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60º COngresso Brasileiro de Química

Mídias digitais como mediadoras no ensino de chuva ácida


ÁREA

Ensino de Química

Autores

Trindade, A.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Gama, B.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Silva, F.O. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Ramos, K.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Moraes, L.C.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Matos, M.J.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Quintela, R.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Santos, Y.C.R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Queiroz, F.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Silva, F.D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)

RESUMO

O presente trabalho emprega o tema “chuva ácida” devido a sua recorrência na sociedade moderna visando auxiliar os alunos no processo de aprendizagem através de recursos midiáticos Google Meet, simulador Phet Colorado e laboratório Yenka. Consolidando um aprendizado significativo acerca de conceitos básicos sobre ácido- base para o ensino de chuva ácida através de vídeos experimentais. Para mensurar o grau de aprendizado dos educandos se procedeu-se um questionário com perguntas acerca do conteúdo exposto ao longo da intervenção e com perguntas para avaliar o grau de aceitação da metodologia utilizada. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Professora Nancy Nina da Costa, localizada no bairro Zerão do município de Macapá-AP, em turmas 2ª etapa do EJA e 3ª série do ensino médio.

Palavras Chaves

Ensino; Mídias digitais; Chuva Ácida

Introdução

Os tópicos discutidos são importantes para mostrar as consequências da chuva ácida não somente ao meio ambiente, mas também no homem devido à industrialização, e visam envolver os alunos em atividades coletivas para que eles se habituem ao tema e se preparem para uma das mais importantes temáticas abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo deste trabalho é ensinar e capacitar os alunos a compreender onde, como e por que ocorre a chuva ácida. Também visa permitir que os alunos associem a queima de combustíveis fósseis a essa chuva, além de assimilar aquela pessoa, se ela quiser, ela pode destruir seu ambiente natural. Além disso, através da análise do ambiente natural e do ambiente industrial, o pensamento crítico é desperto. De acordo com Derísio (2017), as reações químicas formadas por processos industriais liberam várias partículas de gases poluentes, como os óxidos de enxofre e os óxidos de nitrogênio. Corroborando com essa temática, Cowling (1982) afirma que esses gases soltos na atmosfera, juntamente com dióxido de carbono, quando se encontram com as gotículas de água formam o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3), que são a causa da acidez da água das chuvas no planeta. De acordo com Giordan (1999), O conhecimento científico é de fácil desenvolvimento por meio da prática experimental, pois a investigação facilita a construção do conhecimento relacionado ao tema da pesquisa. A aplicação deste trabalho é justificada pelo fato de que o aprendiz entenda e compreenda o tema da chuva ácida, sendo um tema amplamente discutido tendo em vista os problemas ambientais enfrentados pela sociedade. E, no caso de 2020, a mídia digital pode ser o alicerce, pois o processo de ensino é realizado de forma totalmente remota.

Material e métodos

O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Professora Nancy Nina da Costa, no mês de junho do ano de 2021, em 3 turmas da 3ª série, turma 333 com 30 alunos, turma 332 com 47 alunos e turma 333 com 38 alunos e 3 turmas da 2ª etapa do EJA (Educação de Jovens e Adultos), etapa A com 50 alunos, etapa B com 31 alunos e etapa C com 33 alunos, totalizando 6 turmas e 229 discentes. A oficina foi realizada através da plataforma de videoconferência Google Meet e teve como primeiro momento uma aula teórica e a utilização do Simulador Phet Colorado para conceituar Ácido-Base, sendo parte introdutória para o entendimento da Chuva Ácida. A segunda intervenção foi a realização de uma experimentação virtual, no Laboratório Virtual Yenka, onde foi apresentado a transformação química do dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera com a água(H20) proveniente das nuvens visando a apresentação dos processos que corroboram para a redução do pH da chuva ocasionado a chuva ácida. A apresentação de um experimento (já gravado), a terceira intervenção, onde foi colocada uma flor em um recipiente de vidro para destacar o efeito causado pela acidez da chuva e com o auxílio de uma colher foi queimado o enxofre, de modo a simular o efeito ácido. E no quarto momento foi aplicado uma atividade de 5 questões, sendo 2 perguntas de resposta aberta e 3 questões objetivas, 2 adaptadas do ENEM e 1 de concurso, referindo-se ao assunto estudado com o objetivo de examinar e medir a absorção de conteúdo obtida pelos alunos. Por fim, foi realizada a aplicação de outro questionário, onde o mesmo continha 5 perguntas fechadas de respostas e binárias (sim ou não), relacionadas à aprendizagem dos alunos para avaliar e coletar dados sobre a metodologia utilizada, os recursos midiáticos e a forma do ensino.

