• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICIPIO DE OURICURI-PE

Autores

Santos, F.C. (IFSERTÃOPE) ; Siqueira, E.S. (IFSERTÃOPE) ; Souza, G.L. (EREMSS) ; Souza, E.S.D. (IFSERTÃOPE) ; Lima, E.A. (IFSERTÃOPE) ; Silveira, K.B. (IFSERTÃOPE)

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) permite ao licenciando o primeiro contato com o ensino, em um processo de conhecimento da profissão de docente. Foram desenvolvidos dois projetos pelo programa atendendo estudantes de escola pública da cidade de Ouricuri-PE. O objetivo deste trabalho é relatar as experiências vivenciadas por licenciandos em Química na Escola de Referência em Ensino Médio São Sebastião, localizado no município de Ouricuri – PE. As atividades dos projetos foram aplicadas de forma diversificada através de jogos, experimentos, entrevistas com profissionais atuantes no mercado, atividades escritas e relatórios. Ainda que os projetos tenham sido desenvolvidos na pandemia, com todas as limitações, os resultados foram satisfatórios.

Palavras chaves

PIBID; Ensino; Experiência.

Introdução

Apresenta-se nessa pesquisa um relato de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) no período de outubro de 2020 a março de 2022. A equipe era formada pela coordenação de área, supervisão da escola e uma dupla de bolsistas de iniciação à docência. No decorrer do projeto a equipe passou por algumas alterações, como a substituição da coordenação de área, da supervisão, devido a mudança da escola de atuação, mas a dupla manteve-se a mesma durante os 18 meses. O PIBID é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira (CAPES, 2012). Conforme Paulo Freire (1996, p.43) “o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. Esse contato e esse convívio proporcionam aos pibidianos a possibilidade de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes, que contribuem para seu envolvimento e amadurecimento em relação à docência e ao compromisso profissional e social desse ofício (FONTINELES; FROTA, 2019). Portanto, as experiências adquiridas tornam-se objeto de reflexão sobre as práticas de ensino para os licenciandos contribuindo e enriquecendo à sua formação. Esse trabalho objetivou trazer as experiências de dois bolsistas no desenvolvimento das atividades do PIBID no contexto da pandemia, trazendo desafios enfrentados e metodologias usadas para conduzir o ensino frente ao cenário de pandemia.

Material e métodos

O relato foi elaborado a partir de vivências no PIBID - subprojeto química 2020/2022, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), inicialmente no campus Ouricuri e depois na EREM São Sebastião, escola pública localizada na cidade de Ouricuri-PE, cuja professora supervisora acompanhava diretamente a dupla, orientando e viabilizando as atividades dos estudantes bolsistas na escola. Contando também com a participação de outra supervisora voluntária, pedagoga do IFSertãoPE, campus Ouricuri. Foram desenvolvidos dois projetos intitulados como: “Tintura Capilar: Um Contexto ao Ensino de Química” e “Oficina Temática: Identificação de Amido e Proteínas em Alimentos”, que oportunizaram trabalhar com os conteúdos de oxirredução, agentes oxidantes, equação do 1° grau, funções orgânicas, soluções e pH. Os projetos dos autores atenderam aproximadamente 60 alunos nos 18 meses de atividades. Os dados para a construção desse trabalho foram consultados e extraídos de relatórios finais dos dois projetos entregues à coordenadora do subprojeto. Os projetos foram desenvolvidos de forma híbrida devido às limitações enfrentadas na pandemia. Foram aplicadas atividades de pré-teste, pós-teste, de caráter avaliativo de desempenho da turma atendida. Usou-se a plataforma kahoot para aplicar atividades interativas, realizou-se experimentos no laboratório e a participação de profissionais da área temática do projeto, como cabeleireiros, pois entendemos que a contextualização dos conhecimentos da área supera a simples exemplificação de conceitos com fatos ou situações cotidianas (BRASIL, 2018, p. 549). Para a complementação das avaliações das turmas atendidas, levamos em consideração a participação e o desenvolvido de todas as demais atividades propostas durante a execução dos projetos.

