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60º COngresso Brasileiro de Química

Os estudos de Linus Pauling por meio de uma abordagem lúdica no Ensino de Química


ÁREA

Ensino de Química

Autores

Anselmo, M.L. (SEDUC-AM)

RESUMO

Utilizando uma proposta desenvolvida numa escola campo estágio e conectada no eixo lúdico, objetivou contextualizar a distribuição eletrônica de Linus Pauling, usando materiais alternativos no conteúdo da 1º série, confeccionando uma proposta na aprendizagem proveniente da roleta lúdica. Analogicamente, o uso do lúdico, proporcionou instigar as curiosidades estudantis, analisando na abordagem qualitativa os níveis e subníveis de elétrons nas camadas eletrônicas. A temática em ação, foi relevante no ensino aprendizagem, pois contribuindo em conhecimentos, favoreceu um ensino significativo dialogado e desenvolvidas em práticas relatadas em experiências em aulas, valorizando a ludicidade. Portanto a proposta norteou pensamentos reflexivos propondo aos discentes conhecimentos reais de Química.

Palavras Chaves

Linus Pauling; Distribuição eletrônica; Lúdico

Introdução

A viabilidade dos jogos no sistema educacional, vem proporcionando possibilidades no ensino de química, uma vez que, esteja planejado e dentro de uma perspectiva pedagógica consistente, incentiva educadores na busca da aprendizagem científica e significativa no âmbito do eixo temático ludicidade, aplicando-os adequadamente na educação básica Cunha (2012). A utilização de atividades que embasam a Química é refletida no quantitativo de artigos publicados nos eventos da ABQ como, Encontro de Debates de Educação Química, Simpósio de Educação Química, Encontro Nacional de Química e Congresso Brasileiro de Química, tanto que 20% dos trabalhos publicados, nortearam o lúdico com propostas no ensino de química Soares (2015).Tudo isso, com pesquisas desenvolvidas em situações reais proveniente do estágio supervisionado amparada pela LDB nº 9394/96, norteando o grupo temático da Ludicidade, uma das linearidades do estágio para inúmeras utilidades no que se refere o desenvolvimento de projeto nos mais diversos temas da educação. Neste sentido, os PCNs+ fortalece que, o estágio supervisionado é considerado atividades extraclasses, qual o PPC do curso de Licenciatura em Química (2001) do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA),estabelece uma carga de 540 horas para o estágio supervisionado tendo o início no 5º período na disciplina Educação Ambiental. Paralelo a isso, Tardif (2014) enaltece que o estágio supervisionado se constitui como uma das etapas mais importantes na vida acadêmica dos alunos de licenciatura, oportunizando o licenciando a conhecer e vivenciar o seu futuro campo de atuação. Neste contexto, partindo do grupo temático da Ludicidade, algumas atividades lúdicas podem ser desenvolvidas na sala de aula como (jogos didáticos, dinâmicas e brincadeiras) que propiciam um ambiente de alegria, diálogo e diversão no meio escolar. Portanto, o objetivo do trabalho foi apresentar, contextualizar e discutir a importância do lúdico, confeccionada por uma roleta, através de materiais que estão expostos no cotidiano do estudante, viabilizando a fundamentação da aprendizagem através dos elementos químicos da Tabela Periódica, por meio do ensino de Linus Pauling na distribuição eletrônica, assim como idealizando a ludicidade como proposta simples para a aprendizagem na 1º série do ensino médio na escola Deputado Vital de Mendonça, no município de Itacoatiara – AM.

Material e métodos

O procedimento metodológico realizado na escola campo estágio foi desenvolvido em momentos distintos. Analogicamente o primeiro momento foi à contextualização na sala de aula, aplicando a importância das estratégias pedagógicas quanto as suas colaborações para o ensino de química, qual os estagiários levaram para o ambiente escolar slides dimensionalizando todos os materiais que podem ser aproveitados no ensino, mostrando para os estudantes a origem da confecção da roleta lúdica. No segundo momento, foi realizada a coleta dos materiais indicados em sala de aula, para a confecção da proposta didática lúdica, desenvolvida por meio dos alunos da 1º série na escola Vital de Mendonça, localizada no bairro Colônia, município de Itacoatiara, no médio baixo Amazonas, dentro do trabalho coletivo de acadêmicos e bolsistas do PIBID do Curso de Licenciatura em ciências Química e Biologia UFAM/ICET. No terceiro momento, caracterizou-se pela descontração, alegria, e diálogo na construção da roleta, usando a metodologia adaptada por Dos Santos (2010) e fundamentada nos estudos de Santos et al.,(2016), que nos materiais coletados no cotidiano como, Um (1) papelão, (55) tampinhas de garrafas pet, (polietileno de tereftalato), (1) um pedaço de madeira, (1) um palito de churrasco, (1) um tubo vazio de linha de costura, (1) um Cd ROM, papel A4 chamex, e tintas guache. Por meio destes materiais citados, a alternativa de ensino foi confeccionada e serviu como lócus de aprendizagem no conteúdo de Química, especificamente na distribuição eletrônica de Linus Pauling. Que segundo Pimenta et al., (2010) toda prática desenvolvida em sala de aula, tem sua relevância pelo fato do aluno se tornar, pensativo, reflexivo e protagonista a contribuir de forma participativa com a prática desenvolvida, seja ela de caráter experimental, contextualizada e principalmente lúdica. Para tanto, com base nos estudos de Souza e Nascimento (2010). Os estagiários dividiram as turmas em grupos de (5) cinco estudantes, após essa divisão, e organização em sala, foi realizado um sorteio entre os grupos, para proceder quem iniciaria a prática. Em seguida todos os membros do grupo sorteado, teriam que girar a roleta e anotar a numeração final após a rotação, esse processo foi realizado com ambos os grupos, sendo assim, no final foi feita a somatória de cada grupo, e a partir disso, o coletivo que alcançou a menor pontuação, teria que iniciar o jogo. Neste sentido, o aluno sorteado, se dirigia até o local, da roleta, e na sequência, girava o objeto.Na sequência, o estudante tinha que identificar na Tabela Periódica o número na qual a roleta parou, e a partir desse momento, realizava a distribuição eletrônica de acordo com o estudo de Linus Pauling, com auxílio do quadro branco, pincel e apagador. Entretanto caso o aluno desenvolvesse a distribuição correta, o grupo somaria pontos e eram premiados com ofertas dos professores de Química da escola.

