• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

FILMES PRODUZIDOS COM NANOCELULOSE E SUBSTÂNCIAS HÚMICAS: PERSPECTIVAS DE APLICAÇÃO NA REMEDIAÇÃO AMBIENTAL

Autores

Melo Santos, D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS- UFAL) ; Gustavo Botero, W. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS- UFAL) ; Tavares Rosa, L.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS- UFSCAR) ; Camargo de Oliveira, L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS- UFSCAR) ; Goveia, D. (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA- UNESP)

Resumo

A nanocelulose representa um novo conjunto de nanomateriais, que apresenta uma ampla gama de aplicações tecnológicas nos mais variados contextos científicos.O trabalho tem como objetivo desenvolver,caracterizar e aplicar filmes biodegradáveis formulado à base de nanocelulose de línter de algodão e substâncias húmicas para retenção de metais potencialmente tóxicos em ambientes aquáticos, visando a remediação ambiental.Os resultados apresentados neste estudo mostraram que os FN em diferentes teores (0,5;1,0;2,0 e 5,0 mg/g) provocam alterações no mecanismo de complexação dos metais misturados com matéria orgânica presente nas substâncias húmicas.O FN de 2,0 mg/g teve a maior adsorção de Cd(II) e Pb(II)com tempo de contado de 1 hora com uma eficiência de remoção,de 92,31% e 97,02%.

Palavras chaves

Filme de nanocelulose; Cádmio; Chumbo

Introdução

O algodão está entre as mais importantes culturas de fibras do mundo.Todos os anos, uma média de 35 milhões de hectares de algodão é plantada em todo o planeta (ABRAPA,2022).Para 2022,a produção de algodão no Brasil é estimada entre 2,6 e 2,8 milhões de toneladas,com isso o Brasil deve se consolida o quarto maior produtor e o segundo maior exportador mundial.Já no mundo a previsão é de que a produção some 26,13 milhões de toneladas. Os línters de algodão são as fibras curtas deixadas nas sementes, após a retirada das fibras de algodão.Estas são compostas principalmente por celulose de larga aplicabilidade na fabricação de inúmeros produtos, como algodão cirúrgico, papel e papelões especiais e papel- moeda(BELTRÃO;AZEVEDO,2008). As SH podem ser fracionadas operacionalmente de acordo com suas características de solubilidade em meio aquoso, as SH podem ser divididas em ácidos fúlvicos (AF), ácidos húmicos (AH) e humina. O ácido húmico é a fração pouco solúvel em água em pH < 2, o ácido fluvico é a fração solúvel em água sob quaisquer condições de pH e a humina é a fração de menor solubilidade em qualquer condição de pH (THURMAN,1985; MOBED et al.,FALLER,2006),o cádmio é considerado um metal potencioalmente tóxico,não apenas pelos altos níveis de toxicidade (JARUP et al.,2003,KIPPLER et al.,2012).O Cd(II) pode bioacumular em plantas aquáticas, invertebrados, peixes e mamíferos causando danos renais e aos ossos, sendo considerado cancerígeno pela agência internacional de pesquisa em câncer (CETESB,2012).O chumbo é considerado um metal potencialmente tóxico na sua forma dissolvida,principalmente na forma iônica, o Pb(II),pois assim encontra-se mais disponível para ser assimilado pela biota aquática,mesmo quando encontrado em baixas concocentrações (NORDIC,2003).

Material e métodos

Produção dos FN: Para a produção dos filmes foram utilizados 30 g da nanocelulose (línter de algodão). Em seguida, foram adicionadas concentrações diferentes das substâncias húmicas (0,5; 1,0; 2,0; e 5,0 mg/g). Após agitação e permanência em banho ultrassônico por 3min, foram secas em estufa a 60 °C por 12 horas. 2. Caraterização dos FN: A caracterização dos FN foi realizada pelo Infravermelho com transformada de Fourier (FTIR, Shimadzu IR PRESTINGE). 3. Estudos de interação NFSH com Cd e Pb: Foram pesados 10 mg dos FN nas concentrações de 0,5; 1,0; 2,0 e 5,0 mg/g e adicionados em concentrações conhecidas: 0,5; 1,0; 2,0; 5,0 e 10,0 mg L-1 em uma solução de 50 mL de cada metal. Foi mantido um pH 6,0 para ambos os metais. Foram extraídas alíquotas de 1 mL em uma solução de 10,0 mg L-1 a cada 0,5; 1; 2; 4; 8; 12 e 24 horas até completar 24 horas. 4. Determinação de Cd e Pb: A determinação de Cd e Pb foi realizada por espectrometria de emissão atômica com plasma de micro-ondas (MP-AES 4200, Agilent Technologies). As curvas de calibrações analíticas foram realizadas utilizando soluções padrão multielementares (Agilent Technologies).

