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60º COngresso Brasileiro de Química

Análise das postagens mais curtidas em páginas do Instagram voltadas para a divulgação científica


ÁREA

Ensino de Química

Autores

Maciel, A.G. (IFMT) ; Fernandes, G.S. (IFMT) ; Leão, M.F. (IFMT)

RESUMO

No contexto atual fica evidente a importância que a ciência desempenha para a sociedade. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar postagens veiculadas por três páginas de divulgação científica do Instagram. Essa pesquisa, descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida no segundo semestre de 2020, tendo como fonte três páginas do Instagram com o maior número de seguidores: “eventoscientificosbrasil”, “divulgacientifica” e “conectafce”. De cada uma delas foram selecionadas as três postagens mais curtidas até a ocasião. Os critérios utilizados para análise das nove postagens foram: conceitos técnico-científicos, entretenimento, curiosidades e impactos sociais. Das postagens analisadas a categoria mais frequente foi a de Curiosidades.

Palavras Chaves

Ensino de Ciências; Popularização da Ciência; Redes sociais

Introdução

Atualmente, é notório perceber a presença da ciência no cotidiano das pessoas, as quais estão cada vez mais usufruindo dos avanços científicos e das tecnologias que por eles foram viabilizados. Mas nem sempre foi assim, pois, no passado, com a escassez de recursos tecnológicos e a resistência das instituições heterodoxas em deter-se de todo o conhecimento científico, fazia com que, a maior parte da população não obtivesse conhecimento sobre ciência. Segundo Albagli (1996), o crescimento sócio e econômico da ciência são fatores que contribuíram a aceitação da sociedade em si, nas aplicações práticas científicas e o aumento do desejo de consumir e usufruir o que os avanços científicos podem proporcionar. Não se divulga só o que foi realizado antes, em uma nova perspectiva de construção, percebe-se, que é necessário haver um convite, para que a sociedade possa participar do desenvolvimento da ciência, auxiliando na identificação e decisão de sua trajetória (ANGELO; MOISES; GOMES; ABREU, 2020). Para que haja a possibilidade de ensino mais próximo a realidade dos alunos, as abordagens das temáticas, deve ser de forma contextualizada, que faça relação com a mídia (impressa, digital ou eletrônica). Com isso, os docentes podem usar de maneira didática suas publicações (LOPES; FLORCZAK, 2007). Hoje em dia, percebe-se que há diversos meios para se divulgar o conhecimento científico. O Instagram, sendo uma rede que compartilha vídeos e imagens, pode ser utilizado como mecanismo de divulgação, que alcança um público que busca esse formato de informação. (COSTA,2019). Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi analisar postagens veiculadas por três páginas de divulgação científica do Instagram, que são: eventoscientificosbrasil, divulgacientifica e conectafce.

Material e métodos

Esta pesquisa de caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, foi desenvolvida durante o segundo semestre do ano de 2020, tendo como fonte de informações três páginas no Instagram de conteúdos voltado para a divulgação científica com o maior número de seguidores, critério utilizado para realizar a escolha. A rede social Instagram é uma das redes mais usadas no mundo, supera todas as outras em questão de engajamento, define-se em um software aplicativo concebido para desempenhar tarefas práticas ao usuário. Público: todos que possui uma conta de e-mail válida. (PISA, 2012). Existem diversas páginas de divulgações, dentre elas pode-se citar: eventoscientificosbrasil, conectafce, Ina.divulg, divulgacao.cientifica.brasil, divulgacientifica, alergia_com_ciencia, fisicanahora_, professoraluli, #divulgacaocientifica e #divulgaçaocientifica, das quais analisou-se: “eventoscientificosbrasil” com 43,8 mil seguidores, “divulgacientifica” contendo 5,3 mil seguidores e “conectafce” que apresenta 3 mil seguidores. Sendo esses dados até 17 de novembro de 2020. Os critérios utilizados para análise das nove postagens foram: conceitos técnico-científicos, entretenimento, curiosidades e impactos sociais. Essas categorias de análise já foram utilizadas por Sá e Couto (2018) ao analisarem postagens de outra rede social, que foi o Facebook. Para auxiliar na identificação das nove postagens selecionadas para a análise, utilizou-se a seguinte nomenclatura: D1, D2 e D3 para as imagens capturadas da página “eventoscientificosbrasil”, E1, E2 e E3 para as imagens capturadas da página “divulgacientifica”, e F1, F2 e F3 para as imagens capturadas da página “conectafce”.

