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60º COngresso Brasileiro de Química

Jogos digitais e Bingo educativo como dinamismo para o ensino da Tabela Periódica.


ÁREA

Ensino de Química

Autores

Santos, Y.C.R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Trindade, A.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Gama, B.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Silva, F.O. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Ramos, K.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Moraes, L.C.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Matos, M.J.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Quintela, R.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Queiroz, F.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP) ; Silva, F.D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP)

RESUMO

A oficina temática propõe métodos de ensino baseados na utilização de jogos digitais e um bingo educativo para o processo de aprendizagem da tabela periódica de um modo que facilite o ensino, e tornando as aulas mais dinâmicas. A realização das aulas aconteceu de forma remota para os alunos do 1° e 2° ano do ensino médio da Escola Estadual Prof. Nancy Nina da Costa. O trabalho dividiu-se em três momentos, consistindo em ministrar o conteúdo teórico, fazendo a interação com os jogos digitais e aplicando-os em atividades, e os conhecimentos adquiridos foram atrelados a um bingo educativo. As ferramentas e métodos usados apresentam resultados satisfatórios para o processo de ensino e contribuiu para desenganar a complexidade do assunto abordado pela visão dos educandos.

Palavras Chaves

Jogos digitais; Bingo; Tabela Periódica

Introdução

Durante o ano atípico de pandemia, muitos métodos de ensino precisaram ser adaptados, o ensino remoto foi um grande enfrentamento para alunos e professores, não somente nas dificuldades de recursos e estruturas para ministrar as aulas, mas o desempenho dos alunos durante esse período. Se a Química é vista como uma disciplina dificultosa na percepção dos discentes, trazer um ensino que seja atrativo e dinâmico é o que este trabalho busca. De acordo com Nardin (2008), os jogos ou atividades de entretenimento tem como resultado natural a motivação entre os alunos, além de despertar sua competitividade e criatividade quando esses jogos e atividades são inseridos no ensino. Os autores Trassi (et al., 2001) e Romano (et al., 2017), ressaltam que os mecanismos de ensino da Química, enfatizando a tabela periódica nesse contexto, sejam mais diversificados e dinâmicos, para que, ao abordarem, os alunos possam expressar um maior interesse e desempenho. Devido interação dos alunos com a tecnologia, a ideia foi explorada como um método para aprendizagem. A realização deste trabalho é justificada em virtude de observa-se a dificuldade de muitos alunos em compreender a temática abordada, não apresentando muito interesse pela química com os métodos comuns de ensino. Para isso, os jogos digitais e o Bingo educativo tornam-se alicerce para diferenciar a forma de consolidar o aprendizado da tabela periódica. O objetivo deste trabalho, é permitir a todos os alunos a aprendizagem da tabela periódica através de jogos digitais e um Bingo educativo, buscando estimular o conhecimento. Almeja-se também que os alunos possam entender a dinâmica do ensino virtual e as adaptações feitas para o dinamismo das aulas, assim como promover um interesse pela disciplina de Química.

Material e métodos

A oficina foi desenvolvida na Escola Estadual Professora Nancy Nina da Costa, para turmas de 1° e 2° ano do ensino médio, e devido ao período de pandemia, as aulas foram ministradas remotamente pela plataforma do Google Meet, do qual o trabalho dividiu-se em três partes. O Primeiro momento consistiu em uma aula introdutória do conteúdo de Tabela periódica e posteriormente a apresentação do tema da oficina, e o que foi necessário para realização da mesma, incluindo a apresentação de 3 aplicativos (Elementos, Modern PTE, Tabela Periódica 2021) que foram trabalhados mais adiante. No Segundo encontro, foi utilizado em sala o jogo Elementos para mostrar como funciona, permitindo que os alunos possam interagir durante esse processo, tirando suas dúvidas acerca do aplicativo ou jogando junto quando executado. Ainda no segundo momento foram apresentados os demais aplicativos juntamente com a proposta da atividade no qual os aplicativos seriam aplicados. Para realizar a atividade os alunos deverão baixar os jogos, escolhendo 4 elementos químicos usando os aplicativos e descrevendo sobre as características desses elementos, utilizando os recursos em que os jogos ofereceram como auxílio, uma demonstração foi aplicada antes desse processo para que entendessem e pudessem eliminar suas dúvidas; No terceiro momento, realizou-se um Bingo educativo, construído em cima dos temas de Tabela Periódica e dos Jogos digitais, neste último momento, os aplicativos também puderam ser utilizados como ferramenta auxiliar para ajudar os alunos a encontrarem os elementos químicos e as repostas para as perguntas do Bingo. Além das atividades e da oficina, os dados também são coletados por meio de um questionário, visando que os alunos pudessem expressar suas opiniões acerca da oficina.

