• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

JOGO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS: A PROCURA DA FELICIDADE

Autores

Oliveira, L.A.T. (IFAM-CMA) ; Coelho, M.O. (IFAM-CMA) ; Nunes, M.M. (IFAM-CMA) ; Santos, M.S.L. (IFAM-CMA)

Resumo

Ligações químicas é um conteúdo que dependendo do modo como é apresentado, traz muitos ensinamentos. A ocorrência de uma ligação iônica acontece devido um átomo doar e o outro receber elétron ou, compartilharem elétrons, o que ocorre na ligação covalente. O docente precisa fugir do roteiro tradicional que cansa e pouco fixa saberes. A estratégia foi realizar entre o exercício e a avaliação, uma atividade dinâmica. Assim, os discentes do IFAM, campus Maués foram transformados em elementos químicos e tinham que procurar outro colega para fazer a ligação química e adquirir a estabilidade eletrônica. A ação contribuiu para fixar saberes relacionados ao assunto com alegria, também ao sair do lugar, possibilitou a quebra da timidez e mostrou que se não somos gases nobres, estamos incompletos.

Palavras chaves

Afinidade eletrônica; Ensino; Dinâmico

Introdução

Ao analisarmos a quantidade de substâncias diferentes que existem em uma residência, chegaremos a centenas e quanto mais ampliarmos o espaço, teremos milhares. Quando examinamos a tabela periódica, veremos que existem 118 elementos químicos, mas como isso é possível haver mais sustâncias que os 118? A resposta está no assunto ligações químicas (SARDELLA, 2002). Até a década de 1960, os cientistas não conheciam nenhum composto formado por gases nobres. Na natureza, os elementos da família dezoito, são encontrados como gases isolados. Se eles não se ligavam quimicamente a outro átomo, podia-se concluir que tinham estabilidade. Foi por essa razão, que as primeiras teorias relevantes que buscam explicar as ligações, tomaram como referencias os gases nobres (NOVAIS e ANTUNES, 2016). No dicionário On-Line de Português (ESTABILIDADE, 2022) significa: solidez e segurança, qualidade daquilo que é estável; estabilidade emocional e familiar. Entre os seres humanos e os átomos instáveis podemos dizer que ambos querem a sua segurança, o seu bem-estar. Nas ligações químicas, os átomos instáveis precisam encontrar parceiro para conseguir a estabilidade. Fazendo uma analogia ao ser humano quando se junta com alguém, também buscam a felicidade e é justamente nessa união que se espera a plenitude. Com o objetivo de realizar um ensino dinâmico para fugir das aulas engessadas, que foi realizado esse trabalho, pois é comprovado que muitas das dificuldades enfrentadas pelos discentes se dão devido ao uso dessa metodologia que cansa e pouco fixa saberes. Assim, os alunos se transformaram em elementos químicos e tinham que procurar um outro colega para fazer a ligação e adquirir a estabilidade. Com essa mudança a aula ganhou dinamismo, alegria e motivação; melhorando a aprendizagem.

Material e métodos

A atividade aconteceu no Instituto Federal do Amazonas, campus Maués, nas três turmas do 1º ano do ensino médio no ano de 2019. Com a explicação do assunto Ligações químicas e após o exercício foi desenvolvido o Jogo das ligações. Reproduzimos os símbolos dos elementos das famílias 1º, 2º e 13º que foram repassados aos alunos e os elementos das famílias 15º,16º e 17º foram entregues as alunas. O total de elementos depende da quantidade de discentes da sala de aula. O importante é que o total de elementos distribuídos seja par, que os ametais sejam superiores aos metais e em caso da quantidade de alunos da turma seja ímpar o professor entra no jogo. O tempo da dinâmica dura aproximadamente 50 minutos. Todos recebem os cartões com o símbolo do elemento, explica-se o procedimento: 1- Hoje você é um elemento químico e sozinho você é instável. Desse modo terás de encontrar outro elemento (colega) para realizar a ligação química e adquirir a estabilidade eletrônica, a sua felicidade. Para que isso ocorra é preciso que o discente saia do seu lugar e procure um átomo com afinidade eletrônica e assim realize a ligação química. Após encontrar o elemento químico ambos respondem as seguintes perguntas: 1º Qual é nome do seu elemento químico? 2º Qual a sua família? 3º Qual a sua camada de valência? 4º Você vai doar, receber ou compartilhar elétrons? 5º Qual o tipo de ligação vocês estão fazendo? 6º Qual a sua fórmula eletrônica? Com as respostas, o composto (casal) formado vai a frente e apresentam as soluções das questões de 1 a 5 oralmente, sendo a 6º é apresentada no quadro. A atividade realizada valeu três pontos a quem acertou tudo e foi somado na avaliação.

Resultado e discussão

Os livros didáticos dão a base do conteúdo aos discentes, o docente explica, seguindo de exercício e avaliação, mas usar sempre esse roteiro é uma tarefa cansativa aos alunos. O docente precisa buscar alternativas, e assim, fugir da mesmice que só desanima e causa aversão às disciplinas. Nesta perspectiva, foi elaborada uma aula diferente, fugimos do roteiro: explicação do conteúdo, exercício no caderno e prova. A estratégia foi realizar entre o exercício e a avalição uma atividade dinâmica (Figura 1). O jogo teve grande aceitabilidade e a alegria dos alunos foi perceptível. A procura do par perfeito para fazer a ligação química e não ficar sozinho foi o combustível que deixou a aula movimentada. O fato do discente sair da sua cadeira e procurar entre os colegas o elemento que lhes dava afinidade, foi a grande mudança, ajudando a romper o retraimento de alguns. A mudança no roteiro fez uma aula descontraída, animada e feliz. A cada resposta dos casais que formaram os compostos eram entrelaçadas com sorrisos e gargalhadas. Aprender não era mais “chato” e cansativo. Com estes resultados, mostramos que o jogo das ligações, além de contribuir na aprendizagem favoreceu a socialização ajudando, a romper a timidez e mostrar que precisamos uns dos outros. No final, foi perguntado o que eles acharam da atividade, todos foram enfáticos em responder que foi ótima, querem mais dessas atividades e finalizaram afirmando que estavam preparados para avaliação.

Figura 1. Discentes de Administração representando os elementos químic

Fonte: OLIVEIRA, L.A.T. 2019

Conclusões

A realização da atividade oportunizou aos discentes vivenciarem na prática o porquê dos átomos instáveis precisarem de outro elemento, pois terminar sozinho, significaria ficar incompleto e infeliz, por isso todos buscaram a estabilidade. A ação contribuiu para fixar saberes relacionados ao assunto ligações químicas de forma suave, brincando e com alegria, também ao sair do lugar e procurar outro elemento, possibilitou a quebra da timidez, a socialização e mostrou que não estamos completos, pois precisamos uns dos outros. Enfim, se não somos gases nobres, estamos à procura da felicidade.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal do Amazonas, campus Maués pela colaboração na atividade e apoio na participação do evento.

Referências

ESTABILIDADE In: DICIO, Dicionário Online de Português Porto: 7Graus, 2022. Disponível em:< https://www.dicio.com.br/estabidade>. Acesso em: 18 ago. 2022
NOVAIS, V.L.D; ANTUNES, M. Vivá: química. Volume 1 – Curitiba/PR: Positiva, 2016.
SARDELLA, A. Curso completo de Química. Volume Único - 3º edição. São Paulo/SP: Ática, 2002.

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