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60º COngresso Brasileiro de Química

UMA ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IFRJ


ÁREA

Ensino de Química

Autores

Oliveira, M.S.N.O. (IFRJ) ; Tavares, Y.V.T. (IFRJ)

RESUMO

O processo de ensino-aprendizagem se caracteriza pela troca de papel frequente entre educador e educando, pois ao passo em que um ator do processo educativo ensina, o outro aprende. Então, pode ser dito que a educação tem função primordial na sociedade, pois na escola são construídas interações sociais fundamentais para o desenvolvimento de um cidadão crítico e participativo. Contudo, as adversidades enfrentadas no atual período de pandemia têm provocado profundas transformações no âmbito educacional e os desafios que antes já eram complexos, tornaram-se ainda mais. Ao longo deste trabalho será feita uma análise da vivência dos alunos das turmas do Técnico Integrado na disciplina de Química Geral I dos períodos 2021.1 e 2021.2 ministradas pela professora Maria Stella no IFRJ CDUC

Palavras Chaves

Aprendizagem; Transformações ; Pandemia

Introdução

Ensino-aprendizagem é uma nomenclatura dada ao conjunto de comportamentos e interações entre professores, alunos e participantes desse processo (KUBO; BOTOMÉ, 2001). Seu objetivo é o desenvolvimento crítico do discente com relação ao assunto abordado a fim de construir um cidadão ativo na sociedade, que tenha plena convicção do seu papel social. Nesse sentido, entende-se que a função da educação é a transformação do indivíduo e capacitação do aluno para debater sobre assuntos sociais com protagonismo (KUBO; BOTOMÉ, 2001). É importante ter entendimento de que educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas do currículo, entende-se a escola como a principal instituição da educação formal, sendo o ambiente ideal para a interação dos indivíduos com características distintas e semelhantes (KUBO; BOTOMÉ, 2001). Entretanto, com a eclosão da pandemia ocasionada pelo Coronavírus, mudanças drásticas ocorreram em todos os âmbitos da sociedade, inclusive o educacional, que pelo senso de urgência teve que adotar práticas de ensino remoto, cujo objetivo é minimizar os danos acarretados pela pandemia na educação. A adoção desta prática durante a pandemia de COVID-19 reforçou os obstáculos que os principais participantes do sistema de educação enfrentam na prática (MINTO, 2021; NHANTUMBO, 2020). Diante disso, aqui serão expostas algumas dificuldades enfrentadas pelos discentes da disciplina Química Geral I do primeiro período do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é debater a respeito da abrupta transformação e os impactos acarretados pela utilização desse novo formato de ensino no atual período. Dessa forma, aqui constarão relatos das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos que compõem essa turma.

Material e métodos

Na busca de avaliar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e as novos desafios que se fazem ainda mais presentes no atual período de pandemia foram utilizadas como ponto da pesquisa duas turmas do campus Duque de Caxias do Instituto Federal do Rio de Janeiro, da disciplina de Química Geral I ministradas nos períodos de 2020.2 e 2021.1. Desde então, foram observados os comportamentos da turma frente a aplicação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) adotadas pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro. É importante destacar que as APNPs não se configuram como EaD (Ensino à Distância), pois o IFRJ não apresenta essa modalidade de ensino para o Curso Técnico em Química. Sendo assim, este trabalho apresenta o aluno como principal objeto de estudo. A partir das percepções obtidas através desses dois períodos, serão expostos aqui questionamentos e impactos profundos na área da educação nos tempos pandêmicos. Todas as avaliações que constarão aqui são frutos das atividades realizadas pelos alunos e seu devido retorno sobre a mesma. Os encontros realizados durante a disciplina eram de forma síncrona pela plataforma Google Meet e assíncrona pelo Classroom, onde eram publicados os conteúdos e atividades referentes à disciplina de Química Geral I. No tópico abaixo constam os principais resultados obtidos ao longo desse processo de análise, foram levadas em considerações os principais percalços enfrentados no desenvolvimento de ensino-aprendizagem. exclusivamente por conta da pandemia. Sendo assim, este trabalho apresenta o aluno como principal objeto de estudo. A partir das percepções obtidas através desses dois períodos, serão expostos aqui questionamentos e impactos profundos na área da educação nos tempos pandêmicos. Todas as avaliações que constar

Resultado e discussão

É fato que a pandemia ocasionada pela COVID-19 trouxe diversos impactos que serão visualizados com mais clareza futuramente, pois a necessidade da adoção de um novo formato para o desenvolvimento do conhecimento científico trouxe consigo novos embates que infelizmente impactaram a todos os atores do processo educativo (MORGADO; SOUSA; PACHECO, 2020). Neste tópico serão apresentados relatos das turmas de Química Geral I dos períodos de 2020.2 e 2021.1 do Curso Técnico em Química, apesar de muitos desses problemas também se encaixarem ao docente, neste trabalho buscou-se estabelecer um vínculo maior com o discente a fim de que seus principais desafios pudessem ser debatidos, buscando assim, uma percepção dos percalços discentes dessas turmas com o agravamento da situação da educação (KUBO; BOTOMÉ, 2001). Ao longo desses dois períodos, os relatos mais vistos foram em turmas com 30 alunos em média, ao menos 5 - 8 relataram sobre a necessidade de trabalhar, 2 - 4 falecimento e adoecimento de familiares de forma mais constante, 5 - 6 dificuldade de aprendizado de determinados aplicativos digitais, 10 - 15 adaptação a uma rotina diferente, 4 - 7 localidade onde reside o indivíduo, a conexão de internet foi um agravante para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado (MINTO, 2021). Dessa forma, entende-se que a busca por ferramentas diferenciadas para a construção de conteúdos se faz necessária. Portanto, ao longo desses dois períodos buscou-se tratar dos assuntos de maneira mais abrangente e interessante, utilizando por exemplo vídeos do Youtube de forma complementar, além da inserção de aplicativos como o Kahoot e o PhET. A apresentação de casos como os ocorridos em Chernobyl e o Césio 137, em Goiânia, com o auxílio de vídeo foi uma das ferramentas encontradas.

Conclusões

Pode-se concluir que a adesão as novas práticas metodológicas das turmas de ambos os períodos foi boa, a atenção dos alunos aos vídeos referentes aos acidentes e também o empenho ao aprender a utilizar novas ferramentas digitais ainda está em processo de desenvolvimento, com uma boa participação dos discentes. Entretanto, os problemas pessoais que antes da pandemia já impactavam o processo de ensino- aprendizagem, agora têm uma relevância ainda maior visto que estes estão mais presentes do que nunca. Sendo assim, é fundamental o olhar sensível dos atores principais do processo educativo.

Agradecimentos

Por fim, agradeço todo apoio da profª. Maria Stella, motivadora da elaboração deste trabalho. Obrigado também às turmas QUIM 211 dos períodos de 2020.2 e 2021.1 da disciplina de Química Geral I.

Referências

KUBO, O. M.; BOTOMÉ, S. P. Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, v. 5, n. 1, 2001.

MINTO, L. W. A PANDEMIA NA EDUCAÇÃO. RTPS-Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 10, p. 139-154, 2021.

MORGADO, J. C.; SOUSA, J.; PACHECO, J. A. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis Educativa (Brasil), v. 15, 2020.

NHANTUMBO, T. L. Capacidade de resposta das instituições educacionais no processo de ensino-aprendizagem face à pandemia de Covid-19: impasses e desafios. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 25, n. 2, jul-dez, p. 556-571, 2020.