• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

Ecossistema de Inovação: o papel do empreendedorismo universitário na área da Química apoiado pela Agência UNESP de Inovação (AUIN)

Autores

Franco, D.F.D. (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (IBILCE/UNESP)) ; Orlandi, M.O. (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (IQ/UNESP)) ; Tiera, V.A.O. (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (IBILCE/UNESP)) ; Fertonani, F.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (IBILCE/UNESP))

Resumo

Este trabalho teve por objetivo, atrelado a AUIN, a disseminação do tema inovação, atrelada à pesquisa científica e ao fortalecimento do empreendedorismo. Foram desenvolvidas atividades em parceria com grupos de extensão do curso de Química, desenvolvendo ações que abrangeram publicações em redes sociais, levantamentos sobre o conhecimento da área da comunidade e o desenvolvimento de eventos nas áreas descritas previamente. A realização de um evento empreendedor inédito efetivou a difusão das informações e dos conceitos essenciais à compreensão da dinâmica do ecossistema empreendedor. Para o sucesso do trabalho, o essencial foi tratado a partir de eventos como palestras e discussões, levadas a termo por profissionais jovens, com experiência prática nesse ecossistema e de áreas diversas.

Palavras chaves

inovação; empreendedorismo; química

Introdução

Segundo Carbonari e Pereira (2007), “a extensão, enquanto responsabilidade social faz parte de uma nova cultura, que está provocando a maior e mais importante mudança registrada no ambiente acadêmico e corporativo nos últimos anos”. É discutido que empresas juniores (EJs) representam um dispositivo de aprendizagem andragógica, uma vez que esta entidade traz a possibilidade de um aprendizado hands-on, além de representarem os valores empreendedores no âmbito universitário, impulsionando o contato com a realidade do mercado, com a questão lucro vs. foco no cliente e lucratividade, gerando alternativas para aumentar o engajamento de discentes e docentes neste nicho (FRANCO et al., 2017). A contemporaneidade é regida pelas dinâmicas nascidas após a invenção e hegemonia geradas da internet, além do posterior surgimento das redes sociais. Segundo Marteleto (2001), “sua dinâmica está voltada para a perpetuação, a consolidação e o desenvolvimento das atividades dos seus membros”, consequentemente, o uso destas ferramentas para a divulgação da informação, o fomento e discussão de valores inovativos e empreendedores é promissor. Em segundo momento, também se destaca a importância de áreas do conhecimento que são pouco exploradas na atualidade em contexto nacional, como a Metrologia Química (incipiente no Brasil) que, segundo INMETRO; SENAI/DN (2000), é “Ciência da medição”, que “abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da ciência ou da tecnologia”, apresentando, desta forma, uma ampla gama de possibilidades de trabalho. Este trabalho teve por objetivo a disseminação do tema “inovação atrelada à pesquisa científica/desenvolvimento” e ao fortalecimento do empreendedorismo consciente no meio acadêmico.

Material e métodos

Considerando a proposta para o “EDITAL 01/2021 Agência Unesp de Inovação - AUIN” foram executadas quatro frentes de trabalho: (1) Postagens em três redes sociais, Facebook, Instagram e TikTok, para a divulgar e destacar à comunidade interna e externa ao câmpus a contemporaneidade e importância da área de Pesquisa Científica/Desenvolvimento e, ou Inovação e sua relação com o empreendedorismo efetivo, aproximando o público universitário e comunidade externa do mercado. As postagens foram confeccionadas junto a empresa júnior e em conjunto à startup, SPR Soluções Metrológicas (DNA-UNESP), abrangendo temas que visam a desmistificação do movimento empresário júnior e da área Química, até nichos mais técnicos, como a introdução de conceitos ligados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D & I); (2) Planejamento e execução de eventos, majoritariamente em parceria com outras entidades do IBILCE-UNESP, para a divulgação de informações sobre questões relevantes do campo empreendedor e sua relação com a P, D & I, visando expandir o alcance, visibilidade e engajamento de tais tópicos com relação à comunidade acadêmica e do mercado frente aos projetos que tem seus pilares de atuação fixados na inovação/empreendedorismo; (3) Realização de um levantamento para aquilatar, frente ao corpo discente, o conhecimento deste com respeito às áreas de inovação e empreendedorismo via questionários para previsão de ação futura; (4) A elaboração e efetivação, com parceria entre a startup, a empresa júnior QUANTIS – Tecnologia e Sustentabilidade, o grupo PET-QA e a AUIN, da I Semana de Empreendedorismo, aproximando as comunidades acadêmica e externa para a troca de experiências com egressos da universidade, cuja atuação no tema abrange áreas como Química, Design, Direito, Moda, dentre outras.

