• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Soares de Sousa, F.D. (UNILAB) ; Maia Junior, A.N. (E.M.E.I.E.F SEBASTIÃO JOSÉ) ; Blenda de Lima, C. (UNILAB) ; Braga da Silva, V. (UNILAB) ; Gonçalves Sombra, V. (UNILAB) ; Silva de Araújo, M.R. (UNILAB)

Resumo

O presente trabalho é relato de uma palestra desenvolvida pelos membros do projeto de extensão “Descobrindo pequenos cientistas: Divulgação de ciências para o público infanto-juvenil” da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, aplicada em uma turma de 7º ano de ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Redenção-CE. A palestra intitulada “Educação e Sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar” teve o intuito de despertar no público alvo uma consciência sobre a importância do cuidado com a natureza a partir da educação ambiental. A palestra contribuiu para que os participantes tivessem mais aproximação com o tema e perceber ações aplicáveis ao cotidiano que pudessem ajudar na conservação da natureza.

Palavras chaves

Educação ambiental; Sustentabilidade; Pequenos Cientistas

Introdução

O ensino de ciências da natureza é muito importante para a formação acadêmica e cidadã de todo individuo, a partir dos estudos dos fenômenos da natureza é possível entender a gênese da humanidade e como acontecem as mudanças no planeta Terra. Nessa perspectiva, para além do estudo das ciências naturais propriamente ditas também é preciso educar para formar sujeitos conscientes da importância de preservar os recursos naturais, a partir disso surge a Educação Ambiental (EA). A lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 (BRASIL, 1999) instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental, que dispõe sobre as diretrizes para a implementação da EA em âmbito nacional e versa sobre as políticas públicas a serem implementadas pelo poder público para que as instituições promovam uma educação pautada nessa premissa. Educar uma criança para a formação de uma consciência ambiental é bem mais fácil do que um adulto, além disso informar bem o público infantil sobre os problemas ambientais pode consequentemente formar futuros adultos mais preocupados com as problemáticas relacionadas ao meio ambiente (MEDEIROS et al.2011). Nesse sentido, entende-se a necessidade de incluir na educação básica ferramentas que possibilitem trabalhar a EA e criar metodologias que possam inserir interdisciplinarmente esse conceito, paralelo a outras disciplinas. A partir disso, o presente trabalho tem por objetivo relatar os resultados e discussões da realização de uma palestra intitulada “Educação e Sustentabilidade: Reduzir, reutilizar e reciclar”, promovida pelo projeto de Extensão Pequenos Cientistas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e aplicada para uma turma de 7º ano do ensino fundamental localizada no interior do munícipio de Redenção-Ceará.

Material e métodos

Inicialmente o projeto de extensão realizou uma palestra intitulada “Educação e Sustentabilidade: Reduzir, reutilizar e reciclar” para 30 discentes de uma turma de 7º ano do ensino fundamental. A palestra tratou sobre estratégias para reduzir a produção de lixo e maneiras de preservar o meio ambiente. Antes da palestra os estudantes responderam algumas perguntas sobre os conhecimentos prévios dos assuntos que seriam abordados e no final da ação responderam um questionário sobre o que haviam aprendido. Questionário Prévio Q1: O que você entende por educação ambiental? Q2: O que é sustentabilidade? Q3: O que você acha que é saponificação? Questionário aplicado após a palestra Q1: Qual a importância de reciclar, reduzir e reutilizar? Q2: Quais os riscos do descarte inadequado de resíduos para o meio ambiente? Q3: O que é saponificação? Uma das maneiras de demonstrar o conceito de reciclagem, foi a exposição do processo de saponificação na própria sala de aula. O sabão produzido pelos bolsistas foi a partir de óleo de soja usado, que alguns estudantes levaram a partir do pedido do professor da turma. Após a realização da palestra os estudantes realizaram uma feira de ciências na escola, onde a turma fez uma exposição de alguns materiais reciclados, inclusive o sabão produzido em sala pelos membros do projeto de extensão. A análise das informações descritas pelos estudantes e dos resultados obtidos com a realização da palestra se deram de maneira qualitativa e em comparação com a literatura.

Resultado e discussão

A partir da análise das respostas dos estudantes foi possível compreender a importância que os mesmos dão para o tema e de que que forma os conhecimentos adquiridos poderiam impactar nas suas vidas. A seguir (Quadro 1) estão elencadas algumas das respostas dadas pelos estudantes avaliadas como mais relevantes pela equipe que ministrou a palestra. Tanto o estudante A, quanto B, apresentaram respostas que indicam uma certa sensibilidade para com a questão ambiental, antes e depois da ação. A respeito dos termos educação ambiental e sustentabilidade, ainda que as respostas não tenham sido exatamente os seus respectivos significados, elas expressaram um certo entendimento sobre as questões, mesmo ligadas a um certo senso comum. Ademais, os estudantes souberam dar exemplos práticos dos problemas ambientais, o que revela visão crítica sobre o assunto. Nenhum dos estudantes da turma soube responder o que era saponificação no questionário prévio. A ação culminou em uma apresentação feita pelos próprios estudantes na feira de ciências da escola, onde os mesmos tiveram a oportunidade de compartilhar o que aprenderam, inclusive expondo o sabão como produto da reciclagem. Nota-se que os alunos se tornaram multiplicadores da educação ambiental naquele contexto escolar.

Quadro 1

Respostas de duas estudantes as avaliações prévia e final

Conclusões

Ações como a supracitada são de grande relevância para o público contemplado, pois causam reflexão e despertam um olhar crítico para ações individuais e coletivas. As respostas dadas foram importantes para compreender a relação do público alvo com o tema. As crianças tiveram um papel de multiplicadoras na culminância da ação na feira de ciências, evidenciando a facilidade em comunicar para esse público (MEDEIROS et.al. 2011). A demonstração da reciclagem do óleo para produção de sabão, serviu de exemplo e revelou como são diversas as possibilidades de reciclar ao invés de poluir.

Agradecimentos

Ao Programa de Bolsas de Extensão, Arte e Cultura-PIBEAC, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB localizada no município de Redenção-CE

Referências

BRASIL. Lei nº LEI Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. [S. l.], 27 abr. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 19 ago. 2022.
MEDEIROS, Aurélia Barbosa de et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, [s. l.], v. 4, ed. 1, set 2011. Disponível em: http://www.revista.fmb.edu.br/index.php/fmb/article/viewFile/30/26. Acesso em: 19 ago. 2022.

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