• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

PROSPECÇÃO DE PATENTES SOBRE MÉTODOS DE MODELAGENS DE VIDROS E MATERIAIS CERÂMICOS PARA IDENTIFICAÇÂO DE PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS

Autores

Almeida Silva, R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)) ; Cruz Gonzaga, F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)) ; Cardoso Ribeiro, E. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)) ; Sales Oliveira, G. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)) ; Miranda Amazonas, V. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB))

Resumo

Considerando a necessidade de novos métodos de modelagens no desenvolvimento de vidros e materiais cerâmicos, este trabalho avaliou as principais tendências de patentes globais por meio da prospecção tecnológica. No portal de buscas do“Espacenet”, buscou-se por tecnologias relacionadas aos métodos de modelagens para esses materiais por meio da combinação entre a palavra-chave “ceramics materials” e o código C03B19/00. A China é a maior depositante de patentes relativas ao tema vitrocerâmicas com a tendência de tecnologias para a área da saúde. Houve um aumento de depósitos a partir de 2015. O setor governamental foi aplicante de 21,65% das patentes. Também a química de materiais é uma a área que tem intensificado o número de depósito patentário.

Palavras chaves

Química de Materiais; Prospecção de patentes; Vidros e Cerâmicas

Introdução

Em função das chamadas Revoluções Industriais, o desenvolvimento de novos métodos na fabricação de materiais vitrocerâmicos se acentuou expressivamente na comunidade global. De acordo com Santos et al., (2022) vidros e materiais cerâmicos são caracterizados por suas durezas e resistência mecânicas elevadas, além dos materiais vitrocerâmicos também apresentam alta resistência ao desgaste por atrito. A obtenção desses materiais ocorre por meio do método de fusão- resfriamento, que consiste em aquecer uma mistura, contendo os elementos que formarão o vidro, até sua temperatura de fusão (ARAÚJO, 1997; SANTOS et al., 2022). A literatura aponta que eles apresentam excelente capacidade de mimetizar as estruturas dentais, possuem estabilidade de cor, resistência ao desgaste, biocompatibilidade e possibilitam adesão aos tecidos dentais (DALLAGNOL, 2018; SANTOS et al., 2015). Sua formação se dá em decorrência de uma fase vítrea e uma cristalina, mediante que a base quantitativa por meio dessas fases possui a tendência de gerar resistências mecânicas, térmicas e propriedades físico- químicas (DALLAGNOL, 2018; KELLY, 1999; SANTOS et al., 2015). A dopagem desses materiais caracteriza novas atribuições desses produtos para fins de aplicação, seja por meio de uma inserção de um átomo substitucional ou por impurezas intersticiais. Segundo Leite (2022), a prospecção tecnológica é mapeamento sistemático para o desenvolvimento tecnológico, com o intuito de contribuir com pesquisas, cujo método se concentra na análise de temáticas relacionadas a pesquisas científicas, setores industriais e inovações. Este trabalho avalia por meio de um estudo prospectivo em patentes os principais métodos de modelagens de vidros e cerâmicas, buscando identificar as principais tendências.

Material e métodos

A metodologia empregada é de natureza exploratória por meio da análise de dados patentários objetivando avaliar as principais tendências globais de tecnologias em questão. A busca patentária foi baseada na metodologia de Silva & Gonzaga (2021) durante de 01 a 30 de abril de 2022. Através da aba dos filtros de busca no portal do escritório europeu de patentes “Espacenet”, realizou-se uma pesquisa por tecnologias relacionadas aos métodos de modelagens por meio da combinação da palavra-chave “ceramics materials” com o operador de busca “AND” e o código C03B19/00 que classifica os materiais de modelagens dos vidros. Através dessa relação, encontrou-se 341 patentes nas quais 101 foram destacadas como relevantes após retirada de repetições e identificação de pertinência considerando as tecnologias pertinentes aos métodos de modelagens de materiais vítreos. Os dados obtidos foram baixados em “XLS” de acordo com as opções de download e, posteriormente, tratados no software da Microsoft Excel. Durante o tratamento de dados, foi realizada a identificação da progressão tecnológica de patentes globais desde o ano de 2010, além de principais países, áreas e setores de aplicação das tecnologias depositadas pela comunidade internacional.