Resultado e discussão

A aplicação do jogo didático foi feita com turmas da 1º série do ensino médio, em uma escola estadual no município de Itacoatiara - Am. Entretanto, o jogo serviu de ferramenta na contextualização e prática, para nortear as revisões dos conteúdos do componente curricular Química na distribuição eletrônica trabalhados em sala de aula pelo professor regente e estagiários. Além disso, o jogo aplicado foi a “Roleta”, uma espécie de jogo, cujo o objetivo foi identificar o elemento químico da Tabela Periódica, e por fim, realizar a correta distribuição dos elétrons como rege a teoria de Linus Pauling, tais como os elementos de caráter de correntes elétricas, além da primeira e segunda família, quanto aos demais, as regras do jogo teve o cuidado de não aprofundar os elementos com alto teor da natureza da distribuição das massas atômicas, uma vez que se tratava de alunos que estão tendo o primeiro contato com os elementos químicos da Tabela Periódica. De acordo com os ensinamentos da aprendizagem de Santos et al., (2016), essas teorias de preocupação com a natureza da aprendizagem, é importante, visto que os alunos que é neste sentido é o foco do objetivo do trabalho, não sejam forçados a aprender conhecimentos que serão repassados em um futuro próximo, como por sua vez na segunda série. Na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2002), esses documentos estabelecem a real necessidade de repassar conteúdos aos alunos da educação básica. Que segundo a Proposta Curricular do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC) do Estado do Amazonas, os assuntos relacionados ao conhecimento da Tabela Periódica são trabalhados com os alunos do 1º série do Ensino Médio. No lúdico apresentado aos alunos, utilizando a roleta com o auxílio da Tabela Periódica, como recurso para identificar o elemento químico no jogo. Neste sentido, usou-se a análise qualitativa, qual os alunos puderam identificar os átomos por meio da observação do seu número atômico, apresentados na prática. Para avaliar o conhecimento dos alunos, foi usada a ficha de observação, com finalidade de obter o conhecimento dos alunos. O jogo segundo o grupo (1) um, os alunos descreveram. Foi bastante simples, com propostas que estavam de acordo com as orientações que o professor repassou em sala de aula, no mesmo sentido, o grupo (2) dois afirmaram ainda. Todo jogo quando tem a devida fundamentação, fica mais prático para a compreensão do conteúdo. Na resolução do grupo (3) três, ressaltaram. A distribuição eletrônica, é um assunto que possui uma importância para a continuação do assunto de química, pois para a sequência do ano letivo, a distribuição dos elétrons colabora no sentido de compreensão para a complementação do assunto abordado pelo professor. De acordo com Francisco Júnior (2008), essas observações feitas através do questionário ajudam a melhorar a metodologia ao adaptar um jogo no ensino de química. Pois a curiosidade e o interesse dos alunos atribuem à capacidade do desenvolvimento e o raciocínio lógico, que de acordo com suas observações buscam explicações para fatos vivenciados na aprendizagem significativa Moreira et al., (1998) embasados nos estudos de Ausubel. Diante disso, a prática da ludicidade é motivadora diversificando a aprendizagem do aluno, e a prática do professor, norteando o ensino aprendizagem na educação básica, é um elemento primordial que precisa ser cada vez mais atribuído nas escolas no sentido de favorecer um estudo significativo, seja no primeiro, segundo ou terceiro ano do ensino médio.

Conclusões

O estudo da distribuição eletrônica por meio do jogo lúdico com auxílio da roleta mostrou ser, um método eficiente significativo. Pois além de favorecer diálogos entre professores e alunos, tornou-se uma ponte de conhecimento no sentido de compreensão do entendimento do assunto. Que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN 2002), se cada professor atribuísse metodologias que agregam valores em sala de aula, esse paradigma do professor conteúdista, já tinha deixado de serem debates em reuniões entre docentes e pais. Portanto, em pleno século XXI, é inadmissível concordar com o profissional da educação, que não há ideias ou propostas que possam deixar o ambiente de aprendizagem mais atraente, e, sobretudo, diversificada em sala de aula, com a finalidade de alcançar o objetivo central do estudo entre alunos no ensino regular.

Agradecimentos

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/ICET/UFAM

Referências

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