Resultado e discussão

Houve um grande desafio para o desenvolvimento das atividades na escola, devido o cenário de pandemia, onde havia muita limitação entre nós e a turma atendida, principalmente na comunicação. Segundo Pizzaia e Santanna (2020), a presença de qualquer obstáculo na comunicação entre professor e aluno poderá comprometer a eficácia do aprendizado. As intervenções às turmas atendidas pelo PIBID ocorreram de forma híbrida, as turmas foram divididas de forma que em uma semana ia a metade da turma à aula presencial e a outra na semana seguinte, quando essa ficava no ensino remoto. Devido a necessidade desse revezamento não foi possível atender ao quantitativo total da turma, que era de 30 alunos, mas que comparecia no máximo 12 alunos por aula. Conforme Rodrigues (2020), inúmeros têm sido os desafios: o suporte tecnológico aos discentes para acompanhamento das atividades remotas, a normatização das ações e dos procedimentos, a formação dos professores. Diante dessa situação, no qual o ambiente educacional esteve ligado direta ou indiretamente ao uso das tecnologias, a aprendizagem é efetivada quando o ensino é promovido de forma a contemplar a todos, então necessitou-se reestruturar a maneira de levar as atividades até os alunos. Criamos ambientes virtuais para dar oportunidade para todos participarem, desenvolvemos jogos e atividades com uso de tecnologias, para atrair os alunos às aulas. É importante utilizar a tecnologia como ferramenta de suporte educacional na intenção de envolver a geração conectada (BENTO; BELCHIOR, 2016). Mesmo com o acesso limitado pelos alunos, a participação deles nas atividades era observada, percebendo-se o interesse pelos conteúdos de química agora apresentados de forma contextualizada, facilitando a compreensão sobre os assuntos abordados.

Figura 1.

a) Momento de encontro presencial com os alunos. b) Realização de oficina experimental no laboratório.

Figura 2.

Ambiente virtual desenvolvido no google sala de aula.

Conclusões

Ainda que o PIBID tenha sido desenvolvido na pandemia, em um cenário de limitações, medo e incertezas, o aprendizado gerado pelo mesmo foi gratificante, nos deu a possibilidade de enfrentar desafios únicos. Foi possível atingir os objetivos do programa, que é proporcionar experiências que envolvam novas metodologias, com uso de recursos tecnológicos capazes de criar situações práticas, imbuídas do fortalecimento teórico. Os desafios vivenciados com as aulas remotas emergenciais impuseram novas possibilidades que certamente contribuíram com o processo de aprendizagem.

Agradecimentos

Ao IFSertãoPE campus Ouricuri e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo apoio financeiro.

Referências

BENTO, L.; BELCHIOR, G. Mídia e educação: o uso das tecnologias em sala de aula. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v. 1, Ed. Especial, set./dez. 2016

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, p. 549, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 14 set. 2022

CAPES. Ministério da Educação. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2012. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid/pibid. Acesso em: 14 set. 2022.

FONTINELES, C. C. S.; FROTA, T. R. Histórias que transformam: o Pibid em História e a formação docente. Revista História Hoje. v. 8, nº 16, p. 165-189, 2019. https://doi.org/10.20949/rhhj.v8i16.532

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. 2 edição. 1996, 165 p.

PIZZAIA, A. F. L.; SANTANNA, A. (2020). Educação a distância e os “ruídos” na comunicação: as distorções na comunicação entre emissor e receptor / Distance education and “noise” in communication: distortions in communication between sender and receiver. Brazilian Journal of Development., Curitiba, v. 6, n. 2, p. 7165-7179, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-134

RODRIGUES, A. (2020). Ensino Remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. SBC Horizontes, jun. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/17/ensino-remoto-na-educacao-superior/. Acesso em: 14 set. 2022

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