Resultado e discussão

A figura 1, o espectro da nanocelulose obtido a partir do percursor línter de algodão nota-se a presença das bandas características da celulose, a banda larga entre 3400-3300 cm-1 corresponde à vibração dos grupos O-H ligado ao hidrogênio. Já a figura 2, o espectro das substâncias húmicas, o estiramento O-H aparece no espectro como uma banda muito larga, vai de 3800-2800 cm-1. A absorção frequentemente encobre as vibrações de estiramento C-H que ocorrem na mesma região. Se a banda de estiramento de O-H é muito larga aparecer com uma banda C=O, é possível que seja de um ácido carboxílicos (PAVIA et al; 2015). A quantidade de adsorvente influencia na quantidade de sítios ativos, o que proporciona uma quantidade maior área de superficial para a adsorção do Cd (II) e Pb (II). No processo de adsorção, a massa do adsorvente apresenta-se como um dos principais parâmetros para avaliação da capacidade de adsorção e remoção do adsorvato (Garg et al; 2009).De acordo com os resultados apresentados, sobre o efeito da dosagem das substâncias húmicas (Gráf.1),observou que o aumento da massa do absorvente pouco influenciou no percentual da capacidade de adsorção dos íons de cádmio e chumbo,tal fato pode ser atribuído, possivelmente, à sobreposição dos locais de adsorção com resultado de aglomeração de partículas adsorventes e também verificou que a capacidade de adsorção diminui à medida que aumenta a massa do adsorvente.Os resultados para o efeito da dosagem dos FN (Gráf.1) mostraram que o aumento da massa resultou também no aumento do percentual de remoção, dos íons de Cd(II) e Pb(II) presentes na solução.O estudo do tempo de contato, observou que o tempo de 1 hora foi definido para realizar os experimentos do estudo das isotermas de adsorção de Cd(II) e Pb(II).

Conclusões

Este trabalho propõe a valorização de um resíduo agroindustrial, um resíduo fibroso de algodão, em um insumo nanotecnológico, para ser aplicado em diversos segmentos da indústria de tecnologia.Os resultados apresentados neste estudo mostram que a Nano + SH em diferentes concentrações (0,5; 1,0; 2,0 e 5,0 mg/g) provocam alterações no mecanismo de complexação dos metais misturados com matéria orgânica presente nas substâncias húmicas. O FN adsorveu na concentração de 2,0 mg/g em quase toda a concentração dos íons Cd(II) e Pb(II),com um tempo de contato de 1 hora.

Agradecimentos

Os autores agradecem ao órgão fomento FAPEAL, ao LINQA e o LCCA, pelas infraestruturas, e à UNESP campus de Itapeva- SP pela parceria com a Prof. Dr. Wander Gustavo Botero.

Referências

ABRAPA. Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, 2022.
COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL. Qualidade das águas superficiais no Estado de São Paulo, 2011. São Paulo, 2012. 356 p. (Série relatórios).
BELTRÃO, N. E. M.; AZEVEDO, D. M. P. O agronegócio do algodão no Brasil. 2. ed. Brasília - DF: Embrapa Agroindústria Tropical; Embrapa Algodão, 2008. ISBN 978-85-7383-424-6.
FALLER, M. C. K. Aspectos da utilização de substância húmica no tratamento de água de produção. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica), Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia da Puc- Rio, 85F,2006.
GARG, U. K.; KAUR, M. P.; SAUD, D.; GARG, V, K. Removal of hexavalent chromium from aqueous solution by adsorption on treated sugarcane bagasse using response surface methodological approach. Desalination, v.249, n.2, p.475-479, 2009.
JARUP, L. Hazards of heavy metal contamination. British Medical Bulletin, v. 68, p. 167-182, 2003.
KIPPLER, M.; HOSSAIN, M. B.; LINDH, C.; BROBERG, K. Early lifelow-level cádmium exposure is positively associated with increased oxidative stress. Environmental Research, . 112, p. 164-170, 2012.
NORDIC COUNCIL OF MINISTERS. Lead review. [S.l.], 2003. 29 p. Disponível em: Acessoem: 20 JUN. 2022.
PAVIA, D. L.; LAMPMAN, G. M.; KRIZ, G. S.; VYVYAN, J. R.. Introdução à Espectroscopia. Tradução da 5ª edição norte-americana. Cengage Learning, 2015.

Patrocinador Ouro

Conselho Federal de Química
ACS

Patrocinador Prata

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Patrocinador Bronze

LF Editorial
Elsevier
Royal Society of Chemistry
Elite Rio de Janeiro

Apoio

Federación Latinoamericana de Asociaciones Químicas Conselho Regional de Química 3ª Região (RJ) Instituto Federal Rio de Janeiro Colégio Pedro II Sociedade Brasileira de Química Olimpíada Nacional de Ciências Olimpíada Brasileira de Química Rio Convention & Visitors Bureau