• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

Estudo de Caso Interrompido na Promoção do Conhecimento Ambiental de Graduandos em Química: Impactos da Mineração em Foco

Autores

Gomes Lima dos Santos, D. (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; de Lima, M.S. (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Queiroz, S.L. (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a aplicação de um estudo de caso interrompido, na temática impacto de metais pesados em rios próximos a áreas de mineração, junto à graduandos em química matriculados em uma disciplina de comunicação científica. Os estudantes produziram textos dissertativos- argumentativos que abordavam a resolução do caso, os quais foram analisados sob a perspectiva da análise textual discursiva, visando identificar os conhecimentos ambientais com os quais os estudantes tiveram de lidar durante a resolução do caso, e como tais conhecimentos se associam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O caso propiciou a discussão de diferentes conhecimentos ambientais associados, principalmente, com as metas o objetivo de Consumo e Produção Responsáveis.

Palavras chaves

estudo de caso; conhecimento ambiental; graduação em química

Introdução

Apesar das suas grandes contribuições para a economia do Brasil, a mineração é uma das atividades antrópicas mais recorrentes para a contaminação do nosso meio ambiente por metais pesados (ROCHA et al., 2018). A dispersão de tais substância é altamente preocupante, dada a grande possibilidade de introdução das mesmas na cadeia alimentar. A temática dos impactos da mineração pode promover a contextualização e discussão de conteúdos químicos e conhecimentos ambientais que geralmente não são tratados no livro didático e auxiliar na formação de uma consciência ecológica, importante também para a promoção do desenvolvimento sustentável (PETILLION et al., 2019; LIMA et al., 2022). O conhecimento ambiental pode ser entendido como dividido em três grupos: conhecimento do sistema, que se relaciona aquilo que se sabe sobre as características dos problemas ambientais; conhecimento relacionado à ação, que diz respeito à possíveis ações e suas consequências no meio ambiente; e conhecimento de eficácia, que se refere aos recursos que podem auxiliar na mitigação de impactos ambientais (FRICK et al., 2004). A promoção de tais conhecimentos é mais efetiva quando realizada por meio de metodologias ativas de ensino, tais como os estudos de caso (SÁ et al., 2007). Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar os conhecimentos ambientais que graduandos em química tiveram que lidar durante a resolução de um estudo de caso interrompido (ECI) (HERREID, 2005). Foram identificados ainda como tais conhecimentos se relacionam com às metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que se configuram como um conjunto de metas para a preservação e estabilidade dos ecossistemas e promoção da prosperidade e bem-estar físico-social dos indivíduos.

Material e métodos

O ECI foi aplicado junto a dois grupos de quatro e cinco bacharelandos em química, matriculados em uma disciplina de comunicação científica. O caso, intitulado Resquícios de um Passado Chumbado, trata da contaminação de sedimentos de rios próximos a minas de chumbo desativadas. O ECI foi dividido em quatro partes, as quais possuem uma narrativa, que introduz as informações sobre o problema; e questões, que subsidiaram as atividades de busca de soluções. Tais partes e atividades foram construídas visando-se contemplar as etapas de aplicação propostas por Herreid (2005), nas quais os estudantes, em suma, foram requisitados a levantar hipóteses (Parte I), delinear um procedimento experimental (Parte II), argumentar a favor do procedimento (Parte III), e interpretar dados, discutindo resultados e avaliando soluções (Parte IV). Dada a pandemia de COVID-19, tais atividades foram realizadas de maneira remota, ao longo de oito encontros, com apoio das plataformas Google Meet e Tidia-Ae. Finalizada a aplicação, os nove estudantes foram requisitados a, individualmente, escreverem um texto dissertativo-argumentativo, com estrutura semelhante à de um artigo original de pesquisa, acerca o processo de resolução. O corpus de análise deste estudo se constitui nos referidos textos, os quais foram analisados sob a perspectiva da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011), visando-se identificar os conhecimentos ambientais resgatados pelos estudantes no processo de resolução do ECI. Para tal, as sentenças terminadas em ponto final das seções Resultados e Discussão e Conclusões foram tidas como unidades de análises, identificando-se os conhecimentos ambientais predominantes (FRICK et al., 2004), e como tais se relacionavam com os ODS.

