Autores
Soares, E.M.C. (IFPB)  ; Farias, J.S. (IFPB)  ; Miranda, A.X. (IFPB)  ; Rodrigues, K.K.P. (IFPB)  ; Medeiros, L.O.N. (IFPB)  ; Silva, G.F. (IFPB)  ; Figueiredo, A.M.T.A. (IFPB)
Resumo
A Química é uma ciência que está presente em múltiplas situações do cotidiano, 
ademais é transmitida de forma descontextualizada, necessitando da 
experimentação para sanar tal questão. Contudo, a carência de laboratórios de 
Química ou de materiais/reagentes dificultam a execução de experimentos. 
Mediante a escassez de laboratórios nas redes escolares, este trabalho objetivou 
o desenvolvimento da atividade de ensino denominada “Introdução ao Laboratório 
de Química”, para estudantes do Ensino Médio, sendo realizada pelo grupo PET 
Química, do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, Campus João Pessoa, por meio de 
metodologias qualitativas e participantes. Os dados, coletados por meio de 
depoimentos dos alunos, indicaram que a atividade contribuiu de forma 
significativa para o seu aprendizado.
Palavras chaves
Ensino de Química; Experimentação; Laboratório
Introdução
A Química é uma ciência experimental que deve proporcionar na sua aprendizagem a 
compreensão do mundo físico e as transformações que nele acontecem. Sendo assim, 
os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) destacam que o 
Ensino de Química deve viabilizar aos discentes o desenvolvimento de 
competências e habilidades capazes de construir uma relação entre as aplicações 
teóricas e práticas da referida disciplina (BRASIL, 2002). No entanto, o uso de 
práticas pedagógicas defasadas ainda permeiam o processo de ensino. Coadunado a 
tal fato, ainda é possível destacar a ausência de laboratórios de Química em 
escolas do nível básico de ensino.
Segundo Farias et al. (2009), as práticas experimentais oportunizam uma 
aproximação e consequente compreensão com a Química teórica vista na sala de 
aula, bem como com o cotidiano dos discentes. Diante disso, é fundamental o uso 
de metodologias diversificadas que estimulem a aprendizagem e formação crítica 
dos discentes, a exemplo do uso da experimentação. 
Sob esse viés, o Programa de Educação Tutorial - PET Química, do Instituto 
Federal da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa, desenvolveu uma atividade de 
ensino denominada “Introdução ao Laboratório de Química – ILQ”, objetivando 
facilitar o processo de ensino e aprendizagem por meio da experimentação para 
discentes do nível médio. Tal práxis foi realizada no Laboratório de Química, da 
supracitada instituição.
Material e métodos
A presente pesquisa embasou-se nas metodologias qualitativa e participante. Esta 
última “[...] aproxima o pesquisador do fenômeno a ser investigado e igualmente 
de construir o conhecimento acerca desse fenômeno” (FAERMAN, 2014, p. 43). 
Enquanto que, a metodologia qualitativa reconhece uma perspectiva a qual conta 
com a percepção de todos os componentes de uma situação (ANDRÉ; GATTI, 2011).
Nessa conjuntura, o programa PET Química, do IFPB, Campus João Pessoa, ofertou a 
atividade de ensino “Introdução ao Laboratório de Química”, que consiste em 
aulas introdutórias de laboratório, na qual são apresentadas práticas 
experimentais contextualizadas ao cotidiano do discente. Tal atividade foi 
aplicada no primeiro semestre de 2022 e realizada no laboratório de Química da 
supramencionada instituição. No total, participaram da atividade 20 (vinte) 
discentes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio pertencentes a uma escola do nível 
médio de ensino, localizada na cidade de João Pessoa - PB. 
A princípio, foi desenvolvido um planejamento didático pelos PETianos (bolsistas 
do PET Química) e selecionados 6 (seis) experimentos concernentes aos conteúdos 
químicos vistos em sala de aula. Os experimentos apresentados na atividade 
foram, respectivamente: I) Vidrarias; II) Medição de volumes; III) Indicadores 
ácido-base; IV) Preparo de soluções; V) Técnicas para separação de misturas; VI) 
Teste de chamas.
Para a coleta dos resultados foi solicitado aos participantes que expressassem 
suas considerações e experiências por meio de gravações de áudios ou mensagens 
de texto, visando avaliar a satisfação dos estudantes no tocante a atividade de 
ensino e, assim, verificar a validação da metodologia aplicada, destacando 
possíveis mudanças para futuras melhorias. 
Resultado e discussão
A atividade de ensino “Introdução ao Laboratório de Química” contou com a 
exposição de alguns equipamentos do laboratório e suas utilidades, por intermédio 
da demonstração de técnicas de medição de volume, preparo de soluções e métodos de 
separação de misturas. Segundo Silva (2020), tais técnicas têm o objetivo de 
facilitar o entendimento de alguns conceitos químicos, por parte do público-alvo. 
Deste modo, foram discutidas também questões quanto às normas de segurança e o 
manuseio correto das vidrarias (Figura 1). Como método avaliativo, foram 
verificados alguns depoimentos dos discentes a respeito da intervenção pedagógica 
desenvolvida (Quadro 1). Diante das ponderações analisadas, constatou-se a 
eficácia da união entre as teorias químicas e suas aplicações práticas, indicando 
que a metodologia empregada na atividade conferiu aos participantes um aprendizado 
mais significativo. Portanto, apesar da proposta educacional em tela ter ocorrido 
em um único momento de aprendizagem, a colaboração ativa dos alunos participantes 
evidencia a efetividade da ampliação de metodologias ativas no ensino das 
ciências, tais como a experimentação que funciona como um dos fatores 
determinantes para o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes de 
Ensino Médio, possibilitando aos mesmos a aquisição de competências e habilidades 
críticas no que se refere ao ensino da Química.

Desenvolvimento da atividade de ensino “ILQ” no Laboratório de Química do IFPB.

Depoimentos dos discentes participantes da atividade.
Conclusões
Diante da atividade proposta, nota-se que as dificuldades dos discentes em 
assimilar os conteúdos de Química podem ser minimizadas mediante a utilização de 
experimentos. A experimentação é de suma importância no Ensino de Química, visto 
que proporciona aos discentes uma facilitação do processo de ensino e 
aprendizagem, dando significado aos conhecimentos transmitidos. Sob esse viés, a 
atividade ILQ favoreceu a experiência dos alunos em um laboratório de Química, 
validando uma associação entre o conteúdo teórico com o experimental.
Agradecimentos
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002. p. 144.
FARIAS, C. S.; BASAGLIA, A. M.; ZIMMERMANN, A. A importância das atividades experimentais no Ensino de Química. In: I CONGRESSO. 2009. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/cpequi/Completospagina/18274953820090622.pdf>. Acesso em: 12 de jul de 2022.
FAERMAM, L. A. A Pesquisa Participante: Suas Contribuições no Âmbito das Ciências Sociais. Revista Ciências Humanas, Taubaté-SP, v.7, n.1, p. (41-56), jan-jun/2014. Disponível em:< https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/121>. Acesso em: 10 de jul de 2022.
ANDRÉ, M.; GATTI, B. A. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 
SILVA, V. C.; CARDOSO, P. H. G.; GUEDES, F. N.; LIMA, M. D. C.; AMORIM, C. M. G. Didáticas experimentais como ferramenta de ensino nas aulas de química do ensino médio. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e41973547-e41973547, 2020.








