• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

Determinação da presença de bioquerosene de palmiste e macaúba em querosene de aviação comercial utilizando espectroscopia MIR e análise por PLS-DA

Autores

Leal, K.N.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS) ; Costa, L.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Santos, R.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Palazzo, G.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Borges Neto, W. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

Resumo

A aviação consiste em um importante meio de transporte que consome uma grande quantidade de combustível. Assim, os bioquerosenes derivados de palmáceas se apresentam como uma alternativa quanto a adição junto ao querosene de aviação. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis regulamenta a permissão de até 50,00 (% v/v) de bioquerosene adicionado ao querosene de aviação. Portanto, faz necessário o desenvolvimento de métodos capazes de detectar a presença de bioquerosenes de macaúba ou palmiste na mistura com querosene de aviação. No trabalho propomos para tal finalidade o uso da espectroscopia no infravermelho médio aliada a Análise Discriminante por Quadrados Mínimos Parciais.

Palavras chaves

biocombustível; classificação; Quimiometria

Introdução

Visando cumprir acordos firmados internacionalmente para conter o aumento da temperatura do planeta, empresas de aviação (setor responsável por 2% das emissões globais de gases de efeito estufa – GEE) de 192 países incluindo as que atuam no Brasil, se comprometeram a reduzir em 50% as emissões de carbono em voos internacionais (ANAC, 2019; ICAO, 2019), adotando dentre outras medidas, o uso de combustíveis provenientes de biomassa. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na resolução (RANP) nº 778 de 2019 traz o percentual máximo permitido de 50,00 (% v/v) para a adição do querosene alternativo SPK-HEFA em querosene de aviação (QAV-1), onde a mistura entre os dois combustíveis passa a ser conhecida como querosene de aviação comercial QAV-C (ANP, 2019). A resolução apresenta vários critérios que devem ser avaliados nos dois combustíveis separadamente, porém não propõe métodos que indiquem a presença ou quantidade do bioquerosene presente na mistura com QAV-1, assim este trabalho apresenta um método rápido, não destrutivo e de simples execução, embasado na Análise Discriminante por Quadrados Mínimos Parciais (PLS-DA) para determinar se o QAV-C adquirido por empresas de aviação possuem ou não bioquerosene SPK-HEFA de palmiste ou macaúba em sua composição, sendo possível usá-lo como base para a criação de modelos aplicáveis a querosenes alternativos provenientes de outras matérias primas.

Material e métodos

Os bioquerosenes de palmiste e de macaúba sintetizados pelo método SPK-HEFA e o QAV-1 utilizados neste trabalho foram disponibilizados pelo Laboratório de Quimiometria do Triângulo, do Instituto de Química, da Universidade Federal de Uberlândia. As amostras foram preparadas adicionando os bioquerosenes em querosene de aviação na faixa de concentração variante entre 1,00 a 70,00 (% v/v). O conjunto de calibração foi construído com 15 amostras da mistura QAV alternativo de palmiste, 15 amostras da mistura QAV alternativo de macaúba (constituindo a classe de interesse) e 30 amostras de QAV-1 puras (constituindo a classe de não interesse); de modo semelhante, o conjunto de teste foi construído com 8 amostras da mistura QAV alternativo de palmiste, 8 amostras da mistura QAV alternativo de macaúba (classe de interesse) e 16 amostras de QAV-1 puras (classe de não interesse). Os espectros de absorvância no infravermelho médio foram obtidos em quintuplicatas, utilizando o espectrômetro Shimadzu – IRPrestige-21, pertencente ao Laboratório Multiusuário, do Instituto de Química, da Universidade Federal de Uberlândia, equipado com Acessório Horizontal de Refletância Total Atenuada, (HATR), com cristal de ZnSe, na região de 4000 a 600 cm-1, resolução de 4 cm-1 e 16 varreduras. Os dados foram transportados para ambiente MATLAB, versão R2021a, passando por correção da linha de base, média das replicatas e corte da região espectral sem informação relevante, resultando em uma matriz de 92 amostras por 1336 variáveis. O modelo PLS-DA foi construído usando o pls_toolbox, versão 9.1, tendo como pré-processamento centrar os dados na média e validação cruzada por janelas venezianas (12 janelas com 1 amostra por janela).

Resultado e discussão

Com 5 Variáveis Latentes, o modelo apresentado na Figura 1 obteve variância explicada de 99,90% na matriz espectral X, RMSEC = 0,14 (% v/v), RMSECV = 0,19 (% v/v) e RMSEP = 0,16 (% v/v). As amostras acima do threshold (linha tracejada) são as pertencentes à classe de interesse, ou seja, aquelas constituídas das misturas QAV alternativo em QAV-1 (querosene de aviação comercial – QAV-C), e as amostras abaixo são as formadas por QAV-1 puro (classe de não interesse). Figura 1 As figuras de mérito calculadas para o modelo estão dispostas na Tabela 1, confirmando a sua assertividade em discriminar as amostras de interesse e de não interesse. O MCC = +1 indica a correta alocação de todas as amostras em suas classes corretamente, obtendo assim, uma eficiência de 100%. Figura de Mérito Valor Obtido Verdadeiro Positivo 1 Falso Positivo 0 Verdadeiro Negativo 1 Falso Negativo 0 Sensibilidade 1 Especificidade 1 Matthews Correlation Coefficient (MCC) +1 Para o cálculo da Sensibilidade e da Especificidade nas curvas ROC (Curva Característica do Operador Receptor), Figura 2, além dos valores de VP, VN, FP e FN, é levada em consideração a distribuição espacial das amostras. Assim ambos os valores que idealmente deveriam ser 1, são próximos a este, de maneira que são considerados como ideais. Figura 2 O valor de threshold é definido de modo a se obter a máxima separação entre as classes, assim quando a Sensibilidade e a Especificidade convergem para 1, seu valor é determinado isoladamente para cada uma das classes, sendo de 0,68 para a classes de não interesse e de 0,32 quando se considera a classe de interesse, conforme a Figura 1.

Figura 1

Gráfico de estimativas das classes de bioquerosenes e querosene de aviação

Figura 2

Gráfico das curvas ROC para a Sensibilidade e Especificidade

Conclusões

O método desenvolvido usando PLS-DA se mostrou assertivo para a classificação de amostras que possuem ou não bioquerosene em suas composições, independente da concentração. É altamente intuitivo e de fácil entendimento, sendo possível visualizar as classes. Para acompanhar uma porcentagem específica de bioquerosene na mistura basta trocar a classe de interesse, mantendo a aplicabilidade deste método e, com o estudo das Variáveis Importantes para a Projeção é possível construir sensores para realizar as medidas de absorvância na linha de produção.

Agradecimentos



Referências

ANAC. Agência Nacional de Aviação Civil, Plano de Ação para a Redução das Emissões de CO2 da Aviação Civil Brasileira. Brasília: ANAC, 2019.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, RESOLUÇÃO Nº 778, DE 5 DE ABRIL DE 2019. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 08 abr. 2011.
ICAO. International Civil Aviation Organization, Resolution A37-19: Consolidated statement of continuing ICAO policies and practices related to environmental protection – Climate change. 2019.

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