Resultado e discussão

A Figura 1 ilustra os conhecimentos ambientais com os quais os estudantes tiveram que lidar durante a resolução do ECI Resquícios de um Passado Chumbado, mostrando ainda a frequência da presença deles entre os nove textos analisados e os ODS associados. O conhecimento ‘Metais Pesados’ representa um conhecimento do sistema, identificado quando os estudantes descreviam características do chumbo e outros metais pesados (origens naturais e artificiais, toxicidade etc.), e seus efeitos no meio ambiente (problemas de saúde bioacumulação, biomagnificação etc.). Este se relaciona com as metas 2.1, 3.9 e 12.4 dos ODS. O conhecimento ‘Características e Dinâmica dos Sedimentos’ se caracteriza como mais um conhecimento do sistema e foi identificado em trechos nos quais os estudantes explicavam a mobilidade dos metais analisados em termos das características e a dinâmica dos mesmos nos sedimentos dos rios. O conhecimento se relaciona com a meta 6.3 dos ODS. Já o conhecimento ‘Impacto de Ações Antrópicas no Meio Ambiente’ representa um conhecimento relacionado à ação, e foi observado em trechos nos quais os estudantes exemplificavam ações antrópicas (empilhamento de escórias às margens do rio, perturbação dos sedimentos por navegação etc.) que causaram a contaminação dos rios investigados no estudo de caso. O conhecimento se relaciona com os ODS 6.3, 11.6 e 12.4 dos ODS. Por fim, o conhecimento ‘Parâmetros de Avaliação’, que representa um conhecimento relacionado à ação, foi constatado quando os estudantes faziam uso de valores de referência para avaliar a concentração de metais nos sedimentos e avaliar a contaminação dos rios. Desta maneira, o este se relaciona com os ODS, em relação às metas 12.2 e 16.b.

Figura 1

Frequência de menções de conhecimentos ambientais nos textos sobre o ECI Resquícios de Um Passado Chumbado e ODS associados.

Conclusões

A resolução do ECI Resquícios de um Passado Chumbado propiciou a aproximação dos graduandos em química com uma temática recorrente e de tamanha importância, bem como o desenvolvimento de diferentes tipos de conhecimento ambientais (Metais Pesados, Características e Dinâmica dos Sedimentos, Impacto de Ações Antrópicas no Meio Ambiente e Parâmetros de Avaliação), que permeiam diferentes metas estabelecidas nos ODS, o que pode favorecer o desenvolvimento de uma consciência ecológica e a discussão de temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável em cursos superiores de química.

Agradecimentos

À FAPESP (Processos 2018/23809-3; 2020/14789-9) e CNPq (Processos 304974/2020-0).

Referências

FRICK, J.; KAISER, F. G.; WILSON, M. Environmental knowledge and conservation behaviour: Exploring prevalence and structure in a representative sample. Personality and Individual Differences, v. 37, p. 1597–1613, 2004.
HERREID, C. F. The interrupted case method. Journal of College Science Teaching, v. 35, n. 2, p. 4-5, 2005.
LIMA, M. S.; OLIVEIRA, I. M.; QUEIROZ, S. L. Estudo de caso interrompido na promoção de conhecimento ambiental de graduandos em Química: resíduos sólidos urbanos em foco. Química Nova na Escola, v. 44, n. 2, p. 149-159, 2022.
MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise textual discursiva. 2. Ed. Rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
PETILLION, R. J.; FREEMAN, T. K.; MCNEIL, W. S. United nations sustainable development goals as a thematic framework for an introductory chemistry curriculum. Journal of Chemical Education, v. 96, n. 12, p. 2845-2851, 2019.
ROCHA, D. F.; PORTO, M. F.; PACHECO, T.; LEROY, J. P. The map of conflicts related to environmental injustice and health in Brazil. Sustainability Science, v. 13, n. 3, p. 709-719, 2018.
SÁ, L. P.; FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S. L. Estudos de caso em química. Química Nova, v. 30, n. 3, p. 731-739, 2007.

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