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60º COngresso Brasileiro de Química

ENSINO REMOTO: OS DESAFIOS E SUPERAÇÕES NA VISÃO DOS PROFESSORES


ÁREA

Ensino de Química

Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Gama, E.C. (UECE)

RESUMO

Com a paralisação das aulas presenciais, devido a Covid-19, foi necessário implementar, de forma repentina, recursos tecnológicos para ministração de aulas a distância. A pesquisa ocorreu por meio de formulário eletrônico a professores da Secretaria de Educação de Beberibe-CE. O formulário foi disponibilizado via link pelo Google Forms, divulgado via whatsapp. Por meio deste, percebeu-se que os professores demostraram que está sendo um grande desafio enfrentar essa nova forma de aprender e ensinar. Atrelado a isso vem a precariedade da conexão da internet, ambiente de estudo inadequado e a cobrança da escola por resultados. Tudo isso refletiu no aprendizado dos alunos onde muitos desistiram de acompanhar as aulas remotas ou então apresentaram um baixo desempenho.

Palavras Chaves

Ensino Remoto; Tecnologias; Química

Introdução

Com a manifestação geral da pandemia da Covid-19, que afetou de forma direta ou indiretamente todas as esferas da sociedade, a área da educação também sofreu seus impactos na busca de tentar vencer esse viés contemporâneo tão difícil. Os danos já são de tamanha universalidade e, com o aumento das desigualdades no acesso à educação e a tecnologia, é nítido o prejuízo nos processos de ensino aprendizagem de professores a alunos. Após a suspensão das aulas presenciais para contenção do avanço do contágio do novo coronavírus, o corpo docente das escolas públicas e particulares tiveram que buscar alternativas para substituir as aulas presenciais. Com isso, veio à tona as insuficiências existentes na educação brasileira. Como afirma Moraes (2020, p. 2), em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED acerca das atividades remotas, a adoção desses meios tecnológicos se mostrou eficaz por muito pouco tempo, pois o mais importante no momento é o engajamento. Diante desse contexto complexo e cheio de obstáculos a serem vencidos, urge uma análise meticulosa sobre como os professores veem os desafios a serem enfrentados, bem como debater as melhores escolhas diante desse processo de manter o ano letivo e analisar se estas alternativas podem continuar a serem aplicadas num futuro próximo. Mencionando o pensamento de Alves (2020), quando diz com toda as evidências de uma educação brasileira deficiente, é hora da reflexão de se estar ou não preparados para dar prosseguimento no ensino de maneira remota. Atividades mais estruturadas na modalidade Educação a Distância (EaD), têm suas limitações e, com efeito, não conseguirão substituir a experiência escolar presencial, em particular, quando aplicadas em escala na Educação Básica (BALANÇO, 2021).

Material e métodos

O método de coleta de informações utilizado no presente trabalho, devido às medidas de distanciamento social causadas pela pandemia de Covid-19, foi o questionário online no Google Forms (sem necessidade de identificação) contendo quatro questões, com o intuito de verificar a percepção dos 22 docentes que trabalham na Secretaria Municipal de Educação de Beberibe-CE em relação ao tema do Ensino Remoto, suas dificuldades e percalços encontrados na ministração das aulas durante esse tempo caótico. A estrutura do questionário seguiu um padrão simples de quatro perguntas diretas sobre pontos pertinentes aos desafios que os professores tiveram que superar para tentar lecionar uma aula de qualidade e suplantar de imediato a ausência física dos seus alunos na busca incessante de safar-se dessa situação. As questões foram: a) Fazendo uma autoavaliação de suas aulas remotas, na sua visão de professor de sala, em que sentido seus alunos foram prejudicados devido ao isolamento social? b) Em relação aos meios de comunicação docentes e discentes, utilizados durante a pandemia no meio das aulas remotas, você concorda que foram eficientes para superações das dificuldades? c) Qual dificuldade é mais persistente na ministrações das aulas de forma remota que você mais identifica? d) A respeito do ensino remoto, qual dos desafios citados abaixo em sua concepção como docente em relação ao processo de ensino aprendizagem é mais dificultoso?

Resultado e discussão

Solicitou aos professores uma autoavaliação de suas aulas remotas, e em que sentido seus alunos foram prejudicados devido ao isolamento social. 63,6% acreditam que o aprendizado não acontece de forma satisfatória ou significativa. Para isso, o aluno deve gerenciar sua forma de aprender, suas responsabilidades, horários de estudo, tendo compromisso e dedicação. 36,4% já acredita que a aprendizagem dos alunos foi afetada pela falta de uma convivência que pudesse estabelecer uma melhor integração entre professor e aluno (gráfico 1). Em relação aos meios de comunicação utilizados, questionou-se aos docentes se concordam que foram eficientes. 59,1% dos educadores (gráfico 2) se mostraram insatisfeitos e disseram que o elo eficaz não é estabelecido ministrando aulas remotas. Já 36,4% sentem-se ligados aos alunos através das ferramentas, acreditando assim que a comunicação foi satisfatória. Com relação as dificuldades (gráfico 3), 50% acham que o principal impasse é a falta de conexão com a internet. 22,7% frisaram que dos problemas que persistem é não saber operar certos recursos tecnológicos. Constata também junto aos educadores que 22,7% informam a ausência dos alunos nas aulas remotas e outra parcela bem menor (4,6%) respondeu que um dos problemas que dificultam suas ministrações durante as aulas remotas é a falta de material e local adequado para executar o trabalho online. Questionado em relação ao processo das dificuldades em relação ao ensino aprendizagem (gráfico 4), 59,1% afirmaram que o aspecto desafiador é a acessibilidade da internet entre alunos e professores. Para 22,7%, é a cobrança da escola por resultados, enquanto 9,1% afirmam que é o planejamento e o tempo de aula, e também outros 9,1% apontam outras dificuldades diferentes desses 3 mencionados.













Conclusões

A pandemia da Covid-19 impactou de forma intensa a educação como um todo. Os meios de interação não foram eficientes para manter a comunicação efetiva entre docentes e discentes. Sempre vai existir uma lacuna a ser preenchida. Diante dos problemas, os professores sempre se sentirão inseguros com aquele sentimento que poderia ter sido feito mais e as barreiras de não poderem estar juntos sempre serão percalços que devem ser superados. Soma-se a isto os problemas de conexões de internet durante as aulas, equipamentos insuficientes ou não existentes, tudo isso passa a ser desafiante aos docentes.

Agradecimentos

a) UAB/UECE; b) SATE/UECE; c) CAPES; d) Licenciatura em Química em EaD da UECE; e) Secretaria Municipal de Educação de Beberibe-CE; f) Polo de Beberibe-CE.

Referências

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas. Aracaju. v. 8, n. 3, p. 348-365. 2020.

BALANÇO 2020: Impacto da Pandemia na Educação vai além do fechamento de Escolas. Todos pela Educação. 24/02/2021. Disponível em:
https://todospelaeducacao.org.br/noticias/relatorio-do-todos-impacto-da-pandemia-na-educacao-basica-tem-ido-alem-do-fechamento-de-escolas/. Acesso em: 10 mar. 2021.

MORAES, Renato Bulcão de. O novo paradigma da educação. Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). 2020. Disponível em:
http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/1820/2020/08/o_novo_paradigma_da_educa cao>. Acesso em: 08 mar. 2021.