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60º COngresso Brasileiro de Química

Experimentos investigativos para alunos do 2º ano do ensino médio, á serem aplicados durante o ensino remoto, objetivando um fácil entendimento da Cinética Química.


ÁREA

Ensino de Química

Autores

Pineiro, L.F. (UNINTER) ; Junior, R.A.S. (UNINTER)

RESUMO

O ensino da cinética química para alunos do 2º do ensino médio tem sido abordado Por boa parte dos professores, através da explicação oral e do acompanhamento do livro didático adotado pela instituição, de tal forma que os estudantes se tornam meros ouvintes, não havendo uma interação real com está parte tão importante do estudo em química. Durante a pandemia de Covid-19, e a implantação do ensino remoto este fato foi acentuado. Este artigo visa resumir pesquisa realizada com alunos do ensino médio do colégio Instituto Social Objetivo, sobre a inserção de experimentos realizados na área de cinética química, com alunos dos anos de 2020 e 2021, fazendo um comparativo no nível de aprendizado analisando as diferentes formas de aprendizagem. Este estudo como Objetivo geral elucidar a dinamiza

Palavras Chaves

Cinética Química; Experimentos ; Ensino remoto

Introdução

Segundo Brown (2009) a cinética química é a área da química que estuda as velocidades reacionais ou grau de velocidade das reações químicas. O estudo da cinética química é imprescindível para a indústria química, indústria farmacêutica e até mesmo nas áreas médicas pois a cinética química esta diretamente ligado ao tempo de ação de um medicamento em um organismo vivo. Já para Chang (2017) A cinética química tem como principal alvo de estudo a determinação experimental da velocidade de uma reação e da sua dependência de diversos fatores, que podem catalisar (aumentar) ou inibir (diminuir) a velocidade de consumação dos reagentes. Com pouco mais de 5 anos de licenciatura em química para alunos secundaristas, autor deste artigo se deparou com dificuldades dos alunos na interpretação e resoluções de questões quanto se trata do assunto cinética química, que muitas vezes aparece correlacionado com o equilíbrio químico. As dificuldades são as mais diversas, que vão dos conceitos teóricos de cinética até a aplicação da lei geral das velocidades. O presente estudo tem como objetivo principal criar método didático que facilite a compreensão de alunos secundaristas, através da interação com simuladores e estimulo ao uso experimentos laboratoriais, de forma que os alunos tenham uma maior interação com a cinética química, reduzindo as barreiras do efetivo aprendizado, conforme cita o PCN+ para o ensino de Química: A Química pode ser um instrumento da formação humana que amplia os horizontes culturais e a autonomia no exercício da cidadania, se o conhecimento químico for promovido como um dos meios de interpretar o mundo e intervir na realidade, se for apresentado como ciência, com seus conceitos, métodos e linguagens próprios e como construção histórico

Material e métodos

O presente estudo tem como objetivo principal aplicar métodos didáticos que facilitem a compreensão dos alunos secundaristas, através da interação com simuladores como o “ChemColletice (disponível em http://chemcollective.org/) , conceitos do cotidiano e estimulo ao uso de experimentos laboratoriais de custo baixo e fácil acesso, de forma que os alunos interação com a cinética química e a interatividade com os simuladores, reduzindo as barreiras do efetivo aprendizado. A aplicação dos experimentos a serem descritos abaixo apresentam como principal finalidade trazer o aspecto macroscópico da química para "visualização dos alunos" Experimento I Materiais: erlenmeyer Bico de Bussen Palha de aço Pinça KMnO4 H2SO4 H2O2 Caixa de Fósforos Com o auxílio de uma pinça, coloque uma palha de aço para comburir em um bico de bussen, observe e anote a coloração. Posteriormente em um erlenmeyer coloque 1mLde H2SO4 P.A com aproximadamente 4g de KMnO4 + 20mL de H2O2 a 10 volumes para criar a atmosfera de oxigênio, posteriormente pegue a palha de aço coloque no erlenmeyer e queime a palha de aço, anote o observado. Experimento II Acesse o site http://chemcollective.org/ Click em Autograded Problems escolha Analytical Chemistry/Lab Techniques Determining Reagent Concentrations realize as simulações conforme disponível no site, e comprove a influencia da concentração dos reagentes na cinética química. Com uma abordagem quantitativa o professor irá visualizar a significativa melhora dos seus alunos de 2 ano do ensino médio, no aprendizado da cinética química.

Resultado e discussão

Com a declaração da Pandemia de COVID-19 em todo o mundo as aulas passaram a ocorrer de forma remota, inviabilizando as aulas práticas com estudantes de todas as séries. A solução encontrada foi a utilização de simuladores on line, de fácil compreensão e gratuitos visando aprimorar o entendimento dos alunos em diversos assuntos. A cinética química é um assunto no qual os alunos secundaristas apresentam uma determinada dificuldade, e de maneira remota essa dificuldade foi acentuada. A utilização deste simulador para o aprendizado de cinética química foi utilizado em 4 turmas de 2º ano do Ensino Médio e 2 escolas particulares diferentes entre os anos de 2020 e 2021, foi possível observar a maior interação dos alunos nas aulas referentes a cinética, onde cerca de 65% dos alunos que realizaram a prova ENEM 2020 tiveram êxito na questão envolvendo cinética química, nos levando a crê que a aplicação desse simulador tem sido fundamental para o aprendizado dos alunos. Conforme a flexibilização da quarentena, as escolas foram reabertas o que nos permitiu a transmissão de experimentos diretamente dos laboratórios, levando uma maior interesse dos alunos a cerca da cinpetica qupimica.

Conclusões

A inserção utilização dos simuladores na educação secundarista é uma tendência realidade que deve ser aplicada para acentuar nos próximos anos as diversas formas de aprendizagem, conciliando com as práticas feitas em laboratórios e salas de aulas. Com um direcionamento correto dos professores a tecnologia pode ser aliada para as aula. Para os alunos tanto no ensino remoto como no presencial. Os resultados apontaram aumento da participação dos alunos nas aulas, a troca de informação entre eles, o interesse pelos simuladores como ferramenta para auxiliar no aprendizado e o interesse.

Agradecimentos

Referências

BROWN, Theodore L. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2005. xviii, 972 p. ISBN 8587918427

CHANG, Raymond. Físico-química: para as ciências químicas e biológicas. 3. ed. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo : AMGH, c2009. xii, nv. ISBN 9788577260621

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCNs+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002. 144p.

FERREIRA, Maricélia Lucena; SILVA, Egle Katarinne Souza; SALES, Luciano Leal de Morais. Contribuições Através da Experimentação Para Promoção do Ensino de Química. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2015, Campina Grande. Anais... Campina Grande, Realize, 2015, v. 1.
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