Resultado e discussão

A Figura 1 ilustra as nove postagens mais curtidas e que foram analisadas, ou seja, aquelas que tiveram maior interação com os seguidores. As postagens selecionadas da página divulgacientifica obteve um total de 652 curtidas, seguida de conectafce com um total de 249 curtidas e a eventoscientificosbrasil apresentou um total de 44 curtidas. No Quadro 1, são apresentadas a análise das postagens por categoria (Técnico-científicas, Entretenimento/humor, Impactos sociais e Curiosidades). Das postagens analisadas, percebe-se que a categoria mais abordada, foi a de Curiosidades com 6 postagens, que trazem explicações científicas sobre questões do cotidiano do público. Para Ramos (1994), para que a visão da ciência seja ampla e melhor absorvida é fundamental e necessário que interaja com o contexto no qual o indivíduo está inserido, ou seja, fazer relações da ciência com o seu cotidiano. A categoria Técnico-científico apresenta 2 postagens abordando conteúdo com uma linguagem científica, que de acordo com Sá e Couto (2020), são conteúdos com caráter técnico e por esse motivo não abrangem todos os públicos, fato que reduz o interesse, pois apesar de ter acesso às informações falta a compreensão dos termos utilizados. Dentre as postagens analisadas nenhuma possuía características que fossem voltadas para Entretenimento/humor, conforme afirma Sousa et al. (2020), que apesar de ser nítido que ocorre o aprendizado partindo do uso do humor, ainda encontra-se muita carência desse tipo de abordagem que acredita-se ser um tema recente nesse meio. Impactos sociais com 1 postagem sobre um problema social. Desse modo, as publicações neste veículo, busca interligar a linguagem científica, com o cotidiano do público presente na rede social.

FIGURA 1

Postagens mais curtidas de cada página do Instagram

QUADRO 1

No Quadro 1, são apresentadas a análise das postagens por categoria (Técnico-científicas, Entretenimento/humor, Impactos sociais e Curiosidades).

Conclusões

Diante disso o Instagram é uma mídia digital que surgiu socializando imagens e vídeos, se tornou atualmente, uma das maiores ferramentas de divulgação de informação. Podendo assim, ser útil para o ensino e aprendizagem, contribuindo para o engajamento da ciência com a sociedade. Entretanto, é notório que ainda existe muita resistência em popularizar ciência, fato que precisa ser superado, para que continue os avanços científicos e a sociedade esteja hábil a usufruir com liberdade e consciência, cada dia menos condicionada a depender só de quem detém conhecimentos científicos.

Agradecimentos

Primeiramente a Deus. Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa. Ao Professor Marcelo Franco Leão, por propor em suas aulas momentos para pesquisa.

Referências

ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da informação, v. 25, n. 3, 1996.

ANGELO, Fabricio Fonseca; MOISES, Priscila Souza; GOMES, Fernando Teixeira; ABREU, Paula Ferreira. Divulgação Científica. SVD – ESDEVA, 2020.

COSTA, Franciely Vanessa. Uso do Instagram como ferramenta de estudo: análise de um perfil da área biológica. RSDJOURNAL, v. 8, n. 10, 2019.

LOPES, Maria Lucia; FLORCZAK, Marcos Antonio. Divulgação Científica no Ensino de Ciências. PDE, Paraná, 2007.

MASSARANI, LUISA; DIAS, ELIANE M. S. José Reis: Reflexões Sobre a Divulgação Científica. Fundação Oswaldo Cruz, 2018. Disponível em: http://portal.sbpcnet.org.br/livro/ebook_reflexoes_divulgacao_cientifica_press.pdf.

PIZA, MARIANA VASSALLO. O Fenômeno Instagram: considerações sob a perspectiva tecnológica. Universidade de Brasília, 2012.

RAMOS, MARCOS GONÇALVES. Modelos de comunicação e divulgação científicas-uma revisão de perspectivas. Ciência da informação, v. 23, n. 3, 1994.

SÁ, L.V.; COUTO, E. A divulgação científica no Facebook: uma análise do perfil de algumas páginas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA – SIMPEQUI, XVI, 2018, Rio de Janeiro/RJ. Disponível em: www.abq.org.br/simpequi/2018/trabalhos/90/652-26075.html Acesso: em 26/10/2020.
SOUSA, S. R.; FANTINELL JR, M.; LEÃO, M. F. Análise da divulgação científica realizada por algumas páginas do Facebook. Exatas Online, v 11, Edição Especial, p 17-26, out/2020.