Resultado e discussão

No momento inicial, utilizando o Simulador Phet Colorado, foi explicado a diferença entre um ácido e uma base. Após a aula teórica, procedeu-se à experiência que demonstrava o processo de formação da chuva ácida com o auxílio do Laboratório Virtual Yenka. De modo a completar a oficina foi transmitido o experimento, gravado anteriormente. Para avaliar o grau de compreensão dos educandos se fez necessário o uso de uma atividade, sendo que do total de 229 alunos apenas 200 discentes participaram. Veja a seguir o gráfico 1 que apresenta os resultados da aprendizagem dos alunos. Observa-se neste gráfico que todos os alunos acertaram a 1ª questão. Em relação à segunda pergunta, a resposta correta parcialmente do aluno se deve à falta de explicação na mesma, e a resposta errada ou sem resposta pode ser justificada devido à instabilidade de Internet para alguns alunos. Nota-se que as respostas em relação às questões do ENEM e na questão extraída de um concurso há existência de respostas erradas e/ou ausência de resposta, esse fato pode ser resultado da falta de leitura por parte dos alunos, pois segundo o Anuário da Educação Básica 2020, a biblioteca escolar em algumas escolas se encontra ausente. Após, procedeu-se a aplicação do questionário acerca dos recursos midiáticos, ensino e metodologia utilizado. No questionamento 1 grande parte do todo afirmou que a metodologia auxiliou na aprendizagem. Corroborando, no questionamento 2 maior parcela do público em questão afirmou que sim. Na pergunta 3, 85% dos alunos afirmaram que tinham dificuldades em assistir as aulas esse comportamento pode ser justificado devido a péssima qualidade de internet que aflige a população amapaense. E pergunta 4 e 5 afirma que os alunos obtiveram uma melhor compreensão do assunto.

Gráfico 1

Aprendizagem dos alunos

Gráfico 2

Satisfação dos alunos

Conclusões

Os seminários realizados não envolvem apenas um tema importante no conteúdo da química, mas também o vinculam a questões sociais e ambientais visando a melhor compreensão dos alunos e se notou que ao utilizar os recursos de mídia para incentivar uma maior interação na aula como corolário consolidou a aprendizagem. Portanto, os resultados dos conteúdos de aprendizagem e satisfação dos alunos com os seminários propostos, embora considerados satisfatórios, incluem pontos que devem ser encarados como desafios, pois é preciso repensar novas formas de promover o conhecimento para os mesmos.

Agradecimentos

Referências

COWLING, E.B. Acid Preciptation in Historical Perspective. Evironmental Scienc Tchnology, Estados Unidos 16(2), p 110A-1234A. 01 fev. 1982.

DERÍSIO, J.C. Introdução ao Controle de Poluição Ambiental. 5ª Ed. São Paulo: Oficina de textos, 2017.

GIORDAN, M. Experimentação e Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, n 10, p 43-49, nov 1999.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. ANUÁRIO 2020: TODOS PELA EDUCAÇÃO E EDITORA MODERNA LANÇAM PUBLICAÇÃO COM DADOS FUNDAMENTAIS PARA MONITORAR O ENSINO BRASILEIRO. Disponível em: <https://todospelaeducacao.org.br/noticias/anuario-2020-todos-pela-educacao-e-editora-moderna-lancam-publicacao-com-dados-fundamentais-para-monitorar-o-ensino-brasileiro/>. Acesso em: 19 de jun. 2021.