Loader
60º COngresso Brasileiro de Química

FABRICAÇÃO DE FRAGRÂNCIAS DE ESSÊNCIAS EM SALA DE AULA, COMO APLICAÇÃO DO CONTEÚDO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO 3o ANO DO ENSINO MÉDIO


ÁREA

Ensino de Química

Autores

Silva, A.M. (UECE/UFC) ; Silva, F.A.L. (UFC)

RESUMO

Aplicou-se a temática “Fabricação de Fragrâncias de Essências” em sala de aula no 3º ano do ensino médio na Escola Municipal Waldemar Alcântara, em São Gonçalo do Amarante-CE. Para a abordagem do tema usou-se vídeos informativos sobre as formas de obtenção de óleos essenciais através dos métodos relacionados à química. Em virtude da Covid-19, as palestras foram realizadas através de webconferência, usando o Google Meet. Apresentou-se a fabricação de fragrâncias de essências, no qual os alunos puderam observar como o experimento é realizado. A coleta de dados foi através de aplicações de questionários e observações. O primeiro questionário aplicado foi antes da palestra sobre os perfumes e alguns conceitos básicos de Química Orgânica. Após a palestra aplicou-se o segundo questionário.

Palavras Chaves

Fragrâncias de Essências; Experimentação; Aromatizador

Introdução

A presente pesquisa tem como tema fabricação de fragrâncias de essências em sala de aula como aplicação do conteúdo de química orgânica no 3º ano do ensino médio. Segundo Silva, Baptista e Gauche (apud SILVA, 2016), os professores têm conhecimento que a experimentação ajuda a aprendizagem, porém a falta de recursos, quantidade de alunos, extensão de conteúdo dificulta a prática. O uso de materiais do cotidiano é muito importante, porque além de facilitar e, em muitos casos, reduzir custos, seu uso aumenta o interesse e a curiosidade dos alunos, por causa da aplicação de algo já conhecido. Nesse sentido, a atividade experimental no ensino de química pode ser uma ferramenta importante e eficiente, levando assim a um ensino contextualizado e ao estímulo de questões de investigação. Ao ensinar química deve-se considerar que as observações não são feitas em um vazio conceitual, mas a partir de um corpo teórico que orienta as observações, sendo necessário também nortear as observações dos estudantes (GUIMARÃES, 2009). Alguns perfumes são constituídos basicamente de mistura de fragrâncias (óleos essenciais que formam os odores básicos do perfume), solventes (geralmente o etanol, que, por sua vez, contém certa quantidade de água) e fixadores. Para aumentar a solubilidade da essência no solvente, podem ser usados outros álcoois, como o proprilenoglicol (SUART e MARCONDES, 2008). A construção do conhecimento científico resulta do diálogo entre a teoria e a prática. Não havendo esse diálogo, o conhecimento não será importante para a formação do indivíduo ou contribuirá muito pouco para o desenvolvimento cognitivo dele.

Material e métodos

O presente trabalho teve uma abordagem na perspectiva de pesquisa qualitativa e experimental, palestra webconferência sobre fabricação de fragrâncias de essências com interpretação de diferentes significados contida nos resultados. Isso foi na Escola de Ensino Médio Waldemar Alcântara, em São Gonçalo do Amarante-CE. A coleta de dados se deu inicialmente antes da palestra e realização da parte experimental, com a participação de 15 alunos do terceiro ano do ensino médio. Após a demonstração da fabricação de fragrâncias de essências, foi aplicado o segundo questionário. Por consequência da Covid-19, fez-se comunicação dos alunos do 3º ano do ensino médio através do whatsapp. No primeiro momento foi explicado aos alunos, que seriam realizadas duas palestras de quatro horas, e foi repassado o primeiro questionário através do Whatsapp, que seria antes da primeira palestra. Eles responderam o que sabiam, sem consultar nada. Na primeira palestra, realizada pelo Google Meet, foi explicado todos os conceitos relacionadas com óleos essenciais, fragrâncias, essências, aromatizador, perfumes e fabricação das fragrâncias de essências. A segunda palestra, também pelo Google Meet, demonstrou-se, passo a passo, a experiência da fabricação de fragrâncias de essências, seguindo o tema: “A Fabricação de Vareta com Fragrância”. A foto 1 mostra o material necessário para a fabricação de vareta com fragrâncias e a foto 2 apresenta o aromatizador pronto. Em seguida foi realizada a aplicação do segundo questionário.

