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60º COngresso Brasileiro de Química

PESQUISA REALIZADA COM AS TURMAS DO 3o ANO DO ENSINO MÉDIO DA EEM. MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO, EM PIQUET CARNEIRO-CE, VISANDO MELHORIA DO ENSINO DE QUÍMICA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM


ÁREA

Ensino de Química

Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Silva Filho, J.R.B. (UECE)

RESUMO

Com a percepção de que é possível aperfeiçoar o ensino de química nas turmas do 3o Ano do ensino médio da EEM. Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, em Piquet Carneiro-CE, efetuou-se pesquisa com 50 alunos de 2 turmas e 3 professores da referida Escola, cujo tema foi sobre o uso de jogos didáticos no processo de aprendizagem. Esta pesquisa faz um levantamento de dados acerca da atual situação educacional na escola, assim como também analisou as diversas formas de aplicações das atividades lúdicas. Das entrevistas com os alunos e com os professores observou-se que o resultado foi satisfatório, mostrando ser possível sua aplicação. Com os jogos didáticos pode-se ter melhores resultados, e acredita que as atividades lúdicas pode amenizar problemas encontrados na educação pública.

Palavras Chaves

Jogos Didáticos; Atividades Lúdicas; Aprendizado

Introdução

O uso de jogos no ensino de química tem como objetivo possibilitar ao aluno uma nova forma de se familiarizar com linguagem química, conseguindo com mais facilidade conhecimentos básicos para a aprendizagem de outros conceitos. O número de jogos na área de ensino de química vem crescendo muito. A tentativa de tornar as aulas mais divertidas tem sido incessante por parte dos professores, que procuram vários modos de chamar a atenção dos alunos para a química (MESSEDER NETO e MORADILLO, 2017). Utilizar jogos didáticos em sala de aula pode ser considerada uma forma de fazer com que as aulas sejam mais dinâmicas (SCHNEIDER, JACQUES e DEMOS, 2020). Os jogos têm a capacidade de desenvolver competências, disciplina, socialização, aprendizagem e também instiga os educandos a fazerem pesquisas e a memorização inconsciente. A função lúdica de diferentes atividades, inclusive do jogo, caracteriza conduta livre, prazer, satisfação, expressão de vontade, exploração, descoberta e divertimento (MENDES et al., 2019). No início, a motivação para aprender com essa estratégia (uso de jogos didáticos) não é explicita, ou seja, muitas vezes, o aluno está interessado apenas em se divertir, e para isso se submete as regras e ao aprendizado, uma vez que para jogar tem que dominar alguns conceitos. Novos métodos de ensino são indispensáveis para qualquer área do conhecimento, o uso de jogos pode servir de auxílio para as metodologias tradicionalistas, trazendo assim melhores rendimentos nos conteúdos estudados, além de proporcionar aos alunos uma aprendizagem dinâmica e divertida (SILVA e NASCIMENTO, 2021). É nesse processo que os alunos aprendem brincando, desenvolvendo competências e habilidades que serão úteis durante e após sua jornada como estudante.

Material e métodos

O levantamento foi realizado em forma de um questionário para analisar a atual situação da educação química nos dias de hoje e como os jogos didáticos podem contribuir para uma boa formação pedagógica. Constava nesta pesquisa aplicação de alguns jogos didáticos em sala de aula, mas não foi possível a realização devido as aulas presenciais terem sido suspensas por causa da pandemia da Covid-19 e, assim, as aulas passaram a ser aplicadas de forma remota. A partir desses resultados e coleta de dados tanto por meio dos alunos quanto em pesquisas em artigos científicos, podemos criar abordagens eficazes para a intervenção pedagógica e para contribuir para um ensino de qualidade. A pesquisa foi baseada nos dados coletados na Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, localizada no município de Piquet Carneiro-CE, nas turmas do 3º ano (A e B = 83 alunos). Desse total de alunos foram entrevistados 50 alunos, ou seja, cerca de 61% dos alunos do 3º ano. Foram entrevistados três professores da área da química da referida Escola. Ressalta-se que existe na escola um laboratório de Ciências, para as aplicações das aulas práticas, entretanto não foi utilizado devido a pandemia da Covid-19.