Resultado e discussão

Dentre as repercussões geradas pela maior presença do órgão nas redes sociais, foi possível apontar um significativo aumento do engajamento e número de seguidores nas três plataformas midiáticas trabalhadas, vide a Imagem 1 referente à página do Facebook, bem como ganho de visibilidade da EJ em questão, tanto na comunidade universitária quanto externa, gerando maior prospecção passiva. Quanto ao reconhecimento da possibilidade de empreender, apresenta-se para apropriação o Figura a, b, onde são apresentadas as respostas dadas a questões referentes à visão do indivíduo quanto ao empreendedorismo, bem como seu nível de contato com este. Baseado nas informações coletadas através do formulário, apesar de uma parcela significativa da comunidade que já ter contato com o empreendedorismo, parte desta possui uma visão distorcida do ato de empreender e falta de conhecimento de programas que incentivem e, ou fomentem o tema. Fica evidente a carência de disciplina que trate do tema em sua complexidade e importância para o futuro do indivíduo. Na ausência momentânea de tal disciplina, os resultados obtidos da coleta de informações viabilizaram a efetivação do evento “I Semana de Empreendedorismo do IBILCE”, em associação a startup SPR-Soluções Metrológicas e da AUIN, efetivando a difusão das informações e conceitos essenciais à compreensão da dinâmica do ecossistema empreendedor na relação Universidade vs. Mercado; seu cronograma pode ser acessado na plataforma Even3 (https://www.even3.com.br/1semanadeempreendedorismo/).

Imagem 2. Entendimento com referência ao tema empreendedorismo

A imagem em questão apresenta duas das questões realizadas nos levantamentos, bem como as respostas recebidas

Imagem 1. Dados fornecidos pela plataforma “Estúdio do Criador”

A imagem submetida apresenta dados comparativos de engajamento da página do Facebook da EJ trabalhada entre os anos de 2020 e 2021

Conclusões

Evidenciou-se significativo impulsionamento na disseminação da cultura inovativa e empreendedora a partir da produção de conteúdo e divulgação nas mídias sociais. O material aquilatado permitiu observar deficiências de conhecimento na área e apontou para a necessidade de implementação de uma disciplina que trate dos temas levantados. Tais resultados viabilizaram a proposta e o sucesso obtido com a realização da 1ª Semana de Empreendedorismo, tendo abordado o conteúdo essencial com maestria a partir de palestras e discussões, levadas a termo pelos profissionais experientes presentes.

Agradecimentos

Gostaria de agradecer este trabalho à Agência Unesp de Inovação (AUIN), fomentadora principal deste projeto, e à startup SPR - Soluções Metrológicas por sua incrível parceria.

Referências

CARBONARI, M. E. E.; PEREIRA, A. C. A Extensão Universitária No Brasil, Do Assistencialismo À Sustentabilidade. Base De Dados Anhanguera, set. 2007. Disponível em: <https://revista.pgsskroton.com/index.php/educ/article/view/2133>. Acesso em: 12 de março de 2022.
FRANCO, D. S.; SEIBERT, A. Z. A Importância Da Empresa Júnior Para Uma Aprendizagem Andragógica. Revista Brasileira De Ensino Superior, v. 3, n. 4, p. 59, 30 dez. 2017. Disponível em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/2113#:~:text=A%20partir%20da%20an%C3%A1lise%20das,sua%20bagagem%20de%20experi%C3%AAncias%20particulares.>. Acesso em: 12 de março de 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA (INMETRO); SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL / DEPARTAMENTO NACIONAL (SENAI/DN). Vocabulário internacional de termos fundamentais e gerais de metrologia. 2. ed. Brasília: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, 2000. p. 23, 64 e 65. Disponível em: <http://www.cpdee.ufmg.br/~palhares/Vim.pdf>. Acesso em 12 de março de 2022.
MARTELETO, R. M. Análise De Redes Sociais - Aplicação Nos Estudos De Transferência Da Informação. Ciência Da Informação, v. 30, n. 1, p. 71–81, abr. 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ci/a/6Y7Dyj4cVd5jdRkXJVxhxqN/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 11 de março de 2022.

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