Resultado e discussão

A verificação de tecnologias depositadas ao longo dos anos é de suma importância no intuito de avaliar as principais tendencias do mercado mediante o desenvolvimento de produtos. Foi possível identificar por meio dos dados tratados oriundos do Espacenet, patentes relacionadas às modelagens dos vitrocerâmicos desde o ano de 2010 como mostra a figura. Observa-se que a partir de 2015 houve um acréscimo do interesse de proteção patentária sobre o tema, indicado que a tecnologia está em ascensão. A figura 2 retrata principais tendências específicas dos dados de acordo com suas classificações. A figura 2a enfatiza os principais setores de aplicação, evidenciando-se que o setor empresarial privado detém cerca de 53,61% dos depósitos desde 2010, seguidamente, do setor governamental com 21,65% e acadêmico por meio das Universidades e institutos de pesquisas de todo o mundo em prol dos desenvolvimentos de métodos de modelagens de vidros e materiais cerâmicos. A figura 2b vislumbra os principais países aplicantes de patentes nos últimos 12 anos, nota-se que a China, os Estados Unidos e o Japão são os principais países que possuem mais de 90% dos depósitos globais. Destaca-se a falta de participação do Brasil nos depósitos patentários referentes às modelagens de vidros e materiais cerâmicos. A figura 2c demonstra as principais patentes depositadas com suas devidas aplicações. A patente chinesa CN213475757U e a estadunidense US2012094822A1 se destacam por suas aplicações para fins medicinais, vislumbrando grande interesse pelos mercados globais por materiais cerâmicos resistentes. A figura 2d destaca principais destinos de aplicação, na qual houve uma maior tendência de tecnologias que atendam ao mercado da engenharia de materiais em serviço da saúde com 31,96% das contribuições.

Figura 1 – Relação de patentes acerca dos materiais cerâmicos



Figura 2 - Classificações de tecnologias segundo o código C03B19/00

2a) Setores de aplicação. 2b) Países depositantes. 2c) Principais patentes. 2d) Áreas de aplicação.

Conclusões

Fica evidente, portanto, que a química de materiais é uma área de grande crescimento no depósito patentário. Evidenciou-se que a China é o principal país depositante de tecnologias de modelagens de vidros e materiais cerâmicos e a falta de tecnologias do Brasil na contribuição patentária. Há uma forte tendencia de tecnologias de materiais vitrocerâmicos que atendam a área da saúde. A indústria de eletrônicos e a engenharia militar para construção civil se destacam como áreas depositantes.

Agradecimentos

Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ao Grupo de Pesquisa em Inovação Química (GPEIQ) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

ARAÚJO E. B. Vidro: uma breve história, técnicas de caracterização e aplicações na tecnologia. [Periódico] // Revista Brasileira de Ensino de Física. - 1997. - Vol. 19. - pp. 325-329.
DALLAGNOL, R. Influência da viscosidade do agente de cimentação na resistência de união e no reforço de laminados vitrocerâmicos. 2018.
KELLY J. R. Clinically relevant approach to failure testing of all- ceramic restorations. J. Prosthet. Dent., v. 8, n. 2, p. 652–61, 1999.
LEITE, A. L. M. et al. Prospecção de patentes relacionadas à utilização de nutracêuticos para o tratamento da síndrome do intestino irritável. 2022.
SANTOS, L. L. et al. Síntese e propriedades de Bio-Vitrocerâmicas dopadas com uma fase magnética para aplicações biomédicas. 2022.
SANTOS, M. J., COSTA, M. D., RUBO, J. H., PEGORARO, L. F., SANTOS JR, G. C. Current allceramic systems in dentistry: a review. Compend. Contin. Educ. Dent., v. 36, n. 1, p. 31-7, 2015.
SILVA, R. A. et al. Estudo prospectivo tecnológico e científico de anti-sépticos para prevenir a disseminação de SARS-COV-2 e outros vírus patogênicos. Revista Colombiana de Ciencias Químico-Farmacéuticas, v. 50, n. 3, 2021.

Patrocinador Ouro

Conselho Federal de Química
ACS

Patrocinador Prata

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Patrocinador Bronze

LF Editorial
Elsevier
Royal Society of Chemistry
Elite Rio de Janeiro

Apoio

Federación Latinoamericana de Asociaciones Químicas Conselho Regional de Química 3ª Região (RJ) Instituto Federal Rio de Janeiro Colégio Pedro II Sociedade Brasileira de Química Olimpíada Nacional de Ciências Olimpíada Brasileira de Química Rio Convention & Visitors Bureau