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60º COngresso Brasileiro de Química

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA EM ÉPOCA DE PANDEMIA: ABORDANDO O TEMA DENSIDADE


ÁREA

Ensino de Química

Autores

Mezacasa, B.K. (PPGECIM ULBRA) ; Lopes, L.A. (PPGECIM ULBRA)

RESUMO

Com o início do ensino remoto, as aulas se tornaram via online, onde estas tiveram de ser planejadas, organizadas e diversificadas, para que além de instigar e despertar o interesse pela ciência poder refletir e construir um olhar crítico sobre o que está sendo estudado. O trabalho foi desenvolvido com uma turma de alunos do 1° ano do ensino médio em uma escola estadual pública nas aulas de química. O objetivo do trabalho foi desenvolver uma atividade experimental com materiais de fácil acesso, sobre o tema densidade, a fim de mostrar que é possível fazer ciência em época de pandemia. Logo, a análise e resultados se deu através das imagens fornecidas pelos alunos da prática e da discussão feita após o término da experimentação.

Palavras Chaves

ensino remoto; atividade experimental; densidade

Introdução

Com o início da Pandemia do COVID-19 o ensino da educação básica teve de ser abordado de uma nova maneira. De acordo com Rodrigues et al (2021) com as aulas online novas estratégias pedagógicas tiveram de ser construídas, organizadas e planejadas para que a práxis do professor pudesse alcançar o aluno nesta nova forma de aprender e auxiliando-o em sua autonomia. Logo a urgência em trabalhar formas diferenciadas se fizeram necessárias e uma das alternativas apresentadas é a experimentação de forma virtual. O ensino de química, por vezes a se mostrar abstrato, faz-se necessário a utilização de atividades experimentais, onde estas contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem e do conteúdo a ser desenvolvido em aula. Logo, "o objetivo da Química compreende a natureza, e os experimentos propiciam ao aluno uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem” (FARIAS, BASAGLIA e ZIMMERMANN, 2009, p.01). Portanto, neste período remoto torna-se imprescindível para que o aluno tenha também a construção do “fazer ciência” através da experimentação, corroborando com o saber científico, mostrando assim, que isso pode ser possível até mesmo na sua própria residência. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade experimental no ensino remoto, sendo esta dinâmica e com materiais de fácil acesso aos alunos, a fim de que se consiga despertar o interesse pela química, se sintam instigados, mesmo sendo esta uma ciência de difícil aprendizagem em alguns assuntos como, por exemplo, o tema densidade, onde mesmo com a falta da presença física do professor, fazer deste um momento de construção de saberes, de reflexão, pensamento crítico, corroborando assim a uma aprendizagem significativa e do “fazer ciência”.

Material e métodos

O trabalho foi realizado com alunos do 1° ano do ensino médio, nas aulas de química, de uma Escola Estadual do município de Estância Velha no estado do Rio Grande do Sul, totalizando 26 discentes distribuídos em uma turma. As aulas foram desenvolvidas durante o período da pandemia e teve-se o auxílio das plataformas digitais como o Google Classroom e Google meet. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi dividido em quatro encontros de modo online pela plataforma google meet. No primeiro encontro foi realizada uma sondagem inicial para conhecer os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema densidade. No segundo encontro, foi introduzido o assunto de propriedades da matéria, neste caso em destaque: massa, volume e densidade dos materiais. No terceiro encontro foi proposto a atividade experimental, onde tinha o objetivo de realizar a construção de uma “torre de líquidos”, trabalhando aqui o tema densidade. Os alunos receberam um roteiro onde constava passo a passo como também todos os materiais a serem utilizados para a execução da experimentação. Além da experimentação, os alunos receberam um relatório ao qual tinham que realizar uma pesquisa, e anotar as observações feitas durante a realização da atividade experimental. Os materiais utilizados para a construção da torre de líquidos foram: um recipiente transparente, copo de vidro ou garrafa pet, e líquidos como: água, azeite, detergente e álcool. A atividade foi entregue pela plataforma google classroom, onde os dados obtidos foram analisados através das imagens recebidas e dos relatórios escritos com questões de cunho qualitativo. No quarto encontro, após a entrega da atividade, foi realizado um momento de discussão, onde os alunos colocaram suas observações feitas durante a construção da torre de líquidos.

Resultado e discussão

No primeiro encontro foi feito alguns questionamentos para saber os conhecimentos prévios dos alunos, pode-se perceber que poucos alunos tinham conhecimento ou sabiam algo sobre o tema de propriedades da matéria, mais precisamente, neste caso, sobre a densidade. No segundo encontro, foi introduzido e apresentado aos alunos os conceitos e características de algumas propriedades da matéria como: massa, volume e então a densidade. Termos como “mais denso” e “menos denso” foram apresentados e discutidos, bem como suas unidades de medida. No terceiro encontro foi-se então proposta a atividade experimental, com materiais de fácil acesso, sobre a construção de uma “torre de líquidos”. Nesta torre os alunos utilizavam um recipiente transparente, copo ou garrafa, e acrescentavam líquidos com valores diferentes de densidade, os líquidos utilizados são substâncias do cotidiano dos alunos como: água, azeite, detergente e álcool. No quarto encontro foi realizado um momento de discussão, onde os alunos colocaram suas observações feitas durante a construção da torre de líquidos. Este momento se faz extremamente necessário, pois além da importância do fazer experimental têm-se também a relevância da discussão e da análise que os alunos obtiveram de sua prática. Sobre as perguntas de cunho qualitativo, os alunos relataram que gostaram de realizar o experimento, que foi uma atividade prática divertida e despertou a curiosidade, como também compreenderam melhor os conceitos aprendidos em aula, fazendo desta forma o elo de teoria e prática. Neste viés, a importância da execução dos experimentos é que “não sejam apenas demonstrativos, mas que gerem reflexão do aluno resultando em hipóteses até a compreensão dos fenômenos” (BALDAQUIM et al, 2018, p. 24).

Imagem 1

Construção da torre de líquidos feita pelos alunos

Imagem 2

Construção da torre de líquidos feita pelos alunos

Conclusões

Concluímos que o objetivo do trabalho foi alcançado, onde os alunos ao realizarem uma atividade experimental, com materiais de fácil acesso foi fundamental para se sentirem instigados pela ciência e assim poder perceber a importância que se tem do “fazer ciência” e de que pode-se fazer esta de maneira remota. Ao observar uma atividade experimental construir um olhar científico e além de refletir sobre o que é estudado, compreender a química e seus fenômenos.

Agradecimentos

Aos alunos que fizeram ciência na pandemia. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

Referências

BALDAQUIM, M. J.; PROENÇA, A. O.; DOS SANTOS, M. C. G.; FIGUEIREDO, M. C; SILVEIRA, M. P. da. A experimentação investigativa no ensino de química: construindo uma torre de líquidos. Revista ACTIO: Docência em ciências - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 19-36, 2018.

FARIAS, C. S.; BASAGLIA, A. M.; ZIMMERMANN, A. A importância das atividades experimentais no Ensino de Química. In: I CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA. Londrina-PR, 2009. Disponível em:<https://www.uel.br/eventos/cpequi/Completospagina/18274953820090622.pdf>
Acesso em: 06 set. 2021.

RODRIGUES, N. C. et al. Recursos didáticos digitais para o ensino de Química durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. e22710413978-e22710413978, 2021.