Resultado e discussão

Antes da realização da parte experimental para os alunos, aplicou-se um questionário para 15 alunos, que questionados sobre o conhecimento de como as fragrâncias de essências são fabricadas, somente 20% conhece como as fragrâncias de essências são fabricadas, enquanto 80% não sabem (gráfico 1). É fácil entender este resultado porque está relacionada as pouquíssimas experiências que o professor realiza com os alunos, principalmente ao relacionado com a fabricação das fragrâncias de essências. Após aplicação deste questionário, fez- se uma breve discussão sobre as questões respondidas pelos alunos, em que foram introduzidos os conceitos químicos de acordo com o andamento das discussões realizadas. Em seguida, através de vídeo, foi mostrada a experiência na palestra, “A Fabricação de Vareta com Fragrância” e aplicou-se novo questionário. Foi possível perceber com as respostas da grande maioria dos alunos, 93,3% (gráfico 2), que a experiência foi bem executada, de tal forma que entenderam como as fragrâncias de essências são fabricadas. Entende-se que 6,7% ficaram com dúvidas e nenhum aluno deixou de gostar. Pelo gráfico 3, pode-se perceber que 60% dos alunos entenderam a questão, lembrando-se das interações existentes entre a fabricação de perfume e as moléculas da nossa pele, isso mostra que eles entenderam essa interação que existe para que o perfume seja fabricado. 33,3% se acham capazes de fabricar e uma pequena parte dos alunos, 6,7%, não se acham capazes de fabricar. O presente trabalho ajudou a entender como é que o processo de fabricação de óleos essenciais, em que há uma variedade praticamente infinita de aromas, pois o grande segredo se encontra na mistura dos óleos essências e seus métodos de obtenção.
















Conclusões

Foi selecionado um experimento atrativo e que pudesse ser aplicado em sala de aula, ou seja, a fabricação de fragrâncias de essências, que devido as aulas presenciais estarem suspensas desde a segunda quinzena de março de 2020, por causa da Covid 19, reuniu-se os alunos por webconferência, que se entusiasmaram e pelas respostas do questionário aplicado, entenderam muito bem a demonstração da fabricação de fragrâncias de essências, destacando que 60% entenderam ser possível fabricar perfumes. Pelo resultado observou que 86,6%, desejam que o professor faça mais experiências.

Agradecimentos

a) UFC Virtual. b) UAB. c) CAPES. d) Curso de Licenciatura em Química Semipresencial da UFC. e) Escola de Ensino Médio Waldemar Alcântara, em São Gonçalo do Amarante-CE. f) Polo de São Gonçalo do Amarante-CE.

Referências

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola. v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009

SILVA, Monique Pirola da. Perfumes: Ensino de Química contextualizado com material de baixo custo. Monografia. Departamento de Ciências Naturais – DCN-CEUNES, Universidade Federal do Espírito Santo, 2016. Disponível em:
http://quimica.saomateus.ufes.br/sites/quimica.saomateus.ufes.br/files/field/anexo/perfumes_ensino_de_quimica_contextualizado_com_material_de_baixo_custo_monique_pirola.pdf. Acesso em: 30 ago. 2021.

SUART, Rita de Cássia Suart e MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. As habilidades cognitivas desenvolvidas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa. Disponível em:
http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/vienpec/CR2/p391.pdf. Acesso em: 30 ago. 2021.