• Rio de Janeiro Brasil
  • 14-18 Novembro 2022

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO NONO ANO, DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA.

Autores

Vasconcelos, A.K.P. (IFCE) ; Silveira, F.A. (IFCE) ; Batista, S.P. (SEDUC) ; Sampaio, C. (IFCE) ; Barroso, M.C. (IFCE)

Resumo

O presente artigo será o relato de uma experiência na aplicação de um método de Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE). O uso de jogos na aprendizagem demonstra que essa pode ser uma ferramenta capaz de captar não só a atenção desse aluno como também desenvolver outras habilidades, como o desenvolvimento do raciocínio e sociabilidade. Utilizou-se, a construção e aplicação do jogo Tabela Periódica a fim de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de Ciências com alunos do 9º ano, de uma escola de ensino fundamental municipal, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Concluiu-se que o processo favoreceu uma aprendizagem descontraída, a fixação do conteúdo, a socialização de alunos introvertidos as aulas práticas funcionam como catalisador de aulas teóricas.

Palavras chaves

jogos lúdicos; ensino de ciências; ABE

Introdução

Na vivência da sala de aula o professor é capaz de identificar o que funciona ou não com seus alunos na aprendizagem, sendo assim uma busca por recursos didáticos é feita com intuito de facilitar a aquisição de conhecimento dos mesmos. O aluno deve ser estimulado a construir seus conhecimentos com a compreensão que esse é um processo contínuo, desenvolver sua criticidade, o respeito as opiniões e experiências de seus colegas. É sabido a grande dificuldade que alguns alunos possuem em relação as Ciências Exatas – Química, Física, Matemática – os sinais são claros: os baixos índices nas avaliações, desinteresse pela disciplina entre outros, estes fatores necessitam de soluções rápidas, como por exemplo formas alternativas de ensino para minimizar a resistência dos alunos com estas. Inúmeras metodologias construtivistas suscitam a importância no desenvolvimentos destas competências e habilidades onde o discente é ator principal da narrativa. A aprendizagem com jogos segundo Costa (2009) possibilita desenvolver novas competências e habilidades exigidas pelas avaliações escolares visando uma melhoria nos índices escolares. É no ambiente escolar que está o foco central da aprendizagem, ou seja, é na escola onde os saberes científicos são apresentados cabendo ao professor despertar a atenção do aluno e conduzi-lo nesse processo de aquisição dos saberes.

Material e métodos

Este trabalho foi desenvolvido em uma escola municipal de Maracanaú/Ce, a turma escolhida foi o 9º ano turma A composta por 32 alunos com idades entre 14 e 16 anos. O assunto escolhido a ser trabalhado neste experimento foi a Tabela Periódica pois ao se deparar com a imagem da Tabela repleta de informações os alunos entram em pânico surgindo os primeiros obstáculos a serem superados. O método tradicional para desenvolver esse conteúdo em sala de aula precisa ser adequado para evitar antipatia aos conhecimentos dos Elementos Químicos, ou seja, é necessário criar novas possibilidades de aprendizado, os jogos físicos ou virtuais da área de ciências tem essa finalidade, é neste momento que os alunos desenvolvem suas estratégias além das interações com outros alunos e o professor na aplicação do jogo. Ao definir qual conteúdo será aplicado o professor precisa definir o jogo a ser trabalhado assim como os objetivos a serem alcançados por aquela prática, são observados o nível de interação e aceitação dos alunos. É comum acontecer um estranhamento na inserção dessa modalidade de ensino nas séries finais pois eles já estão inseridos no modelo tradicional por muito tempo, é preciso que o professor faça essa inserção convidando os alunos a criarem propostas lúdicas como forma de aprendizado modificando o olhar do aluno sobre o simples ato de jogar.

Resultado e discussão

Segundo Costa (2009), um jogo com finalidade pedagógica precisa obedecer: um jogo com fim pedagógico deve possuir pelo menos uma estrutura similar à estrutura do objeto de conhecimento; Essa estrutura do jogo deve ser perceptível ao jogador enquanto o joga. Em um jogo com fim pedagógico, tudo deve estar a favor da diversão e do entretenimento. Os três primeiros princípios estão diretamente relacionados à aprendizagem, e o quarto, diretamente relacionado à diversão. O jogo possui objetivo e regras claras, da situação didática foi observado o nível de interação dos alunos com o assunto, no primeiro momento da aplicação do jogo alguns alunos se retraíram um pouco, os demais se permitiram vivenciar esse momento de forma tranquila procurando entender essa experiência, para inserir ainda mais o aluno nesse processo de construção cada equipe recebeu um kit que continha: Tabela periódica; Cartolina; Cola e tesoura. Eles construíram suas cartas e a partir desse momento as regras do jogo foram explicadas, antes de iniciar o jogo propriamente dito os discentes pediram um ensaio com o jogo, esse momento foi muito importante para adesão dos alunos que e estavam mais tímidos. Durante a execução do jogo foi percebido uma boa interação entre os componentes da equipe assim como questionamento de algumas regras, como por exemplo. Ao questionar a turma sobre essa forma nova de construção do conhecimento, a maioria dos alunos aprovaram essa metodologia segundo estes houve uma mudança de olhar sobre os Elementos Químicos e a Tabela Periódica foi percebido que uma curiosidade sobre os símbolos assim como uma melhor absorção do conteúdos.

Conclusões

É perceptível a necessidade de mudanças no processo de ensino aprendizagem não apenas nas séries finais mas também nas séries iniciais sem que haja uma quebra na alfabetização científica onde o discente consiga associar a ciência ao seu cotidiano, desenvolver metodologias onde o aluno seja o protagonista de acordo com as necessidades de cada realidade escolar. Há uma resistência ao ensino das Ciências Exatas a ser rompido, os professores necessitam de formação continuada sobre novas estratégias de ensino na dinâmica da sala de aula para motivar a criticidade do discente.

Agradecimentos



Referências

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011a.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 1, p. 97-114, 2011b.
SOARES, M. H. F. B. (2004). Jogos e Atividades Lúdicas aplicadas ao ensino de química. Tese (Doutorado em Ciências (Química)) – Departamento de Química, Universidade Federal de São Carlos.

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