propostas pelas secretarias de educação; além de que a autonomia do professor em praticar uma ação didática com sua identidade estava comprometida e com extensa carga horária - levando-os a usar da repetição em função do tempo. Os conteúdos didático-pedagógicos de química e aplicação no EM: foi demonstrado de forma eficiente que os professores de maior experiência e tempo de profissão demonstraram maior segurança e autonomia na aplicação sistemática dos conteúdos, diferentemente dos professores iniciantes ou com menor tempo na profissão. Assim, percebeu-se um distanciamento entre a grade curricular do curso e a eficiência em formar os futuros Licenciandos; pois a ação docente necessita estar sempre concorrendo com as mudanças contemporâneas.

Síntese de relatório

A tabela apresenta a relação dos 4 pontos do relatório: gestão escolar x professor; conteúdo x conhecimento e características do professor regente.

Conclusões

A formação inicial de professores como qualquer outra formação deve avançar com as mudanças que ocorrem na sociedade para que não comprometa sua eficácia e sua importante função no universo educacional. O estágio proporcionou ao curso de licenciatura de Química uma possibilidade de interagir com a escola/sociedade; podendo ainda coletar informações importantes a respeito de suas condições e avaliar a ação docente a ser trabalhada nas disciplinas iniciais do curso e nas disciplinas finais. Os relatórios foram importante veículo para o estudo em questão, atendendo positivamente a expectativa.

Agradecimentos

À Secretaria Municipal de Sobral; às escolas participantes que receberam os estagiários; aos professores e funcionários das escolas de Sobral participantes da pesquisa; aos alunos do estágio supervisionado da UVA nossa gratidão.

Referências

GIMENO SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PIMENTA & LIMA. Revista Poiésis - vol. 3. Números 3 e 4, pp. 5-24. Publicação acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes.
Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, 2005/2006.