Resultado e discussão

A execução da oficina abrangeu um quantitativo de 200 alunos divididos em duas turmas de 1° ano do Ensino Médio juntamente com duas turmas da 1° Etapa e duas turmas de 2° ano do Ensino Médio, do qual observou-se comportamentos distintos diante da realização das atividades. Os resultados discorridos observaram que as turmas de 1° ano juntamente com turmas de 1° Etapas, obtiveram um melhor desempenho nas atividades propostas por serem turmas com a maior quantidade de alunos, em comparação com as turmas de 2° que se apresentou menos participativa inicialmente. No decorrer das intervenções a oficina tornou-se muito interativa durante as aulas, principalmente com a dinâmica do Bingo educativo que conseguiu torna o ambiente mais comunicativo, divertido e proveitoso quanto aos conteúdos abordados. No gráfico analisa-se o desenvolvimento dos discentes mediante a atividade proposta. A atividade consistia em descrever alguns elementos químicos utilizando os jogos digitais como recursos auxiliadores para o conteúdo de Tabela Periódica, embora alguns alunos não tenham completado conforme planejado ou não participado, os dados mostraram que grande parte deles atingiu a meta de que os jogos digitais podem ter um papel no ensino. O Bingo destacou-se durante a oficina, pois os alunos se engajaram bem com esta atividade que inclui questões relacionadas ao tema e as respostas corretas contidas na cartela deveriam ser marcadas, os alunos também mostram sua criatividade para marcar as cartelas aproveitando a tecnologia. De acordo com Ferreira (et al., 2012), esses recursos didáticos participam do processo de construção do conhecimento, trabalhando os conceitos na área da Química, torna-se o ensino mais efetivo apresentando uma nova ferramenta que funciona diferente do cotidiano escolar.

Gráfico 1:

Gráfico 1 - Dados das atividades recolhidas

Imagem 1:

Cartela do Bingo educativo desenvolvido.

Conclusões

Os jogos digitais e o Bingo educativo mostraram por meio de resultados que o uso desses métodos inspirou o aprendizado dos alunos, tornando as aulas mais interativa. Considerando que o ensino foi feito remotamente, o que se torna maçante, conforme o relato dos próprios alunos, dessa forma, as aulas ficaram mais atrativas e instigante, permitindo aprender brincando. Portanto, conclui-se que a utilização de métodos mais dinâmicos pode auxiliar os educandos no entendimento da química, que se manifesta principalmente na tabela periódica, estimulando suas habilidades intelectuais.

Agradecimentos

Referências

DALLACOSTA, Adriana; FERNANDES, AM da R.; BASTOS, Rogério Cid. Desenvolvimento de um software educacional para o ensino de química relativo à tabela periódica. In: IV Congresso RIBIE, Brasília. 1998. Disponível em:<http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/1998/pdf/com_pos_dem/160.pdf>. Acesso em: 10 Jan 2021.
FERREIRA, Eduardo Adelino et al. Aplicação de jogos lúdicos para o ensino de química: auxilio nas aulas sobre tabela periódica. Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 1, 2012.
NARDIN, Inês Cristina Biazon. Brincando aprende-se química. Dia a dia educação, p. 688-4, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/688-4.pdf. Acesso em: 09 Jan 2021.
PORTZ, Luciano G.; EICHLER, Marcelo L. Uso de jogos digitais no ensino de Química: um Super Trunfo sobre a tabela periódica. Anais do 33o. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Ijuí: Unijuí, p. 1-2, 2013. Disponível em:<file:///C:/Users/STI/Downloads/2786-Texto%20do%20artigo-11235-1-10-20131003.pdf>. Acesso em: 10 Jan 2021.
ROMANO, Caroline Gomes et al. Perfil químico: um jogo para o ensino da tabela periódica. Revista Virtual de Química, v. 9, n. 3, p. 1235-1244, 2017. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Marcia_Chaves/publication/317867353_Chemical_Profile_A_Game_for_Teaching_the_Periodic_Table/links/59886bb20f7e9b6c8539afea/Chemical-Profile-A-Game-for-Teaching-the-Periodic-Table.pdf>. Acesso em: 08 Jan 2021.
TRASSI, Rosana Cristina Manharelo et al. Tabela periódica interativa: “um estímulo à compreensão”. Acta Scientiarum. Technology, v. 23, p. 1335-1339, 2001. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciTechnol/article/view/2757>. Acesso em: 08 Jan 2021.