Resultado e discussão

Pelo gráfico 1, 38% dos alunos analisam o ensino público como bom, 24% apontam como regular, 14% como péssimo, 12% como crítico e 12% como ruim. Percebeu-se, que o ensino de química nesta escola ainda precisa de muito trabalho para torná- lo um ensino de qualidade. Uma alternativa para a melhoria do ensino é a aplicação dos jogos didáticos, que seria uma ótima oportunidade para suprir a carência da pouca utilização do laboratório de Ciências, como consequência da falta de recursos da escola pública. Como o foco desta pesquisa foi sobre aplicação do lúdico em sala de aula, não foi feita discussão sobre a melhor utilização do laboratório usando material de baixo custo. Na tabela 1, as maiores dificuldades encontrados pelos alunos em relação ao ensino da química é a falta de interesse deles (50%), 30% apontam a falta de aplicação de jogos na sala de aula, 10% acreditam que a falta de estrutura para realizar aulas práticas também influencia na dificuldade da aprendizagem, 5% apontam para a falta de material didático e 5% a ausência de professores capacitados para dar aulas. Diante desses resultados, cabe ao professor procurar estratégias para amenizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. No gráfico 2, 40% dos alunos desejam novas metodologias, 20%, de aplicação de jogos, outros 20%, por nova didática, 12% apontam que os professores precisam buscar novos conhecimentos e 8% cobram postura do professor dentro da aula de aula. Os professores responderam a todas as perguntas do questionário, mas por limitações do resumo para apresentação deste trabalho, apresenta-se a tabela 2 como a questão mais significativa, em que se observa que todos os docentes responderam que é possível realizar jogos didáticos na área da química.













Conclusões

Pelo resultado desta pesquisa conclui-se que na visão dos alunos o ensino público pode melhorar, mas pela situação atual e como consequência, falta interesse em estudar química. Os alunos são conscientes que o professor deve contribuir usando em suas aulas novas metodologias e apontam os jogos didáticos como uma boa alternativa. Os professores concordam sobre a possibilidade da aplicação de jogos didáticos na sala de aula, por serem facilitadores e influenciadores no processo de ensino-aprendizagem, assim como um auxílio para o professor e uma ferramenta que liga a teoria com a prática.

Agradecimentos

a) UAB/UECE; b) SATE/UECE; c) CAPES; d) Licenciatura em Química em EaD da UECE; e) Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco em Piquet Carneiro-CE; f) Polo de Piquet Carneiro-CE.

Referências

MENDES, Manoel Henrique de Souza; MEDEIROS, Isaque Germaque de; ALBUQUERQUE, Sara Mendes de; MIRANDA, Igor de Sousa; MIRANDA, Adriele Mayara Soares; REIS, Ângelo Mendes; OLIVEIRA, Mozaniel Santana de; SILVA, Sebastião Gomes; CRUZ, Jorddy Neves da. A Utilização de Jogo Didático como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Tabela Periódica. Anais Virtuais do 59o Congresso Brasileiro de Química - CBQ. Novembro de 2019. Disponível em:
http://www.abq.org.br/cbq/2019/trabalhos/6/1570-25083.html. Acesso em: 15 set. 2021.

MESSEDER NETO, H. S e MORADILLO, E. F. O jogo no ensino de química e a mobilização da atenção e da emoção na apropriação do conteúdo científico: aportes da psicologia histórico-cultural. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2017, vol. 23, no 2, abril-junho. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/1516-731320170020015. Acesso em: 14 set. 2021.

SCHNEIDER, Mariana; JACQUES, Vinicius; DEMOS, Talles Viana. Jogos Didáticos e o Ensino de Química: elementos comuns para a formação da cidadania. Revista Educação Pública, v. 20, no 22, 16 de junho de 2020. Disponível em:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/22/jogos-didaticos-e-o-ensino-de-quimica-elementos-comuns-para-a-formacao-da-cidadania. Acesso em: 15 set. 2021.

SILVA, A. M e NASCIMENTO, A. N. A Construção e uso do Jogo Didático Qui-Memória Funcional no Ensino das Funções Orgânicas na Escola de Ensino Médio Joaquim Josué da Costa, em Deputado Irapuan Pinheiro-CE. Anais Virtuais do 18o Simpósio Brasileiro de Educação Química - SIMPEQUI. Agosto de 2021. Disponível em:
http://www.abq.org.br/simpequi/2021/trabalhos/90/23898-19365.html. Acesso em: